Fogo Refinador - Batismo de Fogo

Jesus virá e ministrará por meio de Seus mensageiros como o fogo do refinador. Assim como o Senhor enviou Seu mensageiro João Batista antes de Sua primeira vinda, Ele enviará um grupo de mensageiros para preparar o caminho para Sua segunda vinda. Estamos neste tempo. Embora eu entendesse que o Senhor viria em um fogo refinador para preparar Seu povo, em 23/02/23 o Senhor me revelou que Ele viria por meio de Seus mensageiros dessa maneira. Sua mensagem levará o fogo do Espírito, e a atmosfera será preenchida com o fogo do Céu.

“Eis que vou enviar o meu mensageiro, e ele preparará e limpará o caminho diante de mim. E o Senhor [o Messias], a quem vocês buscam, de repente virá ao Seu templo; o Mensageiro da aliança, em quem te apraz, eis que vem, diz o Senhor dos Exércitos. “Mas quem pode suportar o dia da Sua vinda? E quem poderá resistir quando Ele aparecer? Pois Ele é como o fogo do refinador e como o sabão do lavador [que remove as impurezas e a impureza]. Ele se assentará como fundidor e purificador de prata, e purificará os filhos de Levi [os sacerdotes], e os refinará como ouro e prata, para que possam apresentar ao Senhor [cereais] ofertas em retidão”. (Malaquias 3:1-3 AMP)

Os ímpios serão queimados com o retorno físico de Cristo à terra (Malaquias 4:1). Antes que Jesus volte fisicamente, Sua presença e fogo aparecerão por meio de Seus mensageiros que estão operando no espírito e poder de Elias. A aparição do Senhor em Seus vasos trará o ministério do 'fogo refinador' para Sua igreja. O fogo refinador é necessário para que a noiva seja purificada:

“para que Ele pudesse santificar a igreja, tendo-a purificado pela lavagem da água com a palavra [de Deus], para que [por sua vez] Ele pudesse apresentar a igreja a Si mesmo em glorioso esplendor, sem mancha ou ruga ou qualquer coisa semelhante ; mas que ela seria santa [separada para Deus] e irrepreensível.” (Efésios 5:26-27 AMP)

“Portanto, amados, aguardando estas coisas, esforçai-vos por serdes achados por Ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis;” (II Pedro 3:14 NKJV)

Não podemos nos limpar das manchas e manchas deste mundo mau, mas podemos concordar com o Espírito Santo e desejar que o fogo refinador venha e queime em nossos corações. Devemos fazer parceria com o Espírito Santo, pois Ele funciona como um 'sabão de lavagem' e limpa nossos corações do veneno do inimigo e da sujeira que pegamos durante as batalhas da jornada. Jesus agora está vindo para Sua igreja como Aquele com pés de bronze polido:

“Seus pés eram como bronze polido [branqueado], refinado em uma fornalha, e Sua voz era [poderosa] como o som de muitas águas.” (Apocalipse 1:15 AMP)

O comentário de David Guzik afirma:

“Seus pés eram como latão fino: Visto que o fogo está relacionado com o julgamento, esses pés como latão fino, como se refinados em uma fornalha, falam de alguém que passou pelo fogo do julgamento e saiu com uma pureza refinada. Jesus passou pelo “Fogo Refinador”. O latão é um metal ligado ao julgamento e ao sacrifício.”

O ardente julgamento do Senhor está vindo por meio de Seus mensageiros para a igreja. Se aceitarmos o julgamento do Senhor e abraçarmos Seu fogo, ele consumirá a escória e nos levará ao nível de purificação que desejamos. O Senhor ama Seu povo e quer queimar as impurezas. Sentir-nos-emos livres e puros se permitirmos que o fogo purificador do Senhor venha sobre nós nos próximos dias. Como o fogo está queimando em nossos corações, pode doer um pouco, mas será uma boa 'dor' e seremos libertos.

