Lugares de Refúgio | Um dossel do fogo da glória de Deus

O Senhor designou cidades de refúgio sob a Antiga Aliança para Seu povo escapar da morte e ser protegido (Números 35, Josué 21). A palavra hebraica para refúgio é derivada da letra hebraica que significa “esconder-se atrás de uma cobertura”. Examinaremos o que isso significa em relação à cobertura da glória de Deus, pois esse será o foco principal deste ensino. Também discutiremos a reunião do povo de Deus e como o Senhor os moverá em Sua glória. Primeiro, veremos quais são os lugares de refúgio e daremos alguns exemplos específicos na América.

Como foi nos dias de Noé e Ló, assim será no fim desta era (Lucas 17:26-30). Esta escritura indica que os últimos dias da era atual serão como os dias em que fogo e enxofre choveram do céu e destruíram Sodoma e Gomorra. As palavras e profecias de Jesus se cumprirão, quer acreditemos ou não. Ló, que era crente, foi poupado dessa destruição. Assim o Senhor poupará e livrará Seus seguidores nos próximos dias.

Jesus faz um ponto específico para afirmar que nossos dias serão como o período de Ló. O julgamento está vindo sobre os ímpios, e o povo de Deus ainda está na terra vivendo em um sistema ímpio. O Senhor está revelando àqueles que têm ouvidos para ouvir, que Ele será um libertador para Seu povo escolhido neste período de tempo, como foi para Ló em seus dias. Crentes que não estão realmente seguindo o Senhor, e estão adormecidos com as coisas deste mundo; provavelmente será pego de surpresa com as coisas que acontecerão no final dos tempos. Jesus virá de repente para esses servos infiéis, e eles serão varridos com os ímpios (Lucas 12, 1 Tessalonicenses 5). Isso não significa que esses crentes irão para o inferno, apenas que perecerão antes do tempo; e não cumprir parte do que o Senhor os chamou. Eles serão julgados diante do trono de Deus por não conhecerem o Senhor, estarem despertos, usarem bem seu tempo e administrarem adequadamente o que o Senhor lhes deu. Estes são os servos infiéis sobre os quais Jesus conta várias parábolas.

O fogo vindouro

Somos chamados a discernir os tempos e as estações. Estamos no tempo do fim. O povo de Deus não será arrebatado ou arrebatado até o último dia da era, que é após a grande tribulação (João 6:40, 1 Tessalonicenses 4:15-17, Mateus 24:29-31). Isso significa que passaremos pelo fogo que está chegando. Fogo cairá sobre a terra em vários lugares e trará muita destruição:

“Então os sete anjos que tinham as sete trombetas se prepararam para tocá-las [iniciando os julgamentos]. O primeiro [anjo] tocou [sua trombeta], e houve [uma tempestade de] saraiva e fogo, misturado com sangue, e foi lançado à terra; e um terço da terra foi queimado, e um terço das árvores foi queimado, e toda a grama verde foi queimada”. (Apocalipse 8:6-7 AMP)

“E foi assim que vi os cavalos e seus cavaleiros na minha visão: os cavaleiros tinham couraças [da cor] de fogo e de jacinto (azul safira) e de enxofre (amarelo); e as cabeças dos cavalos pareciam cabeças de leões; e de suas bocas saíam fogo, fumaça e enxofre (enxofre ardente). Um terço da humanidade foi morto por essas três pragas: pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre que saíam da boca dos cavalos.” (Apocalipse 9:17-18 AMP)

A.A. Allen teve uma visão em 1954 sobre os Estados Unidos sendo atacados com mísseis. William Branham teve uma visão em 1933 e viu a América em ruínas fumegantes. As escrituras se cumprirão, e o Senhor usou profetas para nos dar advertências e discernimento. Vamos prestar atenção e nos preparar para as coisas que ainda não foram vistas? Noé achou graça diante de Deus e recebeu um bom testemunho, porque moveu pela fé e preparou uma arca para a salvação de sua casa; quando ele foi avisado por Deus do desastre que viria (Hebreus 11:7). Não fomos avisados ​​pelo livro de Apocalipse sobre o que está por vir? Vamos agir pela fé como Noé fez para se preparar para o que vai acontecer?

