Autoridade Apostólica – Medida Plena de Cristo

O Senhor está no processo de restaurar a autoridade apostólica à igreja. A plena autoridade apostólica não pode ser confiada ao ministério apostólico até que Cristo seja formado nesses vasos em uma medida suficientemente grande. À medida que a medida de Cristo atinge um nível de plenitude, Cristo, o apóstolo, ministrará através de Seus apóstolos. Quando isso ocorrer, Cristo será formado nos crentes e a igreja atingirá a maturidade. A ausência de autoridade apostólica tem impedido a igreja de entrar na plenitude e os crentes de realizarem a obra do ministério.

Revelação Interior de Cristo

“Mas quando foi do agrado de Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, revelar em mim o seu Filho, para que eu o pregasse entre os gentios...” (Gálatas 1:15-16 WEBUS )

Primeiro, um apóstolo deve ter Cristo revelado nele antes de poder ministrar eficazmente e ver Cristo formado em outros. O Senhor planejou um processo para cada pessoa com esse chamado. Uma mudança prematura para o ministério apostólico pode impedir o crescimento de Cristo no apóstolo e levar a um ministério apostólico superficial, o que por sua vez impede que a igreja seja construída e chegue à plenitude.

O Senhor está levantando uma geração de líderes que estarão preocupados com a Sua vontade eterna em vez de com o sucesso dos seus ministérios individuais. Esses líderes trabalharão juntos em equipes apostólicas para construir a igreja e difundir o Reino de Deus. Seu foco não será dar profecias ou transmitir dons espirituais (embora eles façam essas coisas), mas ver a natureza e a vida de Cristo surgir em Seu povo.

“Meus filhinhos, por quem estou novamente sofrendo as dores do parto, até que Cristo seja completa e permanentemente formado (moldado) dentro de vocês,” (Gálatas 4:19 AMPC)

Se um ministério se autodenomina apostólico e o seu foco principal não está centrado em Cristo sendo formado nos crentes e atingindo a sua plenitude, então o ministério deve ser questionado se é ou não verdadeiramente apostólico. Cristo, o apóstolo no ministro, conduzirá os crentes a Si mesmo. O ministério apostólico maduro é quando o apóstolo se rende a Cristo, o apóstolo que está dentro.

É aqui que os dons de liderança de Efésios capítulo 4 são diferentes dos dons do Espírito Santo. Os dons do Espírito são principalmente dons de “bênção” para encorajamento e fortalecimento dentro do corpo de Cristo. Os dons de liderança de Efésios 4 pretendem ser uma manifestação de Cristo à Sua igreja. Cristo é a cabeça do Seu corpo, e a Sua autoridade fluirá através de vasos de liderança que são purificados e submissos a Ele.

Se um vaso de liderança for imaturo e não tiver a sua vida pessoal crucificada, o seu ministério será uma mistura, e a autoridade de Cristo não poderá passar através desse vaso. Essa pessoa pode ser ungida e pregar ou ensinar o bem, mas o peso e a profundidade de Cristo não se manifestarão nela e através dela, o que faz com que Cristo seja formado nos crentes e edifique a igreja. Ministros imaturos geralmente se concentram em multidões, seguidores, dinheiro, bênçãos e ensino com o propósito de fazer com que as pessoas voltem para eles. Eles têm “ministérios de bênção” em vez de ministérios de construção.

O Dom de Cristo

“Mas a cada um de nós a graça foi dada segundo a medida do dom de Cristo. Portanto, ele diz: “Quando ele subiu ao alto, levou cativo o cativeiro e deu presentes às pessoas.”“ (Efésios 4:7-8 WEBUS)

Cristo deu dons à igreja. Esses dons são Seus líderes, mas mais que líderes. Cristo entregou-se à igreja, através de líderes, para edificar a igreja. Cristo deu e dá apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. A graça é liberada para cada membro do corpo de Cristo de acordo com a medida do dom de Cristo. Só podemos receber esta graça se compreendermos como ela é liberada. Acessamos essa graça de Cristo ao recebê-Lo por meio do dom de liderança que Ele nos designou na igreja. O grau em que reconhecemos, recebemos e aceitamos esta verdade é o grau de graça que teremos acesso.

Escrevi muito no passado sobre autoridades abusivas e líderes que governam os crentes. Escrevi sobre os erros do Movimento de Pastoreio e como a falsa doutrina da “Cobertura Espiritual” penetrou na igreja por causa desse movimento. Esse artigo pode ser encontrado aqui: Cobertura Espiritual e Autoridade. O que estou escrevendo agora é sobre a submissão ao Senhor Jesus por meio da autoridade divina e de líderes que têm Cristo governando neles. Para avançarmos para a plenitude de Cristo, devemos aceitar esta verdade. Os verdadeiros líderes que são controlados por Cristo não controlam e prejudicam os crentes. Mas eles carregam a autoridade e a voz de Cristo, que devem ser obedecidas. O julgamento resultará de ouvir o Senhor através de Seus líderes e não obedecer (como quando o rei Saul não ouviu o Senhor através do profeta Samuel).

