Compreendendo a Autoridade: As Chaves do Reino

É extremamente importante que entendamos a autoridade que nos foi conferida por Cristo para que possamos ser eficazes para o Reino de Deus. Para entender a autoridade de “Cristo em nós”, devemos primeiro entender a autoridade em que Jesus operou enquanto estava na terra. Muitos ensinam que Jesus operou em Seu próprio poder e autoridade durante Seu ministério terreno porque Ele é Deus e o Filho de Deus. No entanto, as escrituras mostram que Jesus operou em poder e autoridade como um homem capacitado por Deus, não como Deus Todo-Poderoso (que Ele é Deus Todo-Poderoso). Este artigo dará uma explicação detalhada das escrituras do ministério de Jesus capacitado pelo Espírito Santo, conforme Ele operou na autoridade conferida por Seu Pai.

Divindade

Jesus é Deus e quando Ele veio à terra Ele assumiu um corpo natural. Ele era (é) totalmente Deus e também se tornou totalmente homem. Quando Jesus se tornou um homem natural, Ele (temporariamente) desistiu de Sua onipresença, onipotência e onisciência, mantendo Sua natureza divina em caráter e conduta em todos os momentos e em todas as coisas.

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus [olhar para Ele como seu exemplo de humildade altruísta], que, embora existisse na forma e essência imutável de Deus [como Um com Ele, possuindo a plenitude de todo o divino atributos - toda a natureza da divindade], não considerou a igualdade com Deus uma coisa a ser apreendida ou afirmada [como se Ele já não a possuísse ou tivesse medo de perdê-la]; mas esvaziou-se [sem renunciar ou diminuir Sua divindade, mas apenas temporariamente desistindo da expressão externa da igualdade divina e de Sua dignidade legítima] assumindo a forma de servo e tornando-se semelhante aos homens [Ele tornou-se completamente humano mas era sem pecado, sendo totalmente Deus e totalmente homem]. Depois que Ele foi encontrado em [nos termos de Sua] aparência externa como homem [por um tempo divinamente designado], Ele se humilhou [ainda mais] tornando-se obediente [ao Pai] até a morte, e morte de cruz. .” (Filipenses 2:5-8 AMP)

Jesus voluntariamente escolheu sofrer por nossa causa. Ele permitiu ser rejeitado, abusado, maltratado, falado mal, ridicularizado, cuspido, espancado e morto. Ele se tornou Sua própria criação, que se afastou Dele, a fim de salvar aquela criação. O amor e a humildade necessários para o Deus eterno entrar em um vaso de carne e andar entre nós estão além da compreensão total.

Onipresença

Deus está presente em todos os lugares ao mesmo tempo. No entanto, quando Jesus se humilhou e entrou em um corpo humano, Ele voluntariamente desistiu de Sua onipresença. Ele estava presente apenas em um local de cada vez. Jesus desistiu temporariamente dessa expressão externa de Sua igualdade divina com o Pai e o Espírito Santo. Jesus temporariamente desistiu de Sua dignidade legítima por nossa causa, para que Ele pudesse se tornar um sacrifício por nossos pecados. Durante os 33 anos e meio que Jesus esteve na terra, Ele obviamente não foi onipresente. O Pai e o Espírito Santo ainda eram onipresentes durante esse período. Jesus escolheu limitar Seu próprio poder e, como Deus, Ele pode fazer o que quiser.

Jesus ainda podia visitar o Pai Celestial por meio de Seu espírito deixando Seu corpo físico e sendo arrebatado para o Céu como Paulo escreveu (2 Coríntios 12:2-4). A seguinte escritura indica esta realidade:

Ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, isto é, o Filho do homem que está no céu. (João 3:13 NKVJ)

Jesus desceu do Céu para habitar em um corpo físico limitado, mas estava no Céu com o Pai (às vezes). Jesus demonstrou como andar no Espírito como Paulo e João experimentaram (Apocalipse 1:10).

