Libertação dos Demônios

O ministério de Jesus revela a realidade dos espíritos malignos e a necessidade de lidar com eles para libertar os cativos. A falha em abordar esta questão tem deixado muitos crentes em escravidão à raiva, engano, medo, falsa doutrina, controle, mentira, vícios, doenças, depressão, orgulho, culpa, rejeição, falta de perdão e espíritos que prendem a mente (só para citar alguns ). O próprio fato de que muitos crentes nem mesmo acreditam em demônios, ou que um cristão pode ter um demônio prova esse fato. Demônios de engano, erro e falsa doutrina se infiltraram na igreja (crentes) para fazê-la acreditar que os demônios não são um problema real hoje como eram nos “tempos bíblicos”. Esses demônios também enganam a igreja a acreditar que os cristãos não podem ter um demônio, mesmo que a Bíblia nunca ensine isso. A Bíblia ensina, no entanto, que muitos do povo de Deus tinham demônios durante o tempo em que Jesus conduziu Seu ministério público.

Os espíritos demoníacos podem impedir os crentes de entender e ler a Bíblia, orar, conhecer o Senhor intimamente, vencer o pecado e cumprir seu chamado terreno. Os demônios têm o potencial de impedir completamente o chamado celestial de um cristão e, assim, tornar a vida do cristão na terra principalmente sem propósito. A igreja atual ainda não atingiu a maturidade, e esta é uma das razões para isso. Não posso expressar adequadamente o quão crítica é a questão da libertação para os cristãos.

O propósito deste artigo é ensinar os crentes como ministrar a autolibertação. Não há ministros suficientes treinados em libertação disponíveis para a necessidade atual da igreja. Vamos discutir um modelo muito fácil que é eficaz e que um indivíduo pode conduzir por conta própria. A primeira coisa é a primeira; devemos estar de acordo com Jesus e Sua palavra:

À tarde, quando o sol se pôs, trouxeram-lhe todos os enfermos e endemoninhados. E toda a cidade estava reunida à porta. Então curou muitos enfermos de várias doenças e expulsou muitos demônios; e Ele não permitiu que os demônios falassem, porque eles O conheciam. (Marcos 1:32-34 NKJV).

O ministério de Jesus consistia em pregar, ensinar, curar e expulsar demônios do povo de Deus (na época). Nossos ministérios devem modelar o ministério de nosso Mestre. Quando um discípulo é bem treinado, ele se torna como seu Mestre. Jesus ordena que Seus primeiros discípulos expulsem demônios (Mateus 10:8), e então Ele lhes diz para ir e fazer outros discípulos; e ensiná-los a obedecer a tudo o que Ele lhes ordenou (o que inclui expulsar demônios). Portanto, qualquer crente que não acredita no ministério de libertação, não é um dos verdadeiros discípulos de Jesus. Além disso, Jesus se dirige àqueles que não se alinham com o ministério de libertação:

Mas se eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente o reino de Deus veio sobre vocês. Ou como pode alguém entrar na casa de um homem forte e saquear seus bens, sem antes amarrar o homem forte? E então ele vai saquear sua casa. Quem não é comigo é contra mim, e quem comigo não ajunta espalha. (Mateus 12:28-30 NKJV).

Jesus diz que aqueles que não estão com Ele na questão da libertação estão contra Ele. Os crentes que não querem expulsar demônios, acreditar neles ou simplesmente resolver o problema são, na verdade, contra Jesus. Infelizmente conheci pastores e ministros que estão nesta categoria. Além disso, Jesus diz que aqueles que não se reunirem com Ele na questão da libertação, serão dispersos. Se não ficarmos com Jesus e fizermos o que Ele nos ordenou, seremos dispersos pelo inimigo.

Tenho visto ministérios espalhados pelo inimigo porque eles “não queriam dar atenção a Satanás falando sobre ele”. Infelizmente, o inimigo dispersou toda a congregação, porque eles se recusaram a lutar contra o inimigo; e Satanás chamou a atenção no final por separá-los. As palavras de Jesus se cumpriram. Também acrescentarei que Jesus não tinha medo de mencionar o nome de Satanás ou lidar com espíritos demoníacos. Obviamente não nos concentramos neles, mas precisamos seguir nosso Mestre e lidar com eles. Jesus também não tinha medo de expulsar demônios em público se precisasse, o que é contra a doutrina de alguns na igreja (ou talvez alguns na igreja sejam contra a doutrina de Jesus Cristo).

