O Batismo do Espírito Santo

O batismo do Espírito Santo é um dos temas mais controversos na igreja. Esta verdade tem causado muita divisão na igreja moderna. O batismo do Espírito também é um fundamento extremamente importante na vida de um crente. Essa experiência tem o potencial de transformar o crente causal em um crente completamente vendido e ardente pelo Senhor. O batismo do Espírito Santo é uma porta de entrada para o reino espiritual e para os dons espirituais. Usaremos as escrituras para estabelecer uma base sólida para esta verdade.

Batizado no Espírito

Quando o Dia de Pentecostes chegou plenamente, todos estavam unânimes no mesmo lugar. E de repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. Então lhes apareceram línguas divididas, como de fogo, e uma sentou-se sobre cada um deles. E todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem. (Atos 2:1-4 NKJV)

Este é um relato do derramamento inicial do Espírito Santo, onde Ele veio morar nos crentes e descansou sobre eles. Todos foram tocados pelo fogo de Deus e falaram em outras línguas conforme o Espírito os guiava.

Satanás gostaria que os crentes pensassem que esta experiência não está mais disponível para os cristãos. Satanás é um mestre no engano e convenceu muitos líderes e denominações a ensinar essa mesma doutrina. Felizmente para nós, a Bíblia nunca ensina que o batismo do Espírito Santo não é para hoje. De fato, as escrituras deixam claro que o batismo do Espírito é para a igreja do Novo Testamento. Qualquer ensino que contradiga a escritura é a doutrina dos homens. Jesus repreendeu os líderes religiosos por ensinarem como doutrina as tradições dos homens, anulando assim a palavra de Deus. Uma das formas mais profundas de orgulho é o homem usurpar a palavra de Deus com a sua.

Depois que o Espírito Santo foi derramado do alto, Pedro continua dizendo às pessoas que a mesma experiência que acabou de acontecer está disponível para todos:

Então Pedro lhes disse: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo. Pois a promessa é para vocês e para seus filhos, e para todos os que estão longe, para quantos o Senhor nosso Deus chamar”. (Atos 2:38-39 NKJV)

Claro que sempre haverá aquelas pessoas na igreja ou fora da igreja que zombam do batismo do Espírito Santo e falam em línguas:

Outros zombando diziam: “Estão cheios de vinho novo” (Atos 2:13 NKJV). Esses zombadores são pessoas que só entendem coisas carnais e carnais. Eles não têm nenhum conceito das coisas do Espírito. Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; nem ele pode conhecê-los, porque eles são discernidos espiritualmente. (I Coríntios 2:14 NKJV)

Batizado no Espírito após a Salvação

Então Filipe desceu à cidade de Samaria e pregou Cristo a eles. E a multidão unanimemente atendeu às coisas ditas por Filipe, ouvindo e vendo os milagres que ele fazia.

Mas quando eles creram em Filipe enquanto ele pregava as coisas concernentes ao reino de Deus e ao nome de Jesus Cristo, tanto homens como mulheres foram batizados. Então o próprio Simão também acreditou; e, sendo batizado, continuou com Filipe, e admirou-se, vendo os milagres e os sinais que se faziam. Quando os apóstolos que estavam em Jerusalém ouviram que Samaria havia recebido a palavra de Deus, enviaram-lhes Pedro e João, os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. Pois ainda Ele não havia caído sobre nenhum deles. Eles só haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então eles impuseram as mãos sobre eles, e eles receberam o Espírito Santo. (Atos 8:5-6, 12-17 NKJV)

Filipe pregou o evangelho, e as pessoas creram e foram batizadas. Todas essas pessoas receberam o Espírito Santo quando creram em Cristo. Depois que essas salvações ocorreram, Pedro e João vieram para Samaria. Eles começaram a orar para que os novos crentes recebessem o batismo do Espírito Santo (a mesma experiência que ocorreu em Atos Capítulo 2). Esses crentes foram batizados em nome do Senhor Jesus para a salvação, mas as “línguas como de fogo” ainda não “caíram” sobre eles. A palavra-chave nesta passagem é "caído". O Espírito Santo já vivia dentro dessas pessoas, mas ainda não havia caído sobre elas e as submergiu em Si mesmo. Eles foram batizados em nome de Jesus, mas não foram batizados no Espírito Santo. Mas depois que as mãos foram impostas sobre eles, o Espírito Santo caiu sobre eles.

