O Deserto Espiritual

Todo verdadeiro discípulo de Jesus Cristo deve passar pelo deserto. O deserto não é um requisito para o cristão casual na igreja americana, mas é um requisito para os discípulos do Senhor. O Pai usa o deserto para transformar Seus discípulos à imagem de Seu Filho. Não há outro caminho. Não há como contornar isso. Nenhum atalho. Somente escolhendo caminhar pelo deserto podemos andar com Cristo e conhecê-lo na capacidade que Ele deseja que conheçamos.

Ao longo da história, aqueles que foram verdadeiramente devotos do Senhor, escolheram este caminho. Relativamente poucos crentes neste dia estão no caminho através do deserto. É um caminho extremamente difícil. O teste do deserto é severo e esmagador. Tudo em você vai querer desistir ou voltar atrás. Muitos que iniciaram o caminho no deserto voltaram atrás ou começaram a "vagar no deserto".

Escolher o deserto não é uma decisão que deve ser tomada de ânimo leve. No entanto, aqueles que escolherem não passar pelo deserto realmente não conhecerão o Senhor durante esta era. O caminho pelo deserto leva ao monte do Senhor. Cada passo na direção certa em direção à montanha traz uma revelação maior de quem Ele é.

Moisés

Moisés discerniu o chamado de Deus em sua vida desde cedo. Ele tinha um senso de destino e propósito. Quando Moisés estava adulto, ele foi ver o fardo que seus irmãos carregavam. Ele observou um egípcio golpeando um israelita. Moisés sentiu o chamado do "libertador" crescer dentro dele. Seu destino de ser governante e juiz queimava dentro dele. "Certamente é hora de entrar no chamado de Deus para minha vida", pensou ele. Moisés matou o egípcio e o enterrou na areia.

Moisés "pensou que seus irmãos teriam entendido que Deus os livraria por sua mão, mas eles não entenderam" (Atos 7:25 NKJV). Moisés perdeu o tempo do Senhor e perdeu o caminho do Senhor. Por causa disso, o Senhor não estava com Moisés quando ele agiu. Como o Senhor não estava com Moisés, o próprio povo que Moisés estava tentando libertar não o recebeu. Eles o rejeitaram e disseram: "Quem te constituiu governante e juiz sobre nós?" (Atos 7:27). As pessoas estavam certas. O Senhor ainda não havia feito de Moisés um governante e juiz sobre Israel, mas Moisés havia feito a si mesmo um.

Portanto, Moisés foi enviado ao deserto pelo Senhor. O Senhor precisava tirar a vida própria e a vontade própria de Moisés. Moisés precisava morrer para que outro pudesse viver por meio dele. Se o Senhor tivesse dado a Moisés o que ele queria, quando ele queria; isso o teria destruído. Sua ambição de realizar e "ser alguém" teria arruinado sua vocação. Moisés teria construído algo para si mesmo enquanto dizia que era para Deus. Seu coração o teria enganado.

O Senhor amou tanto Moisés que não permitiu que isso acontecesse. Ele deu a Moisés uma oportunidade de abraçar o deserto. Moisés lutou com o processo do deserto por um tempo. Ele foi deixado sozinho para cuidar de ovelhas na obscuridade. Ninguém o reconheceu como líder ou valorizou seus conselhos. Ele havia sido rejeitado por seu próprio povo. Provavelmente até criticado por ser muito duro.

O destino que ele imaginou para si mesmo por muitos anos, desmoronou. Sua visão profética tornou-se obscura. Todas as palavras que ouvira do Senhor se transformaram em confusão. Os anos se passaram e nada aconteceu .... apenas rotinas diárias e vida mundana. A cada ano, mais ou menos, uma centelha daquela velha esperança ressurgia. "Uma nova temporada está quase chegando e o Senhor vai me usar com poder como Ele planejou", pensava Moisés. Porém mais um ano se passaria, e o Senhor não fez nada com Moisés. Moisés não foi enviado para libertar o povo de Deus da escravidão, mas apenas para cuidar das ovelhas.