Preparando-se internamente

Nossa principal forma de preparação deve ser interiormente. Jesus disse que o Reino dos Céus está dentro. Devemos desenvolver o lugar secreto da oração e esperar no Senhor em silêncio. Isso abrirá a porta para a comunhão com Jesus, e entraremos em Sua presença manifesta. É assim que entramos “no Espírito”. Interiormente, podemos ir diante do trono de Deus, pois o Senhor está entronizado em nossos corações. Uma vez estabelecido este lugar de comunhão, contemplaremos a glória do Senhor como em um espelho; e ser transfigurado em Sua própria imagem (2 Coríntios 3:18). Iremos de um grau de glória transfigurada para outro grau de glória ao contemplá-lo ao longo do tempo. É um processo.

O desenvolvimento da vida interior é a coisa mais importante que podemos fazer nesta vida. Estar com o Senhor em Sua presença cria um nível de intimidade que não pode ser colocado em palavras. Simplesmente estar com o Senhor é como passamos a conhecê-lo, assim como só conhecemos verdadeiramente outras pessoas por realmente passarmos tempo de qualidade com elas (em sua presença próxima). É o desejo do Senhor que todos os Seus filhos aprendam a esperar Nele e desenvolvam um estilo de vida de estar com Ele e sentir fisicamente Sua presença. Fomos criados para a comunhão com Ele, e grande parte da igreja está atualmente perdendo seu principal chamado celestial de conhecer o Senhor de uma maneira profunda e interior.

Lugares de refúgio

Uma vez que a preparação interior se torne nosso foco principal, o Senhor começará a falar conosco sobre a preparação exterior. O Senhor moveu Ló para um lugar de refúgio quando fez chover fogo de julgamento sobre Sodoma e Gomorra. O Senhor fará a mesma coisa por nós que cremos em Sua palavra e buscamos Sua face com todo o nosso coração’. Ló fazia parte do restante de Deus na terra durante aquele período. O Senhor sempre preservou Seu remanescente, e Ele fará isso conosco. Os anjos enviados pelo Senhor para destruir as cidades gêmeas e resgatar Ló; revelou a Ló um lugar de refúgio:

“Quando eles os trouxeram para fora, um [dos anjos] disse: “Fuja para salvar sua vida! Não olhe para trás, nem pare em nenhum lugar do vale inteiro; fuja para os montes [de Moabe], ou você será consumido e varrido.”” (Gênesis 19:17 AMP).

Ló, por vontade própria, queria ir para uma pequena cidade chamada Zoar; assim ele debateu com a vontade de Deus. O Senhor permitiu que Ló atendesse ao seu pedido, mas logo depois Ló mudou-se para o local de refúgio sobre o qual o Senhor lhe havia falado inicialmente (Gênesis 19:18-30). O Senhor sabe o que é melhor para nós. Cada um de nós deve ouvir o que o Espírito está nos dizendo individualmente. Ló achava que sabia o que era melhor para ele, mas estava errado. Para onde queremos nos mudar ou ir, pode não ser onde o Senhor quer que estejamos.

Minha esposa e eu moramos em um local de refúgio por mais de 11 anos no noroeste de Montana. O povo profético na área havia profetizado que toda a região era um lugar de refúgio na América. Crentes de diferentes partes do país estavam se movendo e se reunindo lá, o que trouxe mais confirmação às palavras proféticas. Até mesmo profetas viajantes afirmaram que a área era um lugar de refúgio. Eu sabia e discernia em meu espírito que toda a região era um lugar de refúgio. O Senhor lhe dará várias testemunhas sobre uma área de segurança.

Em 2019, minha esposa e eu nos mudamos de um local de refúgio para o sul do Alabama (não um local de refúgio). Por que o Senhor faria isso? Porque o Senhor nos colocou em uma jornada de confiança nEle. Ele me disse recentemente que nos tirou de um lugar de refúgio, para que pudesse nos levar para um lugar de refúgio que fosse certo para nós. Você pode estar em um lugar de refúgio, mas é o certo para você?

Minha esposa e eu não fomos bem recebidos no noroeste de Montana. Nosso ministério não foi bem-vindo. O Senhor me disse que precisava nos mudar para o Alabama, para que estivéssemos posicionados adequadamente para nosso próximo passo na jornada. Do Alabama, estaríamos posicionados para ver e ouvir o local para onde o Senhor queria nos levar. Estaríamos também em posição para que uma porta se abrisse para nós naquele novo local de refúgio. Não podíamos conhecer esse novo local de Montana, então o Senhor precisava primeiro nos levar a uma estação de transição. Portanto, como Abraão, estamos em uma jornada de obediência a Deus, sem saber para onde estamos indo.

