Óleos Essenciais | Centros de bem-estar | Nova era

Nos últimos anos, os óleos essenciais se tornaram um tema quente em várias correntes cristãs. De fato, alguns ministros se concentram principalmente nos óleos essenciais como seu principal assunto de ensino. Este artigo examinará como esse assunto está afetando a igreja. Ele também discutirá métodos alternativos de cura que são new age/ocultos em operação, mas foram introduzidos na igreja como métodos de cura “naturais”. Os centros de bem-estar em todo o país têm terapeutas que misturam óleos essenciais com métodos de cura holísticos para tratar as pessoas. Esses centros de bem-estar são visitados por muitos cristãos e, às vezes, até referidos como centros cristãos de bem-estar/cura. Este artigo fará o possível para trazer à luz a vontade do Senhor nessas questões.

Cura com óleos essenciais

Não há nada de mal nos óleos essenciais. O Senhor criou esses óleos e eles podem trazer certos benefícios à saúde, assim como alguns suplementos de ervas. Os produtos naturais da criação podem ser mais seguros para nossos corpos do que certos medicamentos farmacêuticos. A Bíblia menciona certos óleos, como incenso e mirra. Há algumas vezes no Novo Testamento em que o óleo é usado para curar os enfermos:

“Eles saíram e pregaram que as pessoas deveriam se arrepender. Expulsavam muitos demônios e ungiam muitos enfermos com óleo, e os curavam”. (Marcos 6:12-13 WEB).

Jesus só fez o que viu o Pai fazer. Por causa disso, Ele usou diferentes métodos para ministrar a cura às pessoas. Em certa ocasião, Jesus cuspiu na lama, fez lodo e o esfregou nos olhos de um homem; e então disse a ele para ir lavá-lo em uma certa piscina. O Pai estava escolhendo curar o homem dessa maneira específica, e então Jesus obedeceu. Se Jesus tivesse decidido, em vez disso, tirar uma garrafa de óleo essencial e esfregar o óleo nos olhos do cego; nada teria acontecido. O homem teria ido embora cego. A obediência ao Senhor é a chave para liberar o poder de cura do Espírito Santo, não do óleo.

No capítulo seis de Marcos, os discípulos ungiram muitos enfermos com óleo e os curaram. Durante este período de tempo, o Senhor deve ter falado com eles para usar óleo. Já que o Senhor havia dito a eles para fazerem isso, Ele estava lá com poder para curar. O Senhor não precisa de óleo para curar ninguém. Se fizermos da cura com óleo um método de oração baseado em fórmula, o Espírito Santo se retirará e ninguém será curado. O Espírito Santo não está em fórmulas, Ele está em relacionamento. Se Ele disser para usar óleo, use-o. Se Ele não disser para você usar, não use.

“Está alguém entre vós doente? Chame os anciãos da assembleia, e orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor, e a oração da fé curará o enfermo, e o Senhor o levantará. Se ele cometeu pecados, ele será perdoado”. (Tiago 5:14-15 WEB).

Deve-se notar que o óleo usado no capítulo seis de Marcos e no capítulo cinco de Tiago é azeite de oliva. A palavra grega em ambas as escrituras significa óleo ou azeite. Os professores que estão vendendo óleos essenciais para arrecadar dinheiro para seu ministério provavelmente deixarão esse fato de fora de sua mensagem. Eles vão adorar associar os óleos essenciais a essas escrituras e dizer a você o quão poderosas são as propriedades curativas de seus óleos. É falso. Os discípulos usavam azeite comum para curar os enfermos. Não deixe que os comerciantes enganem você.

O Espírito Santo, por meio de Tiago, ordena que os presbíteros da assembléia usem azeite de oliva ao orar pelos enfermos. No entanto, essa verdade não renderá dinheiro a esses “ministros do petróleo essencial”. Eles estão envolvidos em esquemas de marketing multinível em pirâmide. Esses ministros ganham a vida vendendo óleos essenciais e fazendo com que as pessoas se inscrevam para vender óleos. Eles estão no negócio para ganhar dinheiro. Eles não são verdadeiros discípulos de Jesus, cujas vidas foram entregues a Ele e à Sua cruz. Em vez disso, eles estão usando sua plataforma cristã que Cristo lhes deu para a comercialização dos santos (2 Pedro 2:1-3).

Também deve ser notado no capítulo seis de Tiago que a oração deve ser feita com fé ao orar com azeite. Não é bom o suficiente simplesmente ungir com óleo para curar. O óleo sozinho não curará, mas deve ser combinado com a oração da fé.

