Convênios | Lei | Misericórdia | Julgamento

O seguinte ensinamento é uma revelação de Jesus Cristo. Quem Ele foi, é e sempre será. Atualmente, há muita confusão na igreja com relação ao julgamento de Deus, misericórdia, graça, lei, nova aliança e velha aliança. Este ensino estabelecerá um fundamento adequado para esses assuntos, de modo que Cristo possa ser melhor compreendido. O fundamento só pode ser estabelecido com as escrituras, não com opiniões. Muitos na igreja dizem que Deus não libera atualmente Seu julgamento. Essa maneira de pensar será testada contra as escrituras.

Para ter uma compreensão adequada desses assuntos, devemos ver através de lentes claras. A primeira é: Deus não muda (Malaquias 3:6). A segunda é: Jesus Cristo foi crucificado desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:8).

Tenho ouvido algumas pessoas na igreja afirmarem que o Deus do antigo testamento é um Deus de julgamento, e no novo testamento Ele é um Deus de misericórdia. Agora, se olharmos através de nossas lentes bíblicas, podemos ver que essa afirmação não é verdadeira. Deus não pode mudar. Na verdade, a escritura também afirma que "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente" (Hebreus 13:8). Já ouvi muitos pregadores citarem esta escritura quando falam sobre cura, mas quando se trata de julgamento, eles aparentemente a esquecem. Principalmente porque eles estão escolhendo em quais escrituras da Bíblia eles querem acreditar. Se uma escritura discorda de sua "doutrina", então eles fecham os olhos para ela.

Também ouvi professores fazerem declarações como: "O céu vê as coisas de maneira diferente depois que Jesus morreu na cruz e ressuscitou". Isso pode parecer bom, mas quando colocamos nossas lentes bíblicas e olhamos para isso; torna-se nada mais do que o raciocínio humano. Apocalipse 13:8 diz que o Cordeiro foi morto desde a fundação do mundo. O Senhor vive na eternidade e está fora do tempo. Ele não está limitado pelo tempo como nós. Vemos as coisas mudando de acordo com o tempo. Neste caso, um evento que aconteceu há 2.000 anos. Este é o raciocínio humano da nossa parte.

O Senhor vê o evento (Jesus morrendo na cruz) acontecendo desde a fundação do mundo. Antes que o mundo fosse formado, o Cordeiro de Deus já estava crucificado. Já estava terminado antes de Adão pôr os pés na terra. Porque Jesus foi crucificado desde a fundação do mundo, o Senhor pôde mostrar misericórdia a Adão, Abraão, Moisés, Davi, etc. O Senhor vê de uma perspectiva eterna, e nós vemos de uma perspectiva temporal. Nossas mentes devem ser renovadas para que possamos ver como o Senhor vê. Isso nos impedirá de operar no raciocínio humano.

Os Convênios

Discutiremos agora a diferença entre a antiga aliança e a nova aliança. A definição de pacto é: “um acordo, geralmente formal, entre duas ou mais pessoas para fazer ou não fazer algo especificado”. Nos termos mais básicos, a antiga aliança era: "Obedeça à minha lei e aos meus mandamentos em sua própria força, e eu o abençoarei, protegerei e salvarei." A nova aliança é: "Obedeça à minha lei e aos meus mandamentos, fortalecidos pela minha graça e por eu viver por meio de você, e eu o abençoarei, protegerei e salvarei".

A lei e a antiga aliança não são a mesma coisa. Uma aliança é simplesmente os termos em que concordamos com Deus em obedecer a Sua lei. A velha aliança desapareceu quando a nova aliança veio. A lei, no entanto, não passou. Por lei, refiro-me aos dez mandamentos e a qualquer outra lei moral escrita nas escrituras. Obviamente, a lei cerimonial foi abolida pelo Senhor. Por exemplo, não oferecemos mais sacrifícios de animais para sermos purificados do pecado e não realizamos outros rituais para sermos justos ou purificados de impurezas. Jesus é a única maneira pela qual podemos ser purificados do pecado ou da corrupção. Jesus se tornou nossa “cerimônia” na nova aliança que Ele fez conosco.

Além disso, não precisamos mais manter festas ou rituais para sermos justos ou aceitos pelo Senhor. Celebrar a festa da Páscoa não nos aproximará de Deus, nem nos tornará mais espirituais. Jesus é o nosso Cordeiro pascal. Agora celebramos uma Páscoa contínua todos os dias permanecendo em Seu sacrifício e salvação. As festas tinham que ser mantidas sob a antiga aliança, mas Jesus era o cumprimento e o fim dessas coisas. Jesus é a vida espiritual de que precisamos.

