Casamento e Divórcio

O casamento pode ser muito poderoso e dar vida. O Senhor o projetou porque a família revela Sua natureza. Deus se revela como o Pai/Filho e Noivo em busca de uma noiva. Por causa disso, Satanás travou uma guerra implacável contra a família. Ele sabe que se pode destruir o casamento de um casal, pode causar grande dano à alma deles. E se houver crianças envolvidas, Satanás pode causar muito dano a suas mentes impressionáveis e corações moles. Devemos permanecer no amor e na graça de Deus e evitar que Satanás destrua nossas famílias.

As escrituras nos dão um entendimento muito claro sobre assuntos como casamento, divórcio e adultério. No entanto, muitos na igreja moderna estão distorcendo essas escrituras com suas próprias crenças para viver suas vidas como querem. Líderes e crentes torcem as escrituras para justificar seus pecados. Devemos voltar ao fundamento sólido da palavra de Deus. Continuar a se desviar de Sua palavra amorosa aumentará a destruição de famílias cristãs e deixará a igreja em um estado de divisão e dor.

Misericórdia e Graça

Houve um período na história da humanidade em que o Senhor permitiu que Seu povo se divorciasse (Deuteronômio 24:1-4). Ele permitiu isso por causa da dureza de coração deles (Mateus 19:7-8). Essas pessoas não tinham a opção de ter Deus morando dentro delas, e por isso ocorreram muitos divórcios. Visto que o divórcio era permitido pela lei, Deus não precisava acusar as pessoas de pecado. Já que Ele não tinha que acusar as pessoas de pecado, elas não tinham que enfrentar o julgamento sob a maldição da lei. Esta foi a misericórdia de um Deus amoroso.

Há uma alta porcentagem de divórcio entre os incrédulos hoje na América. Os incrédulos não têm poder dentro de si para cumprir uma aliança de casamento. Os cristãos, por outro lado, têm Cristo vivendo neles. Se for permitido a Cristo viver por meio deles, Ele certamente cumprirá a aliança do casamento. A questão é que muitos na igreja não estão se rendendo a Cristo e permitindo que Ele viva por meio deles. Portanto, a taxa de divórcio na igreja é quase tão alta quanto no mundo.

Requisitos justos

O Senhor não está satisfeito com o alto índice de divórcio entre Seu povo. Ele dá Sua graça que nos capacita a viver uma vida santa. Ele não dá Sua graça para abusar e cobrir nossa própria vida egocêntrica. O Filho de Deus não deve ser pisado ou o Espírito da graça desprezado (Hebreus 10:26-31). Quando o Senhor nos capacita a viver uma vida santa, Ele espera que permaneçamos nesse poder e vivamos santos. Ele não concorda conosco justificando nosso pecado e distorcendo Sua graça.

O Senhor nos disse que criou um homem e uma mulher para se casarem e se tornarem uma só carne, no princípio (Mateus 19:4-8). Ele também nos disse que odeia o divórcio: “Porque o SENHOR, Deus de Israel, diz que odeia o divórcio, porque cobre de violência as vestes”, diz o SENHOR dos Exércitos. “Portanto, guarda o teu espírito, para que não ajas perfidamente.”” (Malaquias 2:16 NKJV). Ele capacitou os crentes, por meio de Seu Espírito, a cumprir Seus padrões justos; mas a escolha é nossa.

Divórcio e adultério

“Também foi dito: ‘Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. e quem se casar com a repudiada comete adultério”. (Mateus 5:31-32 NKJV).

Biblicamente, há duas razões para um crente em Cristo se divorciar. A primeira é quando o marido ou a esposa comete o pecado de adultério contra o cônjuge. A palavra grega para imoralidade sexual também significa: prostituição, adultério, incesto e fornicação. A definição de adultério é: "relações sexuais voluntárias entre uma pessoa casada e alguém que não seja seu cônjuge legítimo". Se a esposa de um homem comete adultério, Cristo tem permissão para se divorciar dela. Acredito que o homem estaria perfeitamente justificado em se casar com outra mulher. Ele não quebrou seu convênio matrimonial e, portanto, não deveria sofrer penalidade ou disciplina. A mulher que cometeu adultério contra o marido não deve se casar com outro homem. Ela é culpada de adultério e, portanto, faria com que um homem cometesse adultério se ele se casasse com ela.

