A Noiva de Cristo

Com que tipo de noiva você gostaria de se casar? E se, durante o período de namoro, sua noiva fosse infiel a você? E se ela passasse seu tempo com outros amantes? Você se casaria com essa pessoa? Eu acho que não. Por que então tantos acreditam que todo o corpo de Cristo é a noiva de Cristo? As escrituras nunca dizem isso, mas esta é a doutrina que a igreja ensina. Neste ensinamento, examinaremos a palavra de Deus para ver o que ela diz sobre os requisitos para se tornar a noiva de Cristo.

Esta vida em nossos corpos naturais é um período de namoro. O corpo de Cristo está em um namoro com nosso Senhor Jesus. No entanto, surgiu um problema, pois grande parte da igreja pensa que ela já é casada. Isto simplesmente não é verdade. Se algum namoro não correr bem, o casamento certamente será cancelado. Por que presumimos presunçosamente que as coisas são diferentes com Deus? Talvez seja porque abusamos de Sua graça, misericórdia e bondade amorosa; e esqueça que Ele é o Juiz que julga com justiça, segundo as nossas obras.

Nos Estados Unidos, há muitos crentes que vão à igreja no domingo (alguns nem vão) e não passam nenhum tempo com o Senhor durante a semana. Existem muitos outros cristãos que passam algum tempo com o Senhor durante a semana, mas não muito. Que tipo de homem se casaria com uma mulher que mal passa algum tempo com ele durante o período de namoro?

Quando minha esposa estava me cortejando, ela queria estar comigo todos os dias. Ela desejava falar comigo o tempo todo. Ela ansiava por passar um tempo comigo. No entanto, muitos cristãos passam dias, semanas e meses sem tempo de qualidade com o Senhor. Alguns cristãos nunca experimentaram momentos íntimos profundos com o Senhor. Muitos cristãos, sem uma experiência de salvação, não conhecem Jesus. Que homem se casaria com uma mulher que nem o conhece?

Muitos cristãos têm outro amante (que não seja Cristo). Para alguns é o trabalho deles, para outros é um relacionamento com outra pessoa. Para muitos é pecado oculto, ou dinheiro. E mesmo para alguns, é o ministério ou o chamado. Qualquer coisa que é colocada diante de Deus ou no lugar Dele é idolatria, e idolatria é adultério espiritual (a adoração de outro deus). Você acha que o Senhor se casará com um cristão que passa a vida inteira cometendo adultério contra Ele? Posso garantir a você que, se não abandonarmos todos os outros amantes nesta vida e fizermos de Jesus nosso primeiro amante, não nos separaremos de Sua noiva. As escrituras a seguir verificarão minhas declarações.

as dez virgens

“Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. Ora, cinco delas eram sábias e cinco eram tolas. As insensatas pegaram suas lâmpadas e não levaram azeite consigo, mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas com suas lâmpadas. Mas enquanto o noivo estava demorando, todos eles cochilaram e dormiram. “E à meia-noite ouviu-se um grito: ‘Eis que vem o noivo; saiam ao seu encontro!' Então todas aquelas virgens se levantaram e prepararam suas lâmpadas. E as insensatas disseram às prudentes: 'Dê-nos um pouco do seu óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando.' mas ide, antes, aos que vendem, e comprai para vós mesmos. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas; e a porta estava fechada. “Depois vieram também as outras virgens, dizendo: ‘Senhor, Senhor, abre-nos!’ Mas ele respondeu e disse: ‘Em verdade te digo que não te conheço.

Nesta escritura há dez virgens (dez pessoas que nasceram de novo e foram salvas pelo sangue do Cordeiro). A única maneira pela qual qualquer um de nós pode se tornar uma virgem pura é através da salvação. Cinco das virgens ficaram loucas porque não tinham azeite. Em outras palavras, eles não tinham nenhuma intimidade com Jesus (o óleo da intimidade que se recebe por estar com o Senhor no lugar secreto). Enquanto as cinco virgens néscias foram buscar azeite, as cinco virgens que tinham azeite foram ao casamento.

A escritura não diz que eles foram para o céu. Diz-se que “aqueles que estavam preparados” entraram para as bodas (da noiva e do Cordeiro). Então as cinco virgens tolas bateram à porta e pediram para entrar no casamento. Eles sabiam que estavam salvos e presunçosamente pensaram que também poderiam participar do casamento. A resposta do Senhor: "Eu não te conheço." A palavra grega "conhecer" significa: perceber com os olhos, descobrir, voltar a mente e a atenção para, olhar, ver, entrevistar e visitar.

