Julgamento Eterno

O Juízo Eterno é um princípio elementar de Cristo (Hebreus 6:1-3). Hebreus 5:12-14 descreve a doutrina do julgamento eterno como leite espiritual. É fundamental e extremamente importante. No entanto, o leite espiritual é para bebês em Cristo. Embora esse ensino seja para bebês, grande parte do corpo de Cristo não tem uma compreensão do tribunal de Cristo e do julgamento eterno. Como afirma o autor de Hebreus:

“Pois, ainda que já devísseis ser mestres, necessitais de alguém que vos torne a ensinar os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e necessitais de leite e não de alimento sólido” (Hebreus 5:12 NKJV).

Este ensino estabelecerá um fundamento adequado de um princípio elementar de Cristo. Uma vez que nossos princípios básicos estejam estabelecidos, podemos passar para a alimentação sólida e a maturidade.

O Tribunal de Cristo

Portanto, temos como objetivo, presentes ou ausentes, agradá-lo bem. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. Conhecendo, portanto, o terror do Senhor, persuadimos os homens; mas nós somos bem conhecidos por Deus, e também espero que sejam bem conhecidos em suas consciências. (II Coríntios 5:9-11 NKJV)

Paulo nos diz que todos nós compareceremos diante do trono de Deus. O Senhor nos julgará pelas coisas que fizemos nesta vida. Pelas coisas boas que fizemos, receberemos recompensas. Pelas coisas ruins (das quais não nos arrependemos), seremos disciplinados. Paulo continua dizendo que, porque seremos julgados, devemos conhecer o "terror" do Senhor. A palavra grega para terror significa ser amedrontado, alarmado ou assustado, ter medo e temer. Não significa reverência ou temor. Eu continuaria dizendo que quem não teme ao Senhor ou não conhece o "terror" do Senhor, realmente não O conhece.

Existem alguns cristãos na igreja que não acreditam mais que Deus está nos julgando. A escritura acima discorda dessas pessoas. O Senhor certamente está nos julgando por tudo o que estamos fazendo atualmente nesta vida. Os crentes não serão julgados pelos pecados que cometeram e dos quais se arrependeram. Todo pecado que foi lavado pelo sangue de Jesus se foi para sempre. O Senhor tem muita misericórdia e Seu perdão é poderoso.

No entanto, se um crente continua em pecado impenitente; esse crente sofrerá julgamento diante do trono de Deus. Além disso, se um crente tem pecados em sua vida que ele não conhecia, ele ainda enfrentará o julgamento por esses pecados. É por isso que é extremamente importante andar de perto com o Espírito Santo. O Espírito Santo revelará o pecado e manterá o crente no caminho certo.

Amor perfeito inibe o medo

Todas as vezes que ouvi a seguinte escritura ser pregada, ela foi tirada do contexto. Já ouvi muitos oradores dizerem que "o amor perfeito lança fora todo medo", referindo-se ao amor de Deus que lança fora o medo em uma pessoa que vem do diabo. Não é isso que a escritura está dizendo. Vamos olhar a escritura no contexto para determinar o que o Espírito Santo está realmente dizendo.

Ninguém viu Deus em nenhum momento. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é aperfeiçoado em nós.

O amor foi aperfeiçoado entre nós nisto: para que tenhamos ousadia no dia do juízo; porque como Ele é, nós também somos neste mundo. Não há medo no amor; mas o amor perfeito lança fora o medo, porque o medo envolve tormento. Mas aquele que teme não foi aperfeiçoado no amor. (I João 4:12, 17-18 NKJV)

A escritura afirma que, amando uns aos outros, Deus permanece em nós e Seu amor é aperfeiçoado em nós. Somente quando Seu amor é aperfeiçoado em nós é que temos ousadia e confiança no dia do Juízo (o dia em que estaremos diante do tribunal de Cristo). Se o amor de Cristo não foi aperfeiçoado em nós, teremos medo em nós quando estivermos diante do tribunal de Cristo. Somente quando estivermos operando na graça de Deus e amando os outros, Seu amor será aperfeiçoado em nós. E somente quando Seu amor for aperfeiçoado em nós, esse amor perfeito expulsará todo medo. Até que o amor perfeito expulse todo o medo do tribunal de Cristo, devemos ter medo em nós. E o medo envolve tormento. Haverá vários níveis de tormento para os cristãos que não foram aperfeiçoados no amor. Esta escritura está se referindo ao medo de estar diante do tribunal naquele dia de julgamento. A palavra grega para tormento também significa imposição ou punição penal.