O impulso de Moisés para a realização era tão grande que levou muitos anos para morrer. Dirigir é bom, mas somente quando vem do Senhor. O impulso que sai do homem natural vem do conhecimento da árvore do bem e do mal. Deve ser crucificado, para que o Senhor possa liberar Seu impulso através do vaso.

Moisés morreu mil vezes naquele deserto. Sua esperança e seus sonhos foram completamente destruídos. A esperança adiada fez com que seu coração adoecesse. A mão do Senhor estava sobre Moisés para esmagá-lo e quebrá-lo. Moisés caiu sobre a Rocha e foi feito em pedaços. O desejo de Moisés de ser juiz, governante e líder transformou-se em um sentimento enfadonho de desgosto quando ele pensou no chamado. Moisés não queria mais nada com seu chamado. Ele não estava continuando a "confiar em Deus" ou a "trazer seu destino à existência". Estava morto.

Algo aconteceu quando o chamado de Moisés estava morto e enterrado. Sua atenção tornou-se cada vez mais focada no Senhor. Em vez de pensar em seu ministério, ele pensou no Senhor. Em vez de estar com o Senhor para obter poder, unção e revelação para o ministério; ele simplesmente foi diante do Senhor para estar com Ele. Moisés descobriu a presença do Senhor. Ele não queria nada além de estar em Sua presença e conhecê-Lo. A posição e o ministério que Moisés tanto valorizava agora eram insignificantes em comparação com o conhecimento do Senhor. O esconderijo do Altíssimo tornou-se a morada de Moisés. Tornou-se sua vida.

A Comissão de Moisés

Moisés havia desistido completamente de seu chamado na terra. Estava morto. Ele não queria mais ser o líder, juiz e libertador do povo israelita. Ele simplesmente queria cumprir sua vocação como pastor de ovelhas e usar suas muitas horas de isolamento para se aproximar do Senhor. O Senhor tornou-se o primeiro na vida de Moisés e a presença do Senhor tornou-se seu objetivo. Moisés havia chegado a um lugar no Espírito em que estava diante do Senhor dos céus e da terra. Bastava-lhe que o Senhor o visse. Ele não se importava mais com o que o homem pensava dele ou se o homem o notava. Moisés havia morrido para o orgulho da vida e seu desejo de ser visto e respeitado pelos homens. Ele descobriu que o Senhor vendo-o no lugar secreto era muito maior do que os homens vendo-o em público. Ele valorizava mais estar à vista dAquele que estava sentado no trono do que estar entre os maiores homens da terra.

Então veio. Foi um dia como qualquer outro. Moisés conduziu o rebanho para o fundo do deserto (um de seus lugares favoritos de isolamento). Em Horeb, o anjo do Senhor apareceu de repente para ele em uma chama de fogo do meio de uma sarça. O comissionamento veio. Depois de uma geração de esperança adiada deixando o coração doente... muito depois de seus sonhos, planos e visão terem morrido. Finalmente chegou.

Quarenta anos antes, Moisés havia falhado miseravelmente em ser um líder, juiz e libertador. Agora o Senhor o estava comissionando no mesmo ofício no qual ele havia falhado terrivelmente todos aqueles anos atrás. Deus estava dando a Moisés uma comissão que Moisés não queria mais. Quando o Senhor diz a Moisés que ele está sendo enviado, Moisés responde com as palavras: "Quem sou eu para ir a Faraó e tirar os filhos de Israel do Egito?" (Êxodo 3:11 NKJV) O homem que antes estava tão certo de que tinha a resposta e poderia ser a solução, agora sabia que não era nada e não podia fazer nada para ajudar as pessoas.