Se um homem se divorcia de sua esposa e o pecado de adultério não foi cometido por nenhuma das pessoas, então ele a levará a cometer adultério se ela se casar com outro homem. Jesus diz que se o divórcio for por qualquer motivo que não seja imoralidade sexual, então não seria um divórcio justificado. Portanto, se um marido decide se divorciar de sua esposa por qualquer motivo além do adultério, ele não está justificado. Se a mulher se casar novamente, ela comete adultério e faz com que seu novo cônjuge se torne adúltero. A mulher só poderia se casar novamente se o ex-marido morresse, e a liberasse da lei a que está vinculada (1 Coríntios 7:39, Romanos 7:1-3). Se o marido que se divorciou de sua esposa se casar novamente, então ele obviamente comete adultério e faz com que sua nova esposa também se torne adúltera.

“Então Ele lhes disse: “Qualquer que repudiar sua mulher e se casar com outra, comete adultério contra ela. E se uma mulher repudiar seu marido e casar com outro, ela comete adultério.” (Marcos 10:11-12 NKJV).

Os cristãos não têm permissão para se casar com alguém divorciado (com exceção de um crente cujo cônjuge cometeu adultério contra eles; pois Jesus afirma que o divórcio é legal). Se um crente se casa com uma pessoa divorciada, então cometeu adultério (que é imoralidade sexual), pois está se casando com o cônjuge de outra pessoa. O que Deus uniu, nenhum homem pode separar. Os homens são incapazes de separar o que Deus fez uma só carne. As próprias justificativas do homem não são motivos suficientes para o divórcio.

Um crente e um incrédulo

A segunda razão legal para um crente se divorciar é quando sua esposa é descrente e ela escolhe deixar e se divorciar de seu marido crente (ou se um marido descrente escolhe deixar sua esposa crente). Nesta situação, o crente estaria livre para se casar novamente. Observe que não é certo que o crente deixe ou se divorcie de seu cônjuge descrente. Isso seria contra o ensino das escrituras e considerado adultério.

“Agora aos casados eu ordeno, mas não eu, mas o Senhor: A esposa não se afaste de seu marido. Mas, ainda que ela se vá, que permaneça solteira ou reconcilie-se com o marido. E um marido não deve se divorciar de sua esposa. Aos demais, porém, digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher incrédula, e ela consente em viver com ele, não se separe dela. E a mulher que tem marido incrédulo, se ele estiver disposto a viver com ela, não se divorcie dele. Pois o marido incrédulo é santificado pela esposa, e a esposa incrédula é santificada pelo marido; caso contrário, seus filhos seriam impuros, mas agora eles são santos. Mas, se o incrédulo se afastar, que se afaste; um irmão ou uma irmã não está sob servidão em tais casos. Mas Deus nos chamou para a paz. Pois como você sabe, ó esposa, se salvará seu marido? Ou como você sabe, ó marido, se salvará sua esposa?” (I Coríntios 7:10-16 NKJV).

Também devemos observar que o Senhor não permite que dois cristãos divorciados se casem novamente com outras pessoas. Eles devem permanecer solteiros ou se reconciliar. Qualquer cristão que é divorciado e escolhe se casar com outra pessoa, que não seja seu cônjuge original, está se envolvendo em adultério. Isso é muito sério aos olhos do Senhor, e muitos na igreja têm levado Sua palavra levianamente. A igreja na América tem uma triste história de fazer tudo o que deseja, em vez do que o Senhor deseja. Infelizmente, isso prova que estamos vivendo por nossa própria vontade, e não pela vontade do Senhor.

Morte e novo casamento

Se o cônjuge de um crente morre, então esse crente está livre para se casar novamente de acordo com as escrituras:

“A mulher está sujeita à lei enquanto o marido viver; mas, se morrer o marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor”. (I Coríntios 7:39 NKJV).

adultério do coração

““Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não adulterarás’. Mas eu vos digo que qualquer que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.” (Mateus 5:27-28 NKJV).

Os olhos do coração ou nossa imaginação são muito poderosos e são uma porta de entrada para o reino espiritual. Podemos usá-los para o bem, como focar no Senhor e ver o céu. E podemos usar os olhos de nossos corações para o mal, como Jesus descreve. Se um homem olha para uma mulher para despertar sua luxúria e imagina como seria tê-la; ele então passa para o pecado. Ao imaginar ela e a si mesmo juntos em sua mente, ele realmente comete o pecado de adultério ou fornicação em seu coração. Se o homem não se arrepender desse pecado, ele acabará sendo entregue a poderes demoníacos que o levarão ao pecado literal de adultério ou fornicação. O pecado cometido no coração sempre se manifestará no natural quando se desenvolver plenamente. O mal incuba no coração até liberar uma manifestação de morte fora da pessoa no reino físico.

