O Descanso e o Desejo do Senhor

Esta é a palavra do Senhor para Seus discípulos, Seus amigos, Seus vencedores, Seus filhos/filhas e Sua noiva. “Seu propósito e chamado é ser meu descanso.”

Muitos de nós entendemos que é a vontade do Senhor que entremos em Seu descanso. Mas entendemos que também é Sua vontade que o próprio Senhor entre em Seu próprio descanso (que se encontra em nós)?

“Pois o Senhor escolheu Sião; ele a desejou para sua habitação. Este será meu descanso para sempre; aqui habitarei; porque eu a desejei”. (Salmos 132:13-14 JUB)

“Levanta-te, ó Senhor, para o teu descanso; tu e a arca da tua fortaleza”. (Salmos 132:8 JUB)

Uma coisa é buscar o descanso do Senhor no qual estamos em paz em Sua presença. Outra coisa é focar em dar ao Senhor um lugar de descanso. Crentes e discípulos maduros quebrarão as correntes do auto-foco e começarão a buscar o coração do Pai. O que o Pai quer, e como podemos dar a Ele o que Seu coração deseja?

“Assim diz o Senhor: “O céu é o meu trono, e a terra é o escabelo dos meus pés. Onde está a casa que você me construirá? E onde é o lugar do Meu descanso?” (Isaías 66:1 NKJV)

O Senhor deseja uma cidade para Sua habitação. Nós, Sião, somos essa cidade (Hebreus 12:22-24). Nosso propósito é nos tornarmos Seu lugar de descanso agora, e continuar sendo assim por toda a eternidade. Não há propósito maior do que fornecer um lugar para o Pai e o Filho habitarem. Pensar que podemos cumprir um desejo de Deus e ser algo para Ele que Ele anseia! Isso é vida e propósito! O rei Davi tinha um coração segundo Deus, e ele tinha alguma percepção e compreensão do que o Senhor desejava:

“Então Davi, o rei, pôs-se de pé e disse: Ouvi-me, meus irmãos e meu povo: Quanto a mim, eu tinha em meu coração construir uma casa de descanso para a arca da aliança do Senhor e para o escabelo de nosso Deus e preparou o edifício. Mas Deus me disse: Não construirás uma casa ao meu nome, porque foste um homem de guerra e derramaste sangue”. (1 Crônicas 28:2-3 JUB)

O Senhor colocou no coração de Davi o desejo de “construir uma casa de descanso” para o Senhor. Agora, sob a Nova Aliança, somos as pedras vivas sendo edificadas juntas em uma casa espiritual que o Senhor realmente deseja para Sua habitação no Espírito (1 Pedro 2:5, Efésios 2:20-22).

O Senhor está prestes a libertar “os filhos do azeite fresco” (Zacarias 4:14). Os filhos do óleo fresco levarão uma unção de construção apostólica para “lançar os fundamentos” da casa de Deus (Zacarias 4:8). Esses sábios construtores entendem que Cristo é o único fundamento que pode ser estabelecido ou edificado (1 Coríntios 3:11). Isso não significa simplesmente pregar a Cristo como um salvador. Significa pregar a Cristo crucificado (seguir a Cristo como discípulo e participar da vida de cruz). Lançar o fundamento envolve a vida interior, Cristo tornando-se a vida de uma pessoa e Cristo vivendo através da pessoa (não simplesmente sendo salvo).

Quando Cristo surge em uma pessoa, a pedra viva é formada. À medida que a pedra viva é formada, ela pode ser construída em conjunto com outras pedras semelhantes. O templo só pode ser formado quando os verdadeiros discípulos são edificados juntos, que é o sacerdócio real (1 Pedro 2:9). Crentes que simplesmente crêem em Jesus para a salvação e estão apenas esperando para “ir para o céu”; não são os materiais de construção adequados para o templo. Somente os discípulos que formam o sacerdócio podem ser edificados juntos, razão pela qual Jesus deu a ordem de fazer discípulos (Mateus 28:19).