Jesus nos ensina que às vezes (talvez muitas vezes) nossas doenças estão relacionadas a espíritos demoníacos, e a libertação é necessária antes que a cura possa ocorrer:

Agora Ele estava ensinando em uma das sinagogas no sábado. E eis que havia uma mulher que tinha dezoito anos de espírito enfermo, e estava curvada e de modo algum podia levantar-se. Mas quando Jesus a viu, chamou-a e disse-lhe: “Mulher, estás livre da tua enfermidade”. E Ele impôs Suas mãos sobre ela, e imediatamente ela se endireitou, e glorificou a Deus. (Lucas 13:10-13 NKJV).

Certa vez, um ministério que eu frequentava estava orando para que uma mulher fosse curada de um câncer. Nenhum progresso estava sendo feito com sua cura (ao longo de algumas semanas). Senti que a condição subjacente era um espírito demoníaco de câncer, que poderia ter acesso a ela por algum tipo de maldição. Falei com o pastor sobre libertar a mulher, e conversei com a mulher também. Ambos não estavam abertos a orar por libertação, por causa de sua doutrina. A mulher morreu de câncer alguns meses depois. Agora não posso dizer com certeza se a mulher teria sido liberta do demônio, e curada se tivéssemos orado por ela. Eu tenho que acreditar que ela teria sido.

Eu acredito com tudo em mim que a fonte de seu câncer foi um espírito de enfermidade. Se você estivesse doente com câncer, você não gostaria de receber nenhum tipo de oração para ser curado? O que dói verificar e ver se um demônio está causando a doença? Se nenhum demônio sair, então não é grande coisa; e se um espírito sair, você pode ser curado como a mulher por quem Jesus orou na escritura acima. Aparentemente, há cristãos que preferem se apegar a falsas doutrinas (de demônios), a receber oração por libertação para que possam ser curados.

Gálatas 3:13 afirma que Cristo nos redimiu da maldição da lei tornando-se maldição por nós. Há um grupo de crentes que usam esta escritura para argumentar que um cristão não pode ter uma maldição ou um demônio. Eu gostaria que eles estivessem certos. No entanto, posso dizer por experiência que eles estão errados. Tenho observado a vida dos cristãos que é uma confusão com o pecado, a doença e as falsas doutrinas. Mesmo os incrédulos olhando para a igreja de fora podem dizer que alguns cristãos estão confusos.

Questões demoníacas estão causando muitos dos nossos problemas. Quando alguém quebra a lei, eles ficam sob maldição (Gálatas 3:10). Maldições e pecados são o que capacita os demônios a entrar em um corpo humano e se ligar à alma de alguém (mente, vontade, emoções). As maldições não serão eliminadas até que Jesus estabeleça Seu Reino na Terra (Apocalipse 22:3), e a lei seja dissolvida (Mateus 5:17-19). Jesus nos redimiu da maldição da lei, mas exatamente como a salvação; temos que querer e pedir. Gálatas 3:13 é nossa autoridade para quebrar maldições e obter libertação da maldição da lei. Jesus poderia libertar alguém sobrenaturalmente, e às vezes faz isso. No entanto, a maioria de nós tem que usar a autoridade que Cristo nos deu para obter libertação como parte de nosso treinamento. Deixar de fazer isso resultará na igreja permanecendo em escravidão e nunca cumprindo seu destino.

Discipulado e Autoridade

Jesus convocou seus doze discípulos e lhes deu autoridade e poder sobre os espíritos imundos, para expulsá-los e curar todo tipo de doença e todo tipo de doença. (Mateus 10:1 AMP).

Jesus deu aos 12 discípulos autoridade para expulsar demônios, e em Lucas capítulo 10; Jesus dá aos 70 discípulos autoridade para expulsar demônios (Lucas 10:17). Tornar-se discípulo de Jesus é um pré-requisito para a autoridade de expulsar nossos demônios. Jesus normalmente só dá essa autoridade para aqueles que primeiro escolhem segui-lo como discípulo. Há muitos crentes em Jesus na América, mas poucos discípulos. Para ser discípulo, devemos assumir o compromisso de carregar uma cruz de sofrimentos como Jesus fez. Isso significa que o Senhor permitirá sofrimentos em nossas vidas para crucificar a vida do eu. Essa vida própria quer seu próprio caminho, em vez do caminho do Senhor. Para ser um discípulo, devemos perder nossa vida própria para encontrar a vida de Cristo em nós. Se escolhermos nossa própria vida, vontade e caminho; então não podemos ser Seus discípulos. Jesus é muito claro nesta questão. Nem todos são considerados discípulos por Jesus, e aqueles que não são, não terão autoridade para realizar a libertação.