Porque essas cinco virgens tolas careciam de intimidade e relacionamento com o Senhor, elas foram rejeitadas para o casamento. A escritura não diz que eles não foram autorizados a entrar no céu. Só diz que eles não foram autorizados a ir ao casamento. Esses cinco tolos eram virgens. Quem foi purificado de seus pecados é virgem e irá para o céu. Somente aqueles que são íntimos do Senhor irão ao casamento e se tornarão Sua noiva.

Filhos da Noiva

A seguinte escritura está traduzida corretamente na versão King James. Outras traduções mudam as palavras do grego para dar mais sentido a esta passagem. Este é um erro que tira o sentido que o Espírito Santo quis transmitir.

Então aproximaram-se dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus, mas os teus discípulos não jejuam? E Jesus lhes disse: Podem os filhos das bodas ficar tristes, enquanto o esposo está com eles? mas dias virão em que o noivo lhes será tirado, e então jejuarão. (Mateus 9:14-15 KJV)

O fundamento de ser um "filho da câmara nupcial" é o discipulado. Somente os discípulos se tornarão filhos maduros. Os verdadeiros filhos são tão íntimos de seu noivo que receberam acesso ao lugar mais profundo de intimidade no Espírito, a câmara nupcial.

A câmara nupcial é definida pelo John Gill Commentary como: "onde eles desfrutam dos abraços um do outro e dos prazeres do estado matrimonial. Isso se refere a um costume entre os judeus na época do casamento, quando o noivo e a noiva eram introduzidos na cerimônia nupcial. câmara, onde o casamento foi concluído; e, de acordo com os judeus, não foi concluído antes: a bênção do noivo e da noiva não completou o casamento, mas a entrada deles na câmara fez; e então eles foram ditos casado."

Os filhos das núpcias jejuam (sob a orientação do Senhor) porque anseiam pela presença de seu amado noivo. Eles não suportam ficar longe de Sua presença, então eles choram por Ele jejuando. Por causa disso, o noivo concede a esses filhos acesso à câmara nupcial. O lugar da intimidade. O lugar secreto de Sua presença manifesta (sentindo Sua presença fisicamente em seu corpo). Sua presença aumenta à medida que a pessoa continua a permanecer na câmara nupcial de forma consistente.

O convite de casamento

E Jesus respondeu e falou-lhes novamente por parábolas e disse: “O reino dos céus é semelhante a um certo rei que arranjou um casamento para seu filho e enviou seus servos para chamar os convidados para o casamento; e eles não quiseram vir. Novamente, ele enviou outros servos, dizendo: ‘Dizei aos convidados: “Vejam, eu preparei o meu jantar; meus bois e gado gordo estão mortos e tudo está pronto. Venha para o casamento. ’ Mas eles não fizeram caso e seguiram seus caminhos, um para sua própria fazenda, outro para seus negócios. E o resto agarrou seus servos, tratou-os com maldade e os matou. Mas quando o rei soube disso, ficou furioso. E ele enviou seus exércitos, destruiu aqueles assassinos e queimou sua cidade. Então disse aos seus servos: ‘O casamento está pronto, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, pelos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes. Os servos saíram pelos caminhos e reuniram todos os que encontraram, tanto maus como bons. E o salão do casamento estava cheio de convidados. “Mas, quando o rei entrou para ver os convidados, viu ali um homem que não trajava veste nupcial. Então ele disse a ele, 'Amigo, como você entrou aqui sem uma veste nupcial?' E ele ficou sem palavras. Então o rei disse aos servos: 'Amarrem-no de pés e mãos, levem-no embora e lancem-no nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes.” “Pois muitos são chamados, mas poucos são escolhidos.” (Mateus 22:1-14 NKJV)

Deus, o Pai, arranjou um casamento para Seu Filho. O Pai enviou Seus servos para chamar o povo judeu para o casamento, mas a maioria não quis vir. Então o padre ficou furioso. Ele enviou Seu exército (Roma) e eles destruíram os assassinos (judeus) e incendiaram partes de Jerusalém em 70 d.C. Então o chamado para o casamento foi feito para os gentios.

Muitos vieram e o salão do casamento estava cheio. No entanto, havia um homem presente que não usava veste nupcial. Ou seja, ele não era limpo e puro. O homem estava no Céu nas bodas do Cordeiro e Sua esposa. A única maneira de ele estar presente no casamento é ser salvo. Ninguém estará vagando pelo Céu sem ser salvo. Isso é um fato.

Mas este homem presumiu que, por estar no céu, poderia comparecer ao casamento. O problema era que ele nunca viveu uma vida santificada enquanto esteve na terra. Ele andou em pecado. Ele nunca foi completamente fiel ao Senhor. Ele cometeu adultério espiritual contra o Senhor e nunca se arrependeu enquanto esteve na terra. Portanto, sua roupa não estava limpa e ele não teve permissão para entrar no casamento. Muitos são chamados para o casamento, mas poucos são escolhidos para o casamento.