Onipotência

Jesus tem poder e autoridade infinitos. No entanto, enquanto estava na terra, Ele estabeleceu esse poder e autoridade e operou apenas pela autoridade do Pai e pelo poder do Espírito Santo. Um dos motivos pelos quais Ele fez isso foi modelar o que Seus discípulos poderiam fazer se estivessem sujeitos à vontade e ao propósito do Pai. Jesus não operou em Seu próprio poder e autoridade, como as escrituras provam claramente:

“como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”. (Atos 10:38 NKJV)

Se Jesus tivesse mantido Sua onipotência, Ele não precisaria ser ungido pelo Pai com o Espírito Santo e poder, a fim de curar os enfermos e expulsar os demônios. Existem denominações inteiras que ignoram esta escritura e acreditam que Jesus fez milagres porque Ele é Deus. Jesus é Deus, mas Ele não fez milagres porque Ele é Deus. Jesus fez milagres como um homem ungido com o Espírito Santo pelo Pai. Jesus é nosso Mestre e nosso exemplo para todo o ministério. Jesus não pregou, curou os enfermos ou realizou milagres até depois de ser cheio do Espírito (Lucas 4:1) e capacitado pelo Espírito:

“Então Jesus voltou no poder do Espírito para a Galileia, e notícias dele correram por toda a região circundante. E ensinava nas sinagogas deles, sendo por todos glorificado”. (Lucas 4:14-15 NKJV)

Jesus foi tão longe ao dizer que Ele não poderia nem mesmo fazer milagres sem o Pai dizer ou mostrar a Ele para fazê-los:

“Então Jesus lhes respondeu, dizendo: “Eu garanto a vocês e digo com toda a solenidade que o Filho nada pode fazer por si mesmo [por sua própria vontade], a menos que seja algo que ele veja o Pai fazer; pois tudo o que o Pai faz, o Filho [por sua vez] também o faz da mesma maneira”. (João 5:19 AMP)

Visto que Jesus voluntariamente entregou Seu poder como a Divindade eterna, Ele não poderia nem mesmo curar a febre de alguém, a menos que o Pai estivesse curando a febre dessa pessoa. Jesus às vezes não podia fazer milagres porque o Pai não estava permitindo que Ele:

“E Ele não pôde fazer nenhum milagre ali [por causa de sua incredulidade], exceto que Ele impôs Suas mãos sobre alguns enfermos e os curou. Ele se surpreendeu com a incredulidade deles. E Ele andava pelas aldeias ensinando.” (Marcos 6:5-6 AMP)

Obviamente o Pai poderia ter feito milagres entre o povo se Ele quisesse. Ele é Deus e Deus pode fazer o que quiser. Deus pode fazer milagres mesmo que as pessoas sejam incrédulas. Porém, como o povo era incrédulo, o Pai não quis fazer milagres entre eles. Portanto, Jesus não podia fazer milagres porque Ele só podia fazer o que o Pai estava fazendo.

A tentação

A tentação de Jesus por Satanás girava principalmente em torno de um tema: “Faça algo em seu próprio poder e autoridade, separado do que o Pai está fazendo.” Satanás sabia que se ele pudesse fazer Jesus agir independentemente do Pai, a Divindade estaria fora de unidade e a missão de Jesus seria malsucedida:

“por quarenta dias, sendo tentado pelo diabo. E Ele não comeu nada durante aqueles dias, e quando eles terminaram, Ele estava com fome. Então o diabo lhe disse: “Se tu és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão”. Jesus respondeu-lhe: “Está escrito e para sempre está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem’” (Lucas 4:2-3).