Quarenta anos antes, Moisés teria ficado muito animado para ir ao comando do Senhor. Mas agora sendo quebrantado e não confiando em si mesmo, ele responde ao Senhor: “Ó meu Senhor, por favor, envie pela mão de quem quer que você possa enviar”. (Êxodo 4:13 NKJV). Esta escritura deixa claro que Moisés realmente não queria ir. Ele havia esquecido completamente seu destino. Ele não estava travando uma guerra por seu destino, e fazendo-o acontecer por meio da oração até que o avanço viesse. O destino de Moisés havia morrido há muito tempo em uma terra abandonada da morte chamada "O Deserto".

O Senhor tinha que garantir que o chamado e o destino de Moisés fossem aniquilados antes que ele pudesse ser usado poderosamente. Porque nunca foi sobre Moisés conseguir o que queria. Sempre foi sobre o Senhor usando um vaso chamado Moisés para realizar Seus propósitos e cumprir Seus planos na Terra. Então Moisés foi enviado. Só agora Moisés entendeu que não seria ele quem faria a entrega ou seria o salvador. Aquele que é o Libertador e o Salvador faria a libertação e a salvação por meio de Moisés. Visto que Moisés não estava mais vivo, Cristo pôde viver por meio dele.

Joseph

Joseph recebeu um chamado e um destino poderoso aos 17 anos. O Senhor mostrou a ele um sonho em que seus irmãos e seu pai se curvavam diante dele. Isso indicava que Joseph receberia uma posição de autoridade e liderança. O jovem de 17 anos estava tão empolgado com esse sonho que o compartilhou imprudentemente. Havia algo em seu coração que desejava essa posição para si mesmo e gostava que seus irmãos estivessem se curvando a ele. A vida pessoal de Joseph estava impulsionando sua empolgação, pois seu foco estava no que Deus faria por ele.

O Senhor garantiu que Joseph encontrasse o caminho para a cela da prisão. Um homem ou "anjo" convenientemente "encontrou" José quando ele estava vagando ou "perdido" e disse-lhe exatamente onde seus irmãos estavam localizados sem que José sequer dissesse ao homem seu nome (Gênesis 37:15-17). O Senhor orquestrou isso para preparar José (Gênesis 50:20, Salmo 105:17). O sofrimento foi necessário para remover o lixo da alma de Joseph e levá-lo a um estado em que o Senhor pudesse se mover através dele sem impedimentos.

Joseph recebeu um alto chamado na Terra. Muitos na igreja moderna desejam chamados terrenos poderosos e importantes de acordo com os padrões terrenos. Muitos desejam posições de poder na política, na indústria do entretenimento ou na liderança da igreja. No entanto, quanto maior o chamado terrestre, maior o potencial para uma queda fatal. Se um crente recebe uma posição elevada sem o caráter interno adequado para sustentar essa posição, Satanás esmagará totalmente essa pessoa. Isso é visto na igreja com líderes de "grandes nomes" fazendo coisas sobre "seu" ministério e sua unção. Alguns até mesmo caindo em imoralidade sexual e cometendo adultério.

Somente os sofrimentos da cruz podem levar um crente a um lugar no Espírito onde o Senhor pode então confiar a essa pessoa um alto chamado terreno. Crentes que são chamados para essas altas posições (de acordo com os padrões terrenos); e deixarem de escolher a cruz e os sofrimentos do deserto, desmoronarão sob o peso de seu chamado. O Senhor entendeu isso claramente, então Ele garantiu que Joseph fosse para a prisão por 12 anos. Você estaria disposto a ir para a prisão para ser usado por Deus? Muitos desejam uma vocação elevada, mas poucos são os que podem suportar os severos testes e provações que uma vocação elevada exige.

A prisão

A prisão foi uma época muito difícil para Joseph, como seria para qualquer um de nós. Joseph foi colocado em uma masmorra escura que não era higiênica. Sua família se foi. Os guardas da prisão bateram nos pés de José com algemas (Salmo 105:18). Ele sofreu severamente. Entre a promessa e a terra prometida, geralmente há um deserto de testes e preparação. O processo de Joseph havia começado.

