A ovelha perdida e os pastores

Estamos entrando no tempo do fim. O Bom Pastor está desejando que Suas ovelhas perdidas retornem ao Pai. Há ovelhas que se desviaram de Cristo para os caminhos do mundo, mas Cristo conhece aqueles que escolherão voltar para Ele. Seu foco intenso está naqueles que Ele vê escolhendo voltar para Ele. Os pastores que dispersaram as ovelhas do Senhor serão substituídos nos próximos dias por pastores que seguem o coração do Senhor. Isso será discutido mais adiante no artigo.

O Pródigo

Lucas capítulo 15 nos dá uma grande visão de como o Pai lida com Seus filhos e filhas que se afastaram Dele. Em primeiro lugar, o Pai permite que o filho vá embora se assim o desejar. O Pai até dará ao filho sua herança espiritual se persistir. Alguns desses filhos pródigos foram ministros que usaram sua herança espiritual em uma vida esbanjadora (seus próprios planos, propósito e ministério). Eles usaram os dons do Espírito para se tornarem famosos e poderosos, e alguns deles vivem uma vida secreta de pecado. Estes são aqueles que nunca deram o verdadeiro fruto interior do Espírito (Gálatas 5:22-23), mas exteriormente fingiram ser justos como os fariseus fizeram. Esses líderes enganaram muitos crentes, porque os crentes se concentraram nos dons do Espírito operando através deles em vez do fruto do Espírito como Jesus advertiu (Mateus 7:16-23).

Alguns pródigos tomaram sua herança do Pai antes do tempo apropriado e se afastaram do Senhor para realizar seu próprio ministério e vontade. Quando clamamos alto o suficiente ao Pai por nossa herança espiritual antes da hora certa, às vezes o Pai nos dá para que possamos aprender uma lição. No entanto, enquanto aprendemos a lição, desperdiçamos nossa herança. Seria melhor se aprendêssemos essa lição nas escrituras e na vida de outras pessoas. Devemos esperar até que o Pai diga que estamos prontos para nossa herança.

A postura correta é buscar o Pai e o relacionamento com Ele, e Ele nos liberará nossa herança espiritual quando vir que estamos prontos para isso. Aqueles filhos que exigem sua herança antes do tempo apropriado, têm vida própria e egoísmo demais para administrar a herança adequadamente. Eles acabam usando sua herança espiritual para si mesmos, em vez de para a glória de seu Pai.

Os pródigos que se afastam do Pai nunca escolheram viver pela vida da cruz. Isso deveria ser um alerta para todos nós. Se não escolhermos tomar nossa própria cruz e seguir Jesus como Seus discípulos, corremos grande perigo de sermos arrastados para longe do Pai pelos desejos enganosos de nossas próprias almas. É a vontade do Pai que conheçamos a verdade e que, pelo Seu Espírito, sejamos impedidos de seguir o caminho do 'Filho Pródigo'.

Quando o filho pródigo saiu sozinho e desperdiçou sua herança, de repente uma fome atingiu a terra (Lucas 15:14). Na misericórdia e bondade do Senhor, Ele permitirá circunstâncias na vida de uma pessoa que tornam muito difícil para ela permanecer em um estado de apostasia. Isso também é conhecido como o julgamento ou disciplina de Deus. O Pai açoita aqueles filhos e filhas a quem Ele ama (Hebreus 12:5-11). Devemos observar que o Pai permitiu que o filho chegasse à fome (Lucas 15:16-17). Isso parece muito drástico e até desamoroso, mas foi necessário para criar uma oportunidade para o filho escolher se arrepender e voltar para o Pai.

O Pai permitirá o sofrimento de Seus filhos que se afastaram Dele. Ele faz isso para seu próprio bem e restauração. E se outra pessoa (um crente) visse o filho pródigo morrendo de fome e lhe desse comida para comer continuamente (porque sua visão teológica era que é sempre a vontade de Deus ser saudável e rico)? Então o filho teria ficado satisfeito e não teria escolhido se arrepender e voltar para o Pai. Muitos crentes, motivados pela compaixão humana e pelo amor humano, destroem a obra amorosa e misericordiosa do Pai ajudando os pródigos quando o Senhor não os está ajudando. Devemos apenas fazer o que o Pai está fazendo. Quando fazemos o que achamos certo, podemos acabar lutando contra o plano e a vontade de Deus. Os cristãos que estão operando em amor e compaixão humanos pensam que estão demonstrando o amor de Deus. Na realidade, eles são ferramentas de Satanás.

