A Igreja Apostólica

A nuvem da presença do Senhor está se movendo dos centros apostólicos (ministérios individuais) para a igreja apostólica da cidade que está sendo restaurada. Nas escrituras, o foco era a igreja da cidade, nunca denominações ou ministérios individuais. O Senhor falou aos crentes em cidades como Corinto, Antioquia, Jerusalém e nas sete igrejas do livro de Apocalipse. Ele ainda fala à igreja regional hoje, porque Ele não muda.

O Senhor vê e define a igreja como crentes em uma cidade ou região. Uma igreja não é um ministério individual como alguns parecem acreditar. Uma congregação individual é apenas "uma parte" do corpo de Cristo em uma cidade. Assim, quando "uma parte" do corpo pensa que é toda a igreja, então não está operando segundo o pleno conselho de Deus. Somente quando todas as partes se reúnem na cidade ou região podemos usar os termos "a igreja" ou "o corpo de Cristo" ou "uma família". Um ministério individual não pode ser completo separado do restante do corpo de Cristo em uma cidade.

O Senhor vai edificar Sua igreja. Isso significa que Ele deve restaurar os fundamentos apostólicos antes que possam ser devidamente construídos. A definição de restauração é: “reconstituir, construir de novo a partir de partes, reconstruir; alterar a forma e a organização de uma instituição; restaurar algo seco ao seu estado original adicionando água a ele.

Isso faz parte da função do espírito e poder de Elias que veio à igreja em nossos dias antes da "vinda do grande e terrível dia do Senhor" (Malaquias 4:5). Este é o Elias que Jesus diz, “está vindo e restaurará todas as coisas” (Mateus 17:10-12). O espírito e o poder de Elias estão sendo liberados nestes últimos tempos para preparar um povo para o Senhor. Isso inclui restaurar as igrejas regionais do Senhor.

Um dos principais propósitos do movimento apostólico é restaurar as igrejas regionais. Na realidade, não devemos intitular o movimento ou a igreja de “apostólica”. O apostólico não é o objetivo final. É apenas uma ferramenta que o Senhor está usando para atingir Seu objetivo final: Sua igreja sendo restaurada. Portanto, não devemos nos concentrar no ministério apostólico, mas sim na igreja regional sendo reconstruída. O apostólico é discutido neste artigo para que tenhamos uma base adequada do assunto e entendamos como o Senhor está usando uma ferramenta para realizar Sua vontade.

apóstolos

E a estes Deus constituiu na igreja: primeiro apóstolos, segundo profetas, terceiros mestres, depois milagres, depois dons de curar, socorros, ministrações, variedades de línguas. (1 Coríntios 12:28 NKJV)

A palavra grega para "primeiro" significa: "em primeiro lugar (em tempo, lugar, ordem ou importância): - antes, no início, principalmente, primeiro (de todos)". Isso não significa que os apóstolos são melhores do que os crentes que não são chamados para a liderança. Isso não significa que os apóstolos são mais abençoados ou favorecidos. É simplesmente um chamado pela graça de Deus. É uma função que deve ser cumprida por escolha do Senhor e para Seus propósitos. Se alguém pensa que o chamado de um apóstolo é glorioso, consulte 1 Coríntios 4:9-13. É um chamado difícil e brutal.

A palavra grega para “designado” também significa: “assentar ou afundar”. Esta palavra indica funções que são permanentes e permanecem "na" igreja. Esses ofícios se estabelecem ou afundam no próprio fundamento da igreja regional. Os apóstolos em Jerusalém permaneceram na igreja da cidade por décadas. Eles não simplesmente plantaram a igreja e a entregaram a pastores e mestres.

Os apóstolos são uma parte importante da liderança de Deus na igreja. Para que a igreja funcione adequadamente, a escritura deve ser cumprida com a autoridade apostólica sendo restaurada à igreja da cidade. As escrituras nunca afirmam que os apóstolos não estão mais atuando na igreja. Isso é "as tradições e ensinamentos dos homens". Aqueles que acreditam no homem sobre a palavra de Deus responderão ao Senhor no tribunal por que eles acreditaram no ensino dos homens sobre a verdade de Sua palavra.

