A Era do Reino

É hora de se preparar para o retorno do rei. O Senhor deseja que nosso foco comece a mudar para Ele e Seu retorno. A igreja tem focado muito em si mesma, mas é hora de começar a transição para focar no reino físico de Deus sendo estabelecido por Cristo em Seu retorno.

A era da igreja, que começou há quase dois mil anos, está chegando ao fim. A era do Reino está sobre nós. Jesus estabelecerá Seu Reino sobre a terra em Seu retorno. Até este ponto, o Reino de Jesus tem sido um Reino interno (Lucas 17:20-21). Jesus permitiu que Satanás mantivesse o controle dos reinos deste mundo até Seu retorno. Satanás dará seu poder e autoridade aos reinos deste mundo ao seu escolhido ou anticristo por um período de três anos e meio (Apocalipse 13:1-10). Então a era do Reino de Deus irromperá na terra quando Cristo retornar em Sua glória.

As Escrituras nos dizem que Jesus reinará sobre a terra por mil anos (Apocalipse 20:1-7). A única cidade santa, a Nova Jerusalém, descerá do Céu na volta de Cristo (Apocalipse 21:1-3). A cidade santa é composta por aqueles que se prepararam como a noiva do Senhor. Estes são os vencedores e os mártires aos quais é dada a promessa de governar e reinar com Cristo por mil anos (Apocalipse 20:4-6, Apocalipse 2:26-27).

Alguns têm ensinado que a Nova Jerusalém não descerá do céu até depois do reinado de 1.000 anos de Cristo sobre a terra, mas isso é incorreto. O livro de Apocalipse não está completamente em ordem. Algumas peças estão em ordem e outras não. É por isso que precisamos do Espírito Santo para nos ensinar e nos guiar. O capítulo 3 de 2 Pedro é um companheiro do capítulo 21 de Apocalipse e nos mostra quando os “novos céus e nova terra” ocorrerão; que de acordo com Apocalipse Capítulo 21:1-3 é quando a Nova Jerusalém vem à terra e Cristo faz Seu tabernáculo físico entre os homens.

“Mas o dia do Senhor virá como um ladrão, e então os céus desaparecerão com um estrondo [poderoso e estrondoso], e os elementos [materiais] serão destruídos com calor intenso, e a terra e as obras que estão sobre será queimado. Uma vez que todas essas coisas devem ser destruídas dessa maneira, que tipo de pessoa você deve ser [entretanto] no comportamento santo [isto é, em um padrão de vida diária que o diferencia como crente] e na piedade [ demonstrando profunda reverência para com nosso maravilhoso Deus], [enquanto você sinceramente] procura e espera a vinda do dia de Deus. Pois neste dia os céus serão destruídos pelo fogo, e os elementos [materiais] derreterão com intenso calor! Mas, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça”. (2 Pedro 3:10-13 AMP)

Festa dos Tabernáculos

Na era vindoura do Reino, o próprio Cristo será o tabernáculo entre os homens (Apocalipse 21:3). Jesus será o templo e a luz de Sua cidade ou Seu povo na terra (Apocalipse 21:22-23). O Senhor será uma morada, dossel ou abrigo para Sua noiva na terra:

“E o Senhor criará sobre todo o local, sobre cada morada do monte Sião e sobre suas assembléias, uma nuvem e fumaça durante o dia e o brilho de uma chama de fogo durante a noite; pois sobre toda a glória haverá um dossel (uma defesa do amor e proteção divinos).” (Isaías 4:5 AMPC)

A festa dos tabernáculos será celebrada durante o reinado de 1.000 anos de Cristo sobre a terra. No entanto, a festa não será um tipo ou sombra conforme apresentado no Antigo Testamento. A festa será realidade. Será a cidade do Senhor (Sua noiva) vestida em Sua glória (a espessa nuvem de Sua presença e esplendor). Algumas pessoas que sobreviveram à grande tribulação (Apocalipse 21:24-27) estarão sob julgamento no milênio se recusarem vir à cidade celestial e celebrar esta festa:

“E todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrar a Festa dos Tabernáculos ou Barracas. E será que todas as famílias da terra não subirem a Jerusalém para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, sobre elas não cairá chuva. E se a família do Egito não subir a Jerusalém e se apresentar, não choverá sobre eles, mas haverá a praga com a qual o Senhor ferirá as nações que não subirem para celebrar a Festa dos Tabernáculos. Este será o consequente castigo do pecado do Egito e o consequente castigo do pecado de todas as nações que não subirem para celebrar a Festa dos Tabernáculos”. (Zacarias 14:16-19 AMPC)

Esta tem sido a festa para a qual o Senhor tem tentado trazer Sua igreja em nossa era. Não uma festa externa de rituais, mas uma festa da vida interior. Uma festa de ser tabernáculo no próprio Senhor. Uma festa de estar na presença de Deus e receber Sua vida em nossos espíritos. A festa que Ele escolheu para nós é a manifestação da vida de Cristo em nós e através de nós.

