Divórcio (Arrumação) - Liderança da Igreja

Tem havido uma doutrina circulando na igreja (por líderes respeitados) que afirma que o divórcio e o “abandono” da esposa são duas coisas diferentes. Esta doutrina ensina que “abandonar” é pecado, mas o divórcio é algo aceitável. As escrituras são distorcidas para formar esta doutrina e ela tem o potencial de ser muito destrutiva para o corpo de Cristo.

Esta doutrina vem de uma abordagem humanista de não querer que os crentes que são divorciados e casados novamente sintam vergonha, culpa ou condenação e abrir oportunidades para que tais pessoas liderem no Corpo de Cristo. Embora isso pareça nobre, na verdade é enganoso e demoníaco. Jesus pagou o preço por todos os pecados e os crentes que foram divorciados e casados novamente podem ser libertos deste pecado. Quando um crente pede perdão e se arrepende verdadeiramente de ter cometido adultério, o Senhor perdoa esse pecado e a pessoa é restaurada. Esta é a graça e misericórdia de Jesus.

No entanto, se os crentes fingirem que não cometeram adultério e não confessaram e se arrependeram, o seu pecado permanece. Então o crente ficará oprimido pela vergonha, culpa e condenação. Eles não serão capazes de ouvir um sermão sobre o divórcio sem sentir vergonha e culpa. Um crente que foi verdadeiramente liberto do seu pecado anterior pode ouvir uma mensagem sobre o seu pecado anterior sem sentir condenação.

Arrumando

A doutrina enganosa do “abandono” afirma que repudiar a esposa é pecado, mas o divórcio é legal. Esta doutrina afirma que Jesus não estava falando sobre divórcio e que Ele estava apenas condenando “repudiar” a esposa. Basicamente, esta doutrina abre toda a igreja ao divórcio, uma vez que afirma que Jesus não estava chamando isso de pecado. A doutrina do “repouso” faz parte da falsa doutrina da graça.

Ao argumentar que “deixar de lado” é diferente de divórcio, os crentes poderiam se divorciar se quisessem. Eles não teriam que permanecer solteiros, mas poderiam se casar novamente com outra pessoa, se assim desejassem. Os crentes não estariam cometendo o pecado do adultério ao se divorciarem e se casarem novamente. Além disso, os superintendentes da igreja poderiam divorciar-se e casar novamente com uma segunda esposa, mantendo ao mesmo tempo a sua autoridade governamental sobre uma igreja local ou regional (explicarei este assunto em profundidade no final do artigo).

Parece que a doutrina do “repúdio” autoriza o divórcio e destrói ainda mais a família. Obviamente um crente pode divorciar-se se o seu cônjuge cometer adultério ou fornicação. Jesus nos disse que o divórcio era justificado quando o pecado era cometido. No entanto, a doutrina do “repouso” permite o divórcio com muito mais liberdade. Ela capacita os crentes a se divorciarem se as coisas não estiverem dando certo ou se eles se casarem por engano com a pessoa errada. Isto é muito destrutivo para as famílias individuais e para a igreja.

A vontade do Senhor é que duas pessoas casadas morram para a própria vida e sirvam uma à outra. O Pai deseja que Cristo se torne o centro do casamento para que a vida seja transmitida à união. A vida de Cristo é o que faz com que um casamento tenha sucesso, cresça, progrida, seja saudável ou seja restaurado. Cristo é a resposta para todos os casamentos, especialmente para aqueles que estão em dificuldades. Cristo é a resposta de Deus e o divórcio é a resposta do Diabo. Qualquer ensino ou doutrina que incentive a resposta do Diabo claramente não vem de Deus.

As Escrituras Explicadas

A seguinte passagem é usada por alguns professores para fazer uma distinção entre divórcio e “arranjo” e, assim, justificar o divórcio:

“Foi dito: Qualquer que repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio; mas eu vos digo: todo aquele que repudiar sua mulher, salvo por causa de fornicação, faz com que ela cometa adultério; e quem casar com a divorciada comete adultério.” (Mateus 5:31-32 KJV)

Certos professores argumentam que a palavra grega usada para “repousar” não significa divórcio, mas sim “repousar”, o que na verdade não é divórcio. Isto não é verdade. A palavra grega traduzida como “retirar” pode ser traduzida de diversas maneiras diferentes. A palavra grega “apoluō” pode significar: “soltar, libertar, libertar, deixar ir, permitir partir, mandar embora, afastar ou divorciar”. palavra pode significar divórcio (Strong, Mounce e Thayer).