Um crente “bem-intencionado” tentando ajudar um filho pródigo pode realmente causar anos de reveses na vida do filho pródigo. Se a ajuda for prolongada, o crente pode até fazer com que o filho pródigo se afaste completamente do Pai. Os crentes precisam ter cuidado ao ‘bancar o salvador’ para os outros. Existe apenas um Salvador, e devemos permitir que Ele faça o que faz de melhor. Não vamos entrar em Seu caminho e atrapalhar Sua obra. Isso será importante nos próximos dias, pois o Senhor traz os pródigos de volta para Si.

O Pai não correu atrás do filho pródigo, caiu de joelhos e implorou para que o filho voltasse. O Pai permitiu que o filho sofresse, caísse em si e tomasse a decisão de se arrepender e voltar. Isso revela os caminhos de Deus e como Ele lida com Seus filhos. É importante que não confundamos nossos caminhos com os Seus caminhos. A compaixão humana e o amor humano tentarão distorcer os caminhos de Deus.

Quando um crente desviado escolhe se arrepender com tristeza e humildade, o Pai acolhe, abraça, celebra e perdoa. Que grande alegria é para o Pai quando as ovelhas perdidas são encontradas.

O irmão mais velho

O irmão mais velho do filho pródigo perdeu o foco, então desenvolveu uma atitude ruim. Sempre que perdemos nosso foco no Pai e em Sua vontade, ficamos vulneráveis ​​à mesma coisa. O irmão mais velho desviou os olhos da verdade. A verdade era que o irmão mais velho ainda tinha sua herança espiritual, enquanto o irmão mais novo havia desperdiçado a sua. O irmão mais velho ainda estava servindo fielmente ao Pai, e quando chegou a hora; o Pai comissionaria e enviaria Seu filho mais velho. A herança seria confiada ao filho mais velho porque ele sabia como administrá-la adequadamente.

O Pai realmente veio até o filho mais velho e suplicou com ele (Lucas 15:28). Isso é algo que o Pai nunca fez quando o filho mais novo estava vivendo em pecado. O Pai faz esta declaração surpreendente ao filho mais velho: “….Filho, você está sempre comigo, e tudo o que é meu é seu”. (Lucas 15:31 AMP)

O filho mais velho estava sempre com o Pai e nunca O deixou. Portanto, ele passou no teste de fidelidade. O teste de fidelidade ao Senhor determinará se estamos aptos a administrar uma herança espiritual. O Pai disse ao filho mais velho: “tudo o que é meu é seu”. Essa promessa não foi dada ao filho mais novo que já havia desperdiçado sua herança. O filho fiel recebeu tudo o que o Pai tinha. O filho fiel seria usado pelo Pai para cumprir o propósito do Pai na terra. No entanto, o filho mais velho precisava de uma repreensão do Pai amoroso, como todos nós às vezes precisamos. O filho mais velho só precisava ver a verdade e reconhecer o momento certo para mostrar o amor e a misericórdia de Deus.

Mesmo que um filho ou filha pródigo tenha desperdiçado sua herança espiritual terrena, porque esteve longe do Senhor por um longo período de tempo; eles ainda têm a promessa do alto chamado. O alto chamado celestial é muito maior do que um chamado terreno. O alto chamado é conhecer o Senhor intimamente e ser transformado e conformado à Sua imagem. Este é um chamado eterno, enquanto o chamado para o ministério terreno é um chamado temporal. Na verdade, pode ser uma vantagem para aqueles que têm apenas o alto chamado celestial para se concentrar. Nosso relacionamento com o Senhor nesta vida determina nosso relacionamento eterno com Ele. Pródigos que sofreram grandes perdas e se arrependeram; ainda tem uma grande esperança.

Perdendo seu chamado

O Senhor está falando com Seus filhos e filhas pródigos agora. Hoje, se você ouvir Sua voz, não endureça seus corações como Israel fez na rebelião (Hebreus 3:15). Por favor, aprendam a lição que o Senhor nos ensinou em Israel. Ele foi muito misericordioso e deu-lhes muitas chances. No entanto, em certo ponto, o Pai decretou que Seus filhos seriam despojados de sua herança espiritual terrena; e que não entrariam na terra prometida. Eles apenas vagariam pela vida até morrerem. Isso tem acontecido com muitos crentes em nossos dias. Eles nunca se arrependem completamente do pecado e se voltam para o Senhor de todo o coração, então o Senhor os deixa vagar sem que Seu propósito seja cumprido neles e através deles.

Conheço crentes assim. Não podemos ser um deles. Não é tarde demais se você está lendo isso, e a convicção do Espírito Santo está vindo sobre você. Volte-se para o Senhor com todo o seu coração e tudo mudará. Lembro-me de conhecer alguém que se afastou do Senhor por uma vida de drogas e voltou para o Senhor cerca de 25 anos depois. Muito de seu chamado terreno foi desperdiçado, mas ele encontrou misericórdia. O Senhor ainda pode escolher usá-lo e possivelmente está fazendo exatamente isso. Mas o homem ainda tinha a esperança do alto chamado. Se você começou um caminho longe do Senhor, então volte agora enquanto não é tarde demais. O Senhor está liberando graça para ajudá-lo agora. Se você optar por continuar no caminho para longe do Senhor, saiba que pode perder seu chamado terreno e talvez até sua salvação eterna.

