A imposição das mãos

 A imposição de mãos é um dos princípios elementares de Cristo encontrados em Hebreus 6:1-2. Muitos na igreja não praticam essa verdade espiritual, porque não têm uma compreensão adequada de seu significado. Existem outros crentes que praticam a imposição de mãos sem entender o fundamento bíblico desta doutrina. Este ensinamento estabelecerá uma base de nível sobre o assunto.

Quando um crente impõe as mãos sobre alguém e ora ou profetiza; ocorre uma transferência de unção. A imposição de mãos pode ser usada para liberar a bênção espiritual, comissionar no ministério, transmitir uma unção ou dom, transmitir o batismo do Espírito Santo e trazer cura física ou emocional.

Liberando a Bênção Espiritual

Uma das primeiras vezes que a imposição de mãos é registrada na Bíblia é quando Jacó ora por seus netos em Gênesis 48:12-20. Jacó colocou as mãos sobre a cabeça de dois de seus netos e orou por eles. Jacó falou profeticamente sobre seus netos e os abençoou. Quando Jacó fez isso, ocorreu uma transferência de unção. Uma transmissão ou bênção espiritual fluiu de Jacó para seus netos.

Comissionamento em Liderança

Ora, Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés lhe impusera as mãos; os filhos de Israel lhe deram ouvidos, e fizeram como o Senhor ordenara a Moisés. (Deuteronômio 34:9 NKJV)

O tempo de Moisés para liderar o povo havia terminado, e o Senhor havia designado Josué para assumir a liderança de Moisés. Moisés impôs as mãos sobre Josué e transmitiu-lhe o espírito de sabedoria. Uma parte da autoridade de liderança que repousava sobre Moisés também foi transferida para Josué, para que o povo o atendesse como atendeu a Moisés.

Ora, na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e mestres: Barnabé, Simeão, que se chamava Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que havia sido criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. Enquanto ministravam ao Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Agora separam-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Então, tendo jejuado e orado, e impondo-lhes as mãos, os despediram. (Atos 13:1-3 NKJV)

Paulo e Barnabé foram chamados como apóstolos, mas atuavam apenas como mestre e profeta em Antioquia. Quando o Espírito Santo estava pronto para liberá-los no ministério apostólico, Ele fez os outros líderes imporem as mãos sobre eles e comissioná-los.

Transmitir uma unção ou presente

Pois desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, para que sejais confirmados – (Romanos 1:11 NKJV)

Por isso, lembro-lhe que desperte o dom de Deus que está em você pela imposição de minhas mãos. (II Timóteo 1:6 NKJV)

Não desprezes o dom que há em ti, que te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. (1 Timóteo 4:14 KJV)

Essas escrituras tornam evidente que os dons espirituais podem ser transmitidos. Alguns dos dons espirituais estão listados em 1 Coríntios 12:1-11.

Batismo do Espírito Santo

Uma das maneiras que o batismo do Espírito Santo é liberado, é através da imposição de mãos.

Quando eles ouviram isso, eles foram batizados em nome do Senhor Jesus. E quando Paulo impôs as mãos sobre eles, o Espírito Santo desceu sobre eles; e eles falavam em línguas, e profetizavam. (Atos 19:5-6 KJV)

Quando os apóstolos que estavam em Jerusalém ouviram que Samaria havia recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João: Os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebessem o Espírito Santo. ele não caiu sobre nenhum deles: somente eles foram batizados em nome do Senhor Jesus.) Então impuseram as mãos sobre eles, e eles receberam o Espírito Santo. (Atos 8:14-17 KJV)

Curando os enfermos

E Ele lhes disse: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem algo mortífero, de modo algum lhes fará mal; porão as mãos sobre os enfermos, e eles serão curados”. (Marcos 16:15-18 NKJV)

Jesus diz que a imposição das mãos sobre os enfermos e os enfermos em recuperação, acontecerá na vida daqueles que crêem. Esta escritura não se aplica àqueles crentes que escolhem não acreditar nas palavras de Jesus, ou explicam a escritura através de seu raciocínio humano.

Quando o sol estava se pondo, todos os que tinham algum enfermo com várias doenças trouxeram-no a Ele; e Ele impôs Suas mãos sobre cada um deles e os curou. (Lucas 4:40 NKJV)

Jesus curou os enfermos pela imposição de mãos. Ele disse aos seus primeiros discípulos para curar os enfermos. Ele então disse aos Seus primeiros discípulos para irem fazer outros discípulos e ensiná-los a obedecer a tudo o que Ele ordenou aos Seus primeiros discípulos (Mateus 28:18-20). O discipulado e a obediência aos mandamentos de Cristo nunca tiveram a intenção de cessar.

E aconteceu que o pai de Publius estava doente de febre e disenteria. Paulo foi até ele e orou, e ele impôs as mãos sobre ele e o curou. (Atos 28:8 NKJV)

Aviso

É imperativo que aqueles ministros ou crentes que praticam a imposição de mãos sejam puros. Se uma pessoa que pratica a imposição de mãos está contaminada ou tem demônios, ela pode realmente transferir essa contaminação ou esses demônios para outras pessoas. Você não deve deixar alguém colocar as mãos em você se você não os conhece. A exceção seria se você sentir o Espírito Santo dizendo que não há problema em fazê-lo, ou se você for guiado pela presença do Senhor para permitir isso. A área mais sensível é a nossa cabeça. Alguém que você não conhece não deve ter permissão para colocar a mão na sua cabeça e orar. A transferência é maior e mais impactante pela cabeça (boa ou ruim).

Um crente ou ministro contaminado pode transferir essa contaminação para a alma de outra pessoa. Eles podem fazer com que o limpo se torne impuro. Os demônios podem se prender à alma de uma pessoa e começar a atormentá-la. Um ministro chamado Jason Westerfield impôs as mãos sobre os crentes, e aqueles que receberam o ministério foram atormentados por demônios. Eles tinham que ir e receber libertação. Algumas vezes, como um jovem cristão, deixei as pessoas colocarem as mãos em mim que eu não deveria. Eu tive que orar e quebrar o poder do que foi liberado para mim. Quando fiz isso, senti algo sair de mim. Temos que ter muito cuidado com a imposição de mãos. A pureza importa.

Conclusão

A imposição de mãos é uma poderosa verdade bíblica. Os crentes que praticam as verdades da Bíblia levarão uma vida espiritual mais satisfatória nesta terra. Cada verdade espiritual creu, e andou pela fé; trará um crente mais perto da própria Verdade. Se ignorarmos ou rejeitarmos as verdades bíblicas, isso prejudicará nosso relacionamento com o Senhor. Podemos definir até onde iremos com Deus. No entanto, Deus não tem limites para o quão longe podemos ir com Ele. A vida de Enoque demonstra isso.

Seja cheio do Espírito.

-Ty Unruh (2015)