É preciso levar em conta todas as possíveis traduções de palavras e aplicá-las ao contexto do que Jesus está dizendo. Devemos fazer isso pelo Espírito Santo e não através das lentes de nossa própria doutrina ou teologia. Jesus define o contexto da passagem acima dizendo: “escrita de divórcio”. Portanto Jesus deixa claro que Ele está falando sobre o divórcio. Portanto, quando a frase é traduzida como “rejeitado”, ela se refere ao divórcio. O mesmo grego é usado duas vezes na passagem acima. É traduzido como “arrumado” na primeira vez e “divorciado” na segunda vez. Isto indica que os tradutores estavam usando as palavras “arrumar” e “divórcio” de forma intercambiável.

Noutra situação, os líderes religiosos tentaram justificar o divórcio a Jesus. Novamente, o termo “arrumado” é usado no contexto do divórcio ou da emissão de uma certidão de divórcio:

“Também os fariseus aproximaram-se dele, provando-o e dizendo-lhe: É lícito ao homem divorciar-se da sua mulher por qualquer motivo?” E Ele respondeu e disse-lhes: “Vocês não leram que Aquele que os criou no princípio 'os fez homem e mulher', e disse: 'Por esta razão o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher'. , e os dois se tornarão uma só carne'? Então, eles não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu não o separe o homem.” Eles lhe disseram: “Por que então Moisés ordenou que se desse uma certidão de divórcio e a repudiasse?” Ele lhes disse: “Moisés, por causa da dureza de seus corações, permitiu que vocês se divorciassem de suas esposas, mas desde o início não foi assim. E eu vos digo que qualquer que se divorciar de sua mulher, exceto por imoralidade sexual, e se casar com outra, comete adultério; e quem se casa com a divorciada comete adultério.” (Mateus 19:3-9 NKJV)

Os fariseus (que eram controlados por espíritos demoníacos de falsas religiões) buscavam justificativas para se divorciarem de uma mulher por qualquer motivo que quisessem, sem que isso fosse chamado de “pecado”. Podemos ver o paralelo com a doutrina actual do “repouso” que tenta justificar o divórcio? O mesmo espírito está por detrás desta doutrina moderna e irá operar através dos líderes religiosos para promover a sua agenda.

Até mesmo os líderes religiosos declararam que a certidão de divórcio e o “repouso” da esposa eram a mesma coisa. Ou pelo menos o “arranjo” ocorreu após a emissão da certidão de divórcio, indicando que os dois acontecimentos estavam ligados. Segundo os fariseus, a certidão de divórcio foi emitida e então a mulher foi “repudiada”. O “arrancar” foi o ato do divórcio. As próprias palavras dos fariseus destroem a doutrina moderna que afirma que o divórcio e o “abandono” são duas coisas distintas. As escrituras em Mateus 19:3-9 mostram claramente a verdade.

“Quando um homem toma uma mulher e se casa com ela, e acontece que ela não acha graça aos seus olhos, porque ele encontrou alguma impureza nela, e ele lhe escreve uma certidão de divórcio, põe-na na mão dela, e manda-a embora. de sua casa” (Deuteronômio 24:1 NVI)

Quando Jesus está falando sobre divórcio e “afastamento”, Seu fundamento está na escritura acima. Uma certidão de divórcio era emitida e então a mulher seria “mandada embora” ou “mandada embora”. A “manda embora” foi a separação real depois que o divórcio foi legalizado. A palavra hebraica para “mandá-la embora” é (shaw-lakh'). A palavra também significa mandar embora, guardar ou demitir. Durante o tempo em que Jesus esteve na terra, todos os judeus entendiam que “repudiar uma mulher” só era legalmente feito depois de apresentada uma certidão de divórcio. Portanto, seria impossível assumir que estes dois assuntos fossem considerados completamente diferentes na cultura judaica.