O sistema atual de juntas ministeriais com autoridade sobre um ministério não é de Deus. O sistema do homem tem impedido o governo de Deus e Sua autoridade. Devemos sair dessa escravidão se quisermos ser a verdadeira igreja apostólica que fomos chamados a ser. Satanás também pode limitar a verdade vinda da igreja e impedi-la de algumas maneiras por meio de organizações isentas de impostos sem fins lucrativos 501 c 3. As igrejas que estão sob a égide do governo colocam de bom grado jugos pesados sobre si mesmas e permitem que o governo impeça seu discurso religioso.

As denominações e alguns ministérios apostólicos têm uma doutrina de “cobertura”. Essa doutrina afirma que um líder, ministério ou igreja deve estar sob a “cobertura espiritual” de outro líder ou apóstolo. Essa doutrina é antibíblica e tem causado muitos danos à igreja. O Senhor cobre a igreja, os apóstolos ou outros líderes não.

Um apóstolo é colocado em autoridade, por Deus, sobre uma igreja da cidade ou região. No entanto, é uma autoridade baseada em relacionamento dentro da família de Deus. Todos os líderes da cidade ou região teriam contato pessoal com um apóstolo líder. A comunicação e o relacionamento realmente fortalecem a graça liberada por meio do apóstolo e capacitam os líderes ligados ao apóstolo. O relacionamento apostólico permite que a graça e as bênçãos fluam para outros líderes e crentes.

Para esclarecimentos sobre o erro das coberturas espirituais, veja meu ensinamento intitulado "Cobertura Espiritual e Autoridade".

Autoridade dos Apóstolos

Tiago (o irmão do Senhor) era o principal apóstolo da igreja em Jerusalém. Vemos que em Atos 15:13-20, Tiago era o apóstolo que tinha autoridade para tomar a decisão final no conselho. Ele passou o julgamento final e emitiu o decreto. Em Atos 21:17-18, Paulo foi a Tiago; indicando que ele tem um alto posto de autoridade.

A verdadeira autoridade apostólica será libertadora e capacitadora para os crentes. Não será controlador e manipulador, como muitos crentes já experimentaram na igreja. Muitos líderes na igreja atual estão usando crentes para construir seus ministérios, e muitos crentes não podem tomar decisões a menos que busquem a aprovação da liderança. Um dos focos da liderança apostólica será servir aos crentes, capacitando-os e liberando-os para tudo o que o Senhor os chamou para fazer.

O ministério apostólico é “servir” em sua própria natureza: “E Ele lhes disse: “Os reis dos gentios exercem domínio sobre eles, e aqueles que exercem autoridade sobre eles são chamados 'benfeitores'. pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor, e o que governa como o que serve”. (Lucas 22:25-26 NKJV)

O verdadeiro ministério apostólico não é chamado para governar a igreja de maneira autoritária. Jesus deixa claro que os apóstolos que são "primeiros na igreja" serão servos de todos. A função do apóstolo não é controlar os crentes de forma alguma, nem se tornar o cabeça dos crentes. A escritura deixa claro que Cristo é o cabeça de todo crente (1 Coríntios 11:3). Não é responsabilidade dos apóstolos manter os crentes sob rédea curta e garantir que todos sejam responsáveis. Novamente, o crente individual está sob a liderança de Cristo e é responsável perante Ele.

Os verdadeiros apóstolos serão servos da igreja. Isso significa que eles estarão envolvidos na identificação dos dons e vocações dos crentes. Os apóstolos trabalharão para garantir que os crentes sejam liberados para os ministérios para os quais o Senhor os chamou. Esses governadores usarão sua autoridade para capacitar os crentes a posições de liderança, para que a igreja permaneça saudável e vibrante. A liderança que controla e retém os crentes não é apostólica, independentemente do que afirme ser. Esse tipo de liderança não será tolerado pelo Senhor e Seus verdadeiros apóstolos nos dias vindouros.

A autoridade apostólica também restaurará o julgamento na igreja. Em 1 Coríntios 5, Paulo faz um julgamento e ordena aos crentes que "expulsem de si o homem mau" da igreja da cidade porque ele não se arrependeu de seu pecado sexual grave. Paulo também ordena aos crentes que não comam ou tenham comunhão com outros crentes que estão em pecado impenitente. A santidade e o julgamento do pecado impenitente certamente serão pontos focais do verdadeiro ministério apostólico.