José era forte em esperança e fé. Ele tinha a palavra profética do Senhor de que seria um governante. Mas agora nada poderia estar mais longe da verdade. José era o oposto de um governante, mas um escravo e prisioneiro. Durante os primeiros anos na prisão, Joseph manteve sua declaração positiva de que tinha um destino. Ele se lembrou da palavra do Senhor e a orou. Ele sabia que o Senhor o libertaria da prisão e o colocaria em seu destino.

Passados cerca de cinco anos, algo mudou em José. Ele não estava mais tão confiante quanto antes. Ele esperava que o Senhor o livrasse da prisão depois de dois ou três anos, mas o Senhor não o fez. Os dias se transformaram em anos e os anos se transformaram em meia década. O fogo e o impulso que antes exalavam de Joseph não existiam mais. Sua esperança agora foi adiada e seu coração ficou doente. Sua expectativa de que o Senhor se moveria em sua vida foi totalmente esmagada.

Mais alguns anos se passaram. O Senhor lidou com a vontade de Joseph e suas expectativas em relação ao Senhor. O desejo de Joseph de ser um líder foi removido. Ele não mais desejava uma posição elevada diante dos homens. Joseph percebeu que não era mais sobre seu próprio chamado e destino; era sobre os propósitos do Senhor.

Oito anos já se passaram. Joseph costumava passar muito do seu tempo concentrando-se em seu chamado e em como o Senhor o usaria. Agora ele passava a maior parte do tempo focando no Senhor e simplesmente conhecendo-O. Joseph encontrou a presença do Senhor em sua cela na prisão e isso se tornou tudo para ele. José não aguentava mais passar um dia sem estar na presença íntima do Senhor. Ele desejava comunhão com o Senhor acima de tudo.

“Até o tempo em que se cumpriu a sua palavra, a palavra do SENHOR o provou.” (Salmos 105:19 NKJV). A palavra hebraica 'testado' também significa refinar, derreter ou purificar. A palavra revelada do Senhor literalmente refinou Joseph ao conduzi-lo por um processo. A palavra expurgou a vida própria e a vontade própria de Joseph até que ele estivesse apto para o uso do Mestre.

Finalmente o Senhor libertou Joseph da prisão após cerca de 12 anos. José apresentou-se diante do faraó: “E o faraó disse a José: “Tive um sonho, e não há quem o interprete. Mas ouvi dizer de você que você pode entender um sonho, interpretá-lo.” Então José respondeu a Faraó, dizendo: “Não está em mim; Deus dará a Faraó uma resposta de paz.” (Gênesis 41:15-16 NKJV).

13 anos antes, José poderia ter respondido ao faraó de maneira diferente. "Posso ajudá-lo", poderia ter dito Joseph. No entanto, a mão do Senhor estava sobre José e ele estava completamente quebrantado. Portanto, José disse que não estava nele ajudar Faraó, mas Deus poderia fazê-lo. O esmagamento do deserto produz verdadeira humildade. Joseph estava agora pronto para ser usado pelo Senhor.

Elias

Elias foi treinado no deserto pela mão de Deus. Ele passou pela escola dos golpes duros (a escola do Espírito). Ele não frequentou um Colégio Bíblico Cristão formal, onde simplesmente recebia informações sobre o Senhor. A escola do Espírito levou Elias a um relacionamento experimental com o Senhor. Como Elias escolheu esse caminho em vez de uma educação formal, ele teve acesso para ficar diante do Senhor e conhecer Sua presença.

Elias foi um protótipo do que todo ministério deveria ser, um verdadeiro ministério do Senhor. Muitos dos ministérios da igreja atual são simplesmente paredes caiadas de branco cheias de vaidades como fama, boa reputação, poder e riqueza. O ministério de Elias não seria considerado um ministério válido por muitos na igreja atual. Elias apareceu em cena em 1 Reis 17. Depois de dar o que alguns chamariam de uma palavra profética "negativa" no início de seu ministério público, ele se retirou novamente para o deserto por mais três anos e meio. O Senhor ordenou a Elias que fosse para um local deserto no ribeiro Querite, e Elias obedeceu. Essa obediência foi a morte de sua fama pública.

