Entrando no Lugar Santíssimo

Em 25 de agosto de 2022, o Senhor falou comigo sobre o Santo Lugar e o Santo dos Santos. Ele revelou que eu havia passado muito tempo no Lugar Santo, mas só visitava o Santo dos Santos de vez em quando. Ele estava me dizendo que era hora de Seu povo fazer a transição do Santo Lugar para o Santo dos Santos.

O Templo Interior

Jesus disse que o Reino dos Céus está dentro daqueles que nasceram de novo. Isso significa que o Senhor e Seu templo celestial estão dentro. Existem níveis de intimidade com o Senhor que um crente pode experimentar quando nasce de novo. Existem também níveis de transformação ou transfiguração à imagem de Cristo. Intimidade e transfiguração estão ligadas e aumentam à medida que avançamos com o Senhor na jornada interior.

A jornada começa (internamente falando) no pátio externo do templo. Progride para o átrio interior onde está o altar de bronze. O altar de bronze fala do sacrifício de Cristo por nossos pecados e do perdão e salvação que temos por meio dele. Muitos cristãos permanecem neste lugar de nascer de novo, mas nunca progridem interiormente no Espírito.

À medida que viajamos interiormente no Espírito, chegamos ao Lugar Santo. O Lugar Santo tem o Pão da Proposição ou o Pão da Sua Presença (a presença manifesta de Deus). Porque este é um lugar tão bonito para ir interiormente (no Espírito), os crentes às vezes pensam que alcançaram a meta ou “o fim da estrada”. Foi isso que me ensinaram no Movimento Carismático e acreditei por algum tempo. Eu pensei que esperar no Senhor em Sua presença era o objetivo mais elevado. Muito do que tenho visto a igreja focar é o Lugar Santo.

“E porás os pães da proposição (o pão da Presença) na mesa diante de Mim sempre. [João 6:58.]” (Êxodo 25:30 AMPC)

O Lugar Santo

Aqueles que aprendem a prática perdida de esperar em Deus em oração silenciosa têm a oportunidade de viajar do Pátio Interior para o Lugar Santo. Somente os sacerdotes podiam entrar no Santo Lugar, e assim é no Espírito. Aqueles que fazem de suas vidas a oração e a presença do Senhor tornam-se Seus sacerdotes e obtêm acesso ao Santo Lugar. Tive acesso ao Santo Lugar em 2009, quando decidi buscar o Senhor e esperar Nele em silêncio até que Sua presença se manifestasse tangivelmente em mim. Levei cerca de três semanas esperando silenciosamente diante Dele com meus olhos fechados até que comecei a sentir Sua presença. Foi uma presença muito “leve” no começo, mas aumentou substancialmente ao longo dos anos enquanto eu continuava a esperar Nele.

Achei importante ter silêncio total, sem barulho ou outras distrações. Outra coisa que me ajudou tremendamente foi esperar no Senhor em completa escuridão. Descobri que isso me ajudou a me concentrar. Para mim, é mais difícil fazer à luz do dia.

“Ele fez da escuridão Seu esconderijo secreto; como Seu pavilhão (Seu dossel) ao redor Dele havia águas escuras e nuvens espessas dos céus. (Salmo 18:11 AMPC)

“E, saindo os sacerdotes do lugar santo, a nuvem encheu a casa do Senhor; de modo que os sacerdotes não podiam ficar em pé para ministrar por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a casa do Senhor. Então Salomão disse: O Senhor disse que habitaria na escuridão”. (1 Reis 8:10-12 AMPC)

Eu não entendi na época, mas eu estava vivendo apenas no “Lugar Santo” no Espírito, não no Santo dos Santos. O Santo Lugar tornou-se a minha vida. Adorei estar na presença do Senhor e a intimidade que isso me trouxe com o Senhor. No entanto, eu não estava sendo transformado à imagem de Cristo como deveria. A transformação estava ocorrendo, mas estava acontecendo muito mais devagar do que deveria, dado o tempo que eu passava com o Senhor.