O próprio Senhor ministra e fala por meio de Seus apóstolos. Os crentes devem se submeter à voz do Senhor por meio dos apóstolos e profetas. Se os crentes não se submeterem à voz de Deus por meio de Seus mensageiros, estarão em desobediência; e poderia cair sob julgamento. Devemos respeitar a liderança designada pelo Senhor e a autoridade que eles carregam.

Liderança Apostólica

É importante notar que a igreja em Jerusalém era uma igreja apostólica; o que significa que estava sob a liderança dos apóstolos. A estrutura da igreja atual é centrada no ministério do pastor. Na maioria das cidades, o movimento da igreja é controlado pela liderança do pastor. Este modelo atual está fora de ordem nas escrituras, e a igreja nunca entrará na plenitude continuando no mesmo caminho em que esteve.

Os pastores são absolutamente cruciais e uma parte necessária do amadurecimento e capacitação dos santos (Efésios 4). No entanto, os pastores são uma “parte” da liderança, não o todo. O ministério de um pastor sozinho nunca trará a igreja à plenitude. O ministério de um pastor sozinho nunca pode liderar adequadamente a igreja em uma cidade. A igreja da cidade deve ter apóstolos e profetas operando nela.

A escritura diz que Deus nomeou primeiros apóstolos e segundos profetas na igreja. Observe que a escritura diz 'dentro' da igreja, não 'acabou'. Isso não significa que os crentes não devam se sentar sob a autoridade e a graça que fluem dos apóstolos e profetas, pois Deus coloca líderes no comando. Mas significa que os apóstolos e profetas estão servindo na igreja lançando fundamentos. Cada igreja da cidade (ou igreja regional) deve ser edificada sobre os fundamentos dos apóstolos e profetas (Efésios 2:20-22).

Pastores ou professores não têm a autoridade necessária para estabelecer o fundamento de Cristo sobre o qual a igreja é edificada. Pedras vivas devem ter um fundamento vivo lançado por apóstolos e profetas vivos. Cada cidade ou igreja regional deve ter seus próprios apóstolos e profetas. Somente o desígnio e a ordem de Deus em 1 Coríntios 12:28 podem garantir que a igreja chegue à plenitude e maturidade. Isso não significa que apóstolos e profetas sejam melhores que pastores e mestres. É simplesmente uma questão de função pelo desígnio de Deus.

Os apóstolos são declarados pelas escrituras como os primeiros entre os líderes da igreja. Se quisermos ver a igreja do século 21 ser tudo o que ela foi chamada para ser, os apóstolos terão que assumir a liderança das igrejas municipais ou regionais. Isso pode ser um problema, já que os pastores estão atualmente liderando as igrejas na maioria das regiões da América. Os pastores podem ser ameaçados pela restauração da autoridade apostólica, porque não serão mais os primeiros na igreja. No entanto, os verdadeiros pastores que andam em humildade e obediência às escrituras se submeterão ao Senhor e à Sua palavra. Os pastores do primeiro século demonstraram esse tipo de humildade, e estou confiante de que os pastores do século 21 também o farão.

Devemos nos perguntar se a atual igreja dirigida por pastores nos trouxe à plenitude? Os pastores nas igrejas da cidade e da região estão todos caminhando juntos em unidade e de comum acordo? Isso pode ser porque eles não estão seguindo a liderança apostólica em sua área? A única maneira de termos a mudança que ansiamos na igreja é nos submeter à vontade do Senhor e permitir que Ele restaure na igreja; primeiros apóstolos, segundos profetas e terceiros mestres.

Presbitérios da cidade

O modelo atual que a igreja americana usa para presbíteros é profundamente falho e não é bíblico. O presbitério da igreja do primeiro século funcionava em toda a igreja da cidade, não em congregações individuais. O presbitério era composto de apóstolos, profetas e mestres. Eles não apontavam alguém como presbítero, a menos que fosse um apóstolo, profeta, mestre/pastor.

Ora, na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com o tetrarca Herodes, e Saulo. (Atos 13:1 NKJV)

Esta escritura está nos mostrando a liderança (presbítero) na igreja da cidade de Antioquia. Mantendo-se fiel a 1 Coríntios 12:28, havia profetas e mestres. Também sabemos que Paulo e Barnabé foram enviados como apóstolos. Portanto, a liderança do Senhor foi completa na igreja de Antioquia.

