O arrebatamento

A Bíblia indica que ter uma doutrina adequada é extremamente importante. Também mostra que a falsa doutrina pode destruir e corroer o corpo de Cristo.

E o ensino deles [devorará; ele] vai comer como câncer ou se espalhar como gangrena. Assim é com Himeneu e Fileto, que erraram o alvo e se desviaram da verdade ao argumentar que a ressurreição já ocorreu. Eles estão minando a fé de alguns. (2 Timóteo 2:17-18 AMP)

Himeneu e Fileto estavam ensinando falsa doutrina em relação à ressurreição dos mortos (que acontece ao mesmo tempo que o arrebatamento (1 Tessalonicenses 4:15-17). Paulo afirma que falsa doutrina como essa tem um efeito de gangrena no corpo de Cristo, a gangrena é definida como: "morte localizada e decomposição do tecido do corpo, resultante de circulação obstruída ou infecção bacteriana".

O objetivo de sua escrita é revisar o que a escritura diz a respeito do arrebatamento (arrebatamento). Há muita confusão na igreja sobre quando ocorrerá o arrebatamento. Esta é uma estratégia do inimigo para manter os cristãos espiritual, mental e fisicamente despreparados para o fim dos tempos. O povo judeu interpretou mal a escritura sobre a primeira vinda de Jesus, e muitos pagaram um alto preço. Aqueles que interpretam mal o momento de Sua segunda vinda também podem pagar um alto preço.

Quero observar que não fui ensinado pelos homens o ponto de vista que tenho na igreja. Eu não tinha doutrinação de nenhum ponto de vista antes de ler as escrituras. Esse entendimento veio pelo Espírito Santo revelando as escrituras para mim.

Tem havido um grande debate na igreja entre se o arrebatamento acontecerá antes da tribulação (pré-tribulação) ou se o arrebatamento acontecerá após a tribulação (pós-tribulação). Este escrito conterá muitas escrituras para estabelecer uma base adequada de quando o arrebatamento ocorrerá.

Visão do Arrebatamento

1830 foi o ano em que a doutrina do arrebatamento pré-tribulação ganhou força. Margaret MacDonald teve uma visão do arrebatamento. Essa visão foi captada por John Darby e outros. Darby deve ter pegado partes da visão e usado para desenvolver sua doutrina chamada “dispensacionalismo” (que se espalharia pelos movimentos evangélicos e pentecostais). Irmãos e irmãs, devemos ter muito cuidado ao basear nossa teologia e doutrinas em homens. Nestes tempos perigosos, temos que basear nossa doutrina na palavra de Deus.

Eu li a visão de Margaret McDonald e não encontrei onde ela afirmou que haveria um arrebatamento pré-tribulação. Parece que esta doutrina foi uma criação de John Darby.

O Último Dia da Era

E esta é a vontade daquele que me enviou, que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:40 NKJV)

Nesta passagem, Jesus está se referindo à ressurreição dos mortos, que conforme declarado acima; acontece ao mesmo tempo que o arrebatamento (1 Tessalonicenses 4:15-17). Jesus afirma que este evento acontecerá no "último dia". Jesus está se referindo ao último dia da era. Então a nova era começará e Jesus governará e reinará na terra por mil anos.

Jesus disse a ela: “Seu irmão vai ressuscitar”. Marta disse-lhe: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. (João 11:23-24 NKJV)

Marta estava bem ciente dos ensinamentos de Jesus, e que a ressurreição e o arrebatamento aconteceriam no último dia. Marta não disse que isso aconteceria sete anos depois do último dia. Ela não disse que aconteceria três anos e meio a partir do último dia. Ela afirmou que isso aconteceria no último dia. Aparentemente, a igreja primitiva não aderiu à moderna teologia do arrebatamento pré-tribulação, pois a doutrina do arrebatamento pré-tribulação ensina claramente que o arrebatamento não acontecerá no último dia da era; mas anos antes do último dia da era. Devemos rejeitar qualquer doutrina que contradiga as escrituras.

Como nos dias de Noé

E como foi nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem: Comiam, bebiam, casavam, davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos. Assim também foi nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem for revelado.