Prédio

O Senhor libera autoridade para Seus apóstolos e profetas para edificar crentes individuais (pedras vivas) no templo ou igreja do Deus vivo. O grau em que o templo é construído em conjunto está diretamente relacionado à medida do Espírito Santo que habita em Seu templo. Se o templo estiver em ruínas ou parcialmente construído, o Senhor não terá uma morada para descansar. Sua presença e glória podem ocorrer de forma limitada ou ocasional, mas Ele não fará desse templo ou igreja Seu lugar permanente de habitação.

A escolha é nossa. Iremos nos submeter a Cristo através de Seus líderes escolhidos e seremos edificados como uma morada de Deus no Espírito, ou iremos resistir a isso? Se resistirmos, o Senhor não terá Seu desejo realizado em nós (Salmos 132:7,13-14).

A autoridade do Senhor é dada aos líderes para edificar:

“Pois não podemos fazer nada contra a verdade, mas a favor da verdade. Pois nos alegramos quando somos fracos e você é forte. Também oramos por isto: você se torna perfeito. Por esta razão escrevo estas coisas estando ausente, para não ser severo quando estiver presente, segundo a autoridade que o Senhor me deu para edificar e não para destruir. “(2 Coríntios 13:8-10 WEBUS)

A palavra grega usada para “perfeito” significa “ajuste completo, integridade de caráter, equipamento completo, perfeição, fortalecimento, aperfeiçoamento da alma, treinamento, disciplina e instrução”.

A palavra grega usada para “edificar” (e também é encontrada em Efésios 4:12) significa “o ato de construir, um edifício, uma estrutura e uma edificação”.

A igreja que está sendo construída está diretamente relacionada com o fato de os crentes se tornarem perfeitos (Cristo sendo formado em nós e chegando a um certo nível de plenitude). A autoridade apostólica foi dada aos apóstolos para levar a cabo isto. A autoridade apostólica leva Cristo a surgir nos crentes em perfeição, o que leva os discípulos de Jesus a serem incorporados à Sua igreja. O Senhor está liberando Sua autoridade para que nosso caráter seja completo e nossas almas sejam transformadas e aperfeiçoadas. À medida que o corpo amadurecer juntos, cresceremos na Cabeça, Jesus Cristo.

Destruindo Fortalezas

Os apóstolos têm autoridade para corrigir falsas formas de pensar e visões distorcidas do Senhor. Apóstolos e profetas têm autoridade para abordar doutrinas falsas e ensinamentos prejudiciais de ministros mistos. Se lermos a passagem abaixo no contexto completo, podemos ver que Paulo está falando sobre ele e a equipe apostólica, que tem autoridade para derrubar fortalezas e imaginações.

“Agora eu mesmo, Paulo, rogo-vos pela humildade e gentileza de Cristo, eu que na vossa presença sou humilde entre vós, mas estando ausente sou ousado para convosco. Sim, rogo-te que não possa, quando presente, demonstrar coragem com a confiança com que pretendo ser ousado contra alguns, que nos consideram andando segundo a carne. Porque, embora andemos na carne, não guerreamos segundo a carne; porque as armas da nossa guerra não são carnais, mas poderosas diante de Deus, para derrubar fortalezas, derrubando imaginações e toda altivez que se exalte contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, “(2 Coríntios 10:1-5 WEBUS)

Estamos actualmente num tempo em que muitas fortalezas carnais estão a ser exaltadas na igreja, e as falsas imaginações das mentes dos homens estão a ser ensinadas como a verdade de Deus. Fantasias e falsas crenças a respeito do Senhorio da Divindade eterna estão permeando a igreja. Estamos num tempo em que precisamos desesperadamente de ver a verdadeira autoridade apostólica restaurada aos vasos escolhidos do Senhor, para que a luz irrompa no meio das trevas invasoras. Devemos orar por isso.

Protegendo o Templo de Cristo

Os apóstolos e profetas que supervisionam a casa do Senhor devem usar a sua autoridade para proteger a morada de Deus no Espírito. Ele não quer que Sua igreja seja destruída pelo pecado e por uma falsa doutrina da graça. Apóstolos e profetas julgarão adequadamente a igreja do Senhor de acordo com Seu julgamento de justiça (assim como Paulo fez), a fim de proteger a igreja. Qualquer líder a quem seja confiada a autoridade de Cristo na igreja deve proteger as ovelhas do mal, da destruição e do pecado. Algumas circunstâncias podem exigir que os líderes excomungem certos crentes impenitentes da igreja, a fim de proteger o corpo da contaminação.

“Pois eu certamente, estando ausente no corpo, mas presente em espírito, já julguei, como se estivesse presente, aquele que fez isso. Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, quando você estiver reunido com meu espírito com o poder de nosso Senhor Jesus Cristo, você deve entregar tal pessoa a Satanás para a destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus.