E alguns homens desceram da Judéia e ensinaram aos irmãos: “A menos que você seja circuncidado de acordo com o costume de Moisés, você não pode ser salvo”. Portanto, quando Paulo e Barnabé tiveram grande dissensão e disputa com eles, eles determinaram que Paulo e Barnabé e alguns outros deles subissem a Jerusalém, aos apóstolos e anciãos, sobre esta questão. (Atos 15:1-2 NKJV)

Nesta escritura vemos Paulo indo aos apóstolos e presbíteros. Quem são os anciãos? Eles são pessoas como nós indicamos na igreja hoje na América? Os profetas e mestres não foram convidados para a reunião de liderança da igreja em Jerusalém? Eu acho que não. Os presbíteros são os apóstolos, profetas e mestres. A liderança da cidade ou igreja regional. Pedro refere-se a si mesmo como um presbítero em 1 Pedro 5:1. João refere-se a si mesmo como um presbítero em 2 João 1:1. É claro que os apóstolos também faziam parte do presbitério.

Atualmente, temos muitos presbíteros nomeados em várias congregações que não têm um chamado de liderança. Esses anciãos podem ser pessoas muito piedosas. Isso não importa, porque é o projeto do homem e não de Deus. Os presbíteros designados por homens que não têm um dos dons de liderança obstruirão o fluxo do Espírito em qualquer congregação simplesmente porque não é a maneira do Senhor. Isso mudará quando a reforma apostólica começar nas igrejas municipais e regionais. A igreja apostólica ideal da cidade é um presbitério de apóstolos, profetas e mestres.

Conectando Relacionalmente

Estar em relacionamento com um apóstolo não é um requisito. Não é uma regra rígida que os líderes e as igrejas devem cumprir. No entanto, é algo que os líderes e as igrejas podem escolher para entrar em um nível maior de bênção. Quando um líder ou igreja está em relacionamento com um apóstolo, eles participam da unção apostólica. A unção apostólica é liberada por estar ligado a um apóstolo, e tem o potencial de transformar igrejas e ministérios. O Reino é relacional e os verdadeiros apóstolos também.

Os apóstolos designados por Deus nunca exigirão que líderes ou igrejas se submetam a eles. Os verdadeiros apóstolos nunca estarão "exercendo domínio" sobre as igrejas. Líderes e igrejas não precisam se relacionar com os apóstolos, eles conseguem. Conectar-se com os apóstolos pode levar ministérios e igrejas a um nível totalmente novo no Espírito. Claro, o relacionamento nunca deve ser formado para esse propósito. Deve ser formado com o motivo de coração apropriado de amor, amizade e união. Então, de um coração puro, o Senhor derramará a graça apostólica e a unção sobre aqueles que se conectam aos apóstolos.

“E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Então sobreveio temor a todas as almas, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos.” (Atos 2:42-43 NKJV)

“E com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E grande graça estava sobre todos eles”. (Atos 4:33 NKJV)

Como visto nas escrituras acima, os crentes permaneceram sob o ministério apostólico. Porque eles se sentaram sob o ministério dos apóstolos e continuaram firmemente em sua doutrina; grande graça repousou sobre todos eles. A unção apostólica fluiu dos apóstolos para os crentes.

Confusão sobre títulos

A igreja na América tem tido grande confusão sobre vários títulos listados na Bíblia. Examinaremos as escrituras para esclarecer essa confusão.

De Mileto ele enviou a Éfeso e chamou os presbíteros da igreja. (Atos 20:17 NKJV)

A palavra grega para ancião significa: “presbítero ou ancião”. Portanto, ancião e presbítero são os mesmos. Devemos observar que Paulo passa a falar a esses mesmos anciãos ou presbíteros no seguinte versículo:

Cuidai, pois, de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue. (Atos 20:28 NKJV)

A palavra grega para superintendentes significa: “superintendente, bispo ou superintendente”. Portanto presbíteros, presbíteros, superintendentes, bispos e supervisores são exatamente a mesma coisa. Eles são a liderança da igreja da cidade. Apóstolos, profetas e mestres.

Excluído do Presbitério

Existem alguns apóstolos, profetas e mestres que podem ser excluídos do presbitério da cidade. Eles ainda podem operar em seus respectivos escritórios dentro da igreja. Mas o presbiterado é reservado para aqueles que cumprem os padrões estabelecidos pelo Senhor. É Sua igreja, e o Senhor sabe melhor do que nós a respeito do caráter necessário para liderar Sua igreja.