Então ele conduziu Jesus a Jerusalém e o colocou no pináculo (ponto mais alto) do templo, e disse [zombeteiramente] a Ele: “Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo; (Lucas 4:9)

O pai não estava transformando pedras em pão, então Jesus não retirou Seu poder e fez algo que o Pai não estava fazendo. Se Ele fosse um Filho obediente, Ele só poderia fazer o que Seu Pai estava fazendo. Satanás usou a fome de Jesus para tentar fazer com que Jesus agisse independentemente do Pai. Satanás também tentou fazer com que Jesus agisse independentemente do Pai, persuadindo Jesus a se jogar do templo, para que os anjos o salvassem e todos vissem que ele era o Messias. Mas esse não era o plano do Pai, e se Jesus tivesse feito isso, Ele teria quebrado a unidade com o Pai e estaria fora da vontade do Pai.

Para carregar a verdadeira autoridade como homem, a pessoa deve estar completamente submetida à vontade de Deus - e usar essa autoridade apenas para o que Deus está fazendo. Como homem, Jesus modelou isso para nós. Se a autoridade de Deus for usada da maneira que o homem quiser, grande mal e tragédia ocorrerão. A chave para a liberação da autoridade é a negação de nossa própria vida ao participar da vida crucificada e seguir nosso Mestre Jesus. Devemos aprender com Jesus a ficar sob a mão de Deus e usar a autoridade somente quando Deus nos mostra, nos conduz ou nos diz para fazê-lo.

Autoridade

Enquanto curar os enfermos é em grande parte uma questão de poder, expulsar demônios e perdoar pecados é principalmente uma questão de autoridade. De acordo com as próprias palavras de Jesus em João 5:19, Ele só poderia expulsar demônios e perdoar o pecado de uma pessoa se o Pai estivesse mostrando ou dizendo a Ele para fazer isso. Novamente Jesus nos diz:

“Não posso fazer nada por minha própria iniciativa ou autoridade. Assim como ouço, julgo; e Meu julgamento é justo (justo, correto, imparcial), porque não procuro minha própria vontade, mas somente a vontade daquele que me enviou”. (João 5:30 AMP)

“Mas [Satanás está vindo e] eu faço como o Pai me ordenou, para que o mundo saiba (se convença) que amo o Pai e que faço apenas o que o Pai me instruiu a fazer. [Eu ajo de acordo com Suas ordens.]….” (João 14:31 AMPC)

Jesus não podia fazer nada por sua própria autoridade. Jesus não curou uma pessoa, expulsou um demônio ou perdoou um pecado por sua própria autoridade. O Pai emitiria uma decisão ou julgamento do Céu e Jesus então repetiria essa decisão na terra (e seria feito na terra como é no Céu). Se o pecado de uma pessoa precisava ser perdoado antes que ela pudesse ser curada, Jesus ouviu a decisão do Pai e a repetiu. Quando Ele repetia, a autoridade do Pai era liberada e o pecado de uma pessoa era perdoado (e seu corpo curado):

“Trouxeram-Lhe um homem paralítico, deitado numa maca. Vendo a fé [ativa] deles [nascida da confiança Nele], Jesus disse ao paralítico: “Não tenha medo, filho; seus pecados estão perdoados [a pena foi paga, a culpa removida e você foi declarado justo diante de Deus]”. E alguns dos escribas disseram a si mesmos: “Este homem blasfema [por reivindicar os direitos e prerrogativas de Deus]!” Mas Jesus, conhecendo seus pensamentos, disse: “Por que vocês pensam mal em seus corações? Pois o que é mais fácil dizer: 'Seus pecados estão perdoados e a penalidade paga' ou dizer: 'Levante-se e ande'? [Ambos são possíveis para Deus; ambos são impossíveis para o homem.] Mas para que você saiba que o Filho do Homem tem autoridade e poder na terra para perdoar pecados” - então Ele disse ao paralítico: “Levante-se, pegue sua maca e vá para casa”. E ele se levantou e foi para casa [curado e perdoado]. As multidões, vendo isso, ficaram atemorizadas e glorificavam a Deus e louvavam aquele que dera tal autoridade e poder aos homens”. (Mateus 9:2-8 AMP)

Quando Deus dá autoridade a alguém, ocorre uma manifestação do poder de Deus. O povo louvou a Deus quando viu que a autoridade foi dada aos homens (neste caso Jesus). Esse versículo foi estrategicamente colocado na Bíblia pelo Espírito Santo por uma razão. Os líderes religiosos ficaram ofendidos porque Deus daria a um homem autoridade na terra para perdoar pecados. Jesus demonstrou a eles que não é mais difícil para Deus dar autoridade para perdoar pecados do que para Deus dar autoridade para operar um milagre.