Eu sei que alguns podem estar confusos com isso. Afinal, a escritura diz que o homem foi lançado nas trevas exteriores. Muitos acreditam que a escuridão exterior é o Inferno (e certamente há escuridão no Inferno, mas o Inferno é completamente escuro). “Escuridão exterior” implicaria que há uma progressão da luz para a escuridão. A escritura nunca diz que a escuridão exterior é o Inferno.

Vamos dar uma olhada em uma revelação dada a Rick Joyner, que é um profeta confiável. Ele recebeu uma visão do Senhor e foi levado para o céu. Durante esse encontro, Rick teve permissão para falar com alguém que ele conhecia pessoalmente. O homem morreu e foi para o céu. Aqui está uma revelação do Céu e das trevas exteriores que Rick registra em seu livro "The Final Quest":

O homem diz a Rick: "Somos os menores aqui."

"Como você pode ser o menor?" Eu perguntei com incredulidade.

"Há uma espécie de aristocracia aqui", respondeu ele. “As recompensas de nossa vida terrena são as posições eternas que teremos para sempre. Essa grande multidão são aqueles a quem o Senhor chamou de 'virgens loucas'. Conhecíamos o Senhor e confiamos em Sua cruz para a salvação, mas vivemos mais para nós mesmos do que realmente vivemos para Ele. Não mantivemos nossos vasos cheios do óleo do Espírito Santo. Temos a vida eterna, mas desperdiçamos nossas vidas na terra."

Fiquei muito surpreso com o que ele estava me dizendo, mas também sabia que ninguém poderia mentir naquele lugar.

"As virgens tolas cortaram os dentes na escuridão exterior", protestei.

"E foi o que fizemos. A dor que experimentamos quando entendemos como havíamos desperdiçado nossas vidas estava além de qualquer dor possível na terra. A escuridão dessa dor só pode ser compreendida por aqueles que a experimentaram. Essa escuridão é ampliada quando é revelado ao lado da glória Daquele a quem falhamos. Você está entre aqueles no nível mais baixo do Céu. Não há loucura maior do que conhecer a grande salvação de Deus, mas depois continuar vivendo para si mesmo. Para vir aqui e aprenda a realidade disso é uma dor além do que uma alma terrena pode experimentar. Nós somos aqueles que sofreram a escuridão exterior por causa desta maior das loucuras."

Eu ainda estava incrédulo. "Mas você é mais glorioso e cheio de alegria e paz do que eu imaginava, mesmo para aqueles no céu. Não sinto nenhum remorso em você, mas sei que aqui você não pode mentir. Isso não faz sentido para mim. "

Olhando-me diretamente nos olhos, ele continuou: "O Senhor também nos ama com um amor maior do que você pode entender. Diante de Seu tribunal, experimentei o maior remorso e escuridão da alma que podem ser experimentados. Embora aqui não medimos tempo como você, pareceu durar tanto quanto minha vida na terra durou. Todos os meus pecados e loucuras dos quais eu não me arrependi passaram diante de mim e de todos os que estão aqui. Você não pode entender a dor disso até que você Eu experimentei isso. Eu senti que estava na masmorra mais profunda do inferno, mesmo estando diante da glória do Senhor. Ele foi resoluto até que minha vida fosse completamente revisada. Quando eu disse que estava arrependido e pedi a misericórdia de Sua cruz, Ele enxugou minhas lágrimas e tirou a escuridão. Não sinto mais a amargura que conhecia quando estava diante Dele, mas me lembro disso.

Também é interessante notar que o Cambridge Bible Commentary define a escuridão exterior como: “a escuridão fora da casa em que o banquete está acontecendo”.

A noiva se preparou

Regozijemo-nos e exultemos e demos-lhe a glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, e a sua noiva já se preparou”. Foi-lhe dado vestir-se de linho fino, resplandecente e puro; pois o linho fino são os atos justos dos santos. Então ele me disse: “Escreve: ‘Bem-aventurados aqueles que são convidados para a ceia das bodas do Cordeiro’”. E ele me disse: “Estas são as verdadeiras palavras de Deus”. (Apocalipse 19:7-9 NASB)

O primeiro ponto que quero enfatizar é que o livro do Apocalipse foi escrito para os cristãos. Em segundo lugar, a escritura diz que a noiva se preparou. Isso implicaria que ela poderia optar por não se preparar. Alguns irão e outros não. A noiva também está vestida com roupas brilhantes e limpas. Isso significa que ela viveu uma vida de santidade na terra e fez boas ações. Bem-aventurados os que são convidados para a ceia das bodas do Cordeiro. Significando que alguns cristãos não serão convidados para a ceia das bodas e, portanto, não serão abençoados de maneira maior. Somente os crentes que se prepararem serão convidados para a ceia das bodas do Cordeiro.