Batizados no Espírito no Tempo da Salvação

O Senhor enviou Pedro para pregar a um grupo de incrédulos. Segue o relato do ocorrido:

Enquanto Pedro ainda falava estas palavras, o Espírito Santo caiu sobre todos os que ouviram a palavra. E os que creram da circuncisão ficaram admirados, todos quantos vieram com Pedro, porque o dom do Espírito Santo também fora derramado sobre os gentios. Pois eles os ouviram falar em línguas e engrandecer a Deus. Então Pedro respondeu: “Pode alguém proibir a água, para que não sejam batizados os que receberam o Espírito Santo como nós? ” E ordenou que fossem batizados em nome do Senhor. Pediram-lhe então que ficasse alguns dias. (Atos 10:44-48 NKJV)

Então Pedro explica o que aconteceu e diz claramente que foi o Batismo do Espírito Santo: Então me lembrei da palavra do Senhor, como Ele disse: 'João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo'. (Atos 11:16 NKJV)

Enquanto Pedro estava pregando, uma mudança ocorreu no coração dos incrédulos. Eles começaram a confiar em Cristo para sua salvação. Instantaneamente eles nasceram de novo; o Espírito Santo caiu sobre eles e começaram a falar em línguas. Depois que essas pessoas foram salvas e batizadas no Espírito, elas foram batizadas nas águas. É importante notar que o Senhor faz as coisas da maneira que Ele quer fazê-las. O Senhor não usa métodos ou fórmulas de passos. Ele é o Rei.

Revelação do batismo do Espírito

Ora, um certo judeu chamado Apolo, nascido em Alexandria, homem eloquente e poderoso nas Escrituras, veio a Éfeso. Este homem havia sido instruído no caminho do Senhor; e sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com exatidão as coisas do Senhor, embora conhecesse apenas o batismo de João. Então ele começou a falar com ousadia na sinagoga. Quando Áquila e Priscila o ouviram, eles o chamaram de lado e lhe explicaram o caminho de Deus com mais precisão. (Atos 18:24-26 NKJV)

Apolo era um grande conhecedor das escrituras, mas só conhecia o batismo de João (as escrituras geralmente se referem ao batismo nas águas como o batismo de João, já que João Batista batizou nas águas). Áquila e Priscila sabiam disso e explicaram a Apolo o caminho de Deus com mais precisão (o batismo do Espírito Santo).

Há muitos líderes na igreja na América que estão na mesma posição que Apolo. Eles entendem e pregam as escrituras muito bem, mas só experimentaram o batismo nas águas. O batismo do Espírito Santo é para todos e para que os líderes sejam mais eficazes em seus chamados; eles devem ter essa experiência com o Espírito Santo.

Falando em línguas

Há alguns na igreja que acreditam que certos crentes podem falar em línguas, mas nem todos podem. Isso é verdade, mas também é falso. Há uma diferença entre o dom de línguas e a linguagem de oração em línguas que vem com o batismo do Espírito. Examinaremos as escrituras para esclarecer os equívocos.

Os dons do Espírito Santo são mencionados em 1 Coríntios 12:1-11. Devemos ler todo o contexto para entender o que o Senhor está dizendo sobre o falar em línguas. O capítulo 14 deixa claro que os dons de falar em línguas e interpretação de línguas são para uso quando a igreja está reunida. Na maioria das vezes, esses dois presentes funcionam em um ambiente corporativo. 1 Coríntios 12:28-30 afirma que nem todos os crentes são chamados para um ofício ministerial de Efésios 4, e nem todos os crentes operarão em todos os dons do Espírito listados em 1 Coríntios 12:1-11. Todo crente não opera no dom de falar em línguas. Uma vez que este dom funciona na frente de toda a igreja para propósitos de edificação, simplesmente não é necessário que cada crente na igreja opere com este dom. Não é como queremos ou queremos, mas como o Espírito quer (1 Coríntios 12:11).

Só porque todo crente não pode operar no dom de línguas na frente de toda a igreja, não significa que todo crente não pode falar em línguas. Todo crente que é batizado no Espírito Santo recebe uma linguagem de oração. Se a linguagem da oração vem no momento exato em que alguém é batizado no Espírito Santo ou mais tarde, não discutirei. Mas todo aquele que é batizado no Espírito tem a capacidade de orar ou interceder em línguas.

Orar em línguas é muito importante. Ao orar em línguas, você está se edificando e edificando seu espírito (1 Coríntios 14:4). O Espírito Santo está capacitando seu espírito para orar ao Pai. Isso é crucial porque você pode orar por pessoas e situações em que não sabe orar no natural. Ao orar no Espírito, você está orando a perfeita vontade de Deus e não a sua própria vontade. Você pode estar orando por pessoas e coisas das quais você não tem ideia até chegar ao céu.