Jesus não estava perdoando os pecados do homem por Sua própria autoridade. Ele estava apenas dizendo o que ouviu o Pai dizer. O Pai disse a Jesus que os pecados do homem estavam sendo perdoados no Céu, e Jesus disse: “Seus pecados estão perdoados”. Jesus não disse: “Eu perdôo os seus pecados”. Ele não disse “eu” porque estava apenas operando sob a autoridade conferida pelo Pai e declarando o que o Pai estava fazendo. Devemos aceitar Jesus em Sua palavra e crer no que Ele nos disse. Ele disse que não poderia fazer nada por Sua própria autoridade (João 5:30).

Para nós, acreditar que Jesus perdoou os pecados deste homem e o curou com base na autoridade de Jesus como Deus é não acreditar no que Jesus nos diz nas escrituras. Não crer em Jesus é pecado. Somente pela autoridade do Pai e Jesus concordando com o que o Pai estava fazendo, o homem em Marcos capítulo 9 foi perdoado e curado. Observe que Jesus se referiu a si mesmo como “o Filho do Homem” e não “o Filho de Deus” em Marcos 9:2-8. Jesus estava nos mostrando que essa autoridade havia sido concedida a Ele como homem e que não era Ele como ‘o Filho de Deus’ operando nessa autoridade (embora Ele sempre tenha sido o Filho de Deus).

Para o Deus que falou e criou os mundos, isso foi uma pequena quantidade de poder e autoridade sendo demonstrados. Por exemplo, se o Senhor deseja que um homem abra um oceano e diz ao homem para falar; isso vai acontecer. Se o Senhor der autoridade a alguém e disser a essa pessoa para ordenar que uma montanha seja levantada e lançada ao mar, isso acontecerá. Para um Deus que tem poder e autoridade ilimitados, realizar um milagre ou perdoar um pecado é fácil para Ele. O que importa é o que Ele quer e o que Ele diz. Nada é impossível para Deus.

Jesus não apenas perdoou pecados em várias ocasiões quando o Pai o orientou a fazê-lo, mas também deu autoridade a Seus discípulos para fazê-lo:

“Então Jesus lhes disse novamente: “Paz a vocês! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E, tendo dito isso, soprou sobre eles e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Se perdoardes os pecados de alguns, são-lhes perdoados; se retiverdes os pecados de alguns, serão retidos.” (João 20:21-23 NKJV)

Esta é uma escritura muito clara de autoridade conferida. Jesus deu essa autoridade a Seus mensageiros antes, e Ele pode e vai dá-la novamente. Ele escolhe a quem dá essa autoridade e pode fazer o que quiser. Obviamente ninguém pode perdoar o pecado de uma pessoa senão Deus, assim como ninguém pode curar um aleijado senão Deus. Quando um ministro recebe essa autoridade de Jesus, ele ou ela deve permanecer sob a mão do Espírito Santo. O Espírito então orienta esses discípulos a curar os enfermos, expulsar um demônio ou ressuscitar os mortos. O discípulo só pode fazer o que o Senhor está fazendo, pois um discípulo não pode fazer nada por si mesmo. Um milagre é liberado, um pecado perdoado, um cadáver ressuscitado ou um demônio é expulso; quando um discípulo (que recebeu autoridade) vê o que Jesus está fazendo e age em obediência à Sua vontade.

