Doutrina de los Bautismos (Batismo em Água)

Os fundamentos da fé têm sido atacados pelo inimigo, por isso o Senhor deseja que Sua palavra seja explicada claramente para que as pessoas não fiquem confusas. Algumas pessoas acreditam que uma pessoa não precisa ser batizada nas águas para ser salva. Outros acreditam que é preciso ser batizado nas águas para ser salvo. Este artigo usará as escrituras para revelar a verdade enquanto examina ambos os lados deste debate.

Supõe-se que o batismo nas águas seja uma doutrina de ensino fundamental, mas alguns crentes ficam perplexos com o ensino confuso de líderes que apresentam sua própria teologia sobre o assunto.

“Portanto, deixando a discussão dos princípios elementares de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando novamente o fundamento do arrependimento de obras mortas e da fé em Deus, da doutrina dos batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do julgamento eterno.” (Hebreus 6:1-2 NVI)

A palavra grega usada para “batizar” (Mateus 28:19) significa “limpar por imersão ou submersão, lavar, limpar com água, lavar-se e banhar-se”.

Vida e poder sobre o pecado

O batismo é uma experiência espiritual. Não é apenas um ato físico e simbólico. Quando alguém é batizado, ele experimenta uma morte espiritual para a vida e a natureza do pecado. Ao saírem da água, são elevados à novidade de vida de Cristo, o que permite à pessoa superar ciclos repetitivos de pecado. Este é o início da jornada de estar morto para o pecado e capacitado pela graça de Deus para vencer o pecado.

“O que diremos então? Continuaremos no pecado para que a graça abunde? Certamente não! Como poderemos nós, que morremos para o pecado, continuar vivendo nele? Ou você não sabe que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados em Sua morte? Portanto fomos sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós andemos em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, para que não deveríamos mais ser escravos do pecado. Pois quem morreu foi libertado do pecado. Agora, se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele” (Romanos 6:1-8 NKJV)

Ser batizado nas águas não significa que não pecaremos. É simplesmente um dos passos iniciais que libera a graça de Deus necessária para vencer o pecado. Jesus ordenou aos Seus discípulos que fizessem outros discípulos e os batizassem nos nomes das três pessoas da Divindade:

“E Jesus aproximou-se e falou-lhes, dizendo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar todas as coisas que vos ordenei; e eis que estou sempre convosco, até ao fim dos tempos.” Amém." (Mateus 28:18-20 NVI)

Quem quiser caminhar com o Senhor deve ser batizado nas águas. Cada encontro espiritual com o Senhor nos aproxima Dele e nos ajuda a conhecê-Lo de uma forma maior. Os discípulos obedecerão ao seu Mestre e serão batizados nas águas. A América tem muitos convertidos ao cristianismo, mas poucos discípulos (seguidores) de Jesus. Os convertidos ao Cristianismo fazem o mínimo necessário para serem salvos e irem para o Céu. A salvação é seu foco e objetivo. Os discípulos fazem tudo o que podem para conhecer e caminhar com o Senhor. O Pai, o Filho e o Espírito Santo são o seu desejo.

Os crentes que não são batizados nas águas terão dificuldades em sua caminhada cristã. Eles não serão lâmpadas acesas e brilhantes para o Senhor Jesus Cristo, e muito provavelmente lutarão contra o pecado e não o vencerão. O batismo nas águas libera poder espiritual (graça) para fazer o que não podemos fazer.

Requisito para Salvação

“Mas o que isso diz? “A palavra está perto de você, na sua boca e no seu coração” (isto é, a palavra da fé que pregamos): que se você confessar com a sua boca o Senhor Jesus e crer em seu coração que Deus o ressuscitou do morto, você será salvo. Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação. Pois a Escritura diz: “Quem nele crê não será envergonhado”. Pois não há distinção entre judeu e grego, pois o mesmo Senhor de todos é rico para com todos os que o invocam. Pois “todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.”” (Romanos 10:8-13 NKJV)

O Espírito Santo, através de Paulo, revela que é preciso confessar verbalmente Jesus como Senhor e crer em seu coração que Deus Pai ressuscitou Jesus dentre os mortos. Se isso for feito, a pessoa terá salvação. Algumas pessoas podem não concordar com isso, então vamos examinar o exemplo de Jesus:

“Então um dos criminosos que foram enforcados blasfemou dele, dizendo: “Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós”. Mas o outro, respondendo, repreendeu-o, dizendo: “Você nem mesmo teme a Deus, visto que está sob a mesma condenação? E nós, de fato, com justiça, pois recebemos a devida recompensa por nossos atos; mas este Homem não fez nada de errado.” Então ele disse a Jesus: “Senhor, lembra-te de mim quando entrares no teu reino”. E Jesus lhe disse: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Lucas 23:39-43 NKJV)

O ladrão na cruz acreditava que Jesus era Deus e que Ele tinha um Reino Celestial. O homem também chamou Jesus de “Senhor”. O homem tinha fé em Cristo em seu coração e confessou essa crença com a boca. Jesus então disse ao homem que ele estaria no Paraíso (Céu).

