Espírito e Poder de Elias - Fogo de Deus

Em 10/04/23, o Senhor começou a falar sobre a proximidade de Sua liberação do Espírito e do poder de Elias que virá sobre alguns. Especificamente, a unção da porção dupla em que Eliseu ministrou. Este ministério será caracterizado pelo fogo de Deus. Os mensageiros chamados para ministrar nesta unção demonstrarão o fogo de Deus e serão revestidos com um manto de fogo. Esta graça fará com que Seus mensageiros ardam com um desejo intenso de ver a noiva do Senhor envolvida em comunhão íntima com o Noivo. Também fará com que os Seus ministros odeiem o sistema religioso que impede o povo do Senhor de conhecê-Lo plenamente. O Senhor usará o ministério do Espírito e o poder de Elias para ajudar a cumprir a Sua vontade de trazer pessoas diante Dele no Lugar Santíssimo e guiar o Seu povo na jornada interior do Espírito.

O Jordão

O Senhor me disse: “Onde os três homens que ministraram no Espírito e no poder de Elias começaram seus ministérios?”

Procurei as primeiras menções de Elias, Eliseu e João. Todos os três mensageiros iniciaram seus ministérios no rio Jordão ou próximo a ele. Depois de Elias ter dado a sua primeira palavra pública do Senhor, ele foi enviado para um pequeno riacho junto ao rio Jordão (1 Reis 17:1-5). Elias também terminou seu ministério no Jordão quando foi arrebatado ao céu. Sua unção foi então duplicada e transferida para Eliseu:

“Então Elias lhe disse: “Fique aqui, por favor, porque o Senhor me enviou ao Jordão”. Mas ele disse: “Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei!” Então os dois continuaram. E cinquenta homens dos filhos dos profetas foram e ficaram de frente para eles, de longe, enquanto os dois estavam junto ao Jordão. Agora Elias pegou o seu manto, enrolou-o e bateu nas águas; e foi dividido de um lado para outro, de modo que os dois atravessaram em terra seca. E foi assim que, depois de terem atravessado, Elias disse a Eliseu: “Pergunte! O que posso fazer por você, antes de ser tirado de você?” Eliseu disse: “Por favor, deixe uma porção dobrada do seu espírito estar sobre mim”. Então ele disse: “Você pediu uma coisa difícil. Contudo, se me vires quando eu for tirado de ti, assim será contigo; mas se não, não será assim.” Então aconteceu que, enquanto eles continuavam conversando, de repente apareceu uma carruagem de fogo com cavalos de fogo e separou os dois; e Elias subiu ao céu num redemoinho. E Eliseu viu isso e gritou: “Meu pai, meu pai, o carro de Israel e seus cavaleiros!” Então ele não o viu mais. E ele pegou suas próprias roupas e as rasgou em dois pedaços. Ele também pegou o manto de Elias que havia caído dele, voltou e parou às margens do Jordão. Então ele pegou o manto de Elias, que havia caído dele, e bateu nas águas, e disse: “Onde está o Senhor Deus de Elias?” E quando ele também atingiu a água, ela foi dividida de um lado para outro; e Eliseu fez a passagem.” (II Reis 2:6-14 NVI)

Jordan significa “descendente”. Foi um símbolo da passagem para a terra prometida de Deus. Sabemos que a principal e maior promessa de Deus é Seu Filho — a verdadeira terra prometida de Deus. À medida que descemos ou diminuímos na vida própria, somos preenchidos com a vida de Cristo. Isto é “travessia” no sentido espiritual. A unção foi transferida para Eliseu na travessia do rio Jordão. A porção dupla desta unção do Espírito Santo só poderia ser realizada por Eliseu se ele diminuísse na vida própria e aumentasse na vida de Cristo. É um tipo profético e uma sombra para os nossos dias e o retorno desta graça aos mensageiros do fim dos tempos.

O Senhor enviou Elias ao Jordão por um motivo. Isso não foi aleatório. O Senhor está falando conosco através do local específico onde ocorreu esta transferência. Acredito que o Senhor liberará mais compreensão sobre isso à medida que O buscarmos e meditarmos sobre isso.