Você poderia imaginar o Senhor comissionando você ao ministério depois de incontáveis anos de esmagamento no deserto? Em seguida, permitindo que você dê uma palavra profética antes de puxá-lo de volta para o deserto novamente. Elias só pôde obedecer a isso porque não era mais ele que vivia, mas o Senhor que vivia por meio dele. Se a vida própria de Elias ainda estivesse viva, Elias teria rejeitado a palavra do Senhor de ir ao ribeiro Querite como seu próprio pensamento. Ele teria raciocinado que o Senhor queria que ele pregasse a todo o Israel e realizasse muitos milagres entre o povo. Elias teria organizado grandes reuniões para pregar e arrecadar dinheiro para cruzadas evangelísticas. Ele teria anunciado seu ministério e vendido livros. Mas como Elias obedeceu ao Senhor, nada disso aconteceu. Elias simplesmente desapareceu e foi esquecido enquanto uma grande fome devastou o país por três anos e meio.

Enquanto Elias estava no deserto, o Senhor o usou para salvar uma viúva faminta e seu filho. O Senhor até ressuscitou o menino dentre os mortos por intermédio de Elias, quando o menino adoeceu e morreu. No entanto, ninguém sabia disso na época. A vida e o ministério de Elias foram escondidos pelo Senhor. A vida simples de Elias vivendo em um riacho enquanto é alimentado por pássaros e morando com uma viúva pobre; pareceria desinteressante para nós na igreja moderna. Vemos o poder que vem com ministérios famosos como o ponto alto do sucesso. Grandes cruzadas com táticas altamente visíveis são o que nos atrai. Pregadores chamativos na vanguarda da cultura mundana com piadas bem-humoradas é o que nos diverte.

Os profetas da igreja atual consistentemente têm suas palavras e ministérios proféticos anunciados nos "maiores" sites proféticos. Mas esses ministérios proféticos seriam considerados o ministério do verdadeiro profeta que foi criado no deserto? Esse tipo de ministério faria Elias se encolher? Isso faz o Senhor se encolher? O que atualmente é saudado na igreja como verdadeiro ministério, não é necessariamente saudado como verdadeiro ministério no céu. O verdadeiro ministério se concentra no Senhor, não em si mesmo ou em seu próprio sucesso. O verdadeiro ministério é obediente ao Senhor, independentemente do custo ou da falta de popularidade.

Elias teve um ministério verdadeiro porque seguiu o Senhor, e não sua vontade própria. A escola do Espírito no deserto preparou Elias para este verdadeiro ministério. Todos os que estão dispostos a ficar sob a mão de Deus podem ser preparados da mesma maneira. O Senhor não faz acepção de pessoas, mas devemos escolher o caminho que queremos seguir.

Rei Davi

Davi conhecia muito bem o esmagamento do deserto. Ele esteve sob a pesada mão do Senhor muitos anos antes de se tornar rei de Judá aos trinta anos de idade. Davi provavelmente tinha cerca de 16 anos quando o profeta Samuel derramou o óleo de ouro em sua cabeça e profetizou seu enorme destino. Toda a vida de Davi estava diante dele. Ele tinha esperança e entusiasmo. Davi imaginou como seria ser rei e pensou que seu destino aconteceria rapidamente.

As coisas começaram a progredir rapidamente para David. A promoção veio do próprio rei Saul. Davi foi levado perante o rei para ministrar a ele. O Senhor estava com ele em uma poderosa vitória sobre Golias, e Davi ganhou fama e reconhecimento. Davi foi então colocado em uma posição elevada no exército do rei.

