Cambistas na Igreja

Alguns na igreja na América voltaram aos dias em que os homens conduziam o comércio no templo judaico. A igreja carismática tem uma ousadia particular em cobrar dinheiro por conferências e reuniões. Aparentemente, o ponto de vista da igreja é: "de graça recebemos; a preço, damos". Uma simples leitura dos Evangelhos torna bastante claro que Jesus nunca cobrou dinheiro por nenhuma de Suas reuniões ou "conferências". Na verdade, Jesus deu unção e entendimento a Seus discípulos e então ordenou que eles a doassem livremente (Mateus 10:7-8). Onde nós erramos?

A igreja moderna desenvolveu uma maneira melhor do que nosso Senhor? Ou será que nos tornamos tão enredados na Babilônia (o sistema do mundo) que operamos com foco no dinheiro como a Prostituta? Outra opção é que os pastores e líderes simplesmente copiam a maneira como os grandes ministérios estão se conduzindo. Se um líder de "grande nome" com muitos seguidores faz algo, então deve ser bom fazer, certo?

Meu exemplo não são os grandes ministérios ou os líderes conhecidos entre a igreja hoje. Meu exemplo é Jesus Cristo, meu Mestre. Se Jesus não cobrou dinheiro, então eu não cobro dinheiro. Estou seguindo a Ele, não as tradições dos homens. Jesus foi o maior mestre que já andou na terra. Suas mensagens foram mais profundas e impactantes do que qualquer outro ministério que já operou na terra. Como é então que nossas conferências na igreja carismática valem mais dinheiro do que as reuniões de Jesus? Sentimos que nossas mensagens têm mais valor do que as mensagens de Jesus? Jesus parecia ser capaz de obter apoio financeiro para o Seu ministério sem exigir uma "taxa de cobertura" para as Suas reuniões.

Eu temo muito o Senhor para tentar explicar a Ele no dia do julgamento, porque eu cobrei dinheiro das pessoas para ouvir o Evangelho do Reino ser pregado. Aparentemente há alguns que não O temem. Este é um grande erro.

Estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas negociantes. Depois de fazer um chicote de cordas, expulsou todos do templo, com as ovelhas e os bois, derramou o dinheiro dos cambistas e derrubou as mesas. E disse aos que vendiam pombas: “Tirem essas coisas! Não façam da casa de meu Pai uma casa de comércio!” Então seus discípulos se lembraram do que está escrito: “O zelo pela tua casa me consumiu”. (João 2:13-17 NKJV)

Os cambistas estavam negociando na casa de Deus. Eles estavam vendendo animais para sacrifícios a uma taxa inflacionada. Isso irritou o Pai e o Filho. Jesus está prestes a expulsar de sua casa aquelas coisas que O ofendem. E Ele virará as mesas de dinheiro (finanças) das igrejas que permitem coisas que O ofendem dentro de sua congregação. Isso inclui muito mais do que nosso assunto atual. O zelo do Senhor está chegando à Sua casa.

Alguns ministros itinerantes na igreja carismática estão cobrando dinheiro de ministérios ou igrejas para agendar suas reuniões ou conferências. Eu pessoalmente conheço três ministros bem conhecidos no movimento carismático que exigem um pagamento de $ 5.000 a $ 10.000 para vir e ministrar. Eles não virão e conduzirão reuniões a menos que recebam uma taxa fixa. Em vez de ouvir o Senhor e serem movidos por Ele, esses ministros são movidos pelo dinheiro. Eles correram avidamente após o erro (ilusão) de Balaão por recompensa (aluguel ou salário) (Judas 1:11).

Existem alguns ministérios que cobram dinheiro por suas escolas de treinamento ministerial. Jesus cobrou dinheiro de Seus discípulos para que eles freqüentassem Sua escola de treinamento de discipulado? Claramente Ele não o fez. Ele os selecionou pelo Espírito de Deus. Eles tiveram que pagar um preço certo, mas foi o preço do sofrimento. Como os apóstolos, profetas, evangelistas, pastores, mestres serão capazes de olhar para o rosto de Jesus, quando eles fizeram os santos pagarem dinheiro para serem equipados para a obra do ministério (Efésios 4:11-12). Esses dons do ministério são escolhidos por Deus para equipar os santos para o ministério. Este é um comando que eles devem cumprir simplesmente por causa de sua chamada e função. Como a liderança pode cobrar dinheiro para fazer o que foi chamada para fazer? É a tarefa deles!