Finalmente, João Batista iniciou seu ministério público no Jordão (Mateus 3:1-6). "Preparar o caminho do Senhor" começou no Jordão. Assim como é em nosso tempo. Preparar o caminho do Senhor começa com a "travessia" para Cristo. João batizou Jesus no Jordão, o que deu início ao maior ministério de todos os tempos:

“Quando todo o povo foi batizado, aconteceu que Jesus também foi batizado; e enquanto Ele orava, o céu se abriu. E o Espírito Santo desceu em forma corporal como uma pomba sobre Ele, e uma voz veio do céu que disse: “Tu és meu Filho amado; em Ti estou satisfeito.” (Lucas 3:21-22 NKJV)

O Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma corporal no Jordão. Novamente, Jordan na verdade significa “descendente”. A descida da dupla porção do Espírito e do poder de Elias ocorrerá quando aqueles chamados para isso estiverem completamente submersos no Espírito Santo. A submissão absoluta à vontade e ao propósito de Deus é necessária para ministrar esta graça. Então o Espírito e o poder de Elias descerão do Céu e queimarão como fogo nos mensageiros.

Este fogo será uma queima interior para Cristo. É o próprio Cordeiro de Deus queimando dentro dos mensageiros e liberando o fogo de Deus direto do trono de Deus. Este fogo levará o povo de Deus a uma “rendição absoluta” ao Cordeiro. Isso fará com que os corações das pessoas voltem para Deus e fará com que haja muitos mais discípulos devotados de Jesus. O ministério primeiro se manifestará desta forma. À medida que o mal progride em todo o mundo e nos aproximamos ainda mais da vinda de Cristo, o ministério do Espírito e do poder de Elias confrontará as trevas.

Nota: O Espírito Santo é uma Pessoa (parte da Divindade) e desceu sobre Jesus “como” uma pomba desceria (em um movimento descendente). O Espírito Santo não é um pássaro. A frase é uma “símile” e mostra o movimento com que o Espírito Santo desceu do Céu. Um símile é definido como: ‘uma figura de linguagem em que duas coisas diferentes são explicitamente comparadas, como em “ela é como uma rosa”.’ O Espírito Santo é definitivamente ‘diferente’ de um pássaro criado. O Espírito Santo não assumiu a forma de uma pomba, mas moveu-se de maneira semelhante à de uma pomba.

Atravessando

Em outubro de 2020, nossa família estava visitando Chattanooga, Tennessee. Enquanto atravessávamos a ponte de pedestres da Walnut Street, eu estava olhando para o rio Tennessee. De repente, a presença de Deus veio sobre mim e me lembrou de uma palavra profética que minha esposa e eu recebemos em 2013. A palavra profética envolveu minha esposa e eu atravessando um rio em um barco a remo. Quando fizemos a travessia, recebemos coroas e vestes reais. Este foi o Senhor falando profeticamente sobre a travessia e se tornar o sacerdócio real. O Senhor estava me lembrando do nosso propósito e do propósito de todos os que escolhem seguir a Cristo como discípulos.

Em 2022, nossa família mudou-se para o norte de Idaho e alugou uma casa perto do rio Priest, que flui do lago Priest. O Senhor continuou a nos indicar a travessia do rio para a promessa de Cristo e a entrada em Seu “descanso”. O simbolismo do Rio Sacerdote e do Lago Sacerdote gritava “O Sacerdócio Real”. completamente possuídos pelo Senhor Jesus Cristo porque eles escolheram 'passar' para a plenitude da medida de Sua estatura. O sacerdócio deixa de orar e de viver egocêntricos; traz à tona a vontade eterna de Deus na oração, adoração, pregação e na vida.