Autolibertação

Antes que se possa confiar em alguém para se envolver em expulsar demônios dos outros, eles devem primeiro estar livres dos próprios demônios. Os discípulos de Jesus podem pedir-Lhe autoridade para expulsar nossos demônios. Ore até que Jesus conceda essa autoridade. Ele deseja que Sua igreja seja libertada e quer nos dar essa autoridade. Uma vez que esta autoridade é dada, o Espírito Santo estará lá para ajudar. Orações longas não são necessárias na maioria dos casos. O Senhor responde a orações simples.

Por exemplo, digamos que você queira verificar se há uma maldição de adultério em você, porque há um histórico de divórcio na linhagem de sua família. Você pode orar algo tão simples como: “Pai, perdoe a mim e a meus ancestrais pelo divórcio ou qualquer outro pecado que trouxe a maldição do adultério à linhagem de minha família. Purifique-me no sangue de Jesus. Em nome de Jesus, eu quebro essa maldição da minha linha agora! Qualquer espírito associado a essa maldição, vá em nome de Jesus!” O último comando “ir” ou “sair” pode ser repetido duas ou três vezes, se necessário. Dê um pouco de tempo para ver se algo acontece. Muitas vezes, os demônios se movem na área do estômago ou na garganta antes de saírem. Muitas vezes eles saem da boca com tosse ou respiração prolongada. Eu também testemunhei muco e ranho saindo da boca de alguém enquanto um demônio estava saindo. A pessoa não se lembrava do que aconteceu. Eu vi e ouvi línguas demoníacas sendo faladas quando um demônio está saindo de uma pessoa (durava cerca de 10 segundos). Demônios podem se manifestar e sair de forma diferente do que descrevi.

Eu recomendaria fazer uma lista de espíritos demoníacos ao orar por libertação. Obviamente você deve seguir a direção do Espírito Santo, mas uma lista é uma boa maneira de não perder nenhuma. Digamos que você queira verificar se tem um espírito de orgulho. Você pode orar: “Senhor, perdoe-me por qualquer pecado que teria permitido que o espírito de orgulho entrasse em minha vida. Eu me arrependo desse pecado em nome de Jesus. Em nome de Jesus, espírito de orgulho, eu te amarro e quebro seu poder. Você sai agora mesmo!” Repita isso várias vezes até que um saia, ou nada acontece e você está convencido de que não há um espírito de orgulho em você.

Às vezes, haverá vários espíritos do mesmo tipo em uma pessoa. Por exemplo, uma pessoa pode ter dois espíritos fortes de orgulho e quatro espíritos regulares de orgulho. Os homens fortes são os espíritos dominantes sobre os espíritos inferiores e são como o próprio nome indica, mais fortes. Você deve chamar o espírito do homem forte pelo nome (espírito do homem forte do orgulho). Se um sair, tente comandar outro para se certificar de que você está livre. Em seguida, passe para o espírito regular de orgulho. Normalmente haverá demônios servos sob um demônio homem forte. Pode haver um demônio do orgulho sem um homem forte, ou pode haver apenas um homem forte. O ponto que estou tentando fazer é que é preciso ser completo e específico com os nomes. Jesus expulsou uma legião de demônios de uma só vez em um rebanho de porcos. Esse é o objetivo, mas estou ensinando assim porque ainda não atingimos esse nível. Torço para que cheguemos a esse nível logo.

É possível que um cristão tenha centenas de demônios. O cristão seria demonizado, mas não possuído pelo demônio. O nível de demonização depende de quantos demônios existem e da força desses demônios. O processo de libertação pode levar algum tempo se for o caso. Geralmente aqueles que são possuídos por demônios são incrédulos. Alguns dos detalhes sobre libertação de demônios que estou dando vêm da experiência no ministério de libertação, e não estão na Bíblia. É extra-bíblico, mas não é antibíblico. O Espírito Santo pode nos ensinar e nos mostrar coisas que não estão nas escrituras, desde que essas coisas não contradigam as escrituras. Deus é infinito, e há informações infinitas sobre Ele. A Bíblia é apenas um instantâneo de quem Ele é. Estaremos aprendendo sobre Ele e conhecendo-O por toda a eternidade. O medo do engano também é um demônio que impede muitos crentes de andar com o Senhor. Devemos confiar no Espírito Santo para nos guiar a toda a verdade. Ele não nos dará uma cobra se pedirmos um peixe (Lucas 11:9-13).