Sofrimento

Eu tinha ido o mais longe que pude no Santo Lugar e sabia que havia mais. Infelizmente, o inimigo me desviou com mágoa e ofensa da igreja (o que foi resultado de entrar no ministério para o qual o Senhor me chamou e dar Sua palavra). Permiti a ofensa porque ainda havia muito da minha vida pessoal e muito pouco da vida de Cristo manifestando-se em mim e através de mim. Eu, como Jonas, me vi fugindo da presença do Senhor. Não fugi intencionalmente do Senhor, mas me distanciei de Sua igreja em meu coração (e, portanto, de minha designação e ministério do Senhor). Eu não queria mais o ministério e me retirei para o deserto como Elias (pois eu estava confortável lá sozinho com o Senhor). Desde que me distanciei do corpo de Cristo, sem saber, distanciei-me de Cristo, a Cabeça que está ligada ao Seu corpo (assim, sem querer, me afastei da presença do Senhor).

Por causa disso, o Senhor permitiu um período de sete anos de sofrimento, disciplina e cruz; para que minha vida própria pudesse ser morta e Sua vida pudesse brilhar de mim. Durante os últimos três anos daquela temporada, o Senhor removeu muito do tempo que eu tinha com Ele no lugar secreto e muito de Sua presença. O Santo Lugar foi tirado de mim e eu estava no lugar espiritual de “ser crucificado com Cristo”. Eu me senti como se estivesse no Inferno (espiritualmente falando). Aprendi como é passar três dias no ventre de um peixe ou três dias no coração da terra (Mateus 12:40).

Temporada da Vida de Cristo

À medida que aquela estação terminava e a nova chegava, o Senhor começou a falar comigo sobre a transição do Santo Lugar para o Santo dos Santos. A presença de Deus é mantida no Santo dos Santos e na verdade aumenta. Mas quando você se move além do véu que separa o Santo Lugar do Santo dos Santos, você vê o Senhor interiormente. Não estou falando sobre vê-Lo com seus olhos físicos ou ter visões. O que quero dizer é que seu espírito entra em contato direto com Ele. Sua glória irradia em seu espírito enquanto você permanece no Santo dos Santos e O contempla.

“No entanto, quando alguém se volta para o Senhor, o véu é removido. Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor”. (II Coríntios 3:16-18 NKJV)

Eu precisei de uma temporada de sete anos de esmagamento e quebra sob o peso da cruz para remover meus véus. Meus véus pessoais estavam me impedindo de entrar no Santo dos Santos. Cada coisa dolorosa que o Senhor permitiu foi com o propósito de remover os véus que eu tinha entre o Santo Lugar e o Santo dos Santos. Ele não desperdiçou nada e usou tudo para garantir que eu me aproximasse Dele. Esse é o coração do Pai para todos nós. Ele deseja que nos aproximemos Dele da maneira mais íntima possível e permitirá o sofrimento se isso nos aproximar Dele.

Existem muitos véus diferentes que impedem os crentes de viajar para dentro e passar do Santo Lugar para o Santo dos Santos. Existem véus da vida própria, nossos próprios pensamentos, ofensa, desobediência, mágoa espiritual, falta de perdão, engano, falsa doutrina e muitos outros. Precisamos que o Espírito Santo nos guie através do processo de remoção de nossos véus pessoais.

O Santo dos Santos

Uma vez removidos os véus, podemos contemplar o Senhor em Sua glória. Nosso espírito contempla o Senhor naquele lugar espiritual chamado “o Santo dos Santos” que existe dentro de nossos corações. O Reino dos Céus está dentro. Temos acesso ao trono de Deus dentro de nós. O Espírito Santo ensinará a todos que trilharem esse caminho interior. Assim como João aprendeu a estar no Espírito, nós também podemos (Apocalipse 1:10).

A vida de Cristo é infundida em nosso ser quando alcançamos o “Santo dos Santos” no Espírito. Sua natureza, caráter, vontade, propósito e fruto estão todos depositados em nosso espírito. Somos transformados à Sua imagem quando O contemplamos no Santo dos Santos. Podemos sentir sua presença manifesta no Santo Lugar, mas a transfiguração não ocorre. Somente quando o véu separador é removido para que possamos ver o Senhor como Ele é, ocorre a transfiguração. A oração de espera silenciosa no Santo dos Santos é a chave para manifestar a vida e a natureza de Cristo. O Senhor também usa o sofrimento ou a vida de cruz para realizar essa mesma transformação em Sua própria imagem. O silêncio e o sofrimento trabalham ‘de mãos dadas’ para nos transformar.