O divórcio e o “arranjo” eram permitidos pela lei porque os homens tinham o coração duro. Depois que a graça veio por meio da fé em Jesus Cristo, o Senhor escolheu não permitir mais o divórcio e o “afastamento”. Quando maior graça foi liberada do Senhor, tivemos o poder de fazer o casamento funcionar.

Os fariseus dos dias de Jesus procuravam ser justificados pela lei para que pudessem ter um motivo para se divorciarem das mulheres. Os fariseus de nossos dias estão tentando elaborar argumentos astutos sobre as palavras para justificar o divórcio. É muito interessante ver como o mesmo espírito religioso demoníaco se renova em diferentes gerações.

“E eu vos digo: Qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e quem casar com a repudiada, comete adultério.” (Mateus 19:9 KJV)

A versão King James traduz as palavras de Jesus como “rejeitado” em vez de “divórcio”, como vemos acima na NKJV. Lembre-se de que Jesus está respondendo à pergunta sobre a certidão de divórcio. pode “repudiar” uma mulher por causa de fornicação. Jesus afirmou que “repousar” uma esposa ou marido seria legal e aceitável nesta circunstância.

Os professores que afirmam que o divórcio e o “arrancar” são duas coisas completamente diferentes estão argumentando que “arrancar” o cônjuge é sempre uma coisa ruim ou um pecado. É evidente que Jesus afirma que “arrumar” pode ser uma coisa boa nas circunstâncias da fornicação. Isso também indica que “arrancar” e divórcio são a mesma coisa. As palavras de Jesus destroem a doutrina de que “abandonar” é sempre um pecado. Quando examinamos verdadeiramente as escrituras, vemos que as doutrinas enganosas dos demônios não se sustentam.

O Senhor através de Paulo

“Ora, aos casados eu ordeno, mas não eu, mas o Senhor: a mulher não se aparte do marido. Mas mesmo que ela parta, deixe-a permanecer solteira ou reconciliar-se com o marido. E o marido não deve divorciar-se da esposa.” (I Coríntios 7:10-11 NVI)

O Senhor ensinou a mesma verdade através de Seus apóstolos na igreja do primeiro século. Os crentes que são casados são instruídos a não dividir, separar, partir, sair ou divorciar-se. (Nota: este artigo não abordará uma mulher que se separa do seu marido em casos de abuso físico ou psicológico para sua segurança.) Os crentes são então instruídos a não se casarem novamente com outra pessoa se se separarem do seu cônjuge. Dizem-nos para permanecermos solteiros ou voltarmos para o nosso cônjuge. Isso fica muito claro nas escrituras, e o inimigo está tentando obscurecer a pura palavra de Deus com doutrinas falsas e traiçoeiras.

Paulo, pelo Espírito, descreve a lei revelando a verdade sobre o casamento:

“Ou não sabeis, irmãos (pois falo aos que conhecem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem enquanto ele viver? Pois a mulher que tem marido está vinculada pela lei a seu marido enquanto ele viver. Mas se o marido morrer, ela será libertada da lei do marido. Portanto, se, enquanto o seu marido viver, ela se casar com outro homem, será chamada adúltera; mas se o seu marido morrer, ela estará livre dessa lei, de modo que não será adúltera, embora tenha se casado com outro homem.” (Romanos 7:1-3 NVI)

De acordo com o Senhor através de Paulo, a morte é o único fundamento legal para a dissolução de um casamento no qual Deus transformou duas pessoas em uma. O homem não tem autoridade legal para separar o que o Senhor uniu como um só (exceto quando o pecado de fornicação ou adultério é cometido por uma das partes). Assim, porque o homem não tem autoridade para separar por divórcio o que Deus criou, se ocorrer um divórcio, ele será ilegítimo. Se uma mulher se divorcia do marido e se casa com outro homem, ela é adúltera e comete adultério, pois não tinha o direito de se divorciar do primeiro marido. Eu não estou dizendo isso. Paulo está afirmando isso na passagem acima e está construindo o ensino de Jesus em Mateus 19:3-9, que é o fundamento.