Se desejarmos ressuscitar alguém dentre os mortos e orarmos para que o morto seja ressuscitado, essa pessoa não será ressuscitada dentre os mortos. Se o Senhor deseja ressuscitar alguém dentre os mortos, então uma pessoa ressuscitará dentre os mortos quando concordarmos com o Senhor e orarmos. O mesmo acontece com o perdão do pecado. Se um homem vem a um sacerdote e confessa seus pecados, mas não se arrepende em seu coração, o sacerdote pode dizer que os pecados do homem estão perdoados, mas o Senhor não perdoou realmente o pecado. Este seria um exemplo de como esta autoridade é mal compreendida e mal utilizada por alguns na igreja.

Onisciência

Jesus agora tem conhecimento, consciência e compreensão completos e ilimitados. No entanto, quando Ele veio à terra, Ele desistiu temporariamente de Seu conhecimento ilimitado, como mostram as escrituras:

“Então Ele pegou o cego pela mão e o levou para fora da cidade. E, cuspindo-lhe nos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe se via alguma coisa”. (Marcos 8:23 NKJV)

Enquanto o Deus onisciente não teria que perguntar a um cego como ele estava vendo, Jesus tinha que perguntar. Ele teve que perguntar porque não sabia se o homem estava vendo alguma coisa. Aqui está outro exemplo de Jesus tendo que fazer uma pergunta para a qual Ele não sabia a resposta:

“Jesus perguntou-lhe, dizendo: “Qual é o teu nome?” E ele disse: “Legião”, porque muitos demônios haviam entrado nele”. (Lucas 8:30 NKJV)

Jesus fez ao demônio uma pergunta que Ele não sabia e recebeu uma resposta. Claramente, se Jesus soubesse o nome do demônio, Ele não precisaria perguntar. Esta escritura prova que Ele desistiu de Sua capacidade de saber tudo enquanto estava na terra. Jesus demonstrou como um homem deve andar nesta vida ao receber revelação e conhecimento do Espírito Santo. Devemos ouvir e ver o que o Senhor está fazendo para que possamos viver pela revelação divina. Jesus foi perfeito ao fazer isso porque Ele não tinha pecado. Somos imperfeitos em seguir o exemplo de Jesus porque temos uma natureza pecaminosa a vencer. Independentemente disso, ainda devemos seguir o exemplo de nosso Mestre como Seus discípulos e fazer o possível para adquirir revelação divina e conhecimento do Espírito Santo.

Um último exemplo:

“Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, senão somente meu Pai.” (Mateus 24:36 NKJV)

Enquanto Jesus estava na terra, Seu conhecimento era limitado. No entanto, Sua onisciência agora está restaurada, pois Ele está de volta ao Seu trono no Céu. Se Jesus não soubesse o dia e a hora de Sua vinda (agora), então Ele não seria um Deus onisciente (e nós sabemos que Ele é um Deus onisciente). Jesus estabeleceu Seu conhecimento legítimo como a Divindade eterna enquanto estava na terra para cumprir o plano da Divindade, e é por isso que Ele não sabia a hora de Seu retorno quando a escritura acima foi registrada.

Poder e autoridade conferidos

Jesus modelou um ministério de um homem totalmente submetido à vontade e propósito de Deus. Ele foi obediente até a morte. Podemos seguir o Senhor a esta magnitude para que possamos receber o poder e a autoridade do Pai? Vamos ceder ao Senhor para que possamos ser ungidos com o Espírito Santo e poder? Não recebemos poder e autoridade porque lemos sobre isso na Bíblia. Recebemos isso porque nos submetemos a Jesus e O seguimos como discípulos. A liberação de poder e autoridade vem do relacionamento, não do nosso conhecimento da Bíblia. Seguiremos a Jesus a tal ponto que Cristo fará grandes obras por nosso intermédio?