Imagine como agradaria ao Senhor dar a Ele o lugar de descanso que Ele deseja. Podemos começar agora individualmente. Visto que o Senhor é um juiz justo, há muitas decisões que Ele tem que tomar em todo o mundo, que são difíceis; ou simplesmente coisas que Ele preferiria não fazer. Agora Ele é perfeito e pode descansar em Si mesmo, porém Ele escolheu nos fazer um lugar de Seu descanso. Então, que honra poder “ser” um lugar de descanso do Senhor. Um lugar em que Seu desejo é cumprido. Um lugar em que Ele gosta de estar e encontra conforto. Neste lugar de descanso, tocamos o coração de Deus. Nós ministramos a Ele. É lindo.

Nosso descanso

O Senhor recebendo Seu descanso em nós, começa conosco entrando em Seu descanso. Josué nunca poderia realmente dar descanso ao povo de Deus, porque o verdadeiro descanso é espiritual (Hebreus 4:8). Nesta vida sempre teremos vários sofrimentos e aflições de muitas formas diferentes. A batalha é um modo de vida enquanto neste corpo natural. No entanto, podemos ter paz profunda no meio da tempestade. Devemos diligentemente buscar entrar no descanso que o Senhor tem para nós agora:

“Resta, portanto, um descanso para o povo de Deus. Pois aquele que entrou em seu descanso também cessou de suas obras, como Deus fez das suas. Portanto, sejamos diligentes em entrar nesse descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência”. (Hebreus 4:9-11 NKJV)

A fim de entrar no descanso do Senhor, devemos cessar nossos próprios esforços e obras. Isso pode significar, nossos próprios rituais religiosos que realizamos tentando persuadir Deus a se mover como queremos e quando queremos. Devemos parar de lutar e orar por dons espirituais ou ministérios que não é a vontade do Senhor para nós. própria vontade. Descanso é encontrado em buscar a vontade do Pai, como Jesus fez. Então o Pai se moveu em Seu tempo e Sua maneira. Um homem não pode receber nada a menos que lhe seja concedido do céu, não o que ele quer ou confessa (João 3:27).

É hora de parar de nosso próprio esforço ou tentar fazer com que Deus se mova ou tentar mover Deus. Quando o Senhor estiver pronto para agir exteriormente, Ele o fará. Um escravo obedece ao seu Mestre, e não o contrário. Nos tempos de Moisés, o Senhor se moveu sobre Seu povo quando seus gemidos vieram diante Dele por um período de tempo (Êxodo 2:23-25). Nossas fórmulas para Deus não estão funcionando, e não funcionarão nos próximos dias. O Senhor fará o que quiser, e devemos nos alinhar com Ele. Quando ouvimos Sua vontade, nós a oramos; mas não rezamos por nossa própria vontade.

Às vezes, porque estamos orando por coisas espirituais, assumimos que é espiritual. Mas os verdadeiramente espirituais entendem que só podem fazer o que vêem o Pai fazer, e que não funciona ao contrário. Não vamos orar e deixar o Pai fazer o que queremos ou pensamos, simplesmente porque o que estamos orando é encontrado em algum lugar da Bíblia. Jesus não abriu o mar e atravessou em terra seca simplesmente porque estava na Bíblia, e Ele certamente não orou para que isso acontecesse. Ele tinha um relacionamento verdadeiro e vivo com Seu Pai, não palavras em uma página. Ele é o nosso exemplo.

Assim como o Pai não fez uma antiga obra de poder durante o tempo de Jesus (como abrir o mar), Ele não está fazendo uma agora. Alguns crentes carismáticos se reuniram nos anos passados ​​com grandes eventos bem conhecidos, na tentativa de fazer Deus mover-se em um avivamento como ele fez no início de 1900. Mas o Senhor não está tentando reacender algum velho movimento de avivamento. Ele quer seguir para a vida interior de Cristo possuindo Seu povo e transformando-o em uma morada. Muitos na igreja ainda estão olhando para fora, mas a vida de Cristo aponta para dentro. A transformação interior deve vir antes do reavivamento exterior se quisermos que o movimento exterior dure mais do que alguns anos.

Quando paramos de tentar fazer com que o Senhor realize as coisas espirituais que queremos que Ele faça, a porta do Seu descanso está aberta para nós. A porta para atividades corporativas religiosas também deve ser fechada. Alguns ministérios e reuniões estão tão ocupados fazendo coisas, que não estão tendo tempo para descansar no Senhor.