Já participei de reuniões em que ministros cristãos pregaram óleos essenciais em vez de Cristo. Bandeiras vermelhas sempre devem ser levantadas quando algo diferente de Cristo está sendo pregado. A mensagem desses ministros foi como o óleo que eles estão vendendo trará cura. Eles não pregaram Jesus o curador, nem mesmo afirmaram que os óleos são inúteis sem o poder de Cristo. Eles pregaram suas próprias crenças e seu próprio ministério. Cristo não foi glorificado e exaltado, óleos essenciais foram. Se confiarmos no óleo para trazer a cura, ficaremos tristemente desapontados. Cristo é o curador e a fonte de toda cura. Os verdadeiros apóstolos e profetas pregam seu Mestre, Cristo. Os falsos pregam a si mesmos, quem eles conhecem, seu ministério e cura por outros meios, como óleos essenciais.

Óleos Essenciais e a Nova Era

Como afirmei antes, os óleos essenciais não são maus. No entanto, os óleos essenciais são usados pelo movimento da nova era. Além disso, existem algumas empresas que comercializam seus óleos para cristãos e têm ideias da nova era associadas a seus produtos. Por exemplo, aqui está a descrição de um óleo essencial da Young Living: “Abundance” foi criado para aumentar a frequência do campo de energia magnética harmônica que nos rodeia. Essa frequência mais alta cria o que é chamado de "lei da atração", que se refere às coisas que atraímos para nós mesmos. A abundância nos abre para uma riqueza de possibilidades.”

Qualquer um que esteja familiarizado com a Nova Era pode dizer que a terminologia usada para descrever este óleo é do ocultismo. Este é apenas um dos muitos óleos que têm descrições preocupantes. Se as empresas estão misturando óleos essenciais com a Nova Era, os cristãos devem ter cuidado com os produtos que usam. O fundador da empresa deve ser pesquisado, assim como os óleos. A feitiçaria da Nova Era está tentando obter acesso à vida dos crentes e usará qualquer porta aberta que puder.

Frequência e Óleos Essenciais

Vários ministros cristãos que pregam óleos essenciais parecem adicionar muita conversa sobre “frequência” ou “vibrações” em seus sermões. Esses pregadores afirmam que os óleos essenciais podem aumentar a frequência do corpo e evitar que o corpo fique doente ou doente. Eles também afirmam que certos alimentos processados e café diminuem a frequência corporal, o que pode causar doenças. Ao estudar essas alegações, ainda não encontrei nenhuma pesquisa científica moderna nessa área. Existem apenas blogueiros, adeptos da Nova Era, curandeiros holísticos, empresas de óleos essenciais e vendedores ambulantes de óleos essenciais que parecem estar pregando essa teoria online. Algumas dessas pessoas localizam um estudo de oitenta anos realizado em um país estrangeiro. A maioria simplesmente afirma essa teoria da "frequência" como uma questão de fato.

Como não há evidências científicas confiáveis nessa área, os cristãos devem ser cautelosos. Já ouvi ministros cristãos pregarem uma mensagem sobre frequência corporal combinada com óleos essenciais em algumas ocasiões. Houve confusão presente depois que as mensagens terminaram. Cristo não foi pregado e as mensagens eram de natureza humanista. Uma ministra que falou sobre esse assunto disse à igreja que eles precisavam se alimentar de forma saudável para manter a frequência elevada. Ela também disse à igreja que eles não deveriam tomar café, porque diminui a frequência. Então ela passou o resto do tempo falando sobre os óleos essenciais caros que ela estava vendendo; isso aumentaria a frequência e tornaria a pessoa mais saudável.

O que achei irônico foi que essa pregadora estava acima do peso e fora de forma; ainda assim ela estava repreendendo a congregação e dizendo que eles precisavam se alimentar de forma saudável. Jesus repreendeu os fariseus porque eles diziam às pessoas para não fazerem coisas que eles mesmos faziam. Em outras palavras, eles eram hipócritas. Não temos autoridade para pregar algo que não estamos vivendo.

Como estamos na era da informação, a maioria de nós entende que não é bom comer alimentos processados e junk food. Sabemos que uma alimentação saudável e orgânica é melhor para o nosso corpo (bom senso). Isso não é novidade. Se você bebe café, lembre-se de que, de acordo com Colossenses, capítulo dois (e outras escrituras), você não é menos espiritual do que o pregador de frequência/óleos essenciais que está lhe dizendo para não beber (mas provavelmente bebe de qualquer maneira em ambientes fechados). portas).

Jesus não precisava de óleos essenciais para curar os enfermos. Ele precisava do Espírito Santo (Atos 10:38). Jesus não pregou frequências corporais para as pessoas, Ele pregou a cruz e o Reino dos Céus. Deve ser muito fácil para nós dizer quando o humanismo está se infiltrando na igreja. A pregação humanística é um evangelho diferente daquele que os apóstolos pregavam (Gálatas 1). Alguns na igreja parecem estar se desviando do caminho em busca da “próxima novidade”.