Fiel é esta palavra: Se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, não ganancioso por dinheiro, mas gentil, não briguento, não avarento; aquele que governa bem a sua própria casa, tendo os filhos em submissão com toda a reverência (porque, se um homem não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não é um noviço, para que, cheio de orgulho, não caia na mesma condenação do diabo. Além disso, ele deve ter um bom testemunho entre os que estão de fora, para que não caia na reprovação e na cilada do diabo. (1 Timóteo 3:1-7 NKJV)

Nomeação de presbíteros

Um apóstolo recebe autoridade do Senhor para nomear presbíteros na igreja da cidade. Os apóstolos do primeiro século nomearam pastores e mestres. Esta é outra indicação clara de que os apóstolos estavam no papel principal de liderança. Observe que Tito e Timóteo também eram apóstolos (2 Coríntios 8:23, 1 Tessalonicenses 1:1 e 2:6).

E quando eles (Paulo e Barnabé) pregaram o evangelho àquela cidade e fizeram muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia, fortalecendo as almas dos discípulos, exortando-os a permanecer na fé, e dizendo: “Nós deve passar por muitas tribulações para entrar no reino de Deus”. Assim, havendo eles designado presbíteros em cada igreja e orado com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido. (Atos 14:21-23 NKJV)

Quando a escritura diz, "eles haviam designado presbíteros em cada igreja", está falando de cada cidade ou igreja regional (Listra, Icônio e Antioquia). Paulo e Barnabé nomearam a liderança dos apóstolos, profetas e mestres nas igrejas dessas três cidades. Paulo também ordena a seu filho espiritual Tito, que também é apóstolo, que faça o mesmo:

Por isso te deixei em Creta, para que pusesses em ordem as coisas que faltam e constituísses presbíteros em cada cidade, conforme te ordenei. (Tito 1:5 NKJV)

Nesta próxima escritura, Paulo aconselha outro filho espiritual, que também é apóstolo. Paulo instrui Timóteo sobre como ser o apóstolo principal no presbitério de uma cidade.

Que os presbíteros que governam bem sejam considerados dignos de dupla honra, especialmente aqueles que trabalham na palavra e na doutrina. Pois a Escritura diz: “Não atarás a boca ao boi enquanto ele pisa o grão” e: “Digno é o trabalhador do seu salário”. Os que pecam repreendem-no na presença de todos, para que também os demais temam. Conjuro-vos diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo e dos anjos eleitos que observeis estas coisas sem preconceito, nada fazendo com parcialidade. Não imponha as mãos a ninguém precipitadamente, nem participe dos pecados de outras pessoas; mantenha-se puro. 1 (Timóteo 5:17-22 NKJV)

É interessante notar as palavras de Paulo nesta passagem. Se alguém é comissionado ao presbitério que não está vivendo em retidão, então aquele que o comissionou pode realmente participar de seus pecados. Portanto, não coloque as mãos em ninguém apressadamente. Reserve um tempo diante do Senhor e conheça Sua vontade antes de comissionar alguém na liderança da igreja.

Uma Imagem da Reforma Apostólica

E ele deu alguns, apóstolos; e alguns, profetas; e alguns, evangelistas; e alguns, pastores e professores; Para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, a a medida da estatura da plenitude de Cristo: Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens e com astúcia com que espreitam para enganar ; Mas, falando a verdade em amor, cresça nele em todas as coisas, que é a cabeça, a saber, Cristo: De quem todo o corpo bem ajustado e compactado pelo que cada junta fornece, de acordo com a operação eficaz na medida da cada parte aumenta o corpo para edificação de si mesmo em amor. (Efésios 4:11-16 KJV)

Os cinco dons mencionados acima estarão em vigor até que todos cheguemos à unidade da fé. Isso claramente ainda não aconteceu. São necessários todos os cinco dons para levar os crentes ao homem maduro que Cristo é. A KJV traduz corretamente o versículo 12, "o aperfeiçoamento dos santos". Outras traduções não traduzem com precisão este versículo. O foco principal de Cristo é levar o crente à maturidade. A igreja em uma cidade ou região não chegará à maturidade, a menos que os crentes estejam sob esses cinco dons de liderança de Cristo de forma consistente. A conferência ocasional com ministérios vindos de fora da área não é suficiente. É por isso que um presbitério de apóstolos, profetas e mestres estabelecidos na igreja da cidade é tão crucial.

