Comunhão

A comunhão tem um lugar muito significativo na vida dos crentes. É extremamente poderoso e dá vida. Quando participamos do pão e do cálice, estamos realmente comungando com o corpo e o sangue de Cristo (I Coríntios 10:16-17 NKJV). Este não é um ato simbólico. A Bíblia nunca ensina isso. Na verdade, comungamos com o próprio Cristo quando participamos da comunhão. Este ensinamento abordará parte do significado espiritual da comunhão. Também discutirá alguns equívocos que a igreja tem em relação ao assunto.

A comunhão é simbólica?

A palavra grega usada para "comunhão" também significa: parceria, comunicação e comunhão. A palavra comunhão é definida como: "o compartilhamento ou troca de pensamentos e sentimentos íntimos, especialmente quando a troca ocorre no nível mental ou espiritual". A comunhão em sua própria definição não é algo apenas simbólico. É uma experiência real e íntima. Se a comunhão fosse apenas um ato simbólico, o Espírito Santo nunca teria chamado a comunhão do pão e do cálice.

Muitas denominações e líderes afirmam que a comunhão é simplesmente um ato simbólico. Eles afirmam isso porque não entendem o significado espiritual da comunhão. Quando a mente natural não entende algo que é espiritual, a mente natural deve apresentar uma explicação para se satisfazer. Algumas coisas na Bíblia não podem ser explicadas ou compreendidas completamente. No entanto, a mente natural não pode deixar de fazer isso e tentará formular uma doutrina para pacificar seus raciocínios naturais. A pessoa espiritual reconhecerá que algo espiritual está acontecendo e o aceitará, mesmo que não possa ser explicado. A pessoa natural luta contra os mistérios inexplicáveis e rejeita o que não consegue entender.

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, abençoou-o e partiu-o, deu-o aos discípulos e disse: «Tomai, comei; Esse é o meu corpo." Então Ele pegou o cálice, deu graças e deu a eles, dizendo: “Bebam dele todos vocês. Porque isto é o meu sangue da nova aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados. (Mateus 26:26-28 NKJV)

Jesus se refere ao pão como "meu corpo" e ao cálice como "meu sangue da nova aliança". Jesus não diz que este pão e cálice são símbolos de Seu corpo e sangue. Não estou dizendo que o pão e o cálice se tornam literalmente o corpo e o sangue de Jesus. Mas estou dizendo algo espiritual, poderoso e inexplicável; acontece quando participamos do pão e do cálice. O Senhor chama isso de comunhão com Ele.

Discernindo o Corpo do Senhor

Existem algumas maneiras diferentes pelas quais alguém pode participar do pão e do cálice de maneira indigna ou irreverente. Se os crentes o fizerem, serão culpados do corpo e do sangue do Senhor; e trarão julgamento sobre si mesmos. Esta é uma questão muito séria que muitos no corpo de Cristo não entendem. A igreja realmente precisa andar com mais temor do Senhor ao participar da comunhão. A seguinte escritura será o nosso contexto, e depois uma explicação detalhada será dada:

Agora, ao dar essas instruções, não os louvo, pois vocês se unem não para melhor, mas para pior. Antes de tudo, quando vocês se reúnem como igreja, ouço que há divisões entre vocês e, em parte, acredito nisso. Pois também deve haver facções entre vocês, para que aqueles que são aprovados sejam reconhecidos entre vocês. Portanto, quando vocês se reúnem em um lugar, não é para comer a Ceia do Senhor. Pois ao comer, cada um toma sua própria ceia antes dos outros; e um está com fome e outro está bêbado. O que! Você não tem casas para comer e beber? Ou você despreza a igreja de Deus e envergonha aqueles que não têm nada? O que devo dizer a você? Devo elogiá-lo nisso? Eu não te elogio. Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na mesma noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, partiu-o e disse: “Tomai, comei; este é o Meu corpo que é partido por vós; faça isso em memória de mim”. Da mesma forma, Ele também tomou o cálice depois da ceia, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Faça isso, sempre que o beber, em memória de Mim.” Pois todas as vezes que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que Ele venha. Portanto, quem comer deste pão ou beber deste cálice do Senhor indignamente será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, porém, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por isso muitos estão fracos e doentes entre vocês, e muitos dormem. Pois, se julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para que não sejamos condenados com o mundo. Portanto, meus irmãos, quando vocês se reunirem para comer, esperem uns pelos outros. Mas, se alguém tiver fome, coma em casa, para que não vos reúnais para julgamento. E o resto porei em ordem quando vier. (I Coríntios 11:17-34 NKJV)

O primeiro elemento de não discernir adequadamente o corpo do Senhor é o corpo real do Senhor e o que Ele fez por nós. O sangue de Jesus foi derramado para o perdão dos pecados. Mas houve outros sofrimentos que Jesus empreendeu por nossa causa que todo crente deveria reconhecer. Jesus foi pendurado na cruz para que a maldição da lei fosse quebrada na vida dos crentes (Gálatas 3:13). Jesus recebeu açoites em Suas costas para que pudéssemos ser curados de nossas doenças e enfermidades (Isaías 53:4-5, 1 Pedro 2:24).

Participar da comunhão sem crer no que a Bíblia diz sobre o sacrifício de Jesus constitui como não discernir adequadamente seu corpo. Se voluntariamente escolhemos não acreditar que podemos ter cura física por causa das pisaduras de Jesus; na verdade, rejeitamos alguns dos sofrimentos e sacrifícios de Jesus. Jesus poderia simplesmente ter sido morto, e por Seu sangue derramado teríamos o perdão dos pecados. No entanto, Jesus nos ama tanto que sofreu tortura por nós. Ele teve a carne arrancada de Suas costas para que pudéssemos ter cura física em nossos corpos nesta vida. Os cristãos que rejeitam a cura, rejeitam uma parte do sacrifício de Cristo e não discernem adequadamente o corpo físico do Senhor. Esses cristãos comerão e beberão julgamento para si mesmos, pois não apreciam o que Cristo fez por eles em Seu corpo.