Uma noiva sem mancha nem ruga

esperando e apressando a vinda do dia de Deus, por causa do qual os céus serão destruídos pelo fogo, e os elementos se derreterão com intenso calor! Mas, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita a justiça. Portanto, amados, já que vocês estão procurando por essas coisas, procurem ser achados por ele em paz, imaculados e irrepreensíveis, (2 Pedro 3:12-14 NASB)

Pedro adverte que devemos ser diligentes para sermos achados imaculados e irrepreensíveis. Isso implica que podemos ser encontrados com manchas e com culpa.

Maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para santificá-la e purificá-la com a lavagem da água pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula nem ruga ou qualquer coisa semelhante, mas que ela deveria ser santa e sem mácula. (Efésios 5:25-27 NKJV)

Paulo está dizendo nesta escritura que a perfeita vontade de Deus é limpar a igreja para que ela não tenha manchas ou rugas. No entanto, a escritura usa a palavra "poder". Significando que o Senhor pode santificá-la e purificá-la ou não. Ele pode apresentar a Si mesmo uma igreja gloriosa sem mácula nem ruga, e pode não ser capaz de fazê-lo com algumas porções de Sua igreja. A palavra grega para "defeito" significa: sem culpa e sem defeito ou mancha. Pedro afirma acima que devemos ser diligentes para não sermos encontrados com manchas e culpas, porque é possível que o sejamos. Se formos encontrados com manchas e culpas, não nos separaremos da noiva. A noiva de Jesus não terá mancha nem ruga ou coisa parecida. Temos o potencial de nos tornar a noiva, mas ainda não a alcançamos.

A festa de casamento

Lembremo-nos de seguir as instruções de Jesus quando chegarmos ao casamento pela graça de Deus.

E ele contou uma parábola aos que foram convidados, quando observou como eles escolhiam os principais aposentos; dizendo-lhes: Quando fores convidado por alguém para um casamento, não te sentes no último quarto; para que um homem mais honrado do que tu seja convidado por ele; E aquele que te convidou e ele vem e te diz: Dá lugar a este homem; e tu começas com vergonha a ocupar o quarto mais baixo. Mas quando fores convidado, vai e senta-te no quarto mais baixo; para que, quando vier aquele que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais alto; então terás adoração na presença dos que estão à mesa contigo. Pois todo aquele que se exalta será humilhado; e o que se humilhar será exaltado. (Lucas 14:7-11 KJV)

a esposa do cordeiro

E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das sete últimas pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, (Apocalipse 21:9-10 KJV)

No final desta era, Jesus Cristo retornará à Terra. Neste ponto, a Jerusalém Celestial descerá do Céu. Esta é a cidade de Deus que Abraão buscou. Uma cidade deve ter estruturas e pessoas para ser uma cidade. Se uma cidade não tem casas ou edifícios, então não é uma cidade. Se uma cidade não tem pessoas, então não é uma cidade.

Esta cidade é chamada a esposa do Cordeiro. Ela é a noiva. Nem todo cristão é a noiva, então nem todo cristão estará separado desta cidade. Aqueles crentes que não estão separados da noiva permanecerão no céu. Eles não virão à Terra para governar e reinar com Cristo por mil anos. A escritura é muito clara que somente aqueles que vencerem governarão e reinarão com Cristo (Apocalipse 2:26-27, 20:4-6). A noiva de Cristo são os vencedores. A noiva é a cidade de Deus que governará com Ele, e a cidade da qual Cristo governará.

Encorajamento

Este ensinamento foi escrito para abrir os olhos dos crentes para a verdade das escrituras e para ajudar a preparar uma noiva para o Senhor. Todo crente tem o potencial de se tornar parte da noiva de Cristo. Podemos vencer a maldade desta vida e nos tornar Sua noiva. A única maneira de fazer isso é pela graça de Deus. Por graça, quero dizer, o poder sobrenatural de fazer o que não podemos fazer sozinhos. Cristo vivendo através de nós pode nos preparar para nos tornarmos Sua noiva. Nós realmente podemos fazer todas as coisas através de Cristo se Ele viver através de nós como nossa força. Permaneça nEle e permita que Ele vença através de você. Aproxime-se de Jesus na intimidade para conhecê-lo. Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a se tornar a noiva de Cristo.

-Ty Unruh (2015)