Entendo que os padrões do Senhor são elevados para Sua igreja. Aparentemente, o Senhor pensa que deveríamos ser capazes de vencer o mundo, já que Ele nos fez uma nova criação e está realmente vivendo em nós.

Supervisionando uma Igreja

As escrituras revelam que o Senhor tem padrões elevados para os líderes que governam Sua igreja. A maioria desses padrões gira em torno do bom caráter. O Senhor pode dar dons, unção e poder aos líderes, mas o caráter se desenvolve com o tempo. O caráter é a base adequada para doação e unção.

Um superintendente é alguém a quem o Senhor deu autoridade sobre uma certa parte de Sua igreja (Seu povo). A Bíblia usa o termo “superintendente” alternadamente com bispo, superintendente e presbítero. Geralmente, um líder governante na igreja é um apóstolo, profeta ou professor/pastor (1 Coríntios 12:28).

Durante o período do livro de Atos, Paulo, Timóteo e Tito nomeariam presbíteros ou superintendentes de igrejas em diferentes cidades. Aprenderam com os erros que cometeram ao nomear superintendentes que não estavam preparados para ocupar esses cargos de autoridade. Alguns desses presbíteros ou bispos não tinham o caráter e a natureza interiores de Cristo. Por causa disso, eles não lideraram as igrejas adequadamente e a carnalidade prevaleceu em certas igrejas. O Espírito Santo falou a Paulo e revelou Sua vontade para os líderes de Sua igreja. A vontade do Senhor está centrada em um caráter comprovado e testado:

“Este é um ditado fiel e digno de confiança: se alguém procura [avidamente] o cargo de superintendente (bispo, superintendente), ele deseja uma tarefa excelente. Ora, um superintendente deve ser irrepreensível e irrepreensível, marido de uma só mulher, controlado, sensato, respeitável, hospitaleiro, capaz de ensinar, não viciado em vinho, não valentão, nem temperamental e cabeça quente, mas gentil e atencioso, livre do amor ao dinheiro [não ganancioso pela riqueza e seu poder inerente – financeiramente ético]. Ele deve administrar bem sua própria casa, mantendo seus filhos sob controle com toda dignidade [mantendo-os respeitosos e bem comportados] (pois se um homem não sabe como administrar sua própria casa, como ele cuidará da igreja de Deus ?).” (1 Timóteo 3:1-5 AMP)

Muitos crentes e líderes argumentam que as escrituras acima não se referem ao divórcio e ao novo casamento. Dizem que durante o período em que estes versículos foram escritos, alguns homens tinham múltiplas esposas e, portanto, um bispo deve ser um homem que tem apenas uma esposa. Esta é uma afirmação verdadeira e correta. No entanto, a escritura diz: “marido de uma só mulher”. Portanto, isso pode significar que um homem não pode ter múltiplas esposas e ser um superintendente, e também pode significar que um homem não pode ser casado com várias mulheres em momentos diferentes (tendo mais de uma esposa) e ser um líder supervisor da igreja.

Se examinarmos o versículo cinco, vemos que o Senhor exige que os líderes da Sua igreja administrem bem as suas famílias. Será que divorciar-se da sua esposa e casar com outra, ao mesmo tempo que devasta os seus filhos, seria considerado “gerir bem a casa”? Não consigo ver como qualquer pessoa razoável julgaria que este era o caso. Nossas ações determinam nosso caráter e nosso caráter determina nossa prontidão para supervisionar a igreja do Deus vivo. Se a vida familiar de alguém estiver turbulenta e angustiada, é uma boa indicação de que essa pessoa não está qualificada para ser bispo ou superintendente. Se um líder não consegue cuidar da sua noiva, como poderá cuidar da noiva de Cristo?

As escrituras dizem que o superintendente deve ser irrepreensível e irrepreensível. Se um líder negligencia a sua esposa e tem pelo menos uma falha parcial na dissolução de um casamento, como é que esse superintendente está acima de qualquer reprovação? O superintendente definitivamente não seria “inocente” se não pudesse liderar, administrar e supervisionar sua própria família. Os líderes são responsáveis pela saúde da sua família ou do seu ministério. O Senhor testa o caráter de um homem no lar antes que ele esteja pronto para ser bispo. Mas se um homem fracassa como líder no lar, como pode ele ser aprovado para liderar o povo de Deus coletivamente? Ele certamente não será aprovado para ser um líder de igreja se não estiver à altura dos padrões estabelecidos pelo Espírito Santo.