Eu apenas comecei minha jornada para o Santo dos Santos. Enquanto espero silenciosamente na Presença do Senhor, posso sentir uma transição do Santo Lugar. Peço silenciosamente ao Espírito Santo que me leve ao Santo dos Santos. A intensidade da presença do Senhor aumentará (às vezes de maneiras diferentes). Houve momentos em que o fogo é tão intenso que vou gritar bem alto. Muitas vezes não sou capaz de permanecer no Santo dos Santos por muito tempo. Mas tenho a certeza do Espírito de que isso mudará à medida que eu continuar e me aclimatar ao nível mais alto da glória ardente do Senhor.

É quando permanecemos no Senhor que participamos de Sua vida e natureza. Sua vida então flui através de nós e produzimos o fruto de Seu Espírito:

“Habitai em mim, e eu habitarei em vós. [Viva em Mim e Eu viverei em você.] Assim como nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo sem permanecer (estar vitalmente unido à) videira, você também não pode dar fruto a menos que permaneça em Mim. (João 15:4 AMPC)

Perseverar e Superar

A vida vitoriosa de Cristo flui para nós do Lugar Santíssimo quando permanecemos em Cristo. Sua vida nos possui para que possamos viver uma vida vitoriosa. Cristo vem através de nós quando acessamos o Santo dos Santos no Espírito e vivemos por Sua vida. Ele vence o pecado, o mundo, o diabo e nossa vida pessoal através de nós. Cristo triunfa sobre a ofensa, mágoa espiritual, desânimo, desapontamento, etc. Ele nos torna vencedores. Os ataques do inimigo que costumavam nos atrapalhar ou atrapalhar, não têm mais poder para fazê-lo.

Só porque um crente pode profetizar, curar os enfermos ou expulsar demônios não significa que eles estão vencendo. Na verdade, a história nos mostrou que homens e mulheres podem fazer grandes façanhas para Deus e ainda assim cair no pecado e serem vencidos por Satanás, pelo mundo ou por sua própria vida. No entanto, quando a vida de Cristo capacita um crente, a mais profunda tragédia pode ocorrer em sua vida sem destruí-lo. O crente que está vivendo pela vida de Cristo superará todas as situações que alteram ou mudam a vida porque Cristo neles esmaga e quebra a situação. A força de Cristo na pessoa é mais forte do que qualquer potencial desastre ou dificuldade que este mundo ou Satanás possa lançar sobre a pessoa. A força de Cristo pode capacitar os crentes a superar os momentos mais sombrios e malignos da história humana. Cristo, o vencedor, vive naqueles que O conhecem interiormente e permanecem nEle.

Uma Revelação de Cristo

A revelação vem quando nos sentamos no Lugar Santíssimo com Cristo. Contemplar Cristo interiormente libera um “conhecimento interior” de Cristo que não podemos receber de outra forma. A Divindade é um Espírito e Ele deve ser conhecido no Espírito. Existem diferentes níveis em que podemos conhecer o Senhor. O nível mais profundo ou a maior revelação da Divindade é o conhecimento interior que ocorre por estar diante Dele em silêncio e contemplá-Lo.

À medida que vamos para dentro (dentro do nosso espírito onde Ele habita), o portão para o Lugar Santo se abre. Sua presença preenche nosso ser. Ao nos sentarmos em silêncio e escuridão, nos movemos cada vez mais para dentro dEle e passamos além do véu para o Santo dos Santos. Sua luz e glória brilham diretamente em nossos espíritos e somos transformados. Nosso espírito O vê como Ele é e passamos a conhecê-Lo mais plenamente. Não fazemos nada nem nos envolvemos em atividades. Nós simplesmente ‘estamos’ com Ele e permanecemos diante Dele. Esta é a comunhão que Ele deseja.

