Falsa Doutrina na Igreja

E o ensino deles [devorará; ele] vai comer como câncer ou se espalhar como gangrena. Assim é com Himeneu e Fileto, que erraram o alvo e se desviaram da verdade ao argumentar que a ressurreição já ocorreu. Eles estão minando a fé de alguns. (2 Timóteo 2:17-18 AMP)

Recentemente, o Senhor tem enfatizado para mim como a falsa doutrina pode ser prejudicial. Ele tem feito isso porque geralmente não levamos a falsa doutrina tão a sério quanto deveríamos. O Senhor quer que isso mude.

O Espírito Santo, por meio do apóstolo, diz que o falso ensino é gangrena para o corpo. A definição de gangrena é: "morte localizada e decomposição do tecido corporal, resultante de circulação obstruída ou infecção bacteriana". Uma vez que uma parte do corpo de Cristo é infectada com falsa doutrina, ela se instala como gangrena e essa parte do corpo (congregação) começa a morrer. O Senhor então permitirá que essa parte do corpo seja separada (dividida) do resto do corpo para evitar que a gangrena se espalhe por toda a Sua igreja (corpo inteiro).

Doutrinas de demônios têm impedido que grande parte da igreja experimente os dons do Espírito, o batismo com o Espírito Santo, a cura, a libertação e o apostólico e profético. Deixe-me ser claro, isso não é uma questão de diferença de crenças ou de opinião. É uma questão de falsa doutrina. Líderes e crentes estão anulando a palavra de Deus por suas próprias tradições e doutrinas. Os raciocínios humanos do homem que foram passados como doutrina, são de origem demoníaca.

A igreja tem algumas falsas doutrinas que infectaram várias partes de seu corpo. Essas doutrinas, se não forem tratadas, com o tempo matarão completamente partes do corpo. Se as coisas não forem corrigidas logo, o Espírito Santo começará a citar nomes de líderes que estão ensinando o erro, assim como fez com Himeneu e Fileto. Ele usará Seus verdadeiros mensageiros para chamá-los, assim como usou o apóstolo Paulo para fazer. Os líderes que atualmente estão ensinando o erro estarão em erros e enganos muito maiores com o passar dos anos. A história tem mostrado que, a menos que o erro seja reconhecido e arrependido, ele só aumenta com o tempo.

Graça distorcida

A doutrina do amor, misericórdia e bondade de Deus é uma revelação extremamente importante para todo crente. No entanto, quando esta é a única doutrina ensinada, pode se tornar uma das mais prejudiciais. Conhecer Sua bondade sem conhecer Sua severidade pode levar à ruína. Conhecer o amor do Pai sem conhecer o julgamento do Rei, é apenas conhecer uma porção do Senhor. Tenho visto crentes escolherem que lado Dele querem conhecer enquanto rejeitam a parte do Senhor que os ofende. Este curso de viagem leva ao erro e à falsa doutrina. A mensagem da graça distorcida que leva a uma licença para pecar é uma das falsas doutrinas mais perigosas da igreja. Jesus abordou esta questão como o grande Rei sentado em Seu trono:

No entanto, algumas coisas tenho contra ti, porque permites que aquela mulher Jezabel, que se diz profetisa, ensine e seduza os meus servos para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. (Apocalipse 2:20 KJV)

Havia uma mulher falsa profeta que estava sob a influência do mesmo espírito que controlava a própria Jezabel. Esta mulher estava ensinando uma mensagem de graça distorcida na igreja. A mensagem dela era mais ou menos assim: "Não importa quantas vezes você caia no pecado, Deus ainda o ama. Somos todos tão fracos e o Senhor sabe que tropeçaremos. Mas Sua misericórdia e graça são tão profundas. Podemos não ser capazes de vencer o pecado sexual e outras questões, mas Ele nos ama e cobre nossos pecados."

A falsa mensagem da graça fornece uma licença para pecar e não requer arrependimento para um Deus Santo. O Rei Jesus descreve como Ele julgará Sua igreja que participa do ensinamento de Jezabel em Apocalipse 2:21-23. Envolve lançar os crentes em grande tribulação e matar os filhos de Jezebel (filhos espirituais ou discípulos).