Assim que a liderança de Deus for restaurada, será como uma fonte revigorante tanto para os crentes quanto para os líderes. Os crentes de uma região poderão sentar-se sob o ministério de apóstolos, profetas e pastores/mestres de forma consistente. Isso promoverá um crescimento explosivo e manterá os crentes energizados. Um líder tem muito a oferecer a qualquer grupo de crentes. Portanto, sentar-se sob os ministérios de vários líderes criará a sinergia e o impulso necessários para que a igreja seja tudo o que ela pretende ser. Quando o apostólico for restaurado, os pastores estarão livres para ministrar a diferentes grupos de crentes em toda a igreja da cidade. Isso evitará que os pastores se esgotem e os manterá revigorados.

Um pastor de uma congregação individual nunca levará um grupo de crentes à maturidade. É por isso que a igreja na América se tornou obsoleta. Um pastor só pode levar um grupo de crentes a um certo nível, e então eles pararão de crescer. O mesmo é verdade com qualquer um dos cinco dons. O Espírito Santo diz que são necessárias todas as cinco manifestações de Cristo operando por meio de líderes para nos levar à unidade da fé.

Na igreja da cidade "ideal", todos os líderes estariam conectados relacionalmente uns aos outros. Profetas, evangelistas, pastores e mestres estariam todos ligados aos apóstolos. O Espírito Santo então nomearia um presbítero na igreja da cidade composto de apóstolos, profetas e mestres. Os crentes seriam livres para frequentar diferentes congregações e diferentes reuniões, guiados pelo Espírito Santo. Os crentes se sentariam sob o ministério de todos os cinco dons e, com o tempo, eles viriam na unidade da fé e no conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa da Cristo.

Este novo odre seria extremamente libertador para o crente. Eles poderiam se sentar sob a direção de um pastor até receberem a plenitude do que o Senhor tinha para eles naquela determinada congregação. Então eles poderiam se sentar sob o ministério de um apóstolo ou profeta por um tempo. As congregações teriam pessoas diferentes em uma base consistente. Os pastores permaneceriam revigorados e encorajados, sempre tendo diferentes crentes para ministrar.

As equipes do ministério podem se alternar entre diferentes congregações em uma região. Os ministros em uma cidade teriam reuniões em diferentes noites durante a semana, para que os crentes pudessem participar de várias reuniões de vários ministros. Estes são apenas instantâneos de como o Espírito Santo "poderia" dirigir a reforma de uma igreja regional. Seja como for que Ele escolher, um odre de vinho fresco se formará e será vida para a região.

O Destino das Regiões Apostólicas

Vejo um futuro brilhante para a igreja em muitas regiões do país. Eu sei com certeza que o Senhor edificará Sua igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. Pode parecer impossível, mas o Senhor fará o impossível. Mesmo nos tempos mais sombrios, o Senhor terá uma igreja remanescente brilhante que está transformando as pessoas interiormente. A plenitude do que Ele planejou para a igreja será realizada. Jesus vai conseguir o que Ele quer.

Vejo o avivamento irrompendo para regar os corações dos líderes e crentes. Vejo uma revelação apostólica saindo para que as pessoas estejam preparadas para o que está por vir. Vejo a liderança de apóstolos, profetas e mestres de Deus sendo estabelecida pelo Espírito Santo. Crentes chegando à unidade da fé. Pessoas sentadas sob o ensino de muitos líderes. Reuniões seis noites por semana em diferentes locais da região. Crentes reunidos em casas. A igreja inteira da cidade se reunindo às vezes.

Comunidade sendo formada. Salvações. Discípulos sendo feitos. Líderes sendo levantados e desobrigados em seus chamados. empresas cristãs. A região sendo transformada pela luz vinda da igreja. Apóstolos e profetas saindo da igreja regional para outras partes do país e para as nações. Equipes indo para as nações. Missionários sendo enviados. Filhos e filhas espirituais sendo liberados para o ministério. A igreja entrando na plenitude para a qual ela foi criada.

-Ty Unruh (2015)