Um homem que não consegue ter um casamento bem-sucedido não é uma pessoa má e não estou condenando ninguém. Estou dizendo que as escrituras dizem que esse tipo de homem não está apto para supervisionar a igreja de Deus. Por que alguém iria querer ser superintendente se não pudesse supervisionar adequadamente sua família? Esse homem teria que ser cheio de vida própria e simplesmente querer estar no controle da igreja por motivos egoístas. Qualquer discípulo honrado de Jesus perceberia que não está pronto para liderar o povo de Deus, pois não poderia liderar a sua própria família. Um homem humilde faria a coisa certa. Homens orgulhosos seguirão a sua própria vontade e rejeitarão a palavra de Deus. Eles continuarão liderando o povo de Deus mesmo quando não deveriam.

O homem deve cuidar de sua esposa para que o casamento seja saudável. Nenhum casamento é perfeito, mas os casamentos devem progredir no Senhor. Este é um processo que pode levar anos. Se o casamento de um líder está desmoronando, é uma indicação provável de que o líder não está cuidando da esposa. Então, por exemplo, o líder se divorcia, mas ainda quer manter a posição de liderança da igreja enquanto se casa novamente. O líder acaba de provar que não consegue gerir adequadamente a sua própria casa. A igreja não deve permitir que este líder continue como superintendente, pois o líder está desconsiderando as escrituras e se tornando uma lei para si mesmo. Se o líder continuar como superintendente, ele estará se opondo à vontade revelada do Senhor por meio das escrituras e abrindo a congregação ao divórcio e ao pecado.

Pastor do Tennessee

Em 2018, um pastor no centro do Tennessee se divorciou. Sua esposa estava com problemas mentais porque o pastor se distanciava dela e se aproximava de sua secretária. A esposa do pastor queria estar mais envolvida no ministério e achava que ele estava passando muito tempo com a melhor amiga dela (a secretária). O pastor acreditava na cura interior e na libertação, mas não conseguiu ajuda para a sua esposa. As coisas pioraram e o casamento continuou a declinar até que os dois se divorciaram. A fornicação não foi cometida. Pouco antes do divórcio, o pastor enviou mensagens de texto para sua esposa falando sobre ela estar acima do peso, e ele também a chamou de palavra “B” e usou a palavra “F”. Isso soa como alguém com caráter interno para liderar o povo de Deus?

Segundo depoimento da ex-mulher do pastor, ele dizia coisas como: “Não quero mais ser você”. Se você morresse, seria melhor. Se não, então eu irei. Seu rosto parece gordo por causa do corte de cabelo estúpido que você fez. Espero que outra pessoa ame você, porque nunca serei eu. A ex-mulher do pastor também disse que o pastor bateu nela duas vezes diferentes e cuspiu na cara dela uma vez.

A esposa do pastor ouviu o marido e pediu o divórcio, pensando que ele mudaria de ideia. No entanto, o pastor disse às autoridades da igreja que sua esposa pediu o divórcio e estava mentalmente instável. Claramente o pastor manipulou a situação para que fosse sua esposa quem pedisse o divórcio, e a culpa pudesse ser colocada sobre ela. A esposa afirmou que disse várias vezes ao marido que ainda o amava e que queria se reconciliar com ele. A secretária do pastor estava começando a cuidar dos filhos do pastor e estaria em casa para jantar assim que a esposa do pastor se mudasse (o pastor fez sua esposa sair de casa).

O divórcio foi finalizado. O pastor não se reconciliou com a esposa, nem permaneceu solteiro. Em vez disso, ele iniciou um relacionamento romântico com a melhor amiga de sua esposa e sua secretária. Será que seus sentimentos emocionais pela melhor amiga de sua esposa foram parte do motivo pelo qual ele não lutou mais por seu casamento e não procurou se reconciliar com sua esposa? Poderia a luxúria estar se formando em seu coração até que ele ficou feliz por ele e sua esposa estarem se divorciando para que ele pudesse ter outra mulher que ele considerasse mais atraente e uma melhor parceira no ministério? Toda a circunstância não parece irrepreensível!