No entanto, recentemente o Senhor tem falado comigo sobre toda a região ao redor de Chattanooga, Tennessee, em relação a ser um lugar de refúgio. Perguntei ao Senhor em oração se esta região era um lugar de refúgio, e Ele respondeu com uma presença ardente que me deixou de joelhos. O Senhor falará comigo dessa maneira às vezes para trazer confirmação. O leste de Washington, Idaho, Montana, leste do Oregon e partes do Arkansas são considerados zonas seguras pelos crentes. Existem outros locais também. Ele falará com você à Sua própria maneira sobre um local para onde você deve ir (se Ele desejar que você se mude).

Espiritualmente, Northwestern Montana era um lugar onde minha esposa e eu fomos treinados no deserto como João Batista. Foi uma temporada de preparação. Mas não foi onde fomos chamados para conduzir o ministério que o Senhor nos confiou. Aquela área pode ter sido um lugar de refúgio, mas não nos enquadrávamos ali. Você não deve ir para o lugar de refúgio que deseja como Ló fez, porque você pode não se encaixar espiritualmente. Claro, você pode estar seguro fisicamente, mas nunca alcançaria a plenitude espiritual. O espiritual é mais importante do que o físico. Algumas áreas de refúgio podem não alcançar a plenitude espiritual com o Senhor, porque a igreja não está buscando a Ele e Sua presença com tudo nelas. Talvez a falsa doutrina esteja impedindo a igreja em uma área de experimentar a perfeita vontade de Deus. Mais uma razão para estar perfeitamente posicionado pela mão de Deus onde Ele quer você.

O foco do Senhor é que sigamos todo o caminho com Ele espiritualmente. Ele nos protegerá fisicamente para que tenhamos tempo de chegar à medida da estatura da plenitude de Cristo (Efésios 4). Cristo chegando à plenitude em nós, enquanto nossa vida própria é crucificada; é o propósito entérico de Deus que deve ser cumprido em nosso tempo na terra nesta era. Portanto, devemos estar no lugar certo espiritualmente para que isso ocorra, e em um lugar de refúgio para que possamos viver o suficiente para que esse processo ocorra. A crucificação de nossa própria vontade e desejos simplesmente leva tempo. É sabedoria prolongar nossos dias em um lugar de refúgio, para que o Senhor tenha mais tempo para nos transformar à Sua imagem. Nossa posição eterna no Céu depende de Jesus nos conformar à Sua imagem. Aqueles que permitirem que Jesus faça isso serão grandes no Reino dos Céus, e aqueles que não permitirem esse processo serão os menores no Reino.

A Edificação da Igreja de Cristo

Jesus construirá Sua igreja em lugares de refúgio que ficarão no meio de grandes tempestades. Ele está reunindo Seus verdadeiros seguidores em locais por todo o país que desejam segui-Lo plenamente. Os verdadeiros discípulos receberão conhecimento e compreensão sobre lugares de refúgio onde o Senhor escolheu para construir Sua igreja vencedora. Estes serão os locais que a noiva está pronta. Esses lugares de refúgio serão para a preservação do remanescente do Senhor.

Todo crente é uma pedra viva (1 Pedro 2:4-5). Cristo deve crescer em cada pedra para que cada pedra seja fixa e estável. Uma vez que cada pedra esteja sólida e saudável, Cristo a pegará e a conectará a outras pedras. À medida que Ele constrói juntas as pedras saudáveis ​​e sólidas, uma casa espiritual é construída. Este povo eleito torna-se então um sacerdócio real que oferece sacrifícios espirituais que agradam ao Senhor.

Cristo construirá esses crentes juntos de tal maneira que eles se tornem uma verdadeira família espiritual. Relacionamentos saudáveis ​​e completos serão estabelecidos no Senhor. Esses grupos se concentrarão no Senhor em primeiro lugar. Secundariamente, eles terão comunhão espiritual com cada um, o que será gratificante. Não haverá solidão nessas famílias espirituais. Haverá pais espirituais piedosos e filhos espirituais saudáveis. As verdadeiras amizades espirituais serão estabelecidas pelo Espírito de Deus. Os crentes viverão juntos enquanto buscam o Senhor. Isso trará muita esperança para as pessoas que lutam para encontrar um lar espiritual ou serem aceitas na igreja. Muitos crentes sentiram que simplesmente não pertenciam, ou sentiram que algo os impedia de se encaixar. Isso ocorre porque o homem tem tentado construir a igreja e onde isso está ocorrendo; a verdadeira família espiritual não pode ser estabelecida. Quando o Senhor edificar Sua igreja, veremos e sentiremos a diferença. Ele é o sábio Mestre Construtor, e capacitará Sua verdadeira igreja por Sua graça. Uma família espiritual saudável só pode ser estabelecida pela graça de Deus. Isso é muito necessário e está chegando!