Vou encerrar esta seção com um dos versículos mais temerosos das escrituras. Observe que a escritura diz que há uma punição mais severa por pecar continuamente sob a nova aliança do que por pecar sob a antiga:

Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas uma certa expectação terrível de juízo e ardor de fogo que há de devorar os adversários. Quem rejeitou a lei de Moisés morre sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas. De quanto pior punição, você supõe, será considerado digno aquele que pisoteou o Filho de Deus, considerou o sangue da aliança pela qual ele foi santificado uma coisa comum e insultou o Espírito da graça? Pois conhecemos aquele que disse: “Minha é a vingança, eu retribuirei”, diz o Senhor. E novamente: “O Senhor julgará o seu povo”. Coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo. (Hebreus 10:26-31 NKJV)

O Julgamento de Deus

Isso nos leva a outra falsa doutrina que tem permeado a igreja carismática. A doutrina que afirma que o Senhor atualmente não julga a igreja e o mundo. Haverá um dia em que o Juiz julgará o mundo, mas em nenhum lugar da escritura diz que Ele não julga atualmente. O erro dessa doutrina está em não ter os fundamentos apropriados. Um fundamento é o entendimento de que Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8). Esta escritura não se aplica apenas à cura, mas a todos os aspectos do Senhor. O Senhor absolutamente não pode mudar (Malaquias 3:6). Ele sempre foi um curador, Ele sempre será um juiz. Não é algo que Ele faz, é algo que Ele é. A cruz não mudou Deus, ela pretendia nos mudar.

O Senhor não começou a ver as coisas de maneira diferente há 2.000 anos, depois da cruz. Ele sempre nos viu da mesma maneira, porque Jesus Cristo foi crucificado desde a fundação do mundo (Apocalipse 13:7). O Senhor não está limitado pelo tempo como a mente natural do homem. Ele está fora do tempo e vê as coisas de uma perspectiva eterna. Se enxergarmos o Senhor com raciocínio humano limitado pelo tempo, não teremos uma revelação adequada de Jesus Cristo. Ele foi misericordioso sob a antiga aliança, Ele é misericordioso sob a nova. Ele era um juiz sob a antiga aliança, Ele é um juiz sob a nova.

O julgamento de Deus está em todo o Novo Testamento. Jesus deixa claro que nosso Pai amoroso entregará os crentes aos algozes/torturadores (espíritos malignos) se não perdoarmos nossos irmãos (Mateus 18:34-35). O Espírito Santo se moveu sobre Pedro e o inspirou a liberar uma palavra profética "negativa" de julgamento, na qual Safira caiu morta. Pedro realmente profetizou para ela que os homens a carregariam morta, como fizeram com seu marido (Atos 5:9-10). Paulo, movido pelo Espírito Santo, profetizou julgamento para Elimas, o feiticeiro, e ele ficou cego por um tempo (Atos 13:9-11).

Herodes recebeu o louvor do povo e não deu glória a Deus, por isso o Senhor enviou Seu anjo para matar Herodes. Herodes desenvolveu uma doença e foi comido internamente por vermes até morrer (Atos 12:21-23). Paulo foi movido pelo Espírito para remover um homem da igreja por não se arrepender de imoralidade sexual. Este homem foi realmente entregue a Satanás para a destruição de sua carne, para que ele pudesse se arrepender e seu espírito fosse salvo (1 Coríntios 5). Paulo também nos diz que o Senhor usa a doença e a morte como uma forma de julgamento e castigo. Muitos cristãos são fracos, muitos estão doentes e muitos morreram porque participaram da ceia do Senhor de maneira indigna ou irreverente (1 Coríntios 11:27-32).