O Senhor quer que entremos em Seu descanso individual e corporativamente. Entrar em Seu descanso significa arranjar tempo para ficar a sós diante Dele e esperar Nele em silêncio até nos conectarmos com Ele. Muitas vezes a presença do Senhor virá e nos encherá. Esse refrigério é necessário, e essa intimidade é necessária para nossa vida espiritual. Às vezes seremos testados, para ver se desistiremos facilmente se nada acontecer. Aqueles que continuarem a buscar o Senhor diligentemente serão recompensados ​​com o próprio Senhor. Estes serão portadores de Sua presença. Eles encontrarão o Senhor interiormente, porque o Rei e Seu Reino estão dentro.

Quando os crentes que estão experimentando “o descanso” do Senhor se reúnem, então o Senhor começará a liberar Seu descanso em nível corporativo. Haverá espera em silêncio em nossas reuniões corporativas. A presença espessa e ardente do Senhor encherá Seu templo à medida que as pedras vivas individuais se reúnem. À medida que a igreja cessar seus programas e atividades religiosas, o Senhor virá habitar em Seu templo. À medida que os líderes cessam de sua necessidade contínua de falar, o Senhor aparecerá em Sua glória. Ele se levantará em Sião. O descanso virá.

Durante o culto corporativo, muitas vezes é melhor ficar em silêncio para se concentrar no Senhor. A reprodução de vídeos e anúncios pode ser uma distração. Mesmo um líder falando suavemente ou emocionalmente em um “fluxo carismático”, pode desviar a atenção das pessoas do Senhor. Muitas vezes, essas táticas chamam a atenção para o líder ou fazem com que as pessoas se concentrem em si mesmas. É quase impossível ter intimidade com o Senhor e descansar nesse tipo de ambiente. Adoração que continua a construir sem distrações é o que precisamos para ir fundo no Espírito. Então devemos ficar lá o maior tempo possível sem uma agenda de seguir em frente. Se estamos tendo o culto ou reunião para nós, continuaremos a colocar o Senhor em nossa caixa de tempo; e seguir em frente quando “estamos sem tempo”. Se estamos tendo a reunião para encontrar o Senhor e ser Seu lugar de descanso; então nós direcionaremos nossa reunião para Ele, não para as pessoas. Ou vamos agradar às pessoas ou agradar ao Senhor.

Por que sentimos a necessidade de sempre dizer algo nas reuniões? Podemos ficar quietos diante do Senhor e esperar em silêncio sob Sua pesada glória no final da adoração? Continuaremos a nos aprofundar nEle corporativamente enquanto esperamos em oração silenciosa? Se quisermos, conheceremos a verdadeira comunhão e experimentaremos “o descanso” do Senhor. Se a igreja aprender essa prática, ela experimentará a glória de Deus da qual ela tanto fala e será transfigurada por ela (2 Coríntios 3:18).

No entanto, como é agora, muitos líderes e congregações precisam falar instantaneamente após o culto. Temos que dar ao Senhor uma “oferta de palmas e louvor” em voz alta. Tantas reuniões precisam ter tempo e “cumprir o próximo”. À medida que voltamos nossa atenção para esses rituais, a unção e a presença são sugadas do culto. Há um tempo e um lugar para a comunhão. Vamos mudar nossos rituais religiosos americanizados e realizar reuniões para que possamos ter o Senhor? Lutaremos pelo Seu descanso?

Pedro aprendeu essa lição ao sentir a necessidade de falar na presença e glória de Deus. Vamos aprender com o testemunho de Pedro ou precisamos também de uma repreensão do Pai?

“Então Pedro respondeu e disse a Jesus: “Senhor, é bom estarmos aqui; se quiseres, façamos aqui três tabernáculos: um para ti, outro para Moisés e outro para Elias”. Enquanto ele ainda falava, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e de repente uma voz saiu da nuvem, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ouve-o!” (Mateus 17:4-5 NKJV)

Em outras palavras, o Pai estava dizendo: “Não fale. Permaneça em minha presença e ouça meu Filho”. Eu sei por experiência que quando você está diante da face do Senhor, em Sua espessa glória, você simplesmente quer ficar naquele lugar o maior tempo possível. Falar ou mudar o foco pode afastá-lo desse lugar de intimidade. Uma vez que você tenha experimentado o Senhor em Sua glória, as coisas que o tiram de Sua presença tornam-se muito perturbadoras para o seu espírito.

