O Espírito Religioso

Muitos se perguntam: “O que exatamente é o espírito religioso?” Este artigo discutirá as origens do espírito religioso. Também decomporá o espírito religioso em diferentes categorias ou aspectos. Isso ajudará os crentes a discernir e combater o espírito através da oração.

Origens

O espírito religioso é demoníaco. Um demônio pode influenciar sua mente, vontade e emoções. Os fariseus, escribas, advogados e saduceus eram todos controlados em vários graus por espíritos religiosos. Alguns eram controlados por diferentes aspectos ou manifestações do espírito. Em geral, uma pessoa manipulada por um espírito religioso parece ser verdadeiramente religiosa por fora, mas tem escuridão e maldade por dentro. Isso se chama hipocrisia e nos leva ao primeiro aspecto do espírito religioso:

Hipocrisia

“Mas entenda isso, que nos últimos dias tempos perigosos [de grande estresse e problemas] virão [dias difíceis que serão difíceis de suportar]. Pois as pessoas serão amantes de si mesmas [narcisistas, egocêntricas], amantes do dinheiro [impulsionadas pela ganância], jactanciosas, arrogantes, caluniadoras, desobedientes aos pais, ingratas, profanas e profanas, [e serão] desamorosas [desprovidas de afeição humana natural, calejada e desumana], irreconciliáveis, fofoqueiras maliciosas, desprovidas de autocontrole [intemperantes, imorais], brutais, odiadoras do bem, traidoras, imprudentes, vaidosas, mais amantes dos prazeres [sensuais] do que amantes de Deus, segurando a uma forma de piedade [exterior] (religião), embora tenham negado seu poder [porque sua conduta anula sua reivindicação de fé]. Evite essas pessoas e mantenha-se longe delas.” (2 Timóteo 3:1-5 AMP)

Hipócritas são aqueles que se apresentam aos outros como piedosos ou religiosos, mas estão cheios de si mesmos (vida própria) em vez de serem cheios de Cristo. O Espírito Santo adverte que isso aumentará nos últimos dias (nosso tempo). Hipócritas são pessoas que dizem para você não fazer algo, e então eles fazem exatamente a mesma coisa que eles disseram para você não fazer. Eles acreditam que são superiores a você e a mim, e que as regras que eles estabelecem para os outros não se aplicam a eles. É este grupo de pessoas que Jesus repreendeu mais severamente (Lucas 11:37-53).

James define 'religioso' em um bom sentido, e como devemos estar em pureza:

“Se alguém se considera religioso [observador escrupuloso dos rituais de sua fé], e não controla sua língua, mas ilude seu próprio coração, a religião dessa pessoa é inútil (fútil, estéril). A religião pura e imaculada [como é expressa em atos externos] aos olhos de nosso Deus e Pai é esta: visitar e cuidar dos órfãos e das viúvas em suas angústias, e manter-se incontaminado pelo mundo [secular]. ” (Tiago 1:26-27 AMP)

Assim, a religião pura pode ser definida controlando o que você diz, ajudando viúvas e órfãos e mantendo-se livre do mundanismo. Este estilo de vida demonstra que Cristo está vivendo através de você. Hipócritas que apenas retratam que são religiosos para os outros, serão claramente discernidos por seus frutos. Mesmo que coloquem uma máscara para esconder sua verdadeira natureza, o fruto de seu caráter sairá de seus corações. Jesus expõe sua identidade:

“Ai de vocês, escribas e fariseus hipócritas! Pois vocês são como sepulcros caiados, que por fora são bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de