Jesus pode ter eliminado a lei cerimonial, certas observâncias religiosas e as festas; mas a lei moral ainda permanece. A lei moral é justa e sempre foi justa. Os Dez Mandamentos são bons e santos. Ainda não está certo matar alguém. Assassinato é mau. O adultério ainda é destrutivo e perverso aos olhos de Deus.

A Lei e os Profetas

“Não penseis que vim destruir a Lei ou os Profetas. Não vim para destruir, mas para cumprir. Pois em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei até que tudo seja cumprido. Quem, pois, violar um dos menores destes mandamentos, e assim ensinar aos homens, será considerado o menor no reino dos céus; mas aquele que os praticar e ensinar será chamado grande no reino dos céus. (Mateus 5:17-19 NKJV)

Jesus não destruiu a lei e os profetas. Ele os cumpriu e devemos cumpri-los também (mais sobre isso depois). Jesus afirma que a lei e os profetas ainda estão em vigor até que os céus (céu) e a terra passem. Isso acontecerá na segunda vinda de Cristo (2 Pedro 3:10). Então a Nova Jerusalém descerá do Céu e haverá um novo céu e uma nova terra (Apocalipse 21:1).

Então, por [esta] fé, tornamos a Lei sem efeito, a derrubamos ou a tornamos letra morta? Certamente não! Pelo contrário, confirmamos, estabelecemos e defendemos a Lei. (Romanos 3:31)

Paulo deixa claro que não devemos tornar a lei sem efeito, mas devemos manter a lei.

Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Pois a lei do Espírito da vida em Cristo Jesus me livrou da lei do pecado e da morte. Porque o que a lei não podia fazer, visto que era fraca pela carne, Deus o fez enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa, por causa do pecado: Ele condenou o pecado na carne, para que a justa exigência da lei pudesse ser cumprida. cumpra-se em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. (Romanos 8:1-4 NKJV)

Quando aqueles que estão em Cristo (crentes) andam segundo o Espírito não há condenação. No entanto, se um crente anda segundo a carne, há condenação. Se um crente anda na carne, ele pecará e quebrará a lei. Assim, a condenação virá sobre ele. No versículo 4, Paulo afirma que a justa exigência da lei é cumprida em nós quando andamos segundo o Espírito. Portanto, se andarmos segundo a carne, a justa exigência da lei não se cumpre em nós. Observe que ainda devemos cumprir a lei. Jesus não removeu a lei moral. Ele veio e o cumpriu, e então nos deu a graça de cumpri-lo também.

Pois vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; apenas não usem a liberdade como uma oportunidade para a carne, mas por meio do amor sirvam uns aos outros. Pois toda a lei se cumpre em uma palavra, a saber: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Digo então: Andai no Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes são contrários um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. (Gálatas 5:13-18 NKJV)

Paulo afirma que cumprimos a lei amando uns aos outros. Então, no versículo 18, ele deixa as coisas bem claras. Ele diz: "se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei". Significando que se não formos guiados pelo espírito e estivermos andando na carne, ainda estamos sob a lei. Portanto, os crentes certamente podem estar sob a lei e sofrer o julgamento da lei. Isso está muito claro nas escrituras e eu testemunhei isso acontecer.

Tiago nos mostra claramente que ainda podemos infringir a lei e ser transgressores dela, se não amarmos uns aos outros: "Se realmente cumprirdes a lei real segundo a Escritura: 'Amarás o teu próximo como a ti mesmo', fazeis bem; mas, se tendes parcialidade, cometais pecado e sois condenados pela lei como transgressores”. (Tiago 2:8-9 NKJV)

A Misericórdia e o Julgamento de Deus

Primeiro, observarei que a antiga aliança não existia até o capítulo 20 de Êxodo. Isso significa que não havia aliança entre o homem e Deus em todo o livro de Gênesis. Isso não significa que a lei de Deus não estava em vigor durante o período de Gênesis. A lei moral do Senhor sempre existiu, mesmo que não tenha sido escrita. Muitas vezes pensamos que havia apenas julgamento sob a antiga aliança, mas Deus também mostrou muita misericórdia durante esse período.

Não havia uma aliança durante o período em que choveu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra. O Senhor era um Deus de julgamento antes da antiga aliança, Ele era durante a antiga aliança e tem existido após a antiga aliança (como veremos).