No entanto, essa ascensão ao posto e posição foi apenas uma configuração do Senhor. Davi foi inicialmente levado a Saul porque o Senhor permitiu que um espírito demoníaco começasse a atormentar Saul (1 Samuel 16:14). Davi tocaria sua harpa e o demônio deixaria Saul. No entanto, o Senhor usou o mesmo demônio para afastar Davi do rei e para o deserto, que Ele havia usado para trazer Davi perante o rei (1 Samuel 19:9-10). Davi deixou de ser perseguido em seu destino e passou a correr para salvar sua vida no deserto.

Anos se passaram no deserto e Davi estava sendo esmagado. Parecia que nunca iria acabar. Foi difícil para Davi lembrar de Samuel derramando óleo sobre sua cabeça e declarando que seria rei. Essas memórias pareciam tão distantes da realidade. David nunca imaginou que seria assim. Ele pensou que as coisas seriam diferentes. Ele nunca acreditou que se sentiria tão desesperado e arrasado. A pressão aumentou contra ele de todos os lados.

Depois de cerca de 12 anos no deserto, Davi chegou a duvidar da vontade do Senhor de continuar a protegê-lo. Ele raciocinou consigo mesmo que precisava ir aos filisteus, ou o Senhor permitiria que ele morresse nas mãos de Saul (1 Samuel 27:1). Na verdade, Davi chegou a um ponto de completo desespero e desânimo, no qual não acreditava que estaria protegido da morte. Como ele pensou que poderia morrer, isso significa que ele começou a duvidar que algum dia seria rei.

O processo do deserto não tem como objetivo fazer com que uma pessoa tenha fé em seu destino. Destina-se a matar o desejo da alma por seu destino. Destina-se a remover tudo o que está no caminho entre a pessoa e o Senhor; para que o Senhor seja o único que a pessoa precisa para viver. Quando o Senhor se torna a única vida da pessoa, e os dois se tornam um. Se uma pessoa deve ter seu destino e chamado para permanecer "viva" ou dirigida, isso significa simplesmente que Cristo não é suficiente. Se Cristo sozinho é suficiente para viver uma vida gratificante, então não é preciso nem mesmo um chamado ou destino terreno. Mas quando somente Cristo é suficiente para uma pessoa, Cristo usará a pessoa para completar uma tarefa na terra. A chave é permitir que Ele despoje nossa vida pessoal a ponto de somente Ele ser suficiente. Tão poucos chegam a este ponto.

Parecia que David poderia permanecer no deserto para sempre, mas então tudo mudou de repente. O Senhor permitiu que Saul morresse na batalha, e Davi tornou-se rei de Judá. O Senhor teve que trabalhar em Davi para que ele não governasse o povo como desejasse, mas para que ele cedesse ao Senhor governando por meio dele.

Muitas vezes o Senhor não permitirá que Seu destino para nós aconteça até que tenhamos chegado ao fim de nós mesmos. Podemos ser elite em nossa fé, oração, jejum, meditação nas escrituras, estudo e espera no Senhor; mas se o Senhor nos dá nosso chamado com base em nossas obras, então se trata do que fizemos. Todas essas devoções são necessárias e importantes, mas nunca podemos ganhar a graça e a unção necessárias para nossos chamados. Só vem pela graça, quando realmente percebemos o quão fracos e incapazes somos de fazer qualquer coisa significativa em nossa própria força. Nosso problema é que somos fortes demais. Isso é um engano, portanto o Senhor procura nos mostrar o quão verdadeiramente fracos somos; para que Ele possa preencher nossa fraqueza com Sua força e se manifestar através de nós. O destino pode ser liberado quando chegamos a um lugar de maturidade, no qual entendemos que não tem nada a ver conosco.