Discutimos sobre a autoridade para expulsar demônios como discípulos de Jesus e a fé em Jesus (nEle, e o que Ele diz em Sua palavra em relação à libertação). Aqui estão as chaves finais para expulsar demônios que são mais fortes em poder:

Então os discípulos vieram a Jesus em particular e perguntaram: “Por que não pudemos expulsá-lo?” Ele respondeu: “Por causa de sua pouca fé [sua falta de confiança no poder de Deus]; pois eu lhe asseguro e solenemente lhe digo que, se você tiver fé [viva] do tamanho de um grão de mostarda, você dirá a esta montanha: 'Mova-se daqui para lá', e [se for a vontade de Deus] ela jogada; e nada será impossível para você. [Mas este tipo de demônio não sai exceto por oração e jejum.]” (Mateus 17:19-21 AMP).

Esta escritura prova que alguns demônios são homens fortes (ou mais fortes em poder) como Jesus também menciona em Mateus 12. Oração e jejum são necessários, além de fé e autoridade, para libertar uma pessoa de demônios que são mais fortes em poder.

Uma vez que alguém é liberto dos demônios, pode levar um período de anos para que seu coração se cure do pecado e da iniqüidade. O demônio pode ter ido embora, mas o arrependimento do pecado (luxúria, por exemplo) deve ser eliminado. À medida que a pessoa permanece livre da luxúria, o Espírito Santo curará o coração da iniqüidade do pecado. Porque o coração dessa pessoa foi exposto ao pecado da luxúria, o indivíduo deve permanecer cuidadoso para não cair na tentação dos pecados da luxúria novamente. Passar tempo com o Senhor é a melhor maneira de combater as tentações. Em certo ponto, a tentação dos pecados lascivos diminuirá quando o Senhor curar o coração de uma pessoa da iniqüidade. Se uma pessoa que cometeu o pecado da luxúria é liberta dos demônios, então volta para seus pecados anteriores; os mesmos demônios retornarão e poderão trazer consigo outros demônios mais poderosos que deixarão a pessoa em pior condição do que antes:

“Ora, quando o espírito imundo sai de um homem, ele vagueia por lugares sem água (secos, áridos) em busca de descanso, mas não o encontra. Então diz: 'Voltarei à minha casa de onde vim.' E quando chega, encontra o lugar desocupado, varrido e arrumado. Então ele vai e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele, e eles entram e fazem sua morada ali. E a última condição daquele homem torna-se pior que a primeira. Assim será também com esta geração perversa”. (Mateus 12:43-45 AMP).

Se isso acontecer, será mais difícil para o crente se libertar. Os demônios não terão o direito legal de voltar para dentro de uma pessoa a menos que o pecado seja cometido. Às vezes, os demônios podem obter acesso a uma pessoa por meio de um evento traumático, como um acidente de carro ou a morte de um membro da família (mesmo um evento que realmente assusta uma pessoa, como um pouso assustador em um avião). Não entendo por que isso acontece, mas sei que é verdade por experiência própria.

O tempo é curto e o Senhor vai liberar Sua autoridade para expulsar demônios aos Seus discípulos. Podemos ver os crentes sendo libertados todos de uma vez no futuro para que possam ser preparados rapidamente para a colheita. O batismo de fogo retornará à igreja. O Senhor purificará Seus ministros e igreja com um fogo santo que expulsará demônios e liberará uma transmissão de santidade e temor do Senhor. Estamos perto do fim dos tempos, e Jesus está vindo.

- Ty Unruh (2020)

Frank Hammond foi um ministro pioneiro de libertação e é autor de muitos livros. Confira o trabalho dele para um estudo mais aprofundado sobre o assunto.

A seguir está uma lista detalhada de espíritos demoníacos do livro “Passos da Libertação” de Ralph P. Brown JR. e Elizabeth Anne Brown. Clique no link abaixo para ver o PDF:

Categorias de Espíritos Demoníacos