Se um crente está lutando com pensamentos sexuais descontrolados aos olhos de seu coração, é uma indicação muito boa de que ele precisa de libertação. Se um crente se recusa a acreditar na libertação bíblica ou se recusa a procurar ajuda; o problema provavelmente aumentará e levará a um pecado mais profundo. O pecado se multiplicará e se tornará ainda mais sombrio. Ele então se manifestará em plenitude e possivelmente colocará em perigo a vida eterna dos crentes no Céu.

A Maldição da Morte

“‘O homem que adulterar com a mulher de outro, aquele que adulterar com a mulher do seu próximo, o adúltero e a adúltera, certamente será morto.” (Levítico 20:10 NKJV)

Quando o adultério é cometido, a maldição da morte é lançada na vida de uma pessoa. Na verdade, o espírito da morte recebe o direito legal de entrar no crente. A lei ainda está em vigor e não foi destruída (Mateus 5:17-19). Devemos cumprir a lei andando no Espírito Santo. Se não andamos no Espírito, andamos segundo a carne e voluntariamente nos colocamos de volta sob a lei; e seu julgamento (Romanos 8:1-4 KVJ, Gálatas 5:13-18, Tiago 2:8-9).

Julgamento e Arrependimento

“Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não se iluda. Nem fornicadores, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais, nem sodomitas” (I Coríntios 6:9 NKJV).

Os cristãos que não se arrependeram de seu adultério não herdarão o reino de Deus. A definição de herdar é: "receber como parte de alguém; entrar na posse de." Qualquer adúltero que não se arrepender quando morrer, não entrará na posse do reino de Deus. Este é um julgamento muito medroso e útil.

Os crentes têm a oportunidade de se arrepender e ter seus pecados perdoados. Deve-se estar verdadeiramente arrependido de seu pecado. Então, devido à tristeza de ferir o Senhor e outras pessoas, confesse seu pecado de adultério diante do Senhor. Depois disso, o cristão deve pedir ao Senhor que perdoe seu pecado. Se o crente for genuíno, o pecado será perdoado e lavado pelo sangue de Jesus. Neste ponto, o cristão precisará quebrar a maldição de sua vida. Eles devem assumir autoridade sobre a maldição em nome de Jesus e ordenar que a maldição seja quebrada. Depois disso, o crente será liberto do pecado de adultério e da maldição de um adúltero.

Divórcio e Liderança

“Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar”; (I Timóteo 3:2 NKJV).

Os homens não têm permissão para fazer parte do presbitério em uma igreja se tiverem tido mais de uma esposa ilegalmente. Lembre-se, se a esposa de um homem morrer ou se ela cometer adultério com ele, e ele se casar novamente; isso não seria considerado ilegal e ele poderia ser um bispo. Observemos que um bispo, superintendente, ancião e superintendente são todos a mesma coisa de acordo com as palavras gregas usadas nas escrituras. Este ofício é simplesmente a liderança da igreja em uma cidade ou região composta por apóstolos, profetas e mestres. O ensino completo sobre isso pode ser estudado neste artigo: "A Igreja Apostólica".

Um líder que cometeu adultério ainda pode funcionar dentro da igreja da cidade em seu dom, mas o líder não pode ser um presbítero ou supervisor (um dos principais pilares da igreja como Tiago, Pedro e João estavam em Jerusalém). Isso pode soar duro, mas não depende de nosso critério. O Senhor tomou a decisão e a colocou em Sua palavra. Ter mais de uma esposa inclui ter várias esposas ao mesmo tempo ou simplesmente ter mais de uma esposa legal em momentos diferentes.

Houve líderes de "grande nome" na igreja carismática que simplesmente se divorciaram de suas esposas e se casaram com outra. Este é um mau exemplo para qualquer crente que admira esses líderes e pode ser devastador para os novos crentes. Esse é o tipo de egoísmo que destrói crianças, famílias e cristãos imaturos. Também dá ocasião para que os inimigos do Senhor blasfemem. Não importa quão ungida seja uma pessoa, o Senhor não se agrada de um líder que comete adultério. Presentear não é um sinal da aprovação de Deus; é simplesmente um presente dado por um favor imerecido. Os líderes não estão acima da lei. Na verdade, eles deveriam liderar pelo exemplo e estabelecer o padrão.