O Senhor construirá diferentes casas espirituais em diferentes lugares da América. Ele os construirá em lugares de refúgio, para que sejam “guardados desde a hora da provação que vem sobre a face da terra”, assim como foram Ló, José e Noé. Porque diferentes casas estão sendo construídas, devemos obedecer ao Senhor e ir para o lugar apropriado de refúgio. Apenas o mesmo tipo de pedras vivas podem ser construídas juntas. Por exemplo, é extremamente difícil para cristãos com diferentes sistemas de crenças e teologias serem construídos juntos. Obviamente, não deveríamos ter sistemas de crenças diferentes, mas na realidade temos. Para que uma casa espiritual chegue à plenitude, não deve haver divisões. Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Jesus precisa de pedras vivas semelhantes em um determinado local, para que Ele possa construir uma casa espiritual que esteja em harmonia. Pedras que são do mesmo material de construção se encaixam perfeitamente. Pedras que diferem em material, forma e tamanho; não se encaixará adequadamente na edificação da casa espiritual do Senhor. Nosso próprio destino e o destino dos outros dependem de estarmos no local adequado para que o Senhor nos edifique junto com outros crentes.

A Glória do Senhor

“edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, tendo o próprio Cristo Jesus como a [principal] pedra angular, no qual todo o edifício está bem ajustado, e continua [a crescer] crescendo para templo santo no Senhor [a santuário dedicado, separado e sagrado à presença do Senhor]. Nele [e em comunhão uns com os outros] também vós juntamente sois edificados para morada de Deus no Espírito.” (Efésios 2:20-22 AMP)

Se permitirmos que Cristo faça a obra em nós como indivíduos através da comunhão e andando com Ele interiormente; seremos transformados em sólidas pedras vivas (bons materiais de construção). Então devemos ouvir o Senhor falar sobre o lugar de refúgio que Ele escolheu para vivermos de acordo com Seu plano e propósito. Quando obedecemos ao Senhor e nos unimos à Sua igreja vencedora na região para a qual Ele nos chamou; Ele supervisionará a igreja e a construirá de acordo com Seu desígnio eterno. Então Ele terá uma morada de Sua presença. O Espírito Santo descerá sobre esse grupo de crentes, e o Céu se manifestará na terra.

Quando isso acontecer, a presença corporativa e a unção serão incrivelmente fortes. A luz irromperá, a cura surgirá, a justiça prevalecerá e a glória do Senhor cercará a igreja (Isaías 58:8). As antigas desolações de muitas gerações serão reparadas e a cidade de Deus na terra será restaurada. A igreja nesta área será uma habitação do Senhor. A presença de Deus será tão pesada e densa nas reuniões públicas que os ministros e o povo mal conseguirão ficar de pé (2 Crônicas 5:14). É o grande desejo do Senhor encher Sua casa (Seu povo) com Sua presença gloriosa, a tal ponto que eles sejam dominados por Seu amor, bondade e afeição. Neste lugar de suprema intimidade, Deus é conhecido e compreendido por Seu povo. Ele está procurando um povo que esteja disposto a se unir para que o próprio Deus possa descansar. Ele está procurando por um povo que O deseje mais do que coisas terrenas, ou mesmo dons ou chamados espirituais. Ele deseja reunir um povo que anseie e busque Sua face, e estar em Sua presença continuamente (1 Crônicas 16:11).

O Senhor pode fazer qualquer coisa que Ele queira entre Sua igreja nestes últimos dias. Sob a Antiga Aliança, o Senhor apareceu em coluna de nuvem e coluna de fogo entre Seu povo (Êxodo 13:21-22). Se eles puderam experimentar a presença gloriosa de fogo de Deus sob uma aliança interior, não é possível para nós experimentar a glória do Pai sob uma aliança superior? Jesus deu o exemplo disso quando levou Pedro, Tiago e João ao monte. Jesus foi transfigurado na glória de Deus como uma espessa nuvem da glória do Pai manifestada (Marcos 9:2-8). Jesus foi nosso exemplo de como devemos andar diante de Deus como homem. Jesus estava demonstrando a vontade da Divindade para que experimentemos e encontremos o Pai. Enoque andou com Deus a tal ponto, que Deus simplesmente o levou para o céu. Temos Deus dentro de nós, então temos a incrível oportunidade de entrar em um relacionamento profundo com o Senhor agora.