Eu vos digo, naquela noite estarão dois numa cama: um será levado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão moendo juntas: uma será levada e a outra deixada. Dois homens estarão no campo: um será levado e o outro deixado”. E eles responderam e disseram-lhe: “Onde, Senhor?” Então Ele lhes disse: “Onde estiver o corpo, aí se ajuntarão as águias”. (Lucas 17:26-30, 34-37 NKJV)

A chave para entender esta escritura é a pergunta feita no versículo 37. Onde Senhor? Ou para onde as pessoas estão sendo levadas? A resposta de Jesus é fundamental. Onde estiver o corpo, as águias ou abutres se reunirão. O que as águias e os abutres fazem? Eles se reúnem em torno de um cadáver e comem sua carne. Jó 39:27-30 deixa claro que as águias se alimentam dos mortos. Jesus está falando sobre os ímpios que serão levados embora; não apanhados ou arrebatados. A palavra usada nesta passagem não é a palavra para ser arrebatado. A palavra utilizada é Paralambano, que significa simplesmente “pegar ou tomar”.

A palavra grega usada na Bíblia para “arrebatamento” é harpazo, e significa “arrebatar ou apanhar”. As pessoas capturadas em Lucas capítulo 17 não estão sendo arrebatadas. Eles estão sendo levados para o lugar dos mortos onde as águias comerão sua carne. Assim como foi nos dias de Noé e nos dias de Ló, quando os ímpios foram levados e destruídos. Os justos foram mantidos seguros pela mão de Deus protegendo-os na terra. O Senhor guardou Noé e Ló desde a hora da provação que veio sobre a Terra (Apocalipse 3:10). Eles foram considerados dignos de escapar e fugir das coisas que estavam acontecendo (Lucas 21:36).

O Anticristo e a Grande Tribulação

“Portanto, quando virdes a ‘abominação da desolação’, predita pelo profeta Daniel, estar no lugar santo” (quem lê, entenda),

Porque então haverá grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. (Mateus 24:15, 21 NKJV)

O início da grande tribulação (ou os últimos três anos e meio da era) é marcado pelo evento chamado de “abominação da desolação”. Paulo está se referindo a este evento quando ele descreve o anticristo:

“o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama Deus ou é objeto de adoração, a ponto de se assentar como Deus no templo de Deus, manifestando-se como Deus (II Tessalonicenses 2:4 NKJV).

Quando o anticristo ou a besta for revelado, ele receberá autoridade global pelos últimos três anos e meio da era (42 meses). Sua autoridade será esmagada pela segunda vinda de Cristo no fim dos tempos (Apocalipse 19:19-21 e 2 Tessalonicenses 2:8).

E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias, e foi-lhe dado poder para agir por quarenta e dois meses. Então ele abriu a boca em blasfêmia contra Deus, para blasfemar contra Seu nome, Seu tabernáculo e aqueles que habitam no céu. Foi-lhe concedido fazer guerra aos santos e vencê-los. E foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, língua e nação. Todos os que habitam na terra o adorarão, cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro imolado desde a fundação do mundo. (Apocalipse 13:5-8 NKJV)

os eleitos

Porque então haverá grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá. E se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos eleitos serão abreviados aqueles dias. (Mateus 24:21-22 NKJV)

Como vemos nesta escritura, os eleitos de Deus viverão nos dias da grande tribulação. Não importa para os eleitos no Céu se os dias são abreviados, pois eles estão na glória de Deus no Céu. No entanto, importa muito para os eleitos na terra que os dias sejam abreviados. A palavra "eleger" no grego significa favorito, escolhido e eleito. Agora vamos definir quem são os eleitos:

onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos. Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revestam-se de ternas misericórdias, bondade, humildade, mansidão, longanimidade; (Colossenses 3:11-12 NKJV)

Esta escritura é muito clara que os eleitos de Deus são aqueles que têm Cristo neles. Não importa se alguém é judeu ou grego, mas somente se tem Cristo. Os crentes são os eleitos.