Os óleos essenciais e as frequências corporais são simplesmente um caminho secundário que nos afasta da pessoa de Jesus (se nos concentrarmos nesses assuntos). A alma humana pode se entusiasmar com essas coisas, mas nada nos acrescentam espiritualmente. Esperar no Senhor em Sua presença manifesta nos acrescenta espiritualmente e traz saúde ao nosso corpo. Estar com a própria Vida traz vida. Moisés, que passava muito tempo na presença do Senhor, gozava de ótima saúde por causa disso (Deuteronômio 34:7). Muitos crentes na igreja moderna preferem gastar dinheiro em óleos para a possibilidade de saúde, do que sacrificar o tempo e a disciplina necessários para esperar no Senhor em Sua presença. Parece que muitos crentes estão procurando um caminho fácil, em vez do Caminho.

Centros de bem-estar

Existem muitos centros em todo o país que se concentram em trazer cura emocional e física. O problema com isso seria que Jesus não é o curador ou a fonte de energia desses centros de bem-estar. Esses centros holísticos de cura usam cura energética para ministrar às pessoas. Esta é a Nova Era ou de origem oculta.

Os cristãos são atraídos para esses centros de bem-estar por causa de seu interesse em óleos essenciais, jejuns de suco e alimentação saudável (nenhum dos quais está errado). No entanto, alguns crentes estão começando a adotar métodos de cura que não são de Deus, por causa de sua associação com esses centros de bem-estar. Alguns centros de bem-estar têm até reputação entre as comunidades locais como um lugar cristão ou um lugar que os cristãos deveriam frequentar. Examinaremos alguns exemplos de cura energética disponíveis nesses centros de bem-estar “cristãos”.

Liberação emocional

Anos atrás, um ministro cristão estava realizando uma conferência perto de Kalispell, Montana. Ela disponibilizou sessões de cura interior a um custo. Minha esposa se inscreveu para uma sessão porque queria ter certeza de que estava livre de algum trauma de infância. Durante a sessão, minha esposa foi convidada a voltar em sua mente para o momento exato em que o trauma ocorreu. O ministro então a conduziu pelo resto do processo de liberação emocional.

Quando minha esposa chegou em casa ela estava muito agitada. Ela afirmou que o ministério de libertação emocional que recebeu despertou as coisas nela e a deixou emocionalmente perturbada. Ela entrou na sessão de ministério acreditando que seria ajudada e saiu se sentindo nojenta e pior. Ela não recebeu uma liberação emocional, mas emoções dolorosas foram apenas trazidas à tona. Cristo cura e liberta uma pessoa da dor, como minha esposa e eu experimentamos pessoalmente. O processo conduzido pelo ministro não era o mesmo que a verdadeira cura interior que vem do sentar-se diante do Pai.

Muitos centros de bem-estar têm terapeutas que ministram a liberação emocional. Descobrimos da maneira mais difícil que esta não é uma técnica saudável. Descobri que a melhor maneira de ser curado de um trauma emocional é esperar no Senhor em Sua presença. Então peça ao Senhor para curar uma mágoa de uma situação. A presença e o amor do Senhor o cercarão, e você poderá chorar enquanto o Senhor estiver curando. Os encontros com Ele podem ser diferentes, mas os resultados são os mesmos. Ele faz inteiro. Jesus é a resposta para todas as feridas emocionais.

Cura da Nova Era

Existem várias técnicas de cura diferentes oferecidas pelos centros de bem-estar holísticos que têm suas origens no ocultismo. Os cristãos devem ter muito cuidado, porque os espíritos da nova era podem se apegar aos crentes que participam da nova era. Aqui está uma lista de técnicas de cura que os cristãos devem pesquisar: Técnicas Cranio Sacrais, Hipnoterapia, massagens energéticas, toque terapêutico, reiki e acupuntura. Existem muitas outras técnicas de cura “alternativas” que não são mencionadas nesta lista. Os crentes devem estar cientes de que muitas dessas técnicas acabarão sendo muito prejudiciais para sua vida espiritual em Cristo.

cristo a vida

Jesus é o caminho, a verdade e a vida. O poder de Seu Espírito deve ser a fonte de qualquer poder de cura de que precisamos. Devemos impor as mãos sobre as pessoas que estão fisicamente e emocionalmente feridas e pedir ao Senhor que venha e cure. Não devemos nos voltar para outros métodos de cura nos quais a fonte do poder é desconhecida, obscura, secreta ou mística. Jesus está na luz, e Sua vida flui dessa luz. Temos que continuar dependendo e confiar nEle para a cura (mesmo que Ele não se mova de acordo com o tempo que desejamos). Ele deve ser a fonte de poder em que confiamos.

-Ty Unruh (2018)