Quando minha esposa e eu procuramos pela primeira vez uma propriedade em Idaho, descobrimos que a área em que estávamos mais interessados se chamava ‘Seneacquoteen’. Esta é a palavra indígena Kalispell que significa “travessia, travessia ou travessia em águas profundas”. Seneacquoteen está localizado no rio Pend Oreille, entre Sandpoint e Priest River. O Senhor continuou a falar da necessidade de Sua igreja cumprir a promessa de se tornar Seu sacerdócio real:

“Mas vós sois uma geração escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo peculiar; para que anuncieis os louvores daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9 KVJ).

Nosso ministério principal, ‘Geração Escolhida’ nasceu desse mesmo versículo. Eu não inventei o nome. Foi dado pelo Senhor a uma intercessora chamada Georgia Penniman em 2015, quando orávamos com ela sobre o início de uma reunião. O Senhor estava falando sobre o sacerdócio e como nosso propósito era entrar nele para que pudéssemos ajudar outras pessoas a aceitá-lo. Ele deseja que uma geração inteira entre no Seu sacerdócio real e seja um povo santo completamente dedicado à Sua vontade e propósito eternos.

Devemos mostrar literalmente a virtude, a retidão, a excelência, a pureza e a bondade moral do Senhor (como a palavra grega para “louvores” pode ser traduzida). Devemos ser uma representação de Cristo, permitindo que Sua vida nos transforme à Sua imagem e então brilhe em nós. À medida que a vida e a luz de Cristo brilham de nós, isso demonstra Aquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz.

Somente um grupo selecionado é chamado para ministrar no Espírito e no poder de Elias. No entanto, todos os crentes são chamados a tornar-se o sacerdócio real. O Espírito e o poder de Elias não são o chamado elevado de Deus. O sacerdócio real é a vocação suprema. O Espírito e o poder de Elias são uma operação do Espírito Santo liberada para certos mensageiros para ajudar os crentes a alcançarem o chamado elevado.

Compreendendo o Espírito e o Poder de Elias

Esta unção é muito difícil de controlar. Os imaturos não conseguem suportar isso. A unção do Espírito e do poder de Elias é como um ‘fogo encerrado em vossos ossos’. A unção guerreia contra o sistema religioso criado pelo homem e contra tudo que está em oposição ao Senhor. A unção combate as falsas religiões, as falsas doutrinas, a maneira do homem de fazer a igreja, as tradições dos homens na igreja, o pecado, a vida própria e inúmeras outras coisas e maneiras que se opõem a Deus e ao Seu propósito.

Somente mensageiros que atingiram um certo nível da “medida da estatura de Cristo” podem funcionar nesta unção. Os imaturos queimarão aqueles ao seu redor que não deveriam ser queimados. O fogo que emana desta unção só pode ser controlado por Cristo vivendo no mensageiro. O ardor interior que o Espírito e o poder de Elias produz é tão intenso que somente Cristo vivendo em uma pessoa pode lidar com ele, pois é necessária a sabedoria de Deus para administrá-lo adequadamente.

Mensageiros imaturos que funcionam no Espírito e no poder de Elias queimarão seu cônjuge com o fogo desta unção. Eles queimarão pastores e líderes com fogo quando o Senhor não lhes disser para confrontarem o líder. Se Cristo não tiver o “controle majoritário” do navio, então o navio mensageiro operará no Espírito e no poder de Elias, independentemente da vontade do Senhor. Isso causa danos e bagunça no lar e na igreja. Quando a vida própria do mensageiro é crucificada com Cristo, então o Senhor pode liberar Sua “queima controlada” através do mensageiro. Isso não significa que o fogo será pequeno ou queimará fracamente, mas significa que o Senhor estará no comando da queima.