Mateus 24

Então a grande tribulação começa em Mateus 24:21. Veremos agora o fim da tribulação:

"Mas logo após a tribulação daqueles dias, O SOL ESCURECERÁ, E A LUA NÃO DARÁ A SUA LUZ, E AS ESTRELAS CAIRÃO DO CÉU, E OS PODERES DOS CÉUS SERÃO ABAIXOS. E então o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu, e então todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o FILHO DO HOMEM VINDO SOBRE AS NUVENS DO CÉU com poder e grande glória. E Ele enviará Seus anjos com GRANDE TROMBETA e ELES REUNIRÃO os seus eleitos desde os quatro ventos, de uma a outra extremidade do céu (Mateus 24:29-31 NASB)

Esta é uma das escrituras mais claras sobre quando o arrebatamento acontecerá. Imediatamente após a tribulação. Não antes da tribulação começar. Não três anos e meio antes do fim da tribulação. Imediatamente depois. Os anjos reunirão os eleitos de Deus (crentes) dos quatro ventos (por toda a terra), que estão no céu. Os eleitos estão no céu porque foram "arrebatados" ou arrebatados.

Paulo deixa claro que os santos encontrarão o Senhor nos ares na hora do arrebatamento (1 Tessalonicenses 4:17). Jó também indica que a ressurreição dos mortos não acontecerá até que os céus não existam mais. O capítulo 24 de Mateus mostra claramente que o sol escurecerá, a lua não dará sua luz e as estrelas cairão do céu após a tribulação. Este é o tempo em que os céus não existem mais.

Assim o homem se deita e não se levanta. Até que os céus não existam mais, Eles não acordarão Nem serão despertados de seu sono. “Oh, se você me escondesse na sepultura, se você me escondesse até que sua ira passe, se você me desse um tempo determinado e se lembrasse de mim! Se um homem morrer, ele viverá novamente? Todos os dias do meu árduo serviço esperarei, Até que minha mudança chegue. (Jó 14:12-14 NKJV)

Paulo também menciona a mesma "mudança" que Jó faz. Novamente esta "mudança" ocorre quando os céus não existem mais, após a tribulação.

Eis que vos digo um mistério: Nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. Pois a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. (I Coríntios 15:51-52 NKJV)

A última trombeta

Vemos na escritura acima que os mortos em Cristo são ressuscitados ao som da última trombeta. Também sabemos que o arrebatamento e a ressurreição ocorrem simultaneamente (1 Tessalonicenses 4:15-18). Então, quando soa a última trombeta?

“Então o sétimo anjo tocou [sua trombeta]; e houve grandes vozes no céu, dizendo: “O reino (domínio, governo) do mundo passou a ser o reino de nosso Senhor e de Seu Cristo; e Ele reinará para todo o sempre.” E os vinte e quatro anciãos, que estão sentados em seus tronos diante de Deus, prostraram-se com o rosto em terra e adoraram a Deus, dizendo: “A ti damos graças, ó Senhor Deus Todo-Poderoso [o Onipotente, o Governante de todos], que são e que foram , porque Você tomou Seu grande poder e a soberania [que é Sua por direito] e [agora] começou a reinar. E as nações (gentios) se enfureceram, e veio a tua ira e indignação, e chegou a hora de os mortos serem julgados, e [chegou a hora] de recompensar os teus servos, os profetas e os santos (o povo de Deus) e aqueles que temem o teu nome, pequenos e grandes, e [chegou a hora] de destruir os destruidores da terra.” (Apocalipse 11:15-18 AMP)

Ao soar da sétima e última trombeta, ocorre o arrebatamento. É quando Cristo derramará Sua ira e tomará posse da terra. Ele voltará e fará da terra o Seu Reino. Tudo isso acontece no último dia da era. Jesus toma o reino deste mundo do anticristo em Sua vinda.

Alguns crentes disseram que a igreja é arrebatada em Apocalipse 4:1-2. Isso não é verdade. Este foi um convite para João ser arrebatado ao Céu como Paulo foi em 2 Coríntios 12:1-4. Além disso, João escreve: “E a primeira voz que ouvi, como o som de uma trombeta.” Então foi uma voz alta falando com João, não uma trombeta. Uma voz que soa como uma trombeta não é uma trombeta, é uma voz alta. Dizer que este é o arrebatamento é uma demonstração clara de uma tentativa de fazer com que a teologia pessoal de alguém se encaixe nas escrituras, em vez de pegar a verdade das escrituras e torná-la nossa teologia.