Muitos crentes ainda estão presos nas festas externas e físicas da Antiga Aliança. Mas o Pai deseja nos dar a Nova Aliança que é Seu Filho. Ser tabernáculo em Cristo é a festa que o Pai exige de nós. É a verdadeira festa que devemos desejar. O Pai não quer que apenas celebremos uma festa natural durante alguns dias todos os anos. Ele quer que participemos da vida e da presença de Seu Filho diariamente e continuamente. Esta é a festa espiritual que o Pai escolheu para nós. Os crentes de mente carnal buscarão festas naturais, mas o espiritual abraçará o espiritual. Cristo é a vida espiritual. Não há nada espiritual fora de Cristo e Sua vida. Tipos e sombras não contêm a Vida. Somente a própria Luz contém a Vida.

O rio da vida

“Naquele dia não haverá luz; os gloriosos (corpos celestiais) serão escurecidos. Mas será um dia único que é conhecido do Senhor - não dia e nem noite, mas ao entardecer haverá luz. E naquele dia fluirão águas vivas de Jerusalém, metade delas para o mar oriental (Mar Morto) e metade delas para o mar ocidental (o Mediterrâneo); será tanto no verão quanto no inverno. E o Senhor será rei sobre toda a terra; naquele dia o Senhor será o único [adorado], e o Seu nome o único.” (Zacarias 14:6-9 AMP)

Cristo será literalmente a luz da cidade de Deus na era vindoura. Ele também será o templo na Nova Jerusalém (Apocalipse 21:22-23). A Jerusalém Celestial prestes a ser estabelecida na terra terá o Cordeiro como sua luz e como seu templo. A água da vida fluirá do Cordeiro que é o templo:

“Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, claro como cristal, que saía do trono de Deus e do Cordeiro (Cristo), no meio de sua rua. Em ambos os lados do rio estava a árvore da vida, produzindo doze tipos de frutos, produzindo seus frutos todos os meses; e as folhas da árvore eram para a cura das nações.” (Apocalipse 22:1-2 AMP)

Este é o Templo e o Rio da vida mencionados em Ezequiel 47:1-9. Cristo é esse Templo. A água fluirá Dele e trará o Mar Morto à vida. A água da vida produzirá a árvore da vida, que produzirá frutos para a cura das nações. A noiva vencedora fará parte de trazer cura para as nações do mundo. Ela dará o fruto (Cristo) para as pessoas do mundo. A terra e os povos serão curados pelo ministério da noiva. O maior ministério ainda está por vir na era do Reino. O Senhor quer que vejamos Seu propósito eterno e olhemos para o destino que Ele planejou para nós em Seu Reino.

Nem todas as pessoas terão permissão para entrar na Nova Jerusalém no milênio (Apocalipse 21:27, Zacarias 14:21). A noiva dos vencedores terá tremenda responsabilidade e autoridade delegada pelo Cordeiro na era do Reino. Ela receberá uma barra de ferro para governar as nações com o Cordeiro (Apocalipse 2:26-27). Estes também “pastorearão” as nações. Eles serão ministros da água da vida que procede do Cordeiro. O Senhor trará restauração à terra e à crescente população do milênio por meio de Sua gloriosa noiva.

Milênio

A paz e a alegria de Cristo encherão a terra na era vindoura do Reino. O conhecimento da glória de Cristo encherá a terra porque mensageiros de Sua glória serão enviados por toda a terra para revelar Sua glória. Os filhos maduros de Deus serão revelados e a terra vai parar de gemer. Os terremotos cessarão e os vulcões não entrarão mais em erupção. Padrões climáticos anormais, como tornados e furacões, não existirão mais, porque o pecado não estará destruindo a terra.

“Eis que crio novos céus e nova terra; E as coisas anteriores [da vida] não serão lembradas nem virão à mente. Mas alegre-se e regozije-se para sempre com o que eu crio; Eis que estou criando Jerusalém para ser uma fonte de alegria E seu povo uma alegria. Eu também me alegrarei em Jerusalém e me alegrarei no meu povo; E não se ouvirá mais nela Voz de choro e voz de pranto. Não haverá mais nela criança que viva poucos dias, nem velho que não complete os seus dias; Pois o jovem que morrer aos cem anos, E aquele que não chegar aos cem anos Será considerado amaldiçoado.” (Isaías 65:17-20 AMP)

Esqueceremos a luta maligna e terrível desta era atual e seremos cheios da alegria do Senhor. Alegria e paz serão as marcas da era do Reino. Experimentaremos descanso pleno e completo em Cristo sem lutar contra o mal. Pessoas que sobreviveram à tribulação e que não receberam a marca da besta (que também nunca nasceram de novo); vai começar a ter filhos. Eles começarão a viver cada vez mais, como nos dias de Adão e Eva. Uma pessoa que morre aos 100 anos será considerada uma criança. Significa que as pessoas viverão até os 600, 700 e 800 anos.

