A Ressurreição dos Mortos

Não vos maravilheis com isto: porque vem a hora em que todos os que estão nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem, para a ressurreição da vida; e os que praticaram o mal, para a ressurreição da condenação (João 5:28-29).

Hebreus 6:1-2 afirma que a Ressurreição dos Mortos é um princípio elementar de Cristo. No entanto, esta doutrina é ensinada muito pouco na igreja moderna. É extremamente importante que tenhamos os princípios elementares de Cristo em vigor. Somente quando os princípios fundamentais estiverem estabelecidos, podemos construir sobre eles com uma compreensão mais complexa de Cristo. Não se pode pular a escola primária e ir direto para um programa de mestrado em nível universitário.

A escritura afirma que após o retorno de Jesus Cristo, os crentes que morreram serão ressuscitados dentre os mortos (1 Tessalonicenses 4:13-16). Este conceito é basicamente compreendido pela maioria da igreja. O que grande parte da igreja não entende é que existem níveis de ressurreição. Nem todos os crentes serão iguais no Milênio. Uma das maiores mentiras que Satanás promoveu é que todos os crentes serão iguais no céu. As escrituras certamente não ensinam isso.

Uma Ordem na Ressurreição

Mas agora Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. Porque, visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois assim como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos serão vivificados. Mas cada um na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo na sua vinda. Então vem o fim, quando Ele entrega o reino a Deus Pai, quando põe fim a todo domínio, e a toda autoridade e poder. (I Coríntios 15:20-24 NKJV)

A palavra grega usada para ordem, também significa uma série ou sucessão. Ordem é definida como: “um número de pessoas ou coisas seguindo umas às outras em ordem ou sequência”. A escritura acima pode estar indicando que haverá uma certa ordem na ressurreição dos mortos na vinda de Cristo.

Diferentes Graus de Corpos Glorificados

Mas alguém dirá: “Como ressuscitam os mortos? E com que corpo eles vêm?” Tolo, o que você semeia não é vivificado a menos que morra. E o que você semeia, você não semeia aquele corpo que será, mas mero grão - talvez trigo ou algum outro grão. Mas Deus lhe dá um corpo como lhe apraz, e a cada semente seu próprio corpo. Nem toda a carne é a mesma carne, mas há uma espécie de carne nos homens, outra nos animais, outra nos peixes e outra nas aves. Existem também corpos celestes e corpos terrestres; mas a glória do celestial é uma, e a glória do terrestre é outra. Há uma glória do sol, outra glória da lua e outra glória das estrelas; pois uma estrela difere de outra estrela em glória. Assim também é a ressurreição dos mortos. O corpo é semeado na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se na desonra, ressuscita na glória. É semeado em fraqueza, é ressuscitado em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Existe um corpo natural e existe um corpo espiritual. (I Coríntios 15:35-44 NKJV)

Quando o corpo de um cristão é ressuscitado dos mortos, uma poderosa mudança ocorre. O corpo natural morto se tornará um glorioso corpo espiritual incorrupto. Todo crente receberá um novo corpo celestial glorificado. Esta escritura indica que esses corpos glorificados irão variar de um grau de glória para outro. Alguns crentes terão corpos glorificados que são tão brilhantes quanto o sol. Outros crentes receberão corpos tão brilhantes quanto a lua. No entanto, alguns crentes receberão corpos que são como as estrelas (e as estrelas também variam em brilho).

Aqueles crentes que fizeram de Jesus seu primeiro amor receberão corpos glorificados que são tão brilhantes quanto o sol. Estes são os que passaram muito tempo na presença do Senhor. Esses crentes conheciam o Senhor e falavam com Ele face a face como um homem fala com seu amigo. A intimidade com o Senhor sempre esteve no coração desses cristãos enquanto eles estiveram na terra. Eles foram transfigurados pela glória do Senhor na imagem de Cristo. A semelhança e maturidade de Cristo eram transparentes para esses discípulos na terra; cujos corpos brilharão como o sol por toda a eternidade. Estes que brilharão como o sol, são os vencedores. A noiva remanescente do Senhor.

É extremamente importante fazer disso o nosso objetivo. Meu desejo é ter um corpo ressuscitado como o sol por toda a eternidade. Desejo estar mais perto de Cristo e ter mais de Sua luz emanando de mim. Estar mais perto de Cristo e ter mais de Sua glória é um desejo saudável de se ter. Qualquer um que já esteve em Sua presença manifesta sabe que mais é melhor. Ele é tão lindo e incrível. As palavras são inúteis para descrevê-Lo. Devemos desejar estar com Ele antes de nossa próxima respiração. O Espírito Santo é capaz de nos trazer a este nível de relacionamento com Cristo.