O Dia do Senhor

Vamos agora examinar o que acontece no "Dia do Senhor" de acordo com a escritura:

Eis que o dia do Senhor vem, Cruel, com ira e ira feroz, Para deixar a terra desolada; E Ele destruirá seus pecadores dela. Pois as estrelas do céu e suas constelações não darão sua luz; O sol escurecerá ao nascer, e a lua não fará brilhar a sua luz. (Isaías 13:9-10 NKJV)

De acordo com esta escritura em Isaías, o dia do Senhor envolve as estrelas não dando sua luz, o sol escurecendo e a lua não brilhando. Isso se encaixa na descrição exata de Mateus 24:29. Assim, a escritura deixa claro que o Dia do Senhor ocorre após a tribulação.

Agora examinaremos 1 Tessalonicenses 4:15-18 e 5:1-2. Vamos olhar para esta escritura sem uma quebra de capítulo para que possamos capturar o fluxo do que o Espírito Santo está dizendo através de Paulo:

“Dizemos-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus. E os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Então nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares. E assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolem-se uns aos outros com estas palavras. Mas quanto aos tempos e às estações, irmãos, vocês não precisam que eu lhes escreva. Pois vocês mesmos sabem perfeitamente que o dia do Senhor vem como um ladrão de noite”.

Esta escritura deve ser lida no contexto para obter a compreensão completa do que Paulo está dizendo. O “arrebatamento” e a ressurreição dos mortos acontecem no dia do Senhor. Na verdade, Paulo chama esse evento de o dia do Senhor. O sol escurece, a lua não dá a sua luz, e as estrelas caem do céu; também no dia do Senhor (de acordo com as escrituras acima). Jesus e Paulo dizem que os eleitos/santos estarão no céu/ar no dia do Senhor. E como afirma Mateus 24:29, isso ocorre após a tribulação.

Parábola do Trigo e do Joio

Esta parábola nos dá outra grande visão sobre o momento do arrebatamento: Outra parábola que Ele propôs a eles, dizendo: “O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente em seu campo; mas enquanto os homens dormiam, seu inimigo veio e semeou joio no meio do trigo e se foi. Mas quando o grão brotou e produziu uma colheita, apareceu também o joio. Então os servos do dono foram e disseram-lhe: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Como então tem joio?” Ele disse-lhes: “Um inimigo fez isso.” Os servos disseram-lhe: “Quereis então que vamos e o recolhamos?” Mas ele disse: “Não, para você colhe o joio, você também arranca o trigo com ele. Deixem os dois crescerem juntos até a colheita, e na época da colheita direi aos ceifeiros: “Primeiro juntem o joio e amarrem-no em feixes para queimá-lo, mas juntem o trigo no meu celeiro”. ’” (Mateus 13:24-30 NKJV)

Jesus disse que o joio (pecadores iníquos) não poderia ser arrancado porque arrancaria o trigo (crentes justos). O contrário também é verdade. Se você arrancar (arrebatar) o trigo, isso arrancará o joio. Jesus então continua nos dizendo quando será o desenraizamento do trigo e do joio:

Então Jesus despediu a multidão e entrou na casa. E seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: “Explica-nos a parábola do joio do campo”. Ele respondeu e disse-lhes: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. O campo é o mundo, as boas sementes são os filhos do reino, mas o joio são os filhos do maligno. O inimigo que os semeou é o diabo, a colheita é o fim dos tempos e os ceifeiros são os anjos. Portanto, como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será no fim desta era. (Mateus 13:36-40 NKJV)

Jesus disse que o joio e o trigo devem crescer juntos até o tempo da colheita. Então Ele nos diz que "a colheita é o fim dos tempos". Jesus não diz que a colheita é sete anos antes do fim dos tempos. Jesus não diz que a colheita é de três anos e meio a partir do fim dos tempos. A colheita é o fim dos tempos. O trigo é recolhido no celeiro (arrebatamento e ressurreição), e o joio é queimado com fogo (hades) no último dia da era na volta de Cristo.