O fim dos tempos

O ministério do Espírito e do poder de Elias não é apenas um ministério de cura, milagres, sinais e maravilhas. Se fosse apenas esse tipo de ministério, seria elogiado e celebrado pela igreja. Contudo, este ministério também será caracterizado pela liberação dos julgamentos de Deus. Estamos agora no fim dos tempos e Cristo retornará em breve para estabelecer Seu Reino na terra. O livro do Apocalipse é claro. Os julgamentos de Jesus serão liberados globalmente e Seus mensageiros ungidos com o Espírito e o poder de Elias verão realmente o que Jesus está fazendo e, em perfeita harmonia com Ele, liberarão Seu julgamento sobre a terra:

“E darei poder às minhas duas testemunhas, e elas profetizarão mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.” Estas são as duas oliveiras e os dois candelabros que estão diante do Deus da terra. E se alguém quiser prejudicá-los, fogo sairá de sua boca e devorará seus inimigos. E se alguém quiser prejudicá-los, deverá ser morto desta maneira. Estes têm poder para fechar o céu, para que não caia chuva nos dias da sua profecia; e eles têm poder sobre as águas para transformá-las em sangue e para ferir a terra com todas as pragas, quantas vezes quiserem.” (Apocalipse 11:3-6 NVI)

Esta escritura revela duas testemunhas de Deus que ministrarão em Jerusalém. O Senhor terá um grupo de testemunhas em toda a terra que cumprirão a Sua vontade. Jesus disse às pessoas para “amarem os seus inimigos e fazerem o bem àqueles que os odeiam” (Lucas 6:27). Mas à medida que transitamos para os anos finais desta era, estaremos transitando para um tempo de julgamento de Deus. O Senhor ainda será misericordioso com aqueles que se humilham e se arrependem como Ele sempre foi, mas Seus inimigos que O odeiam e se recusaram a se arrepender depois de terem muitas oportunidades (ao longo de muitos anos) experimentarão os julgamentos liberados quando Jesus abrir os pergaminhos do Apocalipse. Capítulo 6.

Os inimigos daquelas testemunhas que ministram no Espírito e no poder de Elias não receberão o amor de que Jesus falou em Lucas 6:27. Eles receberão julgamento pelo fogo que realmente sai da boca dessas testemunhas. Quando homens maus perseguirem os mensageiros num futuro próximo, os mensageiros não estarão “abençoando aqueles que os perseguem”, mas sim liberando a ira de Deus sobre aqueles que os perseguem. Eles profetizarão pragas, e os inimigos de Deus e os inimigos da igreja de Deus morrerão de doenças. Estas testemunhas serão usadas por Deus para proteger a igreja durante a grande tribulação:

“Quando o dragão viu que havia sido lançado na terra, perseguiu a mulher que deu à luz o menino. Mas foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da presença da serpente. Então a serpente vomitou água da sua boca como um dilúvio atrás da mulher, para que ela fosse levada pelo dilúvio. Mas a terra ajudou a mulher, e a terra abriu a boca e engoliu o dilúvio que o dragão vomitou da sua boca. E o dragão irou-se contra a mulher e foi fazer guerra ao resto da sua descendência, que guarda os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus Cristo.” (Apocalipse 12:13-17 NVI)

À medida que Satanás tenta destruir completamente a noiva e a igreja (aqueles que nasceram de novo e têm testemunho de Jesus dentro deles), o Senhor usará as Suas testemunhas que funcionam no Espírito e no poder de Elias para proteger o Seu povo. Serão preparados lugares para o Seu povo no deserto, mas o Senhor usará o “poder de fogo” para proteger o Seu povo também. Literalmente, Ele protegerá Seu povo com fogo. O ministério de Elias prefigurou o fogo que será liberado através das testemunhas mencionadas em Apocalipse capítulo 11.

Invocando Fogo

Em 1 Reis 1:2-4, Elias deu uma palavra profética “negativa” ao rei de Israel. O rei de Israel buscou um deus falso para revelação, em vez do verdadeiro Deus vivo. Elias disse a Acazias que ele morreria de doença porque não buscou o Deus verdadeiro. Acazias então enviou soldados para capturar e provavelmente matar Elias:

“Então o rei enviou-lhe um capitão de cinqüenta com seus cinqüenta homens. Então ele foi até ele; e lá estava ele, sentado no topo de uma colina. E ele lhe falou: “Homem de Deus, o rei disse: 'Desce!'” Então Elias respondeu e disse ao capitão dos cinquenta: “Se eu sou um homem de Deus, então desça fogo do céu e consumir você e seus cinquenta homens.” E desceu fogo do céu e consumiu ele e os seus cinquenta.” (II Reis 1:9-10 NVI)