O Alto Chamado

Para que eu o conheça, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com a sua morte, se de algum modo chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que eu já tenha alcançado ou já seja perfeito; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, não considero ter apreendido; mas uma coisa eu faço, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Portanto, todos quantos somos maduros, tenhamos esta mente; e se em alguma coisa você pensar o contrário, Deus revelará até isso a você. No entanto, no grau que já alcançamos, caminhemos pela mesma regra, tenhamos a mesma mente. (Filipenses 3:10-16 NKJV)

Paulo era claramente um crente em Jesus Cristo. Todos os crentes serão ressuscitados dentre os mortos. No entanto, Paulo diz: "se, de alguma forma, posso alcançar a ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado ou que já seja perfeito". Paulo afirma que ainda não alcançou a ressurreição dos mortos. Ele não está falando da ressurreição básica da qual todos os que nasceram de novo farão parte. Paulo está falando sobre uma ressurreição melhor, ou o nível mais alto da ressurreição dos mortos (corpos que brilham como o sol).

Uma palavra-chave que Paulo usa é "aperfeiçoado". Aparentemente, um crente deve atingir um certo nível de perfeição, a fim de alcançar o alto chamado de Deus em Cristo. A chamada para cima é esta ressurreição a que Paulo está se referindo. Todos nós podemos alcançar esse alto chamado se permitirmos que o Espírito Santo nos leve à perfeição.

Para conhecer o poder desta melhor ressurreição de que fala Paulo; devemos conhecê-Lo, a comunhão de Seus sofrimentos, e devemos ser conformados à Sua morte. Não há possibilidade de alcançar o alto chamado sem a cruz de Cristo operando em nossas vidas. Só experimentaremos esta ressurreição se aceitarmos os sofrimentos, rejeições, incompreensões e perseguições de Cristo. O estilo de vida crucificado matará nosso egocentrismo e obstinação e nos levará a um lugar de perfeição.

A melhor ressurreição

As mulheres receberam seus mortos ressuscitados. Outros foram torturados, não aceitando a libertação, para que pudessem obter uma ressurreição melhor. (Hebreus 11:35 NKJV)

A igreja primitiva entendia que havia uma ressurreição melhor (ou um nível superior à ressurreição). Os crentes que estavam sendo torturados até a morte (como a palavra grega indica), não negavam a Cristo mesmo quando seus captores ofereciam libertação. Os crentes se mantiveram firmes porque queriam alcançar uma ressurreição melhor. A palavra grega usada para melhor também significa melhor ou mais nobre. Nobler é definido como: distinto por posição ou título. A melhor ressurreição mencionada nesta escritura é aquela de nível superior.

Os captores desses crentes provavelmente lhes ofereceriam liberdade se eles negassem a Cristo. O crente poderia ter evitado a tortura até a morte negando a Cristo. Então os crentes poderiam ter se arrependido de seus pecados, assim como Pedro se arrependeu de seu pecado de negar a Cristo. Esses crentes poderiam ter evitado uma morte horrível enquanto ainda recebiam o perdão dos pecados. Eles teriam ido para o céu assim como Pedro. No entanto, eles sabiam que, se aceitassem a libertação da tortura até a morte, negando a Cristo, não alcançariam a melhor ressurreição. Eles poderiam estar separados da ressurreição cristã básica dentre os mortos, mas escolheram a melhor ressurreição. Que possamos seguir o exemplo deles com fé e fazer a mesma escolha.

A Primeira Ressurreição

E eu vi tronos, e eles se sentaram neles, e o julgamento foi confiado a eles. Então vi as almas daqueles que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam a marca na testa nem nas mãos. E eles viveram e reinaram com Cristo por mil anos. Mas os outros mortos não reviveram até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressureição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição. Sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. (Apocalipse 20:4-6 NKJV)

É interessante notar que esta escritura apenas menciona que os mártires e vencedores viverão novamente e reinarão com Cristo por mil anos. A Bíblia deixa claro que somente os vencedores governarão com Cristo na terra no milênio. Cristãos medíocres podem ser ressuscitados dentre os mortos e habitar no céu, mas não estarão separados do governo milenar na terra.

A primeira ressurreição acontecerá no retorno de Cristo à terra. A segunda ressurreição dos mortos ocorrerá mil anos depois. Aqueles que participam da segunda ressurreição nunca conheceram a Cristo. Eles serão ressuscitados para a condenação eterna. Eles sofrerão nos tormentos do Inferno para todo o sempre.

Então vi um grande trono branco e Aquele que estava assentado sobre ele, de cuja face fugiram a terra e o céu. E não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante de Deus, e livros foram abertos. E abriu-se outro livro, que é o Livro da Vida. E os mortos foram julgados segundo as suas obras, pelas coisas que estavam escritas nos livros. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, cada um segundo as suas obras. Então a Morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E quem não foi achado escrito no Livro da Vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:11-15 NKJV)

Conclusão

Em nós mesmos, somos completamente incapazes de atingir a plenitude da ressurreição dos mortos. O Senhor deseja que todos nós assumamos o alto chamado. Cristo vivendo através de nós é a única maneira de alcançarmos essa meta elevada. Não tenho palavras melhores para encerrar, então vou deixá-los com as palavras de Paulo: "mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, não conto a mim mesmo alcançar; mas uma coisa eu faço, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

-Ty Unruh (2015)