Jesus ensina que o joio (incrédulos) e o trigo (crentes) devem ser colhidos ao mesmo tempo. “Arrebatar” os crentes desarraigaria todos os incrédulos. Remover todos os incrédulos atrairia os justos. Segundo Jesus, um não pode ser retomado sem o outro. Portanto, Jesus está afirmando que um arrebatamento pré-tribulação é impossível. E ensinar algo diferente do que Jesus ensina é anticristo por natureza. Devemos nos alinhar com nosso Mestre ou Ele não é nosso Mestre. Os crentes e os incrédulos devem crescer juntos até o fim dos tempos, quando Jesus voltar. Esse não é o meu ensinamento, esse é o ensinamento de Jesus Cristo.

Vinhas da Ira

Apocalipse 14:14-20 nos mostra que a colheita do povo de Deus acontece ao mesmo tempo em que os ímpios pecadores são mortos pela ira de Deus. O ‘lagar da ira de Deus’ não pode acontecer até que Jesus volte:

“Agora eu vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. E o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro, e julga e peleja com justiça. Seus olhos eram como uma chama de fogo, e em Sua cabeça havia muitas coroas. Ele tinha um nome escrito que ninguém conhecia, exceto Ele mesmo. Ele estava vestido com um manto tingido de sangue, e Seu nome é chamado A Palavra de Deus. E os exércitos no céu, vestidos de linho fino, branco e puro, seguiam-no em cavalos brancos. Agora de sua boca sai uma espada afiada, para que com ela feriria as nações. E Ele mesmo os governará com vara de ferro. Ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso”. (Apocalipse 19:11-15 NKJV)

Apocalipse 14 e 19 se encaixam perfeitamente com o ensinamento de Jesus em Mateus 13. A colheita dos justos e a destruição dos ímpios acontecem ao mesmo tempo no último dia da era.

Revelação

Há uma série de escrituras no livro de Apocalipse que provam que os cristãos estão na terra durante a tribulação. Vou listar apenas alguns.

Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestes brancas, com palmas nas mãos,

Então um dos anciãos respondeu, dizendo-me: “Quem são estes vestidos de vestes brancas e de onde vieram?” E eu disse a ele: “Senhor, você sabe.” Então ele me disse: “Estes são os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. (Apocalipse 7:9, 13-14 NKJV)

Essas escrituras indicam que os cristãos de todo o mundo passarão e sairão da grande tribulação.

E eu vi tronos, e eles se sentaram neles, e o julgamento foi confiado a eles. Então vi as almas daqueles que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam a marca na testa nem nas mãos. E eles viveram e reinaram com Cristo por mil anos. Mas os outros mortos não reviveram até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressureição. (Apocalipse 20:4-5 NKJV)

Novamente, esta escritura indica claramente que os cristãos serão martirizados durante a tribulação. O anticristo ou besta recebe autoridade global por três anos e meio. Isso é o que se chama de grande tribulação. Os últimos três anos e meio desta era em que o anticristo tem permissão para vencer os santos (Apocalipse 13:7 e Daniel 7:25). Por favor, note que a marca da besta só estará em vigor nos últimos três anos e meio, quando o anticristo estiver no controle. Esta escritura mostra que os cristãos estarão na terra durante o tempo da marca da besta.

Conclusão

Em última análise, não importa o que eu acho que acontecerá em relação ao arrebatamento da igreja. O que importa é o que as escrituras realmente dizem. As escrituras listadas neste escrito devem levar o leitor à verdade. Estude e examine as escrituras para ver se essas coisas são assim. Devemos nos posicionar contra falsas doutrinas e ensinos que buscam destruir a vida de nossos irmãos e irmãs. O Senhor precisa que Seus santos se posicionem contra as trevas enganosas e brilhem com a verdade de Sua palavra.

Aqueles que não acreditam nas escrituras e falham em se preparar para a tribulação que está por vir, correm grande risco de se afastar da fé. Satanás está semeando uma falsa doutrina do arrebatamento pré-tribulação na igreja para que ele possa pegar os crentes desprevenidos. Uma vez que o anticristo é revelado e a marca da besta é instituída; a grande queda da fé ocorrerá (2 Tessalonicenses 2). Devemos nos preparar espiritual, mental e até fisicamente. Fomos advertidos por Deus, por meio de Sua palavra, sobre coisas que ainda não se veem. Será que nós, como Noé, seremos movidos pela fé e nos prepararemos para salvar nossa família?

-Ty Unruh (2015)