Decepção e expectativas frustradas

Alguns dos buracos mais sombrios em que caí aconteceram quando eu tinha expectativas irrealistas do Senhor. Em outras palavras, minha natureza própria esperava que o Senhor fizesse algo de uma certa maneira e em um certo tempo. Em 2015, fui ordenado ao ministério e comecei a escrever artigos. Este foi o tempo do Senhor. No entanto, no final do ano, comecei a realizar reuniões públicas, porque pensei que o Senhor queria que eu o fizesse. O problema era que eu queria começar a realizar reuniões, mas o Senhor nunca me disse para fazer isso. Quando nossos corações realmente desejam ou desejam algo, podemos confundir a vontade de Deus com nossa própria vontade. Isto é o que eu fiz. Depois de algumas reuniões pude perceber que o Espírito Santo não fazia parte daquilo. Percebi que havia me adiantado ao Senhor em Seu tempo e imediatamente me arrependi e interrompi as reuniões.

Afundei em um lugar de decepção e desânimo, porque esperava que o Senhor fizesse algo e Ele não o fez. Eu precisava aprender que Ele não era meu servo, eu era Dele. O Senhor então tirou meu desejo de ministrar, porque passou a rivalizar com meu desejo por Ele. O Senhor também removeu o dom que Ele havia me dado. O dom era uma fome e paixão por Ele, e um fardo para Sua igreja. Eu sentia que não me importava mais, e era muito mais difícil procurá-lo no lugar secreto. Eu me senti horrível quando deslizei mais fundo no buraco negro.

Nos três anos e meio seguintes, senti como se tivesse morrido mil vezes. O Senhor expôs o orgulho espiritual. Vi como permiti que isso se insinuasse por causa das muitas horas que passei com o Senhor. O que eu esqueci é que a única razão pela qual fui disciplinado o suficiente para fazer isso é porque o Senhor me deu graça para fazê-lo. Ele havia colocado em mim o fogo que queimava com paixão para buscá-Lo. O Senhor me deu tempo para buscá-lo, então foi tudo pela graça. Também vi que o Senhor teve que remover esse dom, porque comecei a usá-lo para me concentrar no ministério em vez do Senhor. Meu foco não estava apenas no Senhor e, portanto, eu estava misturado. O Senhor teve que remover a graça da minha vida, para que Ele pudesse matar o desejo doentio de ministrar. No entanto, porque o ministério e o Senhor estavam tão misturados em minha alma, o fogo para o Senhor também foi removido por um tempo. Ele teve que remover o fogo para me colocar na mesa de operação.

O peso da cruz pesava sobre mim durante esse tempo. Minha vida pessoal estava sendo crucificada e não era agradável. Eu estava infeliz. As palavras proféticas que fluíam como leite e mel pararam. No estado de espírito em que eu estava, era difícil ver ou acreditar nas promessas de Deus. Eu estava no deserto de Moisés, ou na cela da prisão de José. Eu pensei que sabia o que eles haviam passado antes de isso acontecer comigo, mas a verdade é; Eu não tinha a menor ideia. Eu já havia escrito artigos sobre “The Wilderness” e “The Crucified Life”, pensando que entendia; mas agora eu sei que esses artigos eram apenas artigos de 'nível básico' sobre essas verdades espirituais. Eu morria diariamente até achar que não poderia mais continuar. Eu não conseguia escrever artigos e não queria nada com o ministério. Estava morto para mim.

Em 2015, pensei que poderia mudar as coisas na igreja e ajudar a trazer unidade. Eu estava tristemente enganado, pois era apenas minha vida pessoal operando. Após o completo rompimento por Deus no deserto, começo a entender que fui enganado. A verdade era que eu não podia fazer nada e não tinha nada para oferecer à igreja. Todo o entendimento que eu tinha era apenas um fundamento para a revelação que precisava ser trazida à igreja. Somente o Senhor tem o entendimento para levar Sua igreja à plenitude, e Ele liberaria esse entendimento enquanto eu continuasse a andar com Ele. Vi que só Jesus poderia unir as pessoas, no Seu tempo. Aprendi da maneira mais difícil que somente Jesus poderia construir Sua igreja e à Sua maneira. Nenhum ministério frutífero jamais poderia ser realizado por minhas boas ideias ou boas intenções, mas apenas pelo Espírito de Deus. Separado Dele, nada poderia fazer.