O Novo Testamento indica claramente que o Senhor ainda está julgando Seu povo e o mundo. Dei vários exemplos nas escrituras e nem toquei na doutrina dos apóstolos. Qualquer um que esteja ensinando que o Senhor não julga está, na melhor das hipóteses, ensinando uma falsa doutrina e, na pior das hipóteses, um falso mestre. Essas pessoas estão ignorando as escrituras e ensinando sua própria doutrina a partir de seu próprio raciocínio humano. A única coisa mais assustadora do que isso são os cristãos que realmente os ouvem e acreditam em seus ensinamentos sobre a palavra de Deus. Parece que os cristãos na igreja carismática acreditarão na doutrina de um líder se esse líder tiver um grande ministério e tiver escrito muitos livros, independentemente do que a Bíblia diga.

Se um líder de "grande nome" diz: "não bata em seus filhos", e a Bíblia diz para bater em seus filhos; alguns cristãos na igreja carismática acreditarão no líder. Isso aconteceu e eu vi. Ou alguns cristãos não conhecem a Bíblia ou não se importam. Uma coisa é certa, porém, se os cristãos acreditarem na doutrina de "grandes nomes" líderes sobre a palavra de Deus, eles serão grandemente enganados nos próximos anos. Esses crentes serão levados por todo vento de doutrina e cairão em grande engano:

Ora, o Espírito diz expressamente que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios (I Timóteo 4:1 NKJV).

Profetas do Novo Testamento

Há uma falsa doutrina circulando na igreja que diz que os profetas do Novo Testamento não profetizam julgamento. Primeiro, quem é alguém para dizer ao Senhor o que Ele pode ou não fazer por meio de Seus mensageiros? Isso é arrogância em sua forma mais elevada. Em segundo lugar, as escrituras mostram claramente um profeta do Novo Testamento liberando palavras de julgamento.

Jesus é o nosso exemplo de como fazer o ministério. Acho que é seguro dizer que a maioria de nós entende que Ele se esvaziou de todo o Seu poder, autoridade e conhecimento quando andou na terra (Filipenses 2:5-7, Atos 10:38, João 5:19). Ele, entretanto, manteve Sua identidade como Deus. Ele apenas ministrou na terra como um homem capacitado pelo Espírito Santo como um exemplo para nós do que poderia ser realizado. O mesmo é verdade com o ministério quíntuplo. Jesus é o nosso exemplo. Os maiores nomes do ministério não são nossos exemplos. Jesus Cristo é o nosso exemplo. Ele foi um apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre do Novo Testamento. Efésios capítulo 4 diz que quando Ele ascendeu ao alto, Ele deu dons aos homens. Jesus liberou exatamente os mesmos dons que Ele recebeu, para os homens sob a nova aliança. Apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre.

Visto que Jesus foi um profeta do Novo Testamento e Ele é nosso exemplo, devemos estudar Seu ministério profético para determinar se os profetas do Novo Testamento podem liberar palavras de julgamento ou não. Em Mateus 11:20-24, Jesus profetiza julgamento contra três cidades porque elas não se arrependeram depois que muitos milagres foram feitos entre elas. Jesus realmente diz a uma cidade inteira que eles serão levados para o Inferno. A pregação não tem mais 'fogo e enxofre' do que isso. Em Lucas 19:41-44, Jesus profetiza a destruição de Jerusalém enquanto chora. Não era Sua vontade perfeita, mas se tornou um julgamento necessário quando o povo rejeitou seu salvador. Essa profecia de julgamento aconteceu em 70 d.C. com a morte de um milhão de judeus. Durante o cerco romano, muitos judeus morreram de fome enquanto outros foram mortos por ladrões dentro da cidade. As mulheres até comiam seus próprios bebês. O julgamento foi extremo e severo.

Meu ponto é abordar isso não para dizer que devemos sair por aí profetizando julgamento. Meu ponto é que os profetas legítimos precisam profetizar o que o Senhor lhes diz para dizer. Seja bom ou ruim. Quer os cristãos queiram ou não.