Alguns ministérios dão assentos especiais e privilégios em conferências para pessoas que dão uma certa quantia de dinheiro para o seu ministério. Então, basicamente, se você tiver dinheiro, pode comprar privilégios especiais e ter acesso ao ungido "homem de Deus". Esses ministérios têm a unção do Espírito Santo à venda. Homens de negócios com muito dinheiro podem ter reuniões privadas com esses homens de Deus. Esses ministérios não teriam tempo para esses empresários se eles não tivessem riqueza. O "público em geral" na igreja que não tem riqueza, nunca vê esse tipo de acesso privado e tratamento especial do ministro de "grande nome". Acredito que Tiago chama esse tratamento de parcialidade e pecado, porque está violando a lei do amor:

Meus irmãos, não mantenham a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, o Senhor da glória, com parcialidade. 2 Porque, se entrar na vossa assembleia um homem com anéis de ouro, em trajes finos, e também entrar algum pobre com trajes sujos, 3 e prestardes atenção ao que traja trajes finos, e disser-lhe: “ Sente-se aqui em um bom lugar” e diga ao pobre: “Fique aí em pé” ou “Sente-se aqui no escabelo de meus pés”. 5Ouvi, meus amados irmãos: Deus não escolheu os pobres deste mundo para serem ricos na fé e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam? 6 Mas você desonrou o pobre homem. Os ricos não o oprimem e o arrastam para os tribunais? 7 Eles não blasfemam aquele nobre nome pelo qual você é chamado? 8 Se realmente cumprirdes a lei real segundo a Escritura: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, [a] fazeis bem; 9 mas, se mostrardes parcialidade, cometereis pecado e sereis condenados pela lei como transgressores. (Tiago 2:1-9 NKJV)

Muitos ministérios, especialmente na igreja carismática, fizeram de Sua casa uma casa de comércio. Eles cobram dinheiro para conferências. Eles cobram por livros e recursos (com lucro). A igreja se tornou um negócio enredado na Babilônia. Somos ordenados a sair do meio dela (Apocalipse 18:4), mas o fermento da mercantilização da Babilônia penetrou na igreja (Apocalipse 18:11 KVJ). Os líderes da igreja não devem comercializar os santos (2 Pedro 2:3 KJV).

Não estou dizendo que os ministérios não devam vender recursos. Eles podem. Mas para que servem os recursos? Para a igreja ganhar dinheiro ou impactar o crente e ajudá-lo em sua jornada espiritual? Se a razão para vender recursos for a última, então não há razão para vender um livro por três vezes o preço que o livro realmente custa para ser feito. Os líderes devem cumprir seu chamado capacitando os santos por meio de recursos com preços justos. Os líderes devem confiar nos santos; que os santos darão ao ministério do qual foram abençoados por sua própria vontade. Isso exige maturidade tanto do líder quanto do santo.

A Bíblia afirma claramente que as pessoas devem dar aos ministérios para que aqueles que estão fazendo a obra do Evangelho possam viver. Todo crente deve dar ao Senhor conforme guiado e dirigido por Ele. Isso é necessário para que o Reino de Deus se espalhe. No entanto, se um ministério estiver cobrando uma taxa por suas reuniões ou conferências; isso está forçando as pessoas a pagar para ouvir o Evangelho. Isso é algo que o Senhor nunca faria. Você consegue imaginar Jesus forçando as pessoas a pagar para ouvi-lo pregar? A igreja carismática deve se arrepender dessa prática. Pois se ela continuar "fazendo o que é reto aos seus próprios olhos", ela pode perder a visitação que está esperando...

-Ty Unruh (2015)