O Senhor está procurando um povo que viva uma vida de descanso. Ele está à procura de grupos de crentes que permitam ao Senhor transformá-los em famílias espirituais, nas quais se forma a verdadeira comunidade. O Senhor descansará entre essas pessoas. Meu coração anseia por ter isso e fazer parte desse tipo de comunidade. O Senhor colocou esse desejo em nossos corações por uma razão. Aqueles de vocês que anseiam por família e comunidade no Espírito; continue de pé e acreditando. O Senhor irá guiá-lo ao Seu lugar para você, e está preparando você agora. O descanso está chegando.

Temos que deixar a vida de Moisés falar conosco. Israel estava em uma jornada para uma terra prometida onde eles teriam descanso. Mas qualquer descanso que eles tinham era para fora. Não era uma verdadeira paz interior duradoura. Moisés havia encontrado a terra prometida ainda no deserto. A verdadeira terra prometida estava habitando na glória de Deus e falando com Ele face a face. Muitas vezes os líderes tentam motivar as pessoas e comparar o reavivamento ou atividades ministeriais com a terra prometida. Quando a verdadeira terra da promessa é o Reino dos Céus que está dentro de nós. Oh, se fôssemos lá interiormente e tivéssemos o próprio Senhor!

Uma vez que temos a presença do Senhor e Seu descanso, devemos lutar somente por Ele. Não podemos permitir que o inimigo nos engane acreditando que há mais, e que precisamos continuar nos esforçando para consegui-lo. Quando temos o Senhor, temos nosso propósito. As coisas podem não estar progredindo naturalmente, o avivamento pode não estar acontecendo e os dons espirituais podem não estar operando. Mas temos o descanso e a presença do Senhor, e estamos chegando a conhecê-lo interiormente em maior grau? O Senhor liberará avivamento em seu tempo, quando tivermos aprendido a descansar.

O Diabo tentará nos impedir de permanecer no “descanso” do Senhor. Ele tentará mudar nosso foco para outras coisas espirituais, para nos tirar do descanso do Senhor. Satanás sabe que se permanecermos no descanso do Senhor, seremos transfigurados à imagem de Cristo. Ele procurará evitar isso atraindo-nos de volta à vida exterior. Lúcifer dirá: “Mas os dons não estão operando em plenitude aqui, e você realmente precisa pressionar e orar por avivamento. Vocês deveriam ter mais sonhos e visões. Algo está errado e você não está progredindo como deveria. Você precisa estar se movendo e vendo grandes coisas acontecerem. Algo está errado e você não está fazendo nenhum progresso.”

Devemos ter cuidado para não sermos atraídos para fora do lugar secreto do descanso do Senhor. Esta comunhão interior deve ser a nossa vida, ou deve tornar-se a nossa vida. O Senhor tem que ser nosso objetivo, nada mais. A comunhão com Ele é para o que fomos criados, e nesse relacionamento está o nosso verdadeiro descanso. A maior batalha que enfrentaremos será em torno dessa questão. O desejo de Satanás é impedir que o Senhor tenha Seu desejo (Seu descanso). Vamos permitir que Satanás impeça nosso Senhor de ter o que Ele quer?

Entrar no descanso que o Senhor destinou para nós também inclui descansar de nosso esforço na vida para ser alguém importante ou grande. Implica descansar em Deus da soberba da vida, da concupiscência dos olhos e da concupiscência da carne. Estar em paz com o que o Senhor nos chamou, nos deu e com a vida que devemos levar. Temos que encontrar Seu descanso em nossas famílias e estar satisfeitos com nossa situação atual. Se estamos sempre lutando pelo futuro, ou “a próxima coisa”; não entramos no descanso que o Senhor nos destinou. Se estamos nos esforçando para que nosso chamado e ministério aconteçam, não estamos permanecendo em Seu descanso. Temos que encontrar aquele lugar em Cristo no qual estamos descansando da perturbação de nossas almas (mente, vontade e emoções). Somente de um lugar de descanso a vontade de Deus para nossas vidas surgirá.