Em Gênesis 6:1-6, vemos que anjos caídos (filhos de Deus) tiveram relações sexuais com as filhas dos homens, e nasceram gigantes. Durante esse perverso período de tempo em que a linhagem de sangue da raça humana estava sendo corrompida, Deus disse que daria ao homem 120 anos para se arrepender. Que misericórdia! O Senhor esperou 120 anos antes de enviar o dilúvio para destruir todos os seres vivos da terra. O Senhor foi misericordioso antes da antiga aliança, durante a antiga aliança e depois da antiga aliança.

O Senhor mostrou muita misericórdia sob a antiga aliança. Davi cometeu adultério e assassinou seu fiel amigo. E o Senhor perdoou Davi no instante em que ele confessou seu pecado. Isso não soa como o evangelho? No entanto, Davi ainda foi julgado por seu pecado. Mas Davi deveria ter sido apedrejado até a morte de acordo com a lei. Davi andou na revelação de que o Cordeiro havia sido morto desde a fundação do mundo. Ele entendeu o arrependimento e o perdão, para que seus pecados pudessem ser perdoados e a misericórdia pudesse ser mostrada a ele.

O Senhor enviou o profeta Jonas a uma cidade maligna para pregar. Jonas pregou e o povo se arrependeu. O Senhor reteve o julgamento sobre a cidade. Ele estendeu misericórdia quando viu o arrependimento de um povo que nem mesmo O conhecia. Esse é o evangelho.

Manassés foi o rei mais perverso que reinou em Jerusalém. Ele cometeu mais pecados e abominações do que qualquer outro rei. No entanto, o Senhor deu a ele o reino por 55 anos. Depois de algum julgamento do Senhor, Manassés se arrependeu de seus pecados e confiou no Senhor. Manassés estará no Céu porque se voltou para o Senhor. A misericórdia do Senhor é realmente incrível e Ele não deseja que ninguém pereça.

Julgamento da Nova Aliança

Tem havido uma falsa doutrina se infiltrando na igreja que diz que o Senhor não julga sob a nova aliança. A escritura, entretanto, afirma algo diferente. Se os cristãos acreditarem na palavra do homem sobre a Palavra de Deus; eles entrarão em profundo engano nos próximos dias. Não importa o quão conhecido é um professor. Devemos crer na Palavra acima do homem. Seremos julgados por isso perante o trono do Rei naquele dia.

Ananias e Safira queriam que a igreja da cidade acreditasse que eles estavam completamente "vendidos" para o Senhor como Barnabé. Eles foram entregues ao orgulho da vida. Eles queriam reconhecimento entre o povo de Deus. Eles desejavam fazer um nome para si mesmos. Portanto, eles venderam uma propriedade. Depois de vendê-lo, davam parte do lucro aos apóstolos e guardavam parte do lucro para si. No entanto, eles disseram aos apóstolos que estavam dando o valor total da venda da propriedade. Eles queriam ter honra aos olhos do homem, assim como os fariseus.

Deus matou Ananias. Então Pedro realmente profetizou para Safira que os homens a carregariam morta como seu marido (Atos 5:9). Pedro teria sido expulso de nossas modernas escolas ministeriais que ensinam a nunca profetizar julgamento. Mesmo nesse ato de julgamento rápido, o Senhor mostrou misericórdia. Eu acredito que o Senhor os levou cedo para o Céu porque Ele viu que eles se afastariam Dele se pudessem ficar na terra. Não devemos julgar Seus julgamentos como ruins, pois Ele vê todas as coisas e age por amor.

Paulo encontrou um feiticeiro chamado Barjesus. Esse feiticeiro era um obstáculo ao evangelho e ao plano do Senhor. Então o Espírito Santo veio sobre Paulo, e Paulo profetizou uma palavra "negativa" de julgamento para Bar-Jesus. Paulo disse a ele que ele ficaria cego por um tempo (Atos 13:11). Então Bar-Jesus ficou cego. Paulo teria sido expulso de nossas escolas ministeriais junto com Pedro.

Herodes permitiu que o povo o louvasse como um deus. Quando Herodes não deu glória a Deus, o anjo do Senhor feriu Herodes. Herodes desenvolveu algum tipo de doença interna e foi comido internamente por vermes e morreu (Atos 12:21-23).

Jesus lançou uma palavra profética de julgamento sobre a cidade de Jerusalém em Lucas 19:41-44. A profecia aconteceu cerca de 40 anos na era da igreja do Novo Testamento. Em 70 d.C. os exércitos de Roma queimaram a cidade e destruíram o templo. Um milhão de judeus foram mortos no cerco. Muitos de fome brutal.