O pastor do Tennessee se casou com o ex-melhor amigo de sua ex-esposa e continuou no ministério como se nada tivesse acontecido. Algumas pessoas podem ter deixado a igreja, mas a maioria permaneceu. Muito mais pessoas começaram a seguir o pastor e o ministério aumentou junto com sua influência. A igreja permitiu que esse líder continuasse. Por que os cristãos que amam Jesus, a verdade e as escrituras simplesmente não abandonariam o ministério e parariam de apoiá-lo? Mostra o compromisso que se insinuou na igreja e adoeceu o povo de Deus.

Os líderes que apoiam, endossam ou fazem parceria com bispos como o pastor do Tennessee, serão responsabilizados perante o Senhor. Parcerias ruins podem corromper líderes e prejudicar a fé dos crentes. Os líderes que apoiam superintendentes corrompidos estão essencialmente tolerando seus pecados ou olhando para o outro lado.

Graça no divórcio

Há muitos crentes que se divorciaram antes de nascerem de novo. Há também muitos crentes que experimentaram o divórcio antes de iniciarem o ministério. Um crente pode levar vários anos depois de ser salvo para recompor suas vidas. O Senhor não espera que sejamos perfeitos logo após nascermos de novo. Muitos crentes lutaram contra o pecado e se divorciaram porque suas vidas ainda estavam uma bagunça depois que vieram a Cristo. Às vezes são necessários anos de caminhada com Cristo para sermos libertos dos demônios, para sermos purificados dos injustos e para desenvolvermos um caráter piedoso. O Senhor é muito compreensivo e Sua misericórdia permite que os crentes tenham tempo para progredir e organizar suas vidas.

O Senhor é um Juiz justo e nos julga de maneira diferente, dependendo de nossas circunstâncias individuais. Pessoas que se divorciaram como incrédulas ou que se divorciaram no início de sua caminhada cristã (antes de serem libertadas dos demônios e do pecado) são julgadas de forma muito diferente do pastor do Tennessee mencionado acima. Esses crentes que foram divorciados podem encontrar graça no Senhor e se tornarem superintendentes um dia, se essa for a vontade do Senhor para eles.

O pastor do Tennessee que se divorciou e se casou com sua secretária é considerado um padrão muito mais elevado pelo Senhor. Este líder havia sido pastor por muitos anos antes do divórcio. Ele foi casado por cerca de 21 anos e esperava-se que demonstrasse o caráter piedoso conforme definido em 1 Timóteo, capítulo 3. O colapso de sua família revelou que ele não estava administrando bem sua própria casa, desqualificando-o assim para supervisionar a família de Deus. Este é um caso claro de um líder desconsiderando as escrituras e da maioria da congregação também ignorando as escrituras. Quando a verdade de Deus é deliberadamente ignorada, é um indicador de que uma igreja corre o risco de abraçar o engano e as doutrinas dos demônios.

Conclusão

Cuidado com novas maneiras inteligentes e astutas de interpretar as escrituras. Estão sendo divulgados falsos ensinamentos na igreja que justificam o divórcio e outros pecados perversos. Os pecados e perversões sexuais estão sendo adotados por muitos na igreja. O afastamento da fé já começou. Devemos conhecer o Senhor e nadar em Sua palavra para nos mantermos livres da escravidão do erro. Oro para que a graça do Senhor Jesus venha sobre você para que reconheça as heresias destrutivas que estão sendo introduzidas nestes últimos dias.

-Ty Unruh (outubro de 2023)

Fontes:

Entrevista com a esposa do pastor do Tennessee:

https://www.youtube.com/live/xUruNSyUOE0?si=jFvtKJN3z6I8MH9q

Mensagens de texto entre pastor e esposa:

https://pulpitandpen.org/2018/03/03/greg-locke-american-pastor/

Pastor recebe secretária para divórcio e casamento (mais informações):

https://pulpitandpen.org/2018/08/07/pastor-greg-locke-adultery-in-gods-eyes-marries-church-secretary/