O segundo elemento é não estimar a comunhão pelo que ela realmente é e considerá-la um ato simbólico. Na escritura acima, os crentes pegavam grandes porções de pão para si mesmos e faziam uma refeição completa. Eles também estavam bebendo muito vinho, a ponto de se embriagar. Esses crentes estavam participando da comunhão de maneira irreverente. Eles comiam e bebiam como se não houvesse comunhão espiritual com Jesus. Os crentes comungavam sem nenhuma seriedade, e isso era uma desonra para o próprio Senhor.

Esses mesmos crentes também desonraram o corpo de Cristo (a igreja) consumindo egoisticamente o pão e o cálice. Outros crentes ficaram com pouco ou nenhum pão e bebida para ter comunhão com o Senhor. Os crentes agindo de maneira egoísta em relação a outros crentes e participando da comunhão, estão participando do pão e do cálice de maneira indigna.

Todo pecado é egoísmo. Se nós, como cristãos, pecamos contra outros cristãos na igreja; estamos sendo egoístas com eles. Podemos não pegar todo o pão e beber para nós mesmos durante a comunhão, mas o Senhor ainda verá nossas ações como pecado egoísta em relação ao corpo. Se estivermos envolvidos em pecado egoísta em relação ao corpo e participarmos da comunhão; não estamos discernindo o corpo do Senhor corretamente. Na verdade, estamos desprezando o corpo do Senhor ou o corpo de Cristo.

Não discernir o corpo do Senhor corretamente e comungar de maneira irreverente e indigna trará julgamento sobre nós. A escritura diz que quando somos julgados, somos disciplinados pelo Senhor para que não sejamos condenados com o mundo. Qual é o julgamento que o Senhor permite que aconteça aos crentes que compartilham do pão e do cálice de maneira indigna? "Por esta razão, muitos estão fracos e doentes entre vocês, e muitos dormem." Doença, doença e morte. O Senhor não está brincando com essa questão. Pecar contra o corpo e o sangue do Senhor é um assunto sério e a igreja deve andar em santo temor. Observe que a palavra grega usada para "dormir" também significa: estar morto ou estar morto.

Antes de participarmos da comunhão, devemos examinar a nós mesmos. É extremamente importante que reconheçamos e respeitemos o que Cristo fez por nós em Seu corpo físico. Também devemos estar plenamente conscientes de que a comunhão íntima com o Senhor ocorre no Espírito quando comemos do pão e bebemos do cálice. Finalmente, temos que examinar nossos corações para ter certeza de que não agimos de forma egoísta e pecamos de forma alguma contra o corpo de Cristo (a igreja). Isso garantirá que estamos recebendo a bênção da comunhão e não o julgamento.

A Bênção da Comunhão

Quando comungamos com Cristo, Sua vida espiritual flui para dentro de nós. Ao comermos o pão, participamos da vida espiritual que está em Seu corpo ressurreto. Podemos receber a graça do próprio Cristo por meio da comunhão com Seu corpo e sangue.

incrédulos

Já ouvi vários pregadores e professores dizerem que uma pessoa deve ser crente para participar da comunhão. A escritura do novo testamento que citamos não diz isso. Esta escritura no novo testamento foi escrita para crentes, não incrédulos. 1 Coríntios capítulo onze está falando apenas para a igreja. Esta teologia não está no novo testamento. Não estou dizendo que está errado, mas estou dizendo que todos devemos estudar essas coisas para ver se são assim. Não podemos simplesmente acreditar em algo porque alguém nos diz que é assim. Devemos nos apoiar apenas nas escrituras.

Aqui está uma escritura do antigo testamento que poderia ser um tipo e sombra do novo. Pessoas incircuncisas (incrédulos) não tinham permissão para participar do Cordeiro pascal (Cristo). Vou deixar o leitor meditar nas escrituras e chegar a uma conclusão:

E quando um estrangeiro habitar convosco e quiser celebrar a páscoa ao Senhor, que todos os seus homens sejam circuncidados, e então deixe-o aproximar-se e celebrá-la; e ele será como um nativo da terra. Pois nenhum incircunciso o comerá. (Êxodo 12:48 NKJV)

A Manifesta Presença de Deus

O principal propósito da vinda de Jesus não era trazer-nos a salvação. A salvação é necessária porque a humanidade caiu, mas a salvação não é o objetivo. É apenas o começo. Cristo morreu por nós para que nosso relacionamento pudesse ser restaurado com o Pai. Ele morreu para que pudéssemos mais uma vez andar com Deus no frescor do dia, como Adão fez. Ele deseja que caminhemos em Sua presença tangível e tenhamos comunhão com Ele, como fomos originalmente criados para fazer. Cristo deseja aumentar em Seu povo até que cheguem à plenitude da medida da estatura de Jesus.

Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne (Hebreus 10:19-20 NKJV)

Por causa do sangue de Jesus, podemos entrar no Santo dos Santos. Esta é a presença manifesta do Senhor. No antigo testamento, o sumo sacerdote só podia entrar neste local uma vez por ano. Mas agora, o sangue de Jesus nos tornou justos. Sua carne foi rasgada para que pudéssemos entrar no Santo dos Santos. Todo crente tem acesso para estar diante do Senhor e estar com Ele em Sua presença. Este é o belo presente que Jesus nos deu por meio de Seu corpo e Seu sangue; acesso ao Céu durante esta vida.

-Ty Unruh (2015)