Pois chegará o tempo em que não suportarão a sã doutrina, mas segundo os seus próprios desejos, porque têm comichão nos ouvidos, amontoarão para si mestres; e desviarão os ouvidos da verdade, e se entregarão às fábulas. (II Timóteo 4:3-4 NKJV)

Fim dos Tempos

Há uma falsa doutrina permeando a igreja que diz que as coisas continuarão a melhorar globalmente antes do retorno de Cristo. Um argumento que apóia essa doutrina afirma que agora estamos vivendo mais, temos casas, carros e mais conforto do que nunca. Então as coisas estão aumentando cada vez melhor. Novamente, este é o raciocínio humano. Sodoma e Gomorra tinham coisas realmente boas de acordo com os padrões terrenos, mas isso significava que as coisas estavam melhorando para eles do ponto de vista celestial?

Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: ela e sua filha tiveram soberba, fartura de pão e abundância de ociosidade; nem ela fortaleceu a mão do pobre e necessitado. E eles se ensoberbeceram e cometeram abominação diante de mim; portanto, eu os levei embora como achei adequado. (Ezequiel 16:49-50 NKJV)

Sodoma tinha superabundância de comida e o povo tinha muito tempo ocioso. O mesmo é verdade com a América. Sodoma também estava cheia de orgulho e cometeu abominações perante o Senhor. O mesmo que América. E Sodoma foi destruída em uma hora. América? Devemos ter muito cuidado com o que raciocinamos como “cada vez melhor”.

Ouvi professores fazerem referência ao capítulo 2 de Isaías para apoiar sua afirmação de que o fim dos tempos será um tempo de paz e segurança:

E acontecerá nos últimos dias que o monte da casa do Senhor se firmará no cume dos montes e se elevará por cima dos outeiros; E todas as nações fluirão para ele. Muitos povos virão e dirão: “Vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó; Ele nos ensinará Seus caminhos, E nós andaremos em Suas veredas.” Porque de Sião sairá a lei, e de Jerusalém a palavra do Senhor. Ele julgará entre as nações e repreenderá muitos povos; Eles converterão suas espadas em arados, e suas lanças em foices; Uma nação não levantará a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. (Isaías 2:2-4 NKJV)

Esses professores afirmam que esta escritura diz que nos últimos dias as nações não lutarão contra outras nações. O primeiro problema com esta teologia é que ela está em contradição direta com as palavras de Jesus em Mateus 24. Em Mateus 24, Jesus está respondendo à pergunta de... "qual será o sinal da tua vinda e do fim do era?" (Mateus 24:3 NKJV) Jesus aborda a destruição do templo em 70 d.C. em Lucas 20:20-24; e apenas brevemente em Mateus 24. Se entendermos isso errado, interpretaremos mal as escrituras.

Jesus diz que os sinais de Sua vinda e do fim dos tempos são: muitos serão enganados (possivelmente por falsos ensinamentos daqueles que afirmam ser Cristo), guerras, rumores de guerras, nação contra nação, reino contra reino, fomes, pestilências, terremotos, discípulos sendo entregues à tribulação e à morte, muitos sendo escandalizados, traindo e odiando uns aos outros, falsos profetas enganando a muitos, iniqüidade abundando e o amor de muitos esfriando.

As palavras de Jesus em Mateus 24 são um fundamento seguro para nossa doutrina sobre o fim dos tempos. Eles são muito claros. O que não devemos fazer é pegar um versículo bíblico do capítulo 2 de Isaías e usá-lo como base para o estabelecimento da doutrina. Isso nos levará ao erro. Somente com Mateus 24 como nosso fundamento podemos interpretar adequadamente Isaías 2.

Em Isaías 2:2, a frase "nos últimos dias" também pode ser traduzida como "no último dia" ou "na última era". Se traduzido dessa maneira, muda o período de tempo para o último dia da era em que Jesus retornará (João 6:40), ou a última era da qual a Bíblia fala na terra; que é o reinado de 1.000 de Cristo. Se você continuar lendo Isaías 2, verá que se refere ao reino de Jesus sendo estabelecido na terra e Ele ensinando as pessoas pessoalmente. A palavra do Senhor está saindo da Jerusalém Celestial que veio à terra, e Ele está julgando as nações.

Além disso, Joel nos dá uma grande visão, afirmando que as nações se reunirão para a guerra contra a Jerusalém terrena logo antes do retorno de Cristo no fim dos tempos. A escritura declara: "Formulem espadas de seus arados e lanças de suas podadeiras" (Joel 3:9-17).