Elias só poderia fazer o que o Senhor estava fazendo. Se Deus não tivesse liberado a autoridade para que o fogo caísse e matasse esses homens, então isso não teria acontecido. Nenhum de nós pode realizar milagres sobrenaturais sem que Deus realmente os faça. Elias liberou o julgamento de Deus sobre seus inimigos, assim como as testemunhas farão em breve. Estamos atravessando o período de julgamento que precede a segunda vinda de Cristo e a Era do Reino.

Os crentes que se recusam a reconhecer isto e acreditam no julgamento mencionado no livro do Apocalipse correrão grande risco de se ofenderem com Deus e de se afastarem Dele. Lembra da esposa de Ló? Seu coração ficou ofendido com Deus quando Seu fogo de julgamento caiu sobre Sodoma e Gomorra. Aqueles que não conseguem discernir a época em que nos encontramos estão se posicionando para ficarem ofendidos. Devemos conhecer os tempos e as estações para que possamos estar alinhados com o Senhor.

Rejeitando o Espírito e o Poder de Elias

A elite global e os líderes globais continuam a empurrar o mundo em direção a um governo mundial ou a uma ordem mundial profetizada nos capítulos 13 e 17 de Apocalipse. Esses líderes acabarão por entregar a sua autoridade e governança a um governante mundial. que tentará controlar o mundo inteiro através da guerra e do domínio. Soldados ímpios que receberam a marca da besta serão enviados para matar os crentes em todo o mundo. Esses exércitos estarão além da salvação, uma vez que juraram lealdade à besta e ao falso profeta e receberam a marca (Apocalipse capítulos 14 e 16). Muitos crentes serão martirizados e muitos serão protegidos através do poder de Deus que emana dos Seus mensageiros.

Jesus disse aos Seus apóstolos que as cidades sofreriam um julgamento pior do que Sodoma e Gomorra se não recebessem o seu ministério e mensagem (Lucas 9:1, Mateus 10:11-15). Os discípulos, ainda não tendo o Espírito Santo, interpretaram mal o momento do julgamento de Deus. Eles esqueceram que Jesus disse: “no dia do julgamento”. Então, pouco tempo depois, quando Jesus não foi recebido por um grupo de pessoas (Lucas 9:51-56), Tiago e João quiseram invocar fogo sobre a cidade, como Elias fez. Jesus os repreendeu por ouvirem o espírito errado (um erro comum para aqueles que não têm o Espírito Santo neles). Então, logo após esses eventos, Jesus profetiza que uma cidade inteira queimará no Inferno:

““Ai de você, Corazin! Ai de você, Betsaida! Pois se os milagres que foram feitos em você tivessem sido feitos em Tiro e em Sidom, eles já teriam se arrependido há muito tempo, sentados em saco e cinza. Mas será mais tolerável para Tiro e Sidom no julgamento do que para vocês. E você, Cafarnaum, que está exaltada ao céu, será levada ao Hades. Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou.” (Lucas 10:13-16 NKJV)

Cafarnaum pensava que todos iriam para o Céu (a maioria das pessoas da cidade), mas Jesus deu-lhes uma palavra profética afirmando que a maioria das pessoas sofreria o tormento eterno no Hades. Em outras palavras, a maioria das pessoas não se arrependeria e não seria salva, mesmo que vivesse um pouco mais na terra.

Você poderia imaginar o ministério de Jesus funcionando na terra agora mesmo e dando esta palavra a uma cidade inteira? É exatamente assim que o ministério do Espírito e do poder de Elias funcionará quando o Senhor o liberar em plenitude. Imagine se Jesus estivesse ministrando hoje e desse essa palavra profética a uma grande cidade dos EUA. A comunidade profética ou movimento profético provavelmente seria o primeiro a condenar e repreender Jesus. Eles diriam: “Você não sabe de que espírito você é! Não profetizamos condenação sobre uma cidade como essa. Você precisa falar com o espírito oposto e profetizar vida! A vida e a morte estão no poder da língua!”