Os mensageiros estão passando por um processo de purificação para que o Senhor possa falar Suas palavras de fogo através deles:

“Os oráculos do Senhor são oráculos puros; como prata provada no fogo, provada na fornalha de barro, purificada sete vezes”. (Salmo 12:6 Brenton LXX)

Um oráculo é definido como: “uma pessoa que oferece comunicação autorizada ou revelação divina”. Cristo falará por meio desses oráculos ou mensageiros com palavras de fogo que purificam os ouvintes. A igreja receberá a revelação de Cristo interiormente quando esses ardentes pregarem a Cristo. As palavras de fogo desses mensageiros purificarão aqueles na igreja que desejam se tornar o Sacerdócio Real:

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o seu povo especial, para proclamardes as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”; (I Pedro 2:9 NKJV)

Uma vez purificado, o Sacerdócio Real estará pronto para apresentar ofertas de justiça ao Senhor. As ofertas só são justas se forem as ofertas "certas". As ofertas de nossa própria vontade, pensamentos, planos e desejos não são ofertas de retidão, mas de 'eu'. O Sacerdócio Real apresentará orações da vontade, intenção, planos, propósitos e desejos do Pai. Estas são as ofertas de justiça que serão aceitas. Nossa vida e vontade própria devem ser queimadas para que possamos oferecer ao Senhor o que Ele deseja.

O Sacerdócio Real será adorador e viverá uma vida de santidade e pureza perante o Senhor. Demonstrarão o caráter e a natureza de Cristo ao serem refinados à Sua imagem. O Sacerdócio Real adorará o Senhor em Espírito e verdade. Eles arderão de santa paixão pelo Cordeiro e desejarão estar perto Dele pelo Espírito. Este Sacerdócio Real será discernido por eles “se apresentarem como um sacrifício vivo” (Romanos 12:1-2).

O Batismo de Fogo

Eu experimentei o batismo de fogo pela primeira vez em Montana em uma reunião conduzida por Leif Hetland em 22 de fevereiro de 2009. Depois da mensagem, muitos de nós respondemos ao altar para orar. Enquanto Leif orava pelas pessoas, o fogo de Deus caiu. Uma queimação do Espírito Santo passou pelo meu corpo que só pode ser descrita como um “fogo espiritual”. Eu gritei e chorei enquanto o fogo sagrado do refinador queimava através de mim. A experiência foi tão intensa que as palavras humanas falham em fazer justiça.

O batismo de fogo me mudou, o que mostra que a experiência deu frutos. Depois daquele batismo, minha mente estava mais focada no Senhor. A santidade tornou-se um modo de vida para mim em um grau maior. A escória da minha vida anterior de pecado foi queimada de mim. Eu precisava desse encontro com o fogo refinador do Senhor para ser consagrado ao Senhor e entrar na próxima fase da minha jornada com Ele. Foi o momento perfeito.

Existe agora toda uma nova geração que nunca experimentou o fogo purificador do Senhor. Muitos na igreja ainda estão lutando contra a poluição de seus pecados passados e precisam ser libertos pelo Senhor manifestando Seu “fogo refinador”. Que o Senhor libere o batismo de fogo sobre a geração mais jovem para colocá-los no caminho certo para segui-Lo. Que o Senhor libere Seus anjos para carregar brasas vivas do altar do Céu e tocar todos os que clamam por esta experiência purificadora:

“Então um dos serafins voou para mim com uma brasa na mão, que havia tirado do altar com uma pinça. Ele tocou minha boca com ela e disse: “Ouça com atenção, isso tocou seus lábios; sua maldade [seu pecado, sua injustiça, sua transgressão] foi tirada e seu pecado expiado e perdoado. ”(Isaías 6: 6-7 AMP)

Ao longo dos anos, tive vários encontros com o Espírito Santo manifestando-se como o 'fogo refinador'. Em oração particular, de vez em quando Ele vem e me queima com Seu fogo. A purificação e a limpeza podem ser um processo e Ele sabe o que está fazendo. Cada encontro com Seu fogo levou a um maior nível de santidade e consagração. É simplesmente a graça do Senhor nos capacitar a fazer o que não podemos fazer sozinhos. Eu compartilho isso apenas para criar fome espiritual e compreensão.