Os falsos pastores

“Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto!” diz o SENHOR. Portanto, assim diz o Senhor Deus de Israel contra os pastores que apascentam o meu povo: “Você dispersou o meu rebanho, expulsou-o e não o atendeu. Eis que te atenderei pela maldade das tuas ações”, diz o Senhor. “Mas eu ajuntarei o restante do meu rebanho de todos os países para onde os arrojei, e os trarei de volta aos seus apriscos; e eles serão frutíferos e crescerão. estabelecerei pastores sobre eles que os alimentarão; e não mais temerão, nem se assustarão, nem lhes faltará”, diz o Senhor. (Jeremias 23:1-4 NKJV)

O julgamento já começou na casa de Deus (1 Pedro 4:17). O Senhor começou a expor o pecado oculto dos principais líderes e a remover pastores que realmente não se importam com as ovelhas do Senhor. Muitos desses pastores pródigos tomaram sua herança espiritual antes de estarem prontos para administrá-la. Eles nunca foram testados e aprovados por Deus, mas se enviaram como o ‘filho pródigo’. Esses líderes exigiram que o Pai lhes desse seus dons espirituais e usaram sua unção para construir um ministério. Alguns desses pastores têm fama e reconhecimento, mas não uma vida interior profunda que vem de andar verdadeiramente com o Senhor.

Muitas ovelhas foram espalhadas pelo inimigo enquanto estavam sob os ministérios desses mercenários. Esses pastores têm se preocupado com seu próprio sucesso, e não com a maturidade e proteção das ovelhas. Os pastores que se enquadram nessa categoria serão expostos e removidos nos próximos dias. Este será o julgamento vindo contra os pastores inúteis:

“Ai do pastor inútil, que abandona o rebanho! Uma espada estará contra o seu braço E contra o seu olho direito; Seu braço murchará completamente, e seu olho direito ficará totalmente cego.” Zacarias 11:17 NKJV

O Senhor mostrou grande misericórdia a muitos pastores e deu-lhes tempo para se arrependerem. No entanto, o Senhor não vai mais tolerar que Suas preciosas ovelhas sejam espalhadas. Ele morreu por eles e não quer perdê-los para o maligno. Em Seu ciúme, Ele se levantará e os protegerá. O Senhor atingirá a visão espiritual dos pastores inúteis e sua força espiritual (braço). Jesus fala do julgamento que virá sobre os pastores que receberam uma mordomia sobre Seu povo, e então usaram mal esse ofício:

“Mas, se aquele servo disser em seu coração: Meu senhor tardará em vir, e começar a bater nos servos e nas servas, e a comer, beber e embriagar-se, o senhor daquele servo virá num dia em que ele não espera ele e em uma hora que ele não sabe, e irá puni-lo e exterminá-lo e atribuir sua sorte com os infiéis. E aquele servo que conhecia a vontade de seu senhor, mas não se preparou ou agiu como ele gostaria que ele agisse, será castigado com muitos [chicotes]. Mas aquele que não sabia e fez coisas dignas de uma surra será açoitado com poucos [chicotes]. Para todo aquele a quem muito é dado, muito será exigido; e daquele a quem os homens confiam muito, eles exigirão e exigirão ainda mais. (Lucas 12:45-48 AMPC)

Os verdadeiros pastores

O Senhor tem levantado pastores segundo o Seu coração, que cuidarão e alimentarão as ovelhas. Os verdadeiros pastores são aqueles que permitem que o próprio Pastor ministre através deles. Muitos desses pastores já estão na igreja e estão há algum tempo. O Senhor está prestes a comissionar uma nova leva de Seus pastores para acompanhar esses pastores experientes. A marca de um verdadeiro pastor é esta característica:

“Não quebrará a cana quebrada, nem apagará o pavio que arde fracamente [não fará mal aos fracos e sofredores]; Ele trará fielmente a justiça”. (Isaías 42:3 AMP)

Os pastores do Senhor cuidarão dos crentes jovens e bebês. Esses pastores não vão quebrar o pavio vagamente ardente de um novo crente que ainda está tentando se libertar ou pecar. Eles serão gentis com os jovens no Senhor. Os jovens crentes não estão em um lugar estável em Cristo e precisam de muito cuidado e carinho. Os verdadeiros pastores passarão tempo com os pequeninos do Senhor e tomarão muito cuidado para não prejudicá-los ou machucá-los. Os espiritualmente jovens são muito mais vulneráveis ​​a ofensas e danos espirituais. O Senhor julga os jovens de maneira muito diferente dos maduros. Ele tem requisitos muito diferentes para bebês espirituais, então Ele tem para crentes que estão na fé há muito tempo e devem ser maduros. Há cordeiros e há ovelhas.