O Senhor permitiu que Rick Joyner falasse com cristãos no céu que nunca foram aperfeiçoados no amor. Esses cristãos experimentaram um tempo de sofrimento e punição diante do trono de Cristo. Um breve relato disso está registrado em meu ensino sobre "A Noiva de Cristo". O relato completo pode ser encontrado nos livros de Rick "The Final Quest" e "The Call". Sugiro fortemente a leitura desses livros.

Tormento Diante do Trono

E o Senhor disse: “Quem é, então, aquele mordomo fiel e sábio, a quem seu senhor colocará como governante de sua casa, para dar-lhes sua porção de comida no devido tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Em verdade vos digo que ele o fará governar sobre tudo o que tem. Mas, se aquele servo disser em seu coração: 'Meu senhor tarda em vir', e começar a espancar os servos e as servas, e a comer, beber e embriagar-se, o senhor daquele servo virá no dia em que ele estiver não procurando por ele, e em uma hora em que ele não está ciente, e o cortará em dois e designará sua porção com os incrédulos. E aquele servo que conheceu a vontade de seu senhor, e não se preparou ou fez de acordo com sua vontade, será açoitado com muitos açoites. Mas aquele que não sabia, mas cometeu coisas dignas de açoites, será castigado com poucos. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais lhe pedirão. (Lucas 12:42-48 NKJV)

Esta escritura está se referindo aos servos (crentes) do Mestre (Cristo). Ninguém pode ser servo de Cristo a menos que nasça de novo. Esses servos não administraram muito bem o que Cristo lhes deu. Por exemplo, esta parábola pode estar falando de um pastor que começa a tratar mal suas ovelhas (bater em seus servos). Um pastor que começou a usar mal o dinheiro do ministério para um estilo de vida luxuoso (comer, beber e ficar bêbado). Este pastor abandonou sua missão de cuidar do povo de Deus e se concentrou em seu próprio ministério, desejos de riqueza e fama. Esse pastor passava a maior parte do tempo cuidando de sua própria vida e alimentando sua carne com o mundanismo.

Jesus disse que o servo que fizer isso receberá uma porção com os incrédulos. Não creio que incrédulos seja a melhor tradução para sua palavra. A palavra grega para incrédulos também significa "indigno de confiança". Eu acredito que este servo infiel receberá um lugar no céu que é para os indignos de confiança. Devemos lembrar que este é um servo do Senhor, ou seja, a pessoa ainda está salva. O servo apenas desperdiçou o que o Senhor lhe deu para ser mordomo. Administrar mal um ministério não desqualifica alguém do céu. Você só pode perder sua salvação escolhendo se afastar de Cristo por sua própria vontade.

A escritura acima também indica que esses mordomos indignos de confiança receberão açoites ou chicotadas. Esse julgamento acontecerá no tribunal de Cristo, quando o Senhor voltar para aquele servo. Este é o "temor que envolve tormento" descrito em 1 João 4:17-18, no dia do julgamento. Observe também que Lucas 12 descreve uma quantidade limitada de espancamentos. Este é outro indicador de que este julgamento ocorrerá no céu diante do trono. Se fosse no Inferno, as surras não parariam. Eles durariam para sempre.

O Bom Mordomo

Em Mateus 25:14-30, entendemos alguns bons mordomos. Esses mordomos pegaram os dons, talentos, habilidades, chamados, dinheiro, suas famílias e ministérios que o Senhor lhes deu e os administraram com sabedoria. Em outras palavras, eles fizeram o melhor com o que o Senhor lhes deu nesta vida. Por terem se saído bem nesta vida, o Senhor os fez "governantes sobre muitas coisas". A Bíblia diz que os vencedores governarão com Cristo na terra por 1.000 anos. Esses são os servos bons e fiéis que "reinarão sobre muitas coisas" na terra com Cristo.

O servo inútil em Mateus 25 não governará e reinará com Cristo na terra. Ele irá para o céu porque está salvo, mas não receberá o governo da terra com os vencedores. O servo inútil passará algum tempo nas trevas exteriores diante do tribunal de Cristo, e ali haverá choro e ranger de dentes. Observe que a escritura não diz que a escuridão exterior é o Inferno. O servo inútil não perdeu sua salvação. Ele simplesmente não administrou adequadamente o que o Senhor lhe deu. A escuridão exterior é um tempo de imposição penal e punição diante do trono. Por favor, consulte meu ensinamento sobre "A Noiva de Cristo" ou o livro de Rick Joyner "The Final Quest".

