Gênesis 6 - Anjos Caídos e Nefilins

Tem havido um debate sobre Gênesis Capítulo 6 no corpo de Cristo. Especificamente no que diz respeito às escrituras que envolvem os filhos de Deus e as filhas dos homens. Alguns acreditam que os filhos de Deus são chamados de anjos e alguns acreditam que são homens. Este artigo examinará as escrituras para estabelecer uma base bíblica para este tópico. Será baseado nestes dois princípios bíblicos: 1. Escritura interpretando as escrituras, 2. Tudo se reproduz conforme sua própria espécie (Gênesis 1:11-12).

Acrescentarei também que não obtive minha teologia neste artigo de nenhuma pessoa, denominação, seminário, tradição eclesiástica ou livro apócrifo (o livro de Enoque). Recebi esse entendimento de Gênesis, capítulo 6, quando li as escrituras e fui ensinado pelo Espírito Santo. Usarei outros versículos das escrituras para apoiar o que o Senhor me mostrou. Eu não sabia que havia sequer um debate sobre esse assunto até anos depois que o Senhor me levou a um entendimento sobre o assunto.

Como não estamos usando nenhum outro livro além da Bíblia para interromper as passagens do capítulo 6 de Gênesis, não confiaremos em quaisquer visões, sonhos ou encontros que os crentes possam ter tido. Os livros apócrifos podem ser considerados falíveis, assim como as experiências sobrenaturais de uma pessoa (pois são subjetivas e não aceitas por todos). A Bíblia é o fundamento da verdade em que toda doutrina deve se basear.

Gênesis 6

“Ora, aconteceu que, quando os homens começaram a multiplicar-se na face da terra e lhes nasceram filhas, os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas e desejáveis; e eles tomaram para si esposas, quem eles escolheram e desejaram. Então o Senhor disse: “Meu Espírito não lutará e permanecerá com o homem para sempre, porque ele é realmente carne [pecaminoso, corrupto — entregue aos apetites sensuais]; contudo, seus dias ainda serão cento e vinte anos.” Havia Nefilins (homens de estatura, homens notórios) na terra naqueles dias — e também depois — quando os filhos de Deus viviam com as filhas dos homens e deram à luz seus filhos. Estes foram os homens poderosos que existiram na antiguidade, homens de renome (grande reputação, fama).” (Gênesis 6:1-4AMP)

A Bíblia faz uma distinção inicial entre os ‘filhos de Deus’ e as filhas dos homens. Se os “filhos de Deus” estivessem sendo chamados de homens, por que o Espírito Santo não diria “filhos de Adão ou de Sete?” Isto teria então feito uma distinção entre os filhos de Caim e os filhos de Sete. Contudo, o Espírito Santo não faz isso. Ele usa especificamente o termo “filhos de Deus” como se quisesse mostrar uma distinção em relação aos filhos e filhas de homens e mulheres.

Os Filhos de Deus

Existem apenas algumas menções aos “filhos de Deus” no Antigo Testamento. Devemos usar as escrituras para interpretá-las e basear nosso sistema de crenças no que as escrituras ensinam. Se acreditarmos nas tradições dos homens em detrimento das escrituras, corremos o risco de desenvolver doutrinas incorretas.

“Ora, houve um dia em que os filhos de Deus (anjos) vieram apresentar-se diante do Senhor, e Satanás (adversário, acusador) também veio entre eles.” (Jó 1:6 AMP)

Alguns podem argumentar que os “filhos de Deus” mencionados na escritura acima estão falando da reunião dos “santos” no Céu. No entanto, este raciocínio contradiria as Escrituras, uma vez que não havia santos no Céu (exceto, sem dúvida, Enoque) naquela época. A Bíblia deixa claro que todos os santos foram mantidos em um lugar espiritual chamado “seio de Abraão”, e não poderiam sair de lá até que Jesus morresse e fosse buscá-los para conduzi-los ao Céu (Lucas 16:19-31). , Efésios 4:7-9). Os santos não poderiam entrar no Céu até que o sangue do Cordeiro fosse derramado e Jesus ressuscitasse dos mortos. Portanto, sem dúvida, os filhos de Deus mencionados no capítulo 1 de Jó são anjos.

Aqui está o versículo da tradução da Septuaginta que foi fortemente citado no Novo Testamento por Jesus e pelos apóstolos: “E aconteceu num dia que eis que os anjos de Deus vieram parar diante do Senhor, e o diabo veio com eles." (Jó 1:6 Brenton LXX)

O capítulo 38 de Jó esclarece ainda mais quem são os filhos de Deus. Os filhos de Deus foram chamados de anjos que estavam com Deus na fundação do mundo. Obviamente os homens não estavam com Deus quando Ele lançou os fundamentos da terra porque ainda não foram criados. Esse é todo o ponto que Deus Todo-Poderoso estava enfatizando com Jó nessas passagens: “Você não estava lá, Jó. Nenhum homem estava. Somente as estrelas da manhã/filhos de Deus/anjos!”

Aqui está o versículo na tradução da Septuaginta: “Quando as estrelas foram feitas, todos os meus anjos me louvaram em alta voz”. (Jó 38:7 Brenton LXX)

“Então o Senhor respondeu a Jó do meio de um redemoinho e disse: “Quem é este que escurece o conselho [questionando minha autoridade e sabedoria] com palavras sem conhecimento? Agora cinja os seus lombos como homem, e eu lhe perguntarei, e você me instruirá! Onde você estava quando lancei os alicerces da terra? Diga-me, se você sabe e tem compreensão. Quem determinou as medidas [da terra], se você sabe? Ou quem esticou nele a linha [de medição]? Em que estavam firmados os seus alicerces? Ou quem lançou a sua pedra angular, Quando as estrelas da manhã cantavam juntas E todos os filhos de Deus (anjos) gritavam de alegria?” (Jó 38:1-7 AMP)

O livro de Jó estabelece uma base clara sobre quem são os “filhos de Deus” no Antigo Testamento. O termo “filhos de Deus” para os crentes só é usado no Novo Testamento para aqueles que nasceram de novo. Adão foi chamado filho de Deus (Lucas 3:38) porque foi a primeira pessoa criada por Deus e viveu num estado sem pecado por um tempo. Adão perdeu o direito da raça humana de ser filho de Deus e esse direito é “apenas” restaurado em Cristo. Qualquer outra coisa é um Evangelho diferente:

“Mas a todos quantos o receberam, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, aos que crêem no seu nome: os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. (João 1:12-13 NVI)

Se tivéssemos que ter o nosso “direito” restaurado de sermos filhos de Deus, isso significa que não éramos “filhos de Deus” antes de Cristo vir e abrir um caminho para nos tornarmos filhos de Deus. Cristo (o último Adão) restaurou os “direitos” que Adão perdeu depois de pecar.

“Pois todos vocês são filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.” (Gálatas 3:26 NKVJ)

Além disso, todos os quatro comentários bíblicos que revi (depois de chegar à minha própria conclusão) afirmaram que os filhos de Deus mencionados em Jó eram anjos. Aqui está o comentário de Jamison Faucet Brown sobre Jó 38:7:

“estrelas da manhã - especialmente lindas. A manhã da criação está apropriadamente associada a estes, sendo o início deste dia mundial. Diz-se figurativamente que as estrelas cantam louvores a Deus, como em Salmos 19:1; Salmos 148:3. Eles são símbolos dos anjos, tendo a mesma relação com a nossa terra, como os anjos têm conosco. Portanto, eles respondem aos “filhos de Deus”, ou anjos, paralelamente. Veja em Jó 25:5.”

O fundamento claro e a revelação dos 'filhos de Deus' como anjos devem ser aplicados à nossa compreensão das passagens do capítulo 6 de Gênesis. Devemos usar versículos das escrituras que tenham uma 'revelação clara' para interromper quaisquer versículos em que o entendimento esteja em pergunta ou velada. Esta é a concepção de “escrituras claras” interpretando “escrituras veladas”. Se tentarmos usar “escrituras veladas” para apoiar o nosso ponto de vista ou teologia, então corremos o risco de entrar em falsas doutrinas. Se usarmos as “escrituras veladas” como base ao tentar formular doutrina, muitas vezes erramos o alvo.

Nefilins

A palavra hebraica para Nephilim também significa gigantes (valentão ou tirano). A palavra ‘Nephil’ vem da raiz da palavra ‘Naphal’ que significa: “cair, mentir, falhar, derrubar”. Os anjos caídos “caíram” e foram “lançados” do Céu. Esta palavra hebraica usada contém um significado valioso e nos dá uma visão maior sobre as passagens.

Os gigantes não são mencionados até que os filhos de Deus se casem com as filhas dos homens. Isto não pode ser uma coincidência. Se aderirmos ao conceito bíblico de “reproduzir segundo a sua própria espécie”, então seria impossível para homens e mulheres criarem gigantes ou Nephilim. Eles só poderiam criar outros homens e mulheres como eles (tal como é hoje). Se gigantes pudessem ser criados por homens e mulheres naquele período de tempo, então isso também estaria acontecendo hoje. Mas isso não está acontecendo hoje porque só podemos reproduzir segundo a nossa própria espécie. A Bíblia nunca afirma que Deus criou os homens como gigantes, mas apenas que eles estavam na terra no período em que os “filhos de Deus” casaram com as filhas dos homens. A tradução da Septuaginta traz de forma mais clara:

Ora, os gigantes estavam na terra naqueles dias; e depois disso, quando os filhos de Deus costumavam ter as filhas dos homens, eles lhes deram filhos, esses foram os gigantes da antiguidade, os homens de renome. (Gênesis 6:5 Brenton LXX)

Hoje a ciência provou que o DNA pode ser manipulado e alterado, alterando assim as propriedades reprodutivas. Quando esta corrupção ocorre, nascem os híbridos. Vemos isso até na manipulação de alimentos (OGM). O desígnio original de Deus está sendo alterado pelo homem e está produzindo “uma espécie diferente” por causa da alteração. Então não é possível que os anjos caídos possam alterar o DNA do homem e produzir gigantes ou um “tipo diferente”? Os homens só poderiam se tornar gigantes por algum tipo de alteração genética.

Alguns argumentariam que os anjos não podem ter relações sexuais ou reproduzir-se. Onde afirma isso nas escrituras? Não podemos usar encontros proféticos extra-bíblicos ou livros apócrifos para estabelecer doutrina. As escrituras não afirmam que os anjos não podem se reproduzir se acasalarem com humanos. Isso pode ser uma teoria ou teologia dos crentes, mas as escrituras não afirmam isso. Aqui está o que as escrituras afirmam:

“Jesus respondeu e disse-lhes: “Vocês estão enganados, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. Porque na ressurreição eles não se casam nem se dão em casamento, mas serão como anjos de Deus no céu”. (Mateus 22:29-30 NVI)

Jesus apenas afirma que os anjos que estão no céu não foram designados para se casar. Jesus não diz que é impossível que os anjos se casem, apenas que eles não devem ser “dados em casamento”. Os anjos caídos, porém, não estão no céu. Devemos ter cuidado com “como ouvimos”. Os anjos também não foram criados para se rebelarem contra Deus, mas alguns o fizeram. Os anjos não foram criados para tomar esposas para si porque seriam eternos no céu, mas isso não significa que alguns não tomaram esposas. Por exemplo, os homens foram criados para cumprir o propósito de Deus, mas os homens podem escolher a sua própria vontade e ignorar completamente a vontade de Deus. Obviamente os anjos também podem se rebelar.

Uma parte dos anjos se rebelou contra Deus e foi expulsa do Céu. Então, será que realmente achamos que os anjos caídos se importavam se lhes era permitido ou não ter esposas? Esses anjos caídos já estavam cheios de pecado e rebelião, então provavelmente não se importavam com as leis espirituais de Deus que declaravam que não poderiam ter esposas ou relações sexuais com mulheres. Alguns desses anjos continuaram a pecar e fizeram tudo o que quiseram.

Alguns podem argumentar que um anjo não poderia se manifestar como homem e ter relações com uma mulher. Onde isso ensina que eles não podem fazer isso nas escrituras? Não podemos usar especulações ou relatos ex-bíblicos para formar doutrina. Se as escrituras não descartam algo, então como podemos descartar isso como uma possibilidade simplesmente porque não entendemos? Existem muitas coisas sobrenaturais de Deus que a mente humana não consegue entender.

As escrituras, entretanto, indicam que os anjos podem aparecer como homens (Hebreus 13:2). Se os anjos de Deus podem aparecer como homens, então os anjos de Satanás também podem. Todos os anjos foram criados por Deus e, portanto, funcionam na mesma capacidade. Aqui está um versículo adicional que prova que os anjos podem aparecer como homens:

“Ora, os dois anjos chegaram a Sodoma à tarde, e Ló estava sentado à porta de Sodoma. Quando Ló os viu, levantou-se para encontrá-los e inclinou-se com o rosto em terra.

Agora, antes de se deitarem, os homens da cidade, os homens de Sodoma, tanto os velhos como os jovens, todo o povo de todos os bairros, cercaram a casa. E eles chamaram Ló e lhe disseram: “Onde estão os homens que vieram até você esta noite? Traga-os para fora para que possamos conhecê-los carnalmente.”” (Gênesis 19:1, 4-5 NKJV)

Nota: Há uma passagem adicional que menciona os Nephilim (Número 13:33). A passagem afirma que os espiões viram gigantes (descendentes de Anak) e que estes eram descendentes dos gigantes (ou Nephilim) em Gênesis 6 (que é a única outra menção de Nephilim). O versículo não diz que os gigantes eram descendentes de Noé. A Bíblia não diz que a família de Noé era gigante. Não entendo completamente esta passagem porque todos os Nephilim foram mortos no dilúvio e apenas a pequena família de Noé sobreviveu. Como poderia haver descendentes dos Nephilim se todos morressem? Não recebemos informações suficientes aqui, então haverá diferentes especulações sobre esta passagem. Este versículo não é proveitoso para a formulação de doutrina devido à falta de informação.

Ali vimos os Nephilim [ou gigantes], os filhos de Anaque, que vêm dos gigantes; e éramos aos nossos olhos como gafanhotos, e assim éramos aos olhos deles. (Números 13:33 AMPC)

Anjos caídos

O pecado original dos Anjos Caídos foi a rebelião contra Deus. Eles foram expulsos do Céu, mas ainda residiam em lugares celestiais (Efésios 6:12). Esses anjos caídos não foram aprisionados no Inferno por se rebelarem contra Deus, como Efésios deixa claro. Eles são príncipes que têm principados nos lugares celestiais da terra. Esses anjos não ficarão confinados à terra até que o capítulo 12 de Apocalipse aconteça, que será no futuro (3 anos e meio a partir do fim dos tempos ou do retorno de Cristo):

“E irrompeu uma guerra no céu: Miguel e os seus anjos lutaram contra o dragão; e o dragão e os seus anjos lutaram, mas não prevaleceram, nem mais se achou lugar para eles no céu. Assim foi expulso o grande dragão, aquela antiga serpente, chamada Diabo e Satanás, que engana o mundo inteiro; ele foi lançado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele”. (Apocalipse 12:7-9 NVI)

A escritura acima deixa claro que a maioria dos anjos caídos não estão presos no Inferno. No entanto, alguns anjos estão presos no Inferno por cometerem um pecado adicional (além da rebelião inicial contra Deus). Qual foi esse pecado?

“E os anjos que não guardaram seu próprio local de poder designado, mas abandonaram sua morada adequada, [estes] Ele os manteve em cadeias eternas sob [a espessa escuridão da total] escuridão para o julgamento do grande dia, assim como Sodoma e Gomorra e as cidades adjacentes, visto que, da mesma forma que esses anjos, se entregavam à grosseira liberdade imoral, ao vício antinatural e à perversidade sensual. Eles são exibidos [à vista de todos] como exemplo de sofrer a punição do fogo eterno.” (Judas 1:6-7 AMP)

Judas revela que (alguns) anjos abandonaram seu principado, estado, governo ou magistratura (como a palavra grega traduz). Por terem abandonado a sua esfera de governo celestial, o Senhor os colocou em cadeias eternas até o dia do julgamento. Ou seja, esses anjos caídos específicos nem mesmo serão soltos na terra quando o abismo for aberto ao soar da quinta trombeta (Apocalipse 9:1-3).

Judas compara esses anjos caídos às pessoas de Sodoma e Gomorra que se envolveram em pecados sexuais pervertidos. A palavra ‘anjos’ que está em negrito na escritura acima foi adicionada pela Tradução Amplificada, mas transmite com precisão a comparação que Judas foi inspirado pelo Espírito Santo a fazer. A única razão pela qual Judas faria esta comparação seria se os anjos caídos tivessem se envolvido em um relacionamento sexual pervertido com as filhas dos homens. Esta é também a única outra explicação bíblica para certos anjos serem julgados e colocados no Inferno bem antes do julgamento final. Os filhos de Deus foram os anjos que pecaram com as filhas dos homens aos quais Judas e Pedro se referem:

“Pois se Deus não poupou [mesmo] os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno e os enviou aos abismos das trevas para serem mantidos [lá] para julgamento;” (2 Pedro 2:4 AMP)

Linhagem Justa

Também ouvi o argumento de que Adão tinha uma linhagem justa e a de Caim era má. O argumento afirma que os filhos de Adão eram os “filhos de Deus” e os filhos de Caim eram uma linhagem pecaminosa. Mas esse raciocínio não bate. Após o pecado inicial de Adão, o pecado entrou em todos e todos foram corrompidos por ele. Não havia uma linhagem pura ou limpa. Esta teologia contradiz muitas escrituras do Novo Testamento. Cristo é a única maneira de ser justo. A linhagem de Noé também estava cheia de pecado, pois todos nós viemos de Noé! Logo depois que Noé e sua família saíram da arca, o pecado brotou em sua família:

“E Noé começou a ser agricultor e plantou uma vinha. Então bebeu do vinho e embriagou-se, e descobriu-se na sua tenda. E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai e contou a seus dois irmãos que estavam fora. (Gênesis 9:20-22 NVI)

É claro que todos tinham o pecado operando neles e careciam da glória de Deus. Através de um homem, Adão, o pecado entrou em todos. Noé ficou bêbado e o filho de Noé desonrou seu pai humilhando-o e foi amaldiçoado. Portanto, as escrituras mostram que não havia nenhuma linhagem justa chamada de ‘filhos de Deus’. Havia apenas ‘pecadores de Deus’. Somente indivíduos que escolheram andar com Deus encontraram favor e graça com Ele.

O pecado abundou imediatamente após o dilúvio e os homens construíram a torre de Babel em rebelião e desafio a Deus. Por que Deus não destruiu a humanidade de uma maneira diferente então? O homem certamente não era menos mau ou pecaminoso. É porque a humanidade não foi mais corrompida pelos anjos caídos. Noé não foi escolhido porque não tinha pecado. Ele foi escolhido porque não foi corrompido pela manipulação angélica. Esta poluição da humanidade foi provavelmente um esquema de Satanás para destruir completamente a raça humana antes que a redenção pudesse ocorrer. O Senhor teve que tomar medidas drásticas e inundar a terra para manter puras as únicas oito pessoas na terra que não haviam sido corrompidas. O Pai poderia gerar Seu Filho do homem pecador, mas não o homem que sofreu mutação genética por anjos caídos.

Conclusão

Depois de examinar as Escrituras, não vejo nenhuma outra conclusão para o capítulo 6 de Gênesis além daquela descrita neste artigo. Os filhos de Deus (anjos) deixaram o seu domínio próprio nos lugares celestiais e tomaram filhas dos homens porque desejavam “carne estranha”. Nephilim ou gigantes foram criados pela mutação porque as espécies eram misturadas e homens/mulheres não podiam mais produzir conforme sua própria espécie, mas produziam uma espécie diferente. Este grupo de anjos caídos quebrou uma das leis espirituais de Deus para os anjos, que declarava que eles não tinham permissão para se casar. Deus os julgou e os prendeu na parte mais profunda do Inferno até o dia do julgamento. Isso colocou o temor de Deus no restante dos anjos caídos para que eles não pecassem e tomassem filhas dos homens como esposas. Eles não queriam ser aprisionados no Inferno antes do tempo designado para o julgamento.

Há um último ponto que farei. A Bíblia nunca afirma que os espíritos malignos e os anjos caídos são a mesma coisa. Nunca me ensinaram que eles são diferentes, mas ao ler as escrituras, o Espírito Santo me mostrou que eles são diferentes. Os anjos caídos são os “príncipes” que têm principados nos lugares celestiais. Claramente ainda não estão confinados à terra, mas estarão quando os eventos de Apocalipse capítulo 12 ocorrerem. Jesus nos disse para expulsar demônios, não anjos caídos. Os demônios são espíritos imundos e desencarnados que se alojam nos corpos das pessoas. Os demônios estão atualmente na terra nas pessoas. Os anjos caídos têm muito mais poder e autoridade do que os demônios. Este último ponto pode não ser comprovado biblicamente, mas também não pode a crença de que os demônios são anjos caídos (porque as escrituras não afirmam isso).

-Ty Unruh (maio de 2023)