Hebreus 6:5 deixa claro que podemos provar os poderes da era vindoura. Na era vindoura, a glória e a presença de Cristo fluirão Dele e encherão toda a terra. Portanto, podemos entrar em Sua gloriosa presença agora, tanto individualmente quanto corporativamente. Efésios 2:20-22 torna evidente que é a vontade do Senhor vir e liberar Sua presença espessa sobre Sua igreja. Ele cobrirá Sua igreja e a esconderá em Sua presença, protegendo-a assim dos julgamentos negativos que serão lançados ao longo dos últimos dias (Salmo 91).

Enquanto Hebreus 12:22-24 indica que chegamos interiormente ao Céu e à cidade de Deus; o Senhor ainda pode escolher manifestar Sua espessa glória e fogo sobre Seu povo externamente (já que Ele faz o que Lhe agrada). Acredito que se realmente desejamos o Senhor o suficiente, Ele virá entre nós em grande fogo e glória. Eu acredito que Ele pode e irá liberar uma medida maior de Sua presença em e entre Seu povo, que ainda não foi liberada. Tudo se resume ao quanto nós O queremos. Se podemos viver sem ter Sua glória, então viveremos sem ela. Se não pudermos viver sem Sua presença ardente, então teremos o que nossos corações anseiam.

O fogo que o Senhor deseja liberar entre Seu povo é um fogo tão grande que controla você. É um fogo interior do Espírito Santo que Jeremias e Elias experimentaram. Este fogo tornou Elias extremamente zeloso pelo Senhor (1 Reis 19:10). Este é o mesmo zelo em que Jesus operou quando expulsou os cambistas do templo com um chicote e repreendeu furiosamente os comerciantes. O fogo ardente encerrado nos ossos de Jesus o estava consumindo para a casa de Seu Pai (João 2:17). O fogo que o Senhor liberará nestes últimos dias dará à Sua igreja o impulso e a fome de buscar o Senhor e Sua presença acima de tudo. Precisamos desesperadamente desse fogo purificador, pois ele purificará Seu povo para que andem em santidade (Malaquias 3:2-3). Este batismo de fogo virá para a igreja remanescente. Isso purificará a noiva.

O profeta Joel profetiza que o Senhor derramará Seu Espírito sobre toda a carne. Ele também profetiza que haverá na terra sinais de fogo e colunas de fumaça (Joel 2:30). Embora eu entenda que isso está descrevendo principalmente sinais físicos na terra; a mesma palavra hebraica usada para “fumaça” foi usada quando o Senhor revelou Sua glória a Israel:

“O monte Sinai estava envolto em fumaça, porque o Senhor desceu sobre ele em fogo; sua fumaça subiu como a fumaça de uma fornalha, e todo o monte estremeceu violentamente”. (Êxodo 19:18 AMP)

Acredito que Joel 2:30 poderia ter um duplo sentido, como algumas escrituras têm. Alguns têm um significado natural e depois um significado espiritual mais profundo para aqueles que têm olhos para ver. O Senhor fará coisas entre Seu povo nestes tempos finais, que nunca pensamos que fossem possíveis. Mas as escrituras nos dão uma visão de quem é Deus e como Ele pode escolher se mover novamente. O fogo e a fumaça de Joel 2:30 podem ser uma referência espiritual direta a Êxodo 19:18. Eu creio que o Senhor quer vir sobre Seu povo em uma espessa fumaça e fogo ardente. Ele procura um povo que deseje encontrá-lo assim. Ele está procurando um povo que só será satisfeito por Ele. Seremos as pessoas que escolhem a transformação interior e se posicionam em um lugar de refúgio? Permitiremos que o Senhor nos edifique junto com outras pedras vivas, para que o Espírito Santo possa vir e repousar sobre nós em Sua glória e presença?

Vamos continuar com o Senhor e agarrar o que Israel experimentou, e provar o que está por vir na próxima era. Aquilo que Jesus experimentou no monte da transfiguração pode ser nosso:

“então o Senhor criará sobre todo o monte Sião e sobre as suas congregações uma nuvem de dia, fumaça e um resplendor de fogo flamejante durante a noite; pois sobre toda a glória e brilho haverá um dossel [uma defesa, uma cobertura de Seu divino amor e proteção]. E haverá um pavilhão para sombra contra o calor durante o dia, e um refúgio e abrigo contra a tempestade e a chuva.” (Isaías 4:5-6 AMP)

-Ty Unruh (2020)