Se um líder decidir cometer adultério, a última coisa que ele deve fazer é se defender e tentar justificar seu pecado. Transferir a culpa não é arrependimento. Eles devem ser honestos e assumir a responsabilidade por suas ações. Então o líder deve se submeter a um processo de restauração de um ministro de confiança. O Senhor determinará se o líder retornará ao ministério ou não, e o momento. Líderes que se divorciam e continuam no ministério como se nada tivesse acontecido, devem ser evitados como uma praga. Eles estão andando na ilegalidade e são guiados por sua vida própria; não a vida do Senhor. Esses líderes só levarão os crentes a si mesmos, não a Cristo. Os cristãos podem ficar presos indefinidamente em um deserto espiritual se estiverem sob o ministério de um desses líderes. A morte espiritual espera.

Violência

“Mas ninguém fez isso que tem um remanescente do Espírito. E o que ele fez enquanto buscava uma descendência piedosa? Cuidado, pois, com o teu espírito, e que ninguém trate traiçoeiramente contra a mulher da tua mocidade. “Pois eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel, “e aquele que cobre suas vestes com injustiça e violência”, diz o Senhor dos Exércitos. “Portanto, vigie o seu espírito, para que você não aja perfidamente [com sua esposa].”” (Malaquias 2: 15-16 AMP)

O Senhor odeia a violência, o mal, a crueldade ou a injustiça que um homem ou uma mulher comete contra seu cônjuge. Cônjuges que sofrem violência ou crueldade devem agir com sabedoria divina e se separar de seu cônjuge, para que não sofram violência física ou danos emocionais profundos. Então essas vítimas devem buscar o Senhor sobre o que fazer a seguir. O Senhor conduzirá e guiará cada pessoa à Sua maneira única, porque cada situação é diferente. O Senhor pode levar uma pessoa a receber aconselhamento. Ele pode usar uma separação para fazer com que o cônjuge agressor se arrependa do pecado e, assim, restaurar o casamento.

O Senhor também pode usar uma separação para forçar um divórcio legal. Por exemplo: uma mulher se separa do marido porque ele é fisicamente abusivo e ela precisa se proteger. Durante a separação, o marido tem um caso e comete adultério. O marido agora deu à esposa uma base legal para o divórcio, na qual ela estaria livre para se casar novamente. Este é apenas um exemplo de como o Senhor pode livrar e proteger Seus amados filhos de uma situação muito ruim e perigosa. Ele pode forçar certos problemas a serem resolvidos e libertar os cativos.

deturpação

Existem situações na vida que não são preto no branco. É possível que o inimigo engane as pessoas para que se casem, a fim de impedir que uma pessoa se case de acordo com a vontade de Deus. Se o inimigo conseguir que um crente se case com a pessoa errada, ele pode impedir o chamado de Deus na vida de uma pessoa e fazer com que sua vida seja cheia de turbulência e miséria. Satanás usará vasos para enganar os crentes imaturos ou fracos, a fim de prendê-los em uma prisão de escravidão durante a maior parte de suas vidas. Labão agiu com um espírito enganador quando enganou Jacó para que se casasse com Lia:

“Finalmente, Jacó disse a Labão: “Dê-me minha esposa, pois meu tempo [de serviço] está completo, para que eu possa tomá-la para mim [como minha esposa].” Então Labão reuniu todos os homens do lugar e preparou uma festa [de casamento] [com vinho]. À tarde, porém, tomou Léia, sua filha, e a trouxe a Jacó, e Jacó entrou para [consumar o casamento com] ela. Labão também deu Zilpah sua serva para sua filha Lia como empregada doméstica. Mas pela manhã [quando Jacob acordou], era Leah [que estava com ele]! E ele disse a Labão: “O que é isso que você me fez? Eu não trabalhei para você [por sete anos] para Rachel? Por que você me enganou e me traiu [assim]?”” (Gênesis 29:21-25 AMP)