Muitos no movimento profético nem sequer reconheceriam Jesus se Ele estivesse ministrando entre nós hoje. Eles O rejeitariam assim como os fariseus fizeram. “Ele não pode ser de Deus porque Ele cura no sábado”, diziam os fariseus. “Este homem não pode ser de Deus, pois está profetizando julgamento sobre cidades inteiras”, o movimento profético carismático moderno poderia dizer sobre Jesus.

O fato é que Jesus está vindo para cá novamente. Ele falará palavras de julgamento sobre cidades, regiões e nações através de Seus mensageiros, profetas e testemunhas. Aqueles nos movimentos carismáticos e proféticos que não conseguem discernir o ministério do julgamento divino de Cristo liberado através de Suas testemunhas serão encontrados em oposição a Deus. Estes são crentes que pregam o avivamento, mas rejeitam o julgamento do Senhor profetizado nesta era no livro de Apocalipse. O julgamento virá antes do “dia do julgamento” em que Cristo retornará.

Se esses ministros e crentes não ficarem fora do caminho de Deus enquanto Ele libera o julgamento através de Seus mensageiros, eles poderão encontrar o mesmo destino de Josias. O rei Josias fez muito bem ao Senhor e foi usado na reforma. Porém, no final do seu reinado, ele lutou contra a vontade de Deus e por isso foi removido da terra:

“Depois de tudo isso, quando Josias preparou o templo, Neco, rei do Egito, subiu para lutar contra Carquemis, perto do Eufrates; e Josias saiu contra ele. Mas ele lhe enviou mensageiros, dizendo: “Que tenho eu contigo, rei de Judá? Hoje não vim contra você, mas contra a casa contra a qual estou em guerra; pois Deus me ordenou que me apressasse. Evite se intrometer com Deus, que está comigo, para que Ele não o destrua.” No entanto, Josias não desviou o rosto dele, mas disfarçou-se para poder lutar com ele, e não deu ouvidos às palavras de Neco da boca de Deus. Então ele veio lutar no vale de Megido. E os arqueiros atiraram no rei Josias; e o rei disse aos seus servos: “Levem-me daqui, pois estou gravemente ferido”. Seus servos, portanto, tiraram-no daquela carruagem e colocaram-no na segunda carruagem que ele tinha, e o levaram para Jerusalém. Então ele morreu e foi sepultado em um dos túmulos de seus pais. E todo o Judá e Jerusalém choraram por Josias.” (II Crônicas 35:20-24 NVI)

Conclusão

Discernamos a época em que estamos entrando para que possamos ser parceiros do Senhor em tudo o que Ele deseja fazer. Ele pode liberar glória e reavivamento sobre uma região para que Sua igreja possa ser construída e prosperar. Enquanto estiver em outra região, o Senhor pode fazer com que Seu mensageiro (operando no Espírito e no poder de Elias) profetize e libere o julgamento. Precisamos estar muito próximos do Senhor para podermos ver o que Ele está fazendo nos próximos dias. Será fundamental para a nossa própria segurança que façamos parceria com o Senhor e não lutemos contra Ele. Ele abrigará e protegerá aqueles cujos corações são completamente Seus e estão de acordo com Ele.

As escrituras são verdade absoluta. É hora de ver o livro do Apocalipse como uma realidade próxima, em vez de um conto de fadas distante. É hora de estudar o ministério de Jesus e saber como Ele funcionava. Vamos para dentro, para o lugar secreto dentro de nossos próprios corações (o Reino dos Céus interior). Vamos encontrar o Cordeiro ali e conhecê-Lo em maior grau. Que Sua graça e paz estejam sobre nós. Que Seu entendimento aumente em nós para que reconheçamos o que Ele está fazendo e discernamos a operação do Espírito e do poder de Elias.

-Ty Unruh (outubro de 2023)