“Você não acredita que eu estou no Pai e o Pai em mim? As palavras que vos digo, não as digo por minha própria autoridade; mas o Pai que habita em mim faz as obras. Acredite em mim que estou no Pai e o Pai em mim, ou então acredite em mim por causa das próprias obras. “Em verdade, em verdade vos digo: aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço; e maiores obras do que estas fará, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu o farei”. (João 14:10-14 NKJV)

Mais uma vez, Jesus explica claramente que Ele não estava realizando as obras de poder. O Pai, que vivia em Jesus, fazia as obras. O Pai em Jesus estava perdoando o pecado, curando os enfermos e ressuscitando os mortos. E se seguirmos Jesus como Jesus seguiu o Pai, então Jesus fará maiores obras através de nós do que Ele fez enquanto estava na terra. Antes que as obras maiores possam ser liberadas, devemos entender que Jesus é Aquele que faz as obras através de nós. As obras serão maiores porque Ele agora está escolhendo fazer obras maiores. Jesus fará obras maiores por meio daqueles discípulos que darão a Ele o crédito, a glória e a honra pelas obras (como Ele deu crédito ao Pai). Sejamos uma geração que nega nossa própria fama, glória e reconhecimento e garante que Jesus receba a recompensa por Seus sofrimentos.

Devemos ter uma revelação de Cristo em nós. Cristo em nós é Aquele que tem autoridade para curar os enfermos ou expulsar demônios. Muitos cristãos não parecem acreditar que Deus está neles para esse propósito ou talvez dessa maneira, nem entendem completamente o conceito de sermos uma nova criação. Os crentes podem ter “conhecimento intelectual” de que Deus vive neles, mas muitos não têm a “revelação” dessa verdade em seu homem interior. Cristo em nós pode fazer tudo o que Ele deseja fazer se formos humildes o suficiente para nos submeter à Sua vontade e caminhos. Jesus, andando na terra como homem, submeteu-se ao Pai (que habitava em Jesus). Então o Pai fez todas as obras que ocorreram ao longo do ministério de Jesus. Esta não é minha teologia, são as palavras de Jesus.

Aqueles que realmente acreditam nas palavras de Jesus farão obras maiores do que Jesus. Devemos crer em Jesus, mas é mais do que isso. Devemos acreditar que Ele vive em nós e que Ele está fazendo as obras através de nós. Quando compreendermos verdadeiramente a nova criação e a Divindade eterna vivendo em nós, agiremos na fé e na confiança que Jesus demonstrou em relação ao nosso Pai. Amar a Deus por meio da obediência é o pré-requisito para que o Pai e o Filho vivam em nós e liberem as obras por meio de nós:

Jesus respondeu: “Se alguém [realmente] me ama, guardará a minha palavra (ensinamento); e meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos nele morada. (João 14:23 AMP)

Se não formos a morada do Pai e do Filho, as obras do poder e da autoridade de Deus não serão realizadas por nosso intermédio. ‘Grandes obras’ só serão realizadas quando estivermos cumprindo João 14:23 e João 14:12. Devemos ter realidade e crença. Deus vivendo em nós em plenitude de Vida e fé libera as ‘obras maiores’ de poder.

As Duas Testemunhas

O Pai liberará parte da maior autoridade que Ele já deu ao homem neste final desta era. Ele dará poder a Suas duas testemunhas para que o fogo realmente saia de suas bocas e mate seus inimigos. Aparentemente, há uma transição de como Jesus ensinou a tratar nossos inimigos em Seu ‘sermão da montanha’, para como os inimigos do povo de Deus serão tratados nos últimos anos desta era. Devemos estar cientes da transição que está chegando. Precisamos estar de acordo com Deus enquanto Ele faz a transição, assim como foi necessário quando Ele fez a transição do período da Antiga Aliança para o período da Nova Aliança. Deixar de fazer a transição com Deus, pois Sua vontade muda em um futuro próximo, colocará os crentes lutando contra a vontade de Deus, o que é um lugar assustador para se estar.