Jacó pensou que estava se casando com uma pessoa, mas o inimigo o enganou e ele realmente se casou com outra. Eu sei de uma mulher que foi enganada pelo inimigo para se casar com um homem muito mais velho (27 anos). Ela era muito jovem na fé e em uma situação financeira ruim. O homem a enganou e mentiu sobre muitas coisas. Ele se aproveitou de sua juventude e a pressionou a morar com ele e se casar com ele rapidamente. Assim que a mulher se casou com ele, ela descobriu que ele não era quem dizia ser. Ele mentiu sobre sua saúde porque estava com problemas de saúde. Ele mentiu sobre sua situação financeira, pois estava realmente endividado e incapaz de trabalhar. O homem também enganou a mulher fazendo-a acreditar que ele poderia ter intimidade com ela (dando-lhe assim filhos) quando ele não podia. Após sete anos de casamento, nada mudou. O marido não se arrependeu nem se voltou para Deus de forma alguma. A esposa permanece presa em uma cela de prisão com sua juventude definhando. O casamento do casal foi fundado em mentiras e enganos, não em verdade e retidão.

Esta é uma situação do mundo real para a qual não há respostas fáceis. Precisamos operar na sabedoria e no conselho do Senhor para que possamos navegar em situações complexas como essas. Há uma série de perguntas que uma situação como essa traz à tona. Se a mulher foi imatura, não entendeu e foi completamente enganada pelo inimigo; até que ponto ela é responsável, aos olhos de Deus, pela aliança do casamento? O Senhor realmente os uniu ou foi o inimigo? Se os dois não podem realmente se tornar uma só carne por meio da intimidade, e o casamento não pode ser consumado; é um casamento legalizado aos olhos de Deus (especialmente porque o homem mentiu sobre sua capacidade de ser íntimo)? O Senhor considera o convênio do casamento nulo se for baseado em maldade, mentiras, engano, falsidade e deturpação?

Uma definição de declaração falsa é: “Uma declaração falsa é uma declaração falsa de um fato relevante feita por uma parte que afeta a decisão da outra parte em concordar com um contrato. Se a declaração falsa for descoberta, o contrato pode ser declarado nulo e, dependendo da situação, a parte prejudicada pode pedir indenização.”

Nossos próprios sistemas legais terrenos têm proteções justas e legais contra o mal e a injustiça de deturpar a verdade. Portanto, o tribunal superior perfeitamente justo do Céu não teria um julgamento perfeito em questões como essas? Quantos de nós fomos poupados de situações malignas e de estarmos presos em uma cela de prisão pela graça de Deus? A graça de Deus não deve ser mal utilizada para continuar em um estilo de vida pecaminoso destrutivo. No entanto, a graça de Deus tem um propósito. É para nos ajudar quando fazemos escolhas horríveis que podem arruinar nossa vida terrena e atrapalhar nosso chamado eterno. A graça de Deus é dada para nos libertar das celas da prisão de engano e escravidão, mesmo quando estamos lá por nossas próprias escolhas tolas. Jesus libera graça e misericórdia para libertar todos os cativos.

Existem situações anormais para as quais não podemos dar respostas padrão. Certas situações devem ser levadas perante os tribunais do Céu até que um decreto justo seja dado. Jesus é aquele de quem devemos ouvir quando uma situação incomum se apresenta. Jesus não é como os líderes religiosos, que colocariam fardos pesados sobre os homens (que eles mesmos não poderiam cumprir). Jesus julga de maneira correta e justa, e Ele nos conduzirá à verdade.

Conclusão

Se um cristão cometeu adultério, sempre há misericórdia aos pés de Jesus para aqueles que estão verdadeiramente arrependidos. O Senhor pode fazer novas todas as coisas. Ele pode lavar o pecado de adultério para que não haja vergonha ou condenação quando alguém ouve o assunto sendo discutido. Se um crente foi perdoado, mas ainda se sente envergonhado e condenado; eles não estão totalmente curados ou livres. Jesus pode trazer a plenitude desta libertação se Ele for procurado diligentemente.

Estamos vivendo nos últimos dias quando as pessoas estão dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios. Muitos cristãos não querem a verdade, eles simplesmente querem que seus ouvidos façam cócegas. Durante esses tempos perigosos, devemos nos apegar à verdade na palavra de Deus. Devemos nos aproximar da própria Verdade e conhecê-lo como nunca antes. Devemos absolutamente conformar-nos a Ele e à Sua palavra; e não tentar fazer com que Ele e Sua palavra se conformem a nós ou à nossa própria vontade. Seus caminhos para o casamento são puros e santos. Devemos amar e aceitar Sua justa lei de amor.

-Ty Unruh (2016)