Meu testemunho

Fui salvo em fevereiro de 2004. Depois que fui salvo, comecei a freqüentar uma igreja batista. Durante esse tempo, eu estava tentando aprender espanhol para o campo de trabalho para o qual me candidatei. Um homem na congregação tinha um amigo pastor que dirigia um Instituto Bíblico no México, então pude ir lá por uma semana e meia. Durante a minha estadia lá vi muitas pessoas falando em línguas. Tudo parecia um pouco estranho e era um pouco desconfortável. No entanto, eu não tinha nenhuma crença preconcebida sobre falar em línguas, então eu estava aberto a isso.

Quando voltei para os EUA, comecei a buscar o batismo do Espírito Santo. Eu o procurei por cerca de quatro meses antes que ele chegasse. Fui batizado no Espírito exatamente um ano depois de nascer de novo. Ninguém impôs as mãos sobre mim ou orou por mim. Eu estava lendo um livro sobre o batismo do Espírito. O autor afirmou que se pode receber o batismo do Espírito Santo pela fé. Ele disse para simplesmente falar algumas palavras sem sentido na fé. O Senhor honra a fé. Fiz como o autor recomendou. Quando comecei a falar, meu raciocínio natural disse: "Isso é tolice". No entanto, eu disse mais algumas palavras e o Espírito Santo caiu sobre mim. Minha cabeça inteira começou a queimar com fogo espiritual do céu. Literalmente parecia que minha cabeça estava pegando fogo. Comecei a falar em línguas incontrolavelmente. Lembro-me de chorar quando o poder de Deus surgiu em mim. Senti que meu espírito estava se arrependendo ao Pai por todos os pecados que eu tinha na minha vida na época. Eu sabia que o Espírito Santo e meu espírito estavam entristecidos. O encontro durou cerca de cinco minutos.

Desde aquela experiência eu posso orar em línguas como uma linguagem de oração sempre que eu quiser. Por um ato de minha própria vontade, posso envolver o Espírito e mudar para a oração. Não sinto o mesmo fogo que veio sobre mim durante a experiência inicial, mas a oração é do Espírito. Note que eu pessoalmente nunca operei no dom de línguas na frente da igreja como mencionado em 1 Coríntios 12 e 14.

Encorajamento

O batismo do Espírito Santo vai mudar você para sempre. É uma porta de entrada para a presença de Deus. Depois que fui batizado no Espírito, comecei a sentir a presença do Senhor algumas vezes durante vários cultos. Isso me colocou no caminho para buscar o Senhor e andar em Sua presença manifesta.

O batismo do Espírito Santo pode acontecer com você da mesma forma que aconteceu comigo, ou pode acontecer de uma maneira diferente. Isso pode acontecer na primeira vez que você pedir ao Senhor. Talvez demore algumas semanas. Algumas pessoas até esperaram anos. Pode ser que o Senhor tenha alguém impondo as mãos sobre você, e então o Espírito Santo cairá sobre você. Foi assim que aconteceu com minha esposa Maegan. Meu ponto é que o Senhor pode liberar o batismo de várias maneiras diferentes. E Ele pode fazê-lo em Seu próprio tempo. Mas o tempo Dele para você pode ser agora. Posicione-se diante Dele e veja. Se demorar mais do que o esperado para receber o batismo do Espírito Santo, por favor, não desista. É a vontade do Senhor que você tenha a experiência e se aprofunde na intimidade com o Espírito Santo. É para cada crente. Nenhum crente foi deixado de fora no livro de Atos. Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente (Hebreus 13:8). Peça, busque, bata.

E disse-lhes: Qual de vós tiver um amigo, e à meia-noite vai ter com ele e lhe diz: Amigo, empresta-me três pães; pois um amigo meu veio a mim em sua viagem, e eu não tenho nada para apresentar a ele'; e ele responderá de dentro e dirá: ‘Não me incomodes; a porta está agora fechada, e meus filhos estão comigo na cama; Eu não posso me levantar e dar a você'? Eu lhes digo que, embora ele não se levante e dê a ele porque é seu amigo, ainda assim, por causa de sua persistência, ele se levantará e lhe dará quantos precisar. “Por isso vos digo: pedi, e dar-se-vos-á; Procura e acharás; bata, e será aberto para você. Pois todo aquele que pede recebe, e aquele que busca encontra, e ao que bate se abrirá. Se um filho pedir pão a qualquer pai entre vocês, ele lhe dará uma pedra? Ou se ele pedir um peixe, ele lhe dará uma serpente em vez de um peixe? Ou se ele pedir um ovo, oferecerá um escorpião? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará o Espírito Santo àqueles que Lhe pedirem!” (Lucas 11:5-13 NKJV)

- Ty Unruh (2015)