Alguns usam Lucas 3:16-17 como a referência bíblica para o ‘batismo de fogo’, mas esta escritura está se referindo aos ímpios sendo batizados no fogo do inferno. O contexto é muito claro se procuramos conhecer a verdade. O capítulo 3 de Malaquias é a verdadeira referência para o batismo de fogo ou experiência do fogo refinador. Só porque alguém foi batizado no Espírito Santo não significa que foi batizado no fogo. O Espírito Santo pode fazer duas experiências separadas ou pode fazer tudo de uma vez. Para mim, foram duas experiências separadas e distintas, e havia uma diferença notável entre as duas.

Se você não tem certeza se foi batizado no fogo, isso significa que não, porque você saberia claramente se tivesse. Eu senti fogo na minha cabeça quando recebi o batismo do Espírito Santo e falei em línguas como uma linguagem de oração. Mas o batismo de fogo foi um aumento de dez vezes no fogo de Deus. Eu podia ouvir gritos e choros audíveis (na reunião) enquanto o Espírito Santo queimava como um 'fogo refinador' através do povo de Deus. O Senhor só poderia mover-se sobre nós por um curto período naquele fogo refinador porque nossos corpos físicos não poderiam suportar aquela manifestação de Seu fogo glorioso por muito tempo.

O batismo de fogo libera uma revelação interior do temor do Senhor que transcende o conhecimento intelectual. O temor do Senhor é necessário para caminharmos na pureza e na verdade para que possamos caminhar rumo à plenitude que Cristo tem para nós. Essa revelação interior purifica nossas almas e nos dá uma apreciação pelos justos julgamentos do Senhor:

“O temor do Senhor é puro e dura para sempre; Os julgamentos do Senhor são verdadeiros e justos.” (Salmos 19:9 NKJV)

As Provas Finais

Os sofrimentos e provações finais desta era estão sobre nós. Se pedirmos o batismo de fogo e ficarmos abertos à manifestação do fogo refinador por meio dos mensageiros do Senhor, estaremos preparados para os anos finais desta era. Uma vez que a noiva esteja quase pronta, as provações finais da era a levarão à plena medida da estatura de Cristo. O Senhor usará os tempos mais sombrios e o maior mal para refinar e purificar Sua noiva para que ela não tenha manchas ou rugas:

“Muitos serão expurgados, purificados (embranquecidos) e refinados, mas os ímpios se comportarão perversamente. Nenhum dos ímpios entenderá, mas os que são [espiritualmente] sábios entenderão”. (Daniel 12:10 AMP)

“Acontecerá que aquele que for deixado em Sião e permanecer em Jerusalém será chamado santo (separado para Deus) — todo aquele que for registrado para a vida [eterna] em Jerusalém. Quando o Senhor tiver lavado a imundície [moral] das filhas de Sião e purificado as manchas de sangue de Jerusalém do meio dela, pelo espírito de julgamento e pelo espírito de ardor” (Isaías 4:3-4 AMP)

“E aqueles do povo que entendem instruirão a muitos; ainda assim, por muitos dias eles cairão pela espada e pelo fogo, pelo cativeiro e pela pilhagem. Agora, quando caírem, serão ajudados com um pouco de ajuda; mas muitos se juntarão a eles por intriga. E alguns dos entendidos cairão, para refiná-los, purificá-los e embranquecê-los, até o tempo do fim; porque ainda é para o tempo determinado.” (Daniel 11:33-35 NKJV)

Conclusão

O fogo refinador é necessário para que os motivos do nosso coração possam ser puros. Quando os motivos do nosso coração forem puros, buscaremos a vontade do Pai e viveremos para Ele. Se não formos refinados pelo fogo ardente do Senhor, corremos o risco de fazer coisas para serem vistos pelos homens ou para serem reconhecidos (entre outras coisas). Se não conduzirmos nossas vidas e ministérios com motivos puros, tudo o que fizermos nesta terra será julgado e queimado diante do trono de Deus. Perderemos nossa recompensa celestial.

Busquemos o Senhor e peçamos que sejam enviados Seus mensageiros que levem o fogo refinador do Senhor. Esse fogo ajudará a noiva a se preparar e, portanto, sua liberação é importante para que a vontade eterna do Senhor seja cumprida. Precisamos do fogo purificador do Senhor para nos purificar para que possamos ser o Sacerdócio Real que o Senhor deseja. Envie seu fogo Senhor! Queime em nós!

-Ty Unruh (2023)