Jesus não disse: “Bem, não posso fazer nada por você porque você não foi batizado nas águas. Talvez você devesse ter ido até John quando ele estava batizando no Jordão. Meus discípulos também estavam batizando, então vocês tiveram muitas oportunidades de serem submersos na água, mas não escolheram fazê-lo. É tarde demais para você, ladrão. Você vai queimar no Inferno eterno com o Diabo e seus anjos!"

Jesus demonstrou amor, compaixão e misericórdia para com o ladrão. Ele não vomitou regras religiosas, ordenanças e condenações no ladrão. Jesus demonstrou claramente que este homem não precisava ser batizado nas águas para entrar no Reino dos Céus. Jesus faz as regras; nós não.

Deveríamos ser batizados nas águas, mas se alguém ensina a condenação pelas consequências de não ser batizado nas águas, então está chamando Jesus de mentiroso. Porque este certamente não foi o caso do ladrão na cruz.

Água e o Espírito

“Nicodemos lhe disse: “Como pode um homem nascer sendo velho? Poderá ele entrar uma segunda vez no ventre de sua mãe e nascer?” Jesus respondeu: “Em verdade vos digo que quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que nasce da carne é carne, e o que nasce do Espírito é espírito. Não se maravilhe de eu ter dito a você: ‘Você deve nascer de novo.’” (João 3:4-7 NKJV)

Tenho ouvido pastores argumentarem que este versículo está falando do batismo nas águas. Contudo, Jesus não diz batismo nas águas; Ele diz “nascido da água”. Devemos examinar este versículo no contexto da conversa. Nicodemos está fazendo uma pergunta a Jesus sobre nascer da água do ventre de sua mãe pela segunda vez. Jesus está respondendo parcialmente a Nicodemos de acordo com a pergunta que ele fez sobre ter nascido fisicamente da água. Porém, Jesus traz isso para a esfera espiritual, que é nascer do Espírito de Deus. Obviamente temos que nascer no ventre de nossa mãe (nascer da água), mas também devemos ter o Espírito Santo entrando em nosso espírito humano e fazendo com que nosso espírito seja renovado (nascer de novo).

Crentes nascidos de novo antes do batismo nas águas

O Senhor chamou Pedro para ir pregar aos não-judeus. Pedro estava pregando e os homens ouviam atentamente. Pedro então lhes diz o que eles precisam fazer para serem salvos: acreditar em Jesus e seus pecados serão perdoados.

“A Ele todos os profetas dão testemunho de que, pelo Seu nome, todo aquele que Nele crê receberá a remissão dos pecados.” Enquanto Pedro ainda falava estas palavras, o Espírito Santo desceu sobre todos os que ouviam a palavra. E os da circuncisão que creram ficaram admirados, todos os que vieram com Pedro, porque o dom do Espírito Santo também havia sido derramado sobre os gentios. Pois eles os ouviam falar em línguas e engrandecer a Deus. Então Pedro respondeu: “Alguém pode proibir a água, para que não sejam batizados estes que receberam o Espírito Santo, como nós?” E ele ordenou que fossem batizados em nome do Senhor. Então pediram que ele ficasse alguns dias.” (Atos 10:43-48 NVI)

Depois que eles creem em Jesus em seus corações, o Espírito Santo vem sobre eles e eles nascem de novo. Esses homens nem sequer confessaram Jesus com a boca antes que o Espírito Santo caísse sobre eles e entrasse neles. Você vê como o Espírito Santo destrói as caixas religiosas em que os homens O colocam? Ele faz o que lhe agrada e salva os homens quando eles acreditam em Jesus. Esses homens só foram batizados nas águas depois de nascerem de novo e serem salvos.

Batismo do Espírito Santo

“Então Filipe desceu à cidade de Samaria e pregou-lhes Cristo.

Mas quando eles acreditaram em Filipe enquanto ele pregava as coisas relativas ao reino de Deus e ao nome de Jesus Cristo, tanto homens como mulheres foram batizados.

Quando os apóstolos que estavam em Jerusalém ouviram que Samaria havia recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João, os quais, descendo, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. Pois ainda Ele não havia caído sobre nenhum deles. Eles só foram batizados em nome do Senhor Jesus. Então impuseram-lhes as mãos e eles receberam o Espírito Santo”. (Atos 8:5, 12, 14-17 NVI)

Aqui vemos três experiências espirituais que ocorrem na vida dos novos crentes. Primeiro, eles acreditaram em Jesus enquanto Filipe pregava. Pouco depois, eles foram batizados nas águas. Claramente as escrituras mostram que qualquer pessoa que crê em Jesus e é batizada tem o Espírito Santo e nasce de novo. Contudo, o Espírito Santo ainda não havia descido sobre estes crentes. O Espírito Santo estava neles, mas eles não haviam sido submersos ou batizados no Espírito Santo. Os apóstolos receberam autoridade de Jesus para liberar o batismo do Espírito Santo através da imposição de mãos.

Em Atos 10:43-48, os homens receberam o batismo do Espírito Santo ao mesmo tempo em que creram em Jesus e nasceram de novo interiormente pelo Espírito de Deus (tudo ocorrendo antes do batismo nas águas). Isso nos mostra que o Senhor pode fazer as coisas de maneira diferente com pessoas diferentes. Ele nem sempre faz as coisas como achamos que deveria ou como queremos que Ele faça. Ele faz as coisas à Sua maneira porque Ele é a Divindade eterna.

-Ty Unruh (outubro de 2023)