Em Mateus 18:34-35, Jesus afirma que nosso amoroso Pai Celestial entregará os crentes aos torturadores/algozes (espíritos demoníacos), se não perdoarmos nosso irmão ou irmã. Os demônios têm a capacidade de infligir doenças, doenças e tormento mental.

A igreja em Corinto estava participando da comunhão de maneira indigna ou irreverente. Paulo continua dizendo que por causa disso, a igreja estava trazendo o julgamento de Deus sobre si mesma. Ele diz que quando o Senhor nos julga, Ele está nos castigando. Qual foi o julgamento? Muitos estavam fracos e doentes, e muitos haviam adormecido na morte (1 Coríntios 11:23-34).

Terminarei este segmento sobre o Julgamento de Deus com esta última escritura. Tenha em mente que isso é endereçado à Sua igreja, e é a Sua palavra para a igreja hoje. O grande Rei e Juiz, sentado em Seu trono:

“E ao anjo da igreja em Tiatira escreve: ‘Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés como latão reluzente: Conheço as tuas obras, amor, serviço, fé e Sua paciência; e quanto às tuas obras, as últimas são mais do que as primeiras. No entanto, tenho algumas coisas contra ti, porque permites que aquela mulher Jezabel, que se diz profetisa, ensine e seduza os meus servos para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. E dei-lhe tempo para se arrepender de sua imoralidade sexual, e ela não se arrependeu. Na verdade, eu a porei em um leito de doença, e aqueles que cometem adultério com ela em grande tribulação, a menos que se arrependam de suas obras. Matarei seus filhos com a morte, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras. (Apocalipse 2:18-23 NKJV)

Essas escrituras deixam bem claro que Jesus Cristo ainda é um Deus de julgamento sob a nova aliança. Já ouvi um conhecido líder da igreja fazer a seguinte declaração: "Eu iria para a cadeia por fazer com meus filhos, pelo que algumas pessoas dizem que Deus faz com Seus filhos". Esta declaração é baseada na sabedoria humana e não considera que Deus é o Senhor e o Juiz, além do Pai. Deus certamente é meu papai. Mas Ele também é meu Senhor e Juiz. Sou pai de meus filhos Alivia e Bryten. No entanto, eu não sou seu senhor ou seu juiz. A revelação que vem do humanismo pode parecer boa para a alma, mas na realidade ela é poluída e contamina a alma.

Para encerrar

Nós raciocinamos que o julgamento é ruim, e o Senhor não faria nada de ruim, porque Ele é completamente bom. Embora seja verdade que Ele nunca faz nada de mal, é falso que Ele não traz julgamento. Esse argumento não é bíblico. Nosso raciocínio humano afirmando que o julgamento é “ruim” está incorreto. Estamos formulando nossa teologia com base em nossa visão limitada em vez de uma perspectiva eterna. O Senhor vê o fim desde o princípio. Devemos confiar em Sua visão acima da nossa. Tudo o que o Senhor faz é bom, até mesmo o Seu julgamento. Se não concordamos com Seu julgamento, estamos dizendo que temos um caminho melhor. Isso é orgulho e humanismo.

Ao discordarmos Dele, duvidamos de Sua liderança. Se discordarmos que Ele traz julgamento justo sobre as pessoas da terra, então estamos rejeitando a Verdade nas escrituras e criando nossa própria doutrina. Ao criar doutrinas artificiais ou tradições de homens, tornamos a Palavra de Deus vazia e sem efeito. Em vez de nossos corações e mentes se curvarem para se adequarem ao Senhor e à Sua Palavra, nós nos dobramos a Ele e à Sua Palavra para se adequarem aos nossos corações e mentes. Se negarmos Seus julgamentos e o fato de que Ele é um Juiz justo, negamos uma parte Dele. Em essência, estamos dizendo a Ele: “Nem tudo de Você é bom, discordo de uma parte de Você”.

Eu quero amar tudo do Senhor. Sua bondade, Sua misericórdia, Sua bondade, Seu amor, Sua Justiça, Sua severidade, o temor do Senhor e Seu Julgamento. Tudo Dele é justo e bom. Encorajo-vos a abraçar todos os aspectos do Senhor. Você O conhecerá plenamente quando O aceitar por tudo o que Ele é. Ele se revela como um Amigo para aqueles que escolhem este caminho.

-Ty Unruh (2015)