A seguinte escritura não será plenamente realizada até o milênio. Veremos a restauração completa de países, estados e cidades. O Senhor usará Sua noiva vencedora para ser ministro da restauração. O Senhor tem muito para fazermos na próxima era, e esse é o Seu propósito para nós. Ele quer que fiquemos entusiasmados com o que está por vir.

“Então eles reconstruirão as antigas ruínas, Eles levantarão e restaurarão as antigas desolações; E eles renovarão as cidades arruinadas, As desolações (assentamentos desertos) de muitas gerações. Estranhos estarão e apascentarão seus rebanhos, E estrangeiros serão seus lavradores e seus vinhateiros. Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor; As pessoas falarão de vocês como ministros de nosso Deus. Você comerá a riqueza das nações e se orgulhará de suas riquezas. Em vez de sua [antiga] vergonha, você terá uma porção dobrada; E em vez de humilhação, seu povo gritará de alegria por sua porção. Portanto, em sua terra eles possuirão o dobro [do que haviam perdido]; A alegria eterna será deles.” (Isaías 61:4-7 AMP)

À medida que o reinado de 1.000 se aproxima do fim, os mensageiros daquele dia serão libertados novamente.

A Segunda Vinda de Satanás

A paz do reinado de 1.000 anos será perturbada por sombrias advertências proféticas aos mensageiros. O Senhor dará entendimento sobre o novo plano de batalha de Satanás antes que Ele seja libertado do abismo (Apocalipse 20:1-3, 7-10). Esses mensageiros serão então enviados a toda a terra para preparar um povo para a segunda vinda de Satanás. Os mensageiros pregarão a diferença entre viver sob a paz do Senhor e viver sob a escuridão da escravidão de Satanás. Eles vão ensinar a história de como Satanás perverteu e escravizou as massas levando muitos para o inferno. As testemunhas proclamarão a benignidade do Senhor e demonstrarão sua mensagem pelo poder e glória de Deus.

Esses mensageiros milenares salvarão a maioria da condenação eterna. No entanto, quando Satanás for solto, ele enganará “a muitos como a areia da praia do mar”. Isso pode ser milhões de pessoas. Embora tenham vivido em paz e alegria por centenas de anos, muitos seguirão Satanás. É tolice pensar que Satanás não tem poder. Se você pode influenciar e enganar, você tem poder. Assim como um grande grupo de anjos escolheu se afastar de Deus em um ambiente celestial perfeito, uma multidão de pessoas o fará quando Satanás for libertado.

Satanás tem pouco tempo para enganar as nações e montar uma rebelião contra Deus e Seu povo. No entanto, devemos saber que a definição de Deus de “pouco tempo” é muitas vezes diferente da nossa definição. O Senhor poderia permitir que Satanás vagasse livre por cem anos antes de lançá-lo no inferno. O Senhor deve dar às pessoas nascidas na era do Reino a chance de escolher entre Ele ou o mal, assim como nos foi dada uma escolha. O Juiz perfeito sabe o que está fazendo. Temos coisas mais difíceis nesta era porque nascemos em um mundo de maldade e pecado. Os nascidos na era do Reino nascem em paz e alegria. Portanto, eles experimentarão um julgamento muito mais severo por se afastarem de Deus e escolherem Satanás, como aqueles que fazem o mesmo nesta era.

Os poderes da era vindoura

Antes que o novo dia amanheça e a era do Reino irrompa sobre a terra, a geração final antes da vinda do Senhor provará os poderes da era vindoura (Hebreus 6:5). O Senhor preparará Sua igreja para a batalha final contra o anticristo e o falso profeta de Satanás. O Senhor liberará Seu arsenal contra o sistema global de bestas que está sendo estabelecido atualmente. Apóstolos e profetas receberão estratégias reveladoras para equipar e liberar a noiva para a batalha final. O poder bruto de Deus será liberado por meio de Sua noiva. Esse poder será totalmente acessado na nova era do Reino após a volta de Cristo. Mas aqueles discípulos de Jesus que carregaram suas cruzes e foram aprovados por Deus provarão o poder de Deus nesta era. Guiados pelo Espírito Santo, eles atacarão o inimigo e causarão estragos no reino das trevas. Alguns desses mensageiros de poder podem ser martirizados, mas serão tão cheios da glória de Deus; que eles não terão nenhum medo quando deixarem seus corpos terrenos e entrarem no céu.

O Reino de Deus está se preparando para vir com poder. Pouco antes de chegar em poder, os mensageiros e a noiva do Senhor surgirão em Seu poder. Eles romperão o véu como precursores e caminharão no poder da era vindoura, bem antes que a era chegue.

-Ty Unruh (2023)