Mas do jeito que está, eu lhe escrevi para não se associar com alguém que seja chamado de irmão, que seja pecador sexual, ou avarento, ou idólatra, ou caluniador, ou bêbado, ou extorsionário. Nem coma com uma pessoa assim. Pois o que tenho a ver com julgar também os que estão de fora? Você não julga aqueles que estão dentro? Mas quem está de fora, Deus julga. “Afastem o homem ímpio do meio de vocês.”“ (1 Coríntios 5:3-5, 11-13 WEBUS)

Plenitude

“E Ele mesmo deu alguns para serem apóstolos, alguns profetas, alguns evangelistas, e alguns pastores e mestres, para o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo;” (Efésios 4:11-13 NKJV)

A palavra grega usada para “homem perfeito” significa “levado à perfeição, plenamente realizado, plenamente desenvolvido, plenamente realizado, minucioso, completo, íntegro; em oposição ao que é parcial e limitado, plenamente desenvolvido na idade madura, plenamente realizado na iluminação cristã, perfeito em algum ponto de caráter, sem deficiência em relação a um certo padrão, perfeito, de maior excelência e eficiência, levado ao seu fim, acabado, não querendo nada necessário para completar, consumar a integridade e a virtude humana, de plena idade e maturidade.

Os crentes e líderes que se submeterem a este processo continuarão com o Senhor para se tornarem a igreja que o Senhor deseja. Eles farão parceria com o Senhor para ver Sua vontade e propósito cumpridos nesta era.

Os líderes que estão focados no propósito do Senhor não terão qualquer “apresentação” para eles ou para o seu ministério. Eles serão genuínos e farão tudo o que puderem para ver os crentes andando em íntima comunhão com o Senhor. Os falsos líderes se colocarão no centro do espetáculo. Eles falarão sobre Jesus, mas a atenção estará neles ou no seu ministério.

Recentemente, assisti a um vídeo de um ministro dando um espetáculo público enquanto ministrava libertação. Ele zombou do demônio que se manifestava na pessoa e falou com ele enquanto a multidão ria divertida. Isso durou cerca de cinco minutos. O ministro agora se autodenomina apóstolo, mas o “show” foi uma zombaria do Senhor e do verdadeiro ministério apostólico. O diabo ajudará o falso ministério apostólico espalhafatoso e carnal a ser exaltado para que o real seja rejeitado e blasfemado pela igreja. O Senhor está testando nossos corações para ver que tipo de ministério seguiremos.

Revelando a Vontade e Intenção de Cristo

Tal como os apóstolos e profetas do primeiro século receberam uma revelação do mistério de Cristo (Efésios 3:1-11), o mesmo acontecerá na geração final antes do regresso de Jesus. Os apóstolos e profetas do século passado receberão uma revelação de Jesus Cristo a fim de preparar a igreja para o Seu retorno. Escrituras que não foram anteriormente mal compreendidas serão divulgadas aos mensageiros do Senhor.

À medida que Cristo aumenta em Seus mensageiros, uma maior compreensão de Sua vontade, propósito, planos, intenção e natureza será revelada neles e através deles à igreja. Esta multiforme sabedoria de Deus será divulgada pela igreja aos principados e potestades nos lugares celestiais de acordo com o propósito eterno que nosso Pai realizou em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Estamos numa época em que os ministros apostólicos e proféticos devem receber uma revelação mais profunda de Jesus Cristo e revelá-Lo à igreja. Isto é essencial para que a igreja avance para a plenitude para que os propósitos do Senhor sejam cumpridos. Para receber uma revelação mais profunda de Jesus Cristo, os líderes devem humilhar-se e admitir que chegaram o mais longe que podiam. Precisamos que a graça de Deus e o ministério de Jesus Cristo surjam em nós. Reconhecemos a compreensão que as gerações anteriores de líderes trouxeram para a igreja e os honramos. No entanto, ainda não atingimos a plenitude e devemos confessar a nossa incapacidade de levar a igreja à plenitude. A humildade é a chave para liberar uma compreensão mais profunda e completa do eterno Filho de Deus.

Governo

O governo do Reino dos Céus repousa sobre os ombros de Cristo, e não há fim para o aumento desse governo (Isaías 9:6-7). Essa autoridade governamental manifestar-se-á mais uma vez através dos líderes aprovados pelo Senhor, como aconteceu com Moisés e Elias. Chegou o momento de as chaves do reino serem novamente confiadas aos vasos apostólicos e proféticos (Mateus 16:19, João 20:21-23). Para que os crentes chegassem ao homem maduro, a igreja fosse construída e Jesus conseguisse o que deseja.

Oração

“Pai, deixe Seu Filho crescer em mim até a plenitude. Capacite-me para me render a Cristo e permitir que Ele chegue ao homem maduro que há em mim. Revele Cristo interiormente para que eu possa conhecê-Lo de uma maneira maior e para que Sua vida e natureza fluam em mim e de mim. Pai, transforme-me e transfigure-me à imagem do seu Filho. Por favor, dê-me a mente de Cristo. Revele Cristo em mim para que eu fique cheio de compreensão e conhecimento Dele. Deixe Cristo surgir em mim mais rapidamente do que nunca. Em nome de Jesus."

-Ty Unruh (janeiro de 2024)