Há certas escrituras que serão cumpridas no milênio. Não importa o quanto "queremos" que aconteçam agora, eles simplesmente não acontecerão até o tempo do Senhor. Podemos provar os poderes da era vindoura (Hebreus 6:5), mas não comeremos a refeição completa até que a era venha.

Teologia do Domínio

Existem diferentes variações desta doutrina e serei breve sobre este assunto. Os cristãos não conquistarão as sete montanhas (negócios, governo, mídia, artes/entretenimento, educação, família e religião) nesta era. Não estou dizendo que não podemos causar impacto nessas montanhas. Pudermos. O Senhor coloca pessoas em altas posições de autoridade nessas montanhas por causa de Seu reino. Com isso de lado, a escritura é muito clara:

E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande autoridade. (Apocalipse 13:2 KJV)

Satanás (o dragão) dá ao anticristo (a besta) seu trono de poder e grande autoridade. Observe que Satanás ainda tem uma posição de grande autoridade no final dos tempos.

E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias, e foi-lhe dado poder para agir por quarenta e dois meses. Então ele abriu a boca em blasfêmia contra Deus, para blasfemar contra Seu nome, Seu tabernáculo e aqueles que habitam no céu. Foi-lhe concedido fazer guerra aos santos e vencê-los. E foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, língua e nação. Todos os que habitam na terra o adorarão, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro imolado desde a fundação do mundo. (Apocalipse 13:5-8 NKJV)

Nos últimos três anos e meio da era (42 meses), o anticristo receberá autoridade para vencer os santos. Além disso, o anticristo recebe autoridade global sobre todas ou a maioria das nações. Esta escritura deixa claro que o anticristo governará o mundo no final desta era e não os cristãos. Quem tiver o controle das sete montanhas terá o controle do mundo. Babilônia, a grande prostituta, está atualmente governando as sete montanhas (Apocalipse 17:9). Os dez reis queimarão Babilônia com fogo e darão seu reino à besta para o período final desta era (Apocalipse 16:16-18).

O capítulo 2 de Isaías declara: "o monte da casa do Senhor será estabelecido no cume dos montes" no último dia da era. Outra escritura que verifica isso é:

E o sétimo anjo tocou a trombeta; e houve grandes vozes no céu, dizendo: Os reinos deste mundo passaram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo; e ele reinará para todo o sempre (Apocalipse 11:15 KJV).

Quando esta escritura acontecer, Jesus governará e reinará por mil anos. Cristo e Seus santos terão domínio sobre toda a terra em Sua vinda; não antes.

Isso não significa que não podemos experimentar os poderes da era vindoura agora. Devemos acreditar que é possível que cidades inteiras, regiões e algumas nações sejam transformadas pelo evangelho do reino nesta era atual. Ainda somos ordenados a fazer discípulos de todas as nações (Mateus 28:18-20). Isso significa que devemos ir à guerra contra as forças das trevas. Jesus nunca diz que todas as nações serão discipuladas ou transformadas, mas Ele nos ordenou a fazer discípulos. Não torçamos Suas palavras para se adequar à nossa doutrina.

Um aviso

Há muita teologia na igreja carismática que é de ponta e soa muito fresca. Algumas delas são boas, mas outras são lixo. Muito cuidado nos próximos dias. Não acredite em uma revelação porque ela é muito "fresca". Não acredite porque vem de um respeitável grande centro apostólico que tem uma plataforma global. Pode ser apenas um raciocínio humano muito "fresco".

Se a Bíblia contradiz a revelação que está sendo ensinada, rejeite a revelação. John Alexander Dowie teve um ministério de cura incrível com milhares o seguindo. No entanto, ele caiu em grande engano e erro. O mesmo com William Branham. Não pense nem por um segundo que isso não pode acontecer com os líderes hoje; especialmente se eles já estão ensinando falsas doutrinas. Estamos no tempo do fim e o engano é abundante. Tome cuidado. Conheça a palavra e apegue-se a ela acima de tudo.

-Ty Unruh (2015)