Grandes turbulências já foram lançadas nas nações, e maiores turbulências estão por vir. Aqueles que foram guiados pelo Espírito ao “descanso” de Deus serão fixados e estáveis ​​sob a sombra do Todo-Poderoso nos próximos dias. Esses crentes terão paz interior, mesmo que o caos surja exteriormente. Essas ovelhas serão conduzidas por seu Pastor a pastos verdes e águas tranquilas. A vontade de Cristo é nos livrar de nossa inquietação.

O meu nome

Meu sobrenome significa “inquieto” ou “descansado” na língua alemã. O Senhor falou comigo há algum tempo, e me mostrou claramente que Ele estava mudando meu nome como fez com Jacó. Ele me levou por uma temporada de 3 anos e meio de strip-tease que eu chamo de “noite escura da alma”. Lutei com o Senhor e Ele venceu. Meu nome foi alterado para "repouso". Admito que ainda não sou perfeito em descansar, mas o Senhor trabalhou grandemente em mim. Eu ainda tenho um caminho a percorrer, como Jacob fez depois que seu nome mudou. No entanto, sei que o Senhor completará a obra que Ele começou em mim e a completará.

O Senhor usou a mim e ao meu nome como um “tipo” ou uma imagem profética para o corpo de Cristo. À medida que o mundo está se tornando cada vez mais inquieto, o Senhor está transformando Sua igreja remanescente vitoriosa. Ele está fazendo Sua noiva repousar. Ele está dando a ela um descanso interior. Devemos ser ministros do descanso e levar outros ao descanso do Senhor.

O descanso do Senhor

Quando encontramos nosso descanso, o Senhor pode se levantar e entrar em Seu descanso. Ele não precisa fazer isso, mas Ele deseja. Uma das maiores alegrias desta vida é a oportunidade de dar ao Senhor algo que Ele deseja. Que privilégio é poder dar algo à Divindade eterna. O Pai e o Filho querem fazer sua morada e lugar de descanso em nós.

“Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e Meu Pai o amará, e viremos a ele e faremos nele morada. Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que me enviou”. (João 14:23-24 NKJV)

Se amamos a Jesus, demonstraremos isso obedecendo aos Seus mandamentos. Então o Pai e o Filho nos recompensarão e responderão fazendo sua morada em nós. Isso vai além do Espírito Santo habitando em nós para a salvação. Nós realmente nos tornamos o lugar de descanso do Pai e do Filho. Uma morada de justiça na qual eles possam descansar, como se estivessem relaxados em casa. Este é um chamado muito especial e elevado. Muito além de qualquer chamado terreno para o ministério. Jesus orou para que tivéssemos isso:

“Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que crerão em mim por meio de sua palavra; para que todos sejam um, como Tu, Pai, estás em Mim, e Eu em Ti; para que também eles sejam um em Nós, para que o mundo creia que Tu me enviaste. E eu lhes dei a glória que me deste, para que sejam um, assim como nós somos um: eu neles e tu em mim; para que sejam perfeitos em um, e para que o mundo saiba que Tu me enviaste e os amaste como me amaste”. (João 17:20-23 NKJV)

Jesus está orando para que todos sejamos um no Pai e no Filho, assim como Jesus é um com o Pai. Ele está orando especificamente para que todos sejamos um nele. A única maneira que você pode realmente ser um com alguém é se essa pessoa está vivendo em você. Como crentes, somos chamados a nos relacionar uns com os outros ao sermos construídos juntos em um templo, mas as pedras não podem estar dentro umas das outras. Podemos estar juntos e unidos com outras pedras vivas na forma de um edifício ou casa espiritual, mas podemos ser um com Deus porque Ele está dentro de nós.

É nosso destino experimentar essa unidade, assim como Jesus disse, “para que também eles sejam um em Nós”. Esta afirmação é difícil para o homem de mente carnal entender, mas o Senhor é capaz de cumprir Sua própria oração se nos alinharmos com Sua vontade. Que nossos corações sejam movidos por Sua vontade eterna, para que possamos desejar e nos posicionar para ser um lugar de descanso do Senhor.

O versículo seguinte foi escrito para aqueles que já são nascidos de novo ou salvos. É o chamado aos vencedores. É o alto chamado à comunhão, intimidade e descanso:

“Eis que estou à porta e chamo; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei nele e cearei com ele, e ele comigo”. (Apocalipse 3:20 JUB)

- Ty Unruh (2021)