O término daquela temporada foi tão severo que tive muitas oportunidades de me afastar do Senhor e desistir. A escuridão era tão intensa que eu não tinha certeza se conseguiria. Cheguei ao fim de mim. Eu não podia mais continuar e contei ao Senhor. Então Ele me mostrou que eu O estava servindo com minhas próprias forças todo aquele tempo. Assim como Peter, pensei que poderia ir até o fim com o Senhor; mas foi na força da minha própria vida. O Senhor me mostrou que minha vida pessoal estava sendo crucificada, para que Ele pudesse viver. Aprendi da maneira mais difícil que só posso seguir o Senhor em Seu poder e força, e o ministério que Ele me chamou para fazer será realizado por Seu Espírito.

Lentamente, o Senhor começou a me tirar da estação escura. Eu podia ver a Estrela da Manhã brilhando enquanto o dia amanhecia. O Senhor trouxe de volta meu foco para Jesus. A saudade e o desejo de estar com Ele eram muito mais puros. Ainda mais lentamente, Ele começou a trazer de volta o desejo de ministrar. Só agora entendo que estou completamente sob Sua mão e que não me moverei até que Ele me envie. Não posso fazer nada a menos que Ele faça acontecer. Agora também sei que quando o Senhor quiser fazer algo, Ele fará exatamente como fez com Moisés. O Senhor teve que levar Abraão e Sara a um lugar de esterilidade, antes que Ele pudesse realizar a promessa por meio deles. O homem ou a vida própria do homem nunca podem produzir a vontade de Deus. O Senhor nos leva a um lugar em que percebemos que não podemos fazer isso, para que Ele possa trabalhar através de nós para realizar Sua vontade.

Durante esta noite escura da alma, eu poderia ter me afastado do Senhor, porque Ele não fez as coisas do meu jeito e no meu tempo. Mas, fortalecido por Sua graça, escolhi segui-Lo através da escuridão e do despojamento. Eu sabia que Ele era a resposta para a vida eterna e confiei Nele. Eu não entendia tudo o que estava acontecendo, mas continuei em Seu amor. Devemos permanecer em Seu amor e graça. O Espírito de Deus concederá vida para passar no teste do amor a Deus. (Nota: esta seção foi adicionada em 2020).

Conclusão

A Nova Aliança não mudou quem é Deus. Ele ainda usa o deserto para levantar Seus verdadeiros servos. João Batista, Jesus e Paulo passaram um tempo considerável escondidos no deserto. Eles foram desconectados das pessoas e conectados ao trono de Deus. O Senhor irá, às vezes, separar Seus discípulos no deserto para trazer a crucificação de suas almas. No entanto, Ele não fará isso com todos. Ele nos dá uma escolha. Podemos escolher a nós mesmos ou podemos escolher a Ele. Quanto mais próximos desejamos estar Dele, mais devemos sofrer no deserto. Isso ocorre porque não podemos nos aproximar Dele e ainda estar cheios de egoísmo. Ele permitirá que soframos para nos despojar de nós mesmos. Quando nossa vida própria e vontade são removidas, podemos entrar em união com o Senhor. A escolha é sua. Você vai escolher a vida de um discípulo? Você escolherá a jornada interior? Você abandonará a vida egoísta e seguirá o caminho do deserto?

“Se alguém vem a mim e não odeia seu pai e mãe, esposa e filhos, irmãos e irmãs, sim, e também sua própria vida, ele não pode ser meu discípulo. E quem não carrega a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo.

Da mesma forma, quem de vocês não renunciar a tudo o que tem não pode ser meu discípulo”. (Lucas 14:26-27, 33 NKJV)

-Ty Unruh (2016)