O Senhor também liberará uma unção de pastoreio para líderes que não são pastores. Fortalecidas por essa graça, as ovelhas se reunirão para o ministério de um líder e serão cuidadas. Isso é semelhante a um líder que pode ensinar, mas não anda no escritório de um professor. Por exemplo, um apóstolo pode andar em uma unção de pastoreio, e não ser um pastor. O Senhor ungirá certos líderes com uma unção de pastoreio e então ministrará através do vaso às suas ovelhas. O Senhor usará a unção para reunir Seu remanescente de ovelhas que se dispersaram por causa do “lixo” que se passou na igreja. Muitos crentes até deixaram a igreja carismática estabelecida, por causa de abuso, mágoa ou outros problemas. Mas o ajuntamento do remanescente está sobre nós!

Zacarias 10:10 e Isaías 11:11, ambos falam (espiritualmente) do ajuntamento do remanescente de Deus. O Senhor trará Seu povo (crentes) para as terras prometidas. Áreas onde Ele está escolhendo fluir como leite e mel no Espírito. O Pai usará a unção de pastoreio para atrair Suas ovelhas a um determinado local. Os crentes se reunirão para um pastor, mas no final das contas eles estão se reunindo para que o Senhor possa habitar entre Seu povo corporativamente em Seu fogo e presença santos. Essas moradas do Espírito de Deus serão locais em que o Senhor cobre Suas ovelhas com a sombra (proteção) de Sua mão (Isaías 51:16 AMP).

O Pai já tem alguns pastores, e alguns lugares assim. Nos próximos dias, muitos locais de reunião serão estabelecidos enquanto ovelhas ouvem a voz do Bom Pastor falar sobre locais para se reunir. O Bom Pastor está no processo de falar com Seus verdadeiros pastores para que tudo esteja preparado para o ajuntamento de Sua noiva remanescente. Seu coração está se movendo com amor e compaixão por Suas ovelhas:

Ao ver as multidões, sentiu compaixão e piedade delas, porque estavam desanimadas e angustiadas, como ovelhas sem pastor. Então Ele disse a Seus discípulos: “A colheita é [de fato] grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, ore ao Senhor da colheita para enviar trabalhadores para Sua colheita”. (Mateus 9:36-38 AMP)

O Senhor da colheita é o único que pode enviar alguém para a sua colheita. Muitos missionários se enviaram porque puderam. Só porque podemos ir, não significa que devemos ir. Esta advertência à parte, o Senhor está preparando uma grande libertação de pastores e líderes que carregam uma unção de pastoreio por causa de Sua noiva remanescente. Ele agora está se movendo em compaixão por Suas ovelhas que estão sem pastor. Ele está prestes a enviar Seus subpastores que permitirão que o Bom Pastor seja um Superpastor. Os subpastores permitirão que o superpastor governe através deles, e serão submetidos à Sua autoridade. Ele libertará e enviará esses subpastores com a mesma ordem que deu a Pedro: “Apascenta minhas ovelhas”. (João 21:15-17)

Os verdadeiros pastores apascentarão as ovelhas do Senhor com o próprio Cristo. Ele é a verdadeira comida e a verdadeira bebida (João 6:55). Cristo é de quem devemos comer e beber para progredir para o homem maduro. O conhecimento espiritual pode nos ajudar a saber muitas coisas, mas comer de Cristo faz com que sejamos transformados à Sua imagem.

O novo crente mais fraco pode crescer espiritualmente para ser um grande guerreiro de Cristo. Muitos jovens crentes que parecem estar presos ao pecado e lutando para se manter; será libertado por Cristo e se tornará um temível campeão para o Senhor. Eles serão um campeão terrível porque permitem que o próprio Campeão viva através deles. Os verdadeiros pastores do Senhor entenderão que Jesus pode pegar um “ninguém” e transformar essa pessoa em um campeão na fé (Hebreus 11). Devemos ver os jovens crentes como o Senhor vê. Não devemos apenas ver quem eles são atualmente, mas quem eles se tornarão quando Cristo for formado neles. Que o Senhor libere a próxima geração de pastores para Suas maravilhosas ovelhas!

“E disse o Senhor: Quem é então aquele mordomo fiel, o sábio a quem seu senhor colocará sobre os que estão em seu serviço doméstico para fornecer-lhes o alimento no tempo determinado? Abençoado (feliz e invejado) é aquele servo que seu mestre encontra fazendo isso quando ele chega. Em verdade vos digo que ele o encarregará de todos os seus bens”. (Lucas 12:42-44 AMPC)

-Ty Unruh (2021)