Revelação traz manifestação

Ao entender que o véu foi removido entre o Lugar Santo e o Santo dos Santos, temos acesso. Aquele véu era a carne de Jesus que foi rasgada por nós. O acesso ao próprio trono de Deus foi uma das maiores coisas que Jesus fez na cruz. A cura é boa e obviamente precisamos de salvação, mas ter acesso para vir diante do Senhor está além da compreensão.

“Portanto, irmãos, uma vez que temos plena liberdade e confiança para entrar no [Santo dos] Santos [pelo poder e virtude] no sangue de Jesus, Por este novo (novo) e vivo caminho que Ele iniciou, dedicou e abriu por nós por meio da cortina separadora (véu do Santo dos Santos), isto é, por meio de Sua carne” (Hebreus 10:19-20 AMPC)

Jesus, como homem, atravessou o véu da separação por nós como precursor e exemplo. Seus discípulos devem segui-Lo através do véu e entrar no Santo dos Santos:

“[Agora] temos esta [esperança] como uma âncora segura e inabalável da alma [ela não pode escorregar e não pode quebrar sob quem pisa nela – uma esperança] que vai mais longe e penetra [na própria certeza do Presença] dentro do véu, [Lev. 16:2.] Onde Jesus entrou por nós [antecipadamente], um Precursor tendo se tornado um Sumo Sacerdote para sempre segundo a ordem (com o posto) de Melquisedeque. [Sl. 110:4.]” (Hebreus 6:19-20 AMPC)

O sacerdócio real

É a vontade eterna do Senhor que nos tornemos o Sacerdócio Real. Isso é algo que devemos nos tornar para ter acesso ao Lugar Santíssimo (falando interiormente). Os Movimentos Carismáticos Externos têm focado em dons externos, unções, profecias, sinais e maravilhas, e transformação cultural externa. Aqueles que se tornam o Sacerdócio Real aprendem como viajar dentro de seu próprio coração para o Lugar Santíssimo onde Deus habita em Seu trono. Eles aprendem porque têm um coração voltado para a vontade e o propósito de Deus e, portanto, recebem a graça do Espírito Santo para buscar a Deus internamente.

O Sacerdócio Real entende que o Senhor e Seu Reino são interiores, e eles têm como prioridade obedecer a Jesus e “buscar primeiro Seu Reino”. O Sacerdócio Real são aqueles que se separaram do mundanismo para que possam ministrar ao Senhor. Os crentes que são amigos do mundo são inimigos de Deus (Tiago 4:4). Somente os puros de coração terão acesso para se aproximar do trono de Deus e vê-Lo (Mateus 5:8). O Sacerdócio Real adora o Senhor em Espírito e verdade. Eles anseiam pela presença do Senhor e por caminhar com Ele interiormente no Espírito.

A atribuição

A razão pela qual estou escrevendo este artigo é porque o Senhor me ordenou várias vezes para ajudar a trazer Seu povo diante de Seu trono. Sempre que discutimos coisas espirituais como esta, as palavras naturais ficam muito aquém. Minha confiança é que o Espírito Santo fará brilhar Sua luz reveladora sobre minhas palavras fracas e trará muitos para esta jornada interior espiritual. Espere no Senhor em silêncio até que o Espírito Santo o guie diante do trono de Deus interiormente. Não há nada maior do que estar diante do Senhor e contemplar Sua glória. Seu espírito contempla a glória do grande Rei interiormente (mesmo que você não veja ou ouça nada). Você conhecerá o Senhor simplesmente por estar com Ele. Vocês se tornarão amigos e conhecerão Seus caminhos mais plenamente. Ele está esperando por você. Ele deseja que você venha diante de Seu trono.

Entendo que alguns não têm muito tempo para passar com o Senhor dessa maneira agora. Muitos trabalham em tempo integral e têm responsabilidades com suas famílias quando estão em casa. Não quero que haja condenação para ninguém. O Senhor está simplesmente conscientizando alguns de Sua vontade e desejo. Quando você decidir fazer a jornada interior para o Santo dos Santos, o Senhor fornecerá tempo para esperar nEle. Ele entende que alguns têm obrigações de família e trabalho neste momento. O Senhor está colocando esse desejo no coração de alguns e abrirá um caminho para você entrar nessa realidade espiritual no futuro.

Paz e graça no Senhor Jesus Cristo.

-Ty Unruh (2023)