E darei autoridade às minhas duas testemunhas, e elas profetizarão por mil e duzentos e sessenta dias (quarenta e dois meses; três anos e meio), vestidas de saco”. Estas [testemunhas] são as duas oliveiras e os dois candelabros que estão diante do Senhor da terra. E se alguém quiser feri-los, fogo sai de sua boca e devora seus inimigos; então, se alguém quiser prejudicá-los, deve ser morto dessa maneira. Estas [duas testemunhas] têm poder [de Deus] para fechar o céu, para que não chova durante os dias em que profetizarem [a respeito do julgamento e salvação]; e eles têm poder sobre as águas (mares, rios) para transformá-los em sangue e para ferir a terra com todo tipo de praga, quantas vezes quiserem. (Apocalipse 11:3-6)

Essas testemunhas receberão autoridade para liberar alguns dos maiores julgamentos já vistos na Terra. Eles operarão em um nível de autoridade semelhante ao de Moisés e Elias, exceto que os julgamentos serão liberados 'sempre que quiserem'. Obviamente, essas testemunhas estarão sob a mão do Senhor e farão apenas o que O virem fazendo. Se ficarmos ofendidos com a autoridade que Jesus concede a Seus discípulos em João 20:21-23, quão ofendidos ficaremos quando as duas testemunhas clamarem por pragas terríveis sobre a terra? O Senhor quer nos preparar agora para a liberação de Sua autoridade para que não sejamos ofendidos.

Governando com Cristo

Ao que vencer, e ao que guardar até o fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações. Ele as regerá com cetro de ferro, despedaçando-as como vasos de barro, como também recebi de meu Pai; (Apocalipse 2:26-27 WEBUS)

Ao que vencer, dar-lhe-ei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono. (Apocalipse 3:21 WEBUS)

Os crentes que aprenderam a administrar a autoridade de Deus nesta vida receberão grande autoridade na era vindoura. Se não pudermos vencer este mundo enquanto manejamos adequadamente a autoridade delegada, não seremos encarregados de sentar no trono de Cristo e governar as nações. Se passarmos nos testes desta era, o Senhor nos dará autoridade sobre as nações na Era do Milênio vindoura. A fim de receber essa autoridade sobre as nações, devemos mostrar que podemos lidar com certa medida de autoridade nesta era. Se fizermos mau uso da autoridade, não nos serão confiadas barras de ferro para governar as nações com Cristo. Se tivermos medo até mesmo de receber autoridade delegada nesta era, não teremos a oportunidade de passar nos testes para que possamos governar e reinar com Cristo na terra por mil anos. A autoridade não nos será dada na próxima era, a menos que passemos nos testes desta era. O Senhor não dá autoridade a crianças não testadas para governar nações. Ele o dá a filhos e filhas maduros que foram provados.

Chaves de Autoridade

Eu te darei as chaves (autoridade) do reino dos céus; e tudo o que ligares [proibir, declarar impróprio e ilegal] na terra [já] terá sido ligado no céu, e tudo o que desligares [permitir, declarar legal] na terra terá [já] sido desligado no céu.” (Mateus 16:19 AMP)

Quando o Senhor tornar este versículo uma realidade para um de Seus discípulos, essa pessoa terá autoridade para ligar (na terra) as coisas que foram ligadas no Céu, ou liberar (na terra) aquelas coisas que foram liberadas no Paraíso. Esta é a autoridade que Jesus operou e liberou para Seus apóstolos e alguns discípulos. Esta é a essência de ver o que o Pai está fazendo e declará-lo na terra para que aconteça. A menos que essa autoridade seja dada pessoalmente pelo Senhor, uma pessoa não tem essa autoridade. Assim como Pedro não o tinha até que o Senhor pessoalmente o deu a ele.

Oração

Que o Senhor libere as chaves do Reino de Deus para os discípulos de Sua escolha. Senhor, precisamos que a Tua vontade apareça e brilhe sobre a terra. Que Sua autoridade seja conferida e Sua vontade seja feita. Que possamos ver o que foi feito no Céu, concordar e declará-lo; para que Tua vontade se manifeste na terra como Tu propuseste antes que os mundos fossem formados.

-Ty Unruh (2023)