Entrando no descanso

Espiritualmente, acredito que o remanescente do Senhor está acampado às margens do rio Jordão, em Moabe, bem em frente à terra prometida (Números 33:48-52). É hora do remanescente cruzar o Jordão e entrar na terra prometida do Senhor. Quando Israel cruzou para a terra prometida, eles supuseram que teriam descanso possuindo uma terra natural. No entanto, eles só obtiveram descanso exterior expulsando os habitantes da terra e assumindo o controle dela:

“Aconteceu que, muito tempo depois de o Senhor ter dado descanso a Israel de todos os seus inimigos ao redor, Josué estava velho, de idade avançada.” (Josué 23:1 NVI)

Os filhos de Israel nunca foram capazes de obter um descanso interior que transformasse alguém interiormente porque Cristo não estava neles. Cristo é descanso. Ele pode liberar Seu descanso em nós até que estejamos completamente preenchidos com Seu “descanso”.

“Porque se Josué lhes tivesse dado descanso, depois não teria falado de outro dia. Resta, portanto, um descanso para o povo de Deus.” (Hebreus 4:8-9 NVI)

Muitos crentes e líderes ainda não entraram no “descanso” do Senhor Jesus Cristo. Tenho progredido nisso na última década, mas recentemente o Senhor mostrou minha necessidade de entrar plenamente em Seu descanso. Foi-me mostrado que não permiti que o Seu “descanso” me preenchesse e me controlasse. Seu descanso nos preenche quando o próprio Cristo nos controla interiormente.

Felizmente o Senhor é muito gracioso conosco e está estendendo Sua graça a nós agora. Ele está abrindo um caminho para que Seu remanescente entre em Seu “descanso” por Sua graça. É hora de viajar de Moabe para a promessa de Cristo. É hora de ser preenchido com Sua vida e entrar em Seu descanso.

Agitação

Meu sobrenome, “Unruh”, significa “inquieto” ou “inquieto” na língua alemã. Anos atrás, o Senhor me revelou que assim como Ele mudou o nome de Jacó de “suplantador” para “Deus prevalece”, Ele estava mudando o meu de “inquieto” a “repouso”. Assim como Jacó lutou com o anjo do Senhor por causa dessa mudança interna na natureza, também tem sido uma luta para mim, ao longo dos anos, estar verdadeiramente tranquilo.

Nossa vida pessoal pode lutar para permanecer viva e continuar como era antigamente. Nosso foco e nosso esforço por coisas naturais ou espirituais podem nos controlar e nos manter em um estado constante de inquietação, se permitirmos. Devemos permitir que Cristo nos mude interiormente, enchendo-nos com a Sua vida. Sua vida nos leva ao descanso interior. Seremos abalados nos próximos dias, quando tudo o que pode ser abalado será abalado, se não tivermos o descanso interior de Cristo. Sem o “descanso” interior de Cristo, certamente seremos como os discípulos estavam no barco com Jesus: abalados, em pânico, inquietos e com medo (Marcos 4:35-41).

Agitação definida

Algumas pessoas estão num estado de inquietação por causa da sua saúde, finanças, trabalho, não terem cônjuge, não terem filhos, não terem uma igreja ou família espiritual, ou porque não possuem uma casa. Algumas pessoas estão nestas situações há muitos anos e parece que o Senhor não mudou a situação nem ouviu as suas orações. Mas aprendemos a entrar no Seu descanso interior para que essas situações não tenham efeito sobre nós? Será que o Senhor está permitindo algumas dessas dificuldades externas até que aprendamos a entrar em Seu “descanso” no meio dessas tempestades? Talvez depois de termos entrado em Seu “descanso” e não estarmos mais inquietos em meio a essas situações difíceis, o Senhor se moverá e remediará essas dificuldades. Mas devemos ser diligentes para entrar no Seu “descanso” e passar pela provação.

Quantos crentes estão inquietos por causa da falta de avivamento, do poder de Deus, de milagres, de curas, de transformação espiritual, de salvações e de uma falta geral de unção na igreja? Você está inquieto porque suas palavras proféticas ainda não se cumpriram plenamente ou porque o Senhor não o tem usado da maneira como Ele o chamou? Talvez o gigante que está no seu caminho seja a “inquietação”. Talvez você deva passar pela provação e superar a inquietação antes que a descoberta possa ocorrer em sua plenitude. Como podemos ser embaixadores de Cristo se não levamos o “descanso” de Cristo e demonstramos a natureza Daquele que representamos?

Cristo não precisa de ministros que possam pregar bons sermões sobre Ele. Jesus quer embaixadores que tenham Sua natureza e vida fluindo deles e mudando as pessoas. Ele deseja que Seus embaixadores “sejam” Seu “descanso” e o liberem para as pessoas inquietas do mundo. Como pode uma igreja inquieta transmitir paz e descanso se ela mesma está inquieta? Os Ministros da Paz devem ter o Príncipe da Paz vivendo através deles para trazer a paz. Você só pode dar o que você é. Às vezes queremos que o Senhor nos use em demonstrações externas de poder antes de estarmos preparados interiormente. Somente o descanso interior pode lidar com a tempestade demoníaca que virá contra os embaixadores que ministram com poder, milagres, sinais e maravilhas.

Descansando em qualquer circunstância

“Não que eu fale em relação à necessidade, pois aprendi a estar contente em qualquer estado em que me encontre” (Filipenses 4:11 NKJV)

Paulo andou interiormente com o Senhor. Ele progrediu na jornada espiritual com o Senhor de tal forma que foi capaz de entrar em Seu “descanso”. O “descanso” de Cristo encheu Paulo e expulsou toda a inquietação. Paulo tinha o Senhor e a vida do Senhor fluía em Paulo e através dele. A vida de Jesus era tudo que Paulo precisava. Todas as outras coisas que atraíam a atenção de Paulo, deixando-o inquieto, desapareceram. Paulo se entregou completamente à Pessoa que é “descanso”. Essa Pessoa transformou Paulo, fazendo com que Paulo descansasse das preocupações mundanas. Foi assim que Paulo aprendeu a estar contente em cada estado ou fase da vida. Através de Cristo também podemos aprender a estar contentes, independentemente das nossas circunstâncias atuais, e a descansar.

Jesus foi um exemplo de descanso. Ele esperou até completar 30 anos (até a comissão vir do Pai) para começar a pregar, curar os enfermos e expulsar demônios. Pense em quantas pessoas Jesus viu morrendo de doenças, vivendo possuídas por demônios ou perdidas espiritualmente. Se Jesus fosse movido por inquietação interna, então Ele teria começado o ministério aos 20 anos para poder ajudar todas as pessoas que precisavam. No entanto, Jesus descansou em Seu Pai e não se permitiu entrar num estado interior de inquietação, concentrando Sua atenção nas necessidades das pessoas. Jesus descansou até que chegasse a plenitude dos tempos.

Mundo de agitação

Desde 2020, o mundo tem mergulhado rapidamente numa inquietação cada vez maior. As nações estão em fúria devido à agitação política e militar. Guerras e distúrbios são frequentemente discutidos nas notícias globais. Apesar da profecia dos profetas sobre “paz e segurança”, as palavras de Jesus em Mateus capítulo 24 estão se tornando mais realidade a cada dia que passa.

Estamos entrando na tempestade do fim dos tempos e a gravidade só aumentará. O Senhor está nos alertando para que entremos em Seu “descanso”. Aqueles que não têm a paz de Cristo reinando em seus corações correrão grande risco de seus corações falharem por causa da pressão que está prestes a cair sobre a face da terra:

““E haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, com perplexidade, o mar e as ondas rugindo; os corações dos homens desfalecerão de medo e da expectativa das coisas que estão por vir sobre a terra, pois os poderes dos céus serão abalados.” (Lucas 21:25-26 NVI)

Devemos estar conscientes das coisas que estão a acontecer em todo o mundo e dos esquemas do inimigo para não sermos apanhados desprevenidos. No entanto, se nos concentrarmos demasiado no mal ou na agenda globalista, começaremos a perder o descanso. Focar na inquietação nos deixará inquietos. Temos que nos concentrar em Cristo que nos dá paz e descanso.

Entrando no descanso de Cristo

Ainda resta um “descanso” para o povo de Deus entrar.

“Portanto, já que resta a promessa de entrar em Seu descanso, temamos que algum de vocês pareça não ter conseguido alcançá-la.” (Hebreus 4:1 NVI)

“Sejamos, portanto, diligentes para entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.” (Hebreus 4:11 NVI)

É pela graça que entramos no descanso de Cristo. À medida que cada um de nós buscar Jesus e viajar com Ele, Ele nos guiará e nos levará ao Seu descanso.

“Pois aquele que entrou no Seu descanso também cessou as suas obras, como Deus fez com as Suas.” (Hebreus 4:10 NVI)

O Senhor completou tudo o que é necessário para entrarmos no Seu descanso. Devemos cessar nosso próprio esforço e inquietação se quisermos permanecer em Sua obra consumada e participar de Seu descanso. Cristo é a nossa promessa.

Oração

Senhor, peço que tire a inquietação de todos nós. Deixe a sua presença fluir diretamente do seu trono em nossos corações e encher nossos templos. Pai, deixe o Teu “descanso” fluir em nós. Peço um aumento na vida de Cristo, paz e descanso em cada pessoa; em nome de Jesus.

-Ty Unruh (outubro de 2023)