Construindo na Fundação

Pois nenhum outro fundamento pode alguém lançar além do que já foi lançado, o qual é Jesus Cristo. Ora, se alguém edificar sobre este fundamento com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um ficará clara; pois o Dia o declarará, porque será revelado pelo fogo; e o fogo provará a obra de cada um, de que tipo é. Se a obra que alguém construiu sobre ela perseverar, ele receberá uma recompensa. Se a obra de alguém for queimada, ele sofrerá prejuízo; mas ele mesmo será salvo, ainda assim como pelo fogo. (I Coríntios 3:11-15 NKJV)

Os crentes serão julgados por cada obra que fizeram no corpo. Tudo o que construirmos com um motivo de amor adequado será considerado ouro, prata e pedras preciosas. Se edificarmos sobre Cristo com motivos impuros, isso será considerado palavra, feno e palha. O que construímos será queimado com fogo no dia do julgamento, e apenas o ouro, a prata e as pedras preciosas permanecerão (embora a pessoa seja salva). Não devemos pregar a nós mesmos ou nossos ministérios. Temos que liberar uma revelação de Jesus Cristo para as pessoas. Ministrar Cristo aos crentes e ver Cristo crescer nos santos; é o caminho certo para garantir um julgamento bom e justo.

Herdando a Terra

Haverá um remanescente de crentes que vencerão o diabo e o mundo. Esses crentes terão permissão para estar na terra durante o reinado de 1.000 anos de Cristo. Esses crentes receberão autoridade sobre cidades, regiões e nações. Eles governarão com Cristo por mil anos e governarão o mundo. Isso deve nos motivar a andar intimamente com Cristo nesta vida. Deve nos encorajar a permitir que Cristo ame através de nós. E deve nos inspirar a administrar bem o que Ele nos deu. Nem todos os crentes terão esse privilégio, mas apenas aqueles a quem o Senhor declara ser um vencedor.

E ao que vencer e guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei poder sobre as nações: ‘Ele as regerá com vara de ferro; Eles serão quebrados como os vasos do oleiro - como também recebi de meu Pai; (Apocalipse 2:26-27 NKJV)

E eu vi tronos, e eles se sentaram neles, e o julgamento foi confiado a eles. Então vi as almas daqueles que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam a marca na testa nem nas mãos. E eles viveram e reinaram com Cristo por mil anos. Mas os outros mortos não reviveram até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressureição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição. Sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos. (Apocalipse 20:4-6 NKJV)

E nos fizeste reis e sacerdotes para o nosso Deus; E nós reinaremos na terra”. (Apocalipse 5:10 NKJV)

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. (Mateus 5:5 NKJV)

O julgamento dos incrédulos

Aqueles que morrerem sem que Cristo viva neles participarão do que a Bíblia chama de "a segunda morte". A primeira morte é quando uma pessoa morre nesta vida. A segunda morte é quando um incrédulo é lançado no Inferno.

Então vi um grande trono branco e Aquele que estava assentado sobre ele, de cuja face fugiram a terra e o céu. E não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante de Deus, e livros foram abertos. E abriu-se outro livro, que é o Livro da Vida. E os mortos foram julgados segundo as suas obras, pelas coisas que estavam escritas nos livros. O mar entregou os mortos que nele havia, e a morte e o Hades entregaram os mortos que neles havia. E foram julgados, cada um segundo as suas obras. Então a Morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E quem não foi achado escrito no Livro da Vida foi lançado no lago de fogo. (Apocalipse 20:11-15 NKJV)

Aquelas pessoas que se recusaram a seguir a Cristo passarão a eternidade em dor, sofrimento e tormento. A condenação eterna não é simplesmente estar longe da presença do Senhor. É uma tortura nas chamas ardentes. A escritura não mente.

Se sua mão o faz pecar, corte-a. É melhor para você entrar na vida mutilado do que, tendo as duas mãos, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga - onde 'o verme deles não morre e o fogo não se apaga' (Marcos 9: 43-44 NKJV)

Veja também Lucas 16:23-24

Conclusão

Todos nós devemos andar em santo temor do Senhor nesta vida. Tudo o que fazemos nesta vida importa. As consequências desta vida são eternas. Todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo. Devo confessar que ainda não estou pronto para estar diante Dele. Ainda não fui aperfeiçoado no amor. Somente por Sua graça e misericórdia seremos capazes de atingir a maturidade. Somente pelo Espírito Santo vivendo através de nós, podemos ser aperfeiçoados no amor. Aproximemo-nos com ousadia diante de Seu trono e obtenhamos a graça de que precisamos para ter confiança no dia do julgamento. O amor perfeito lança fora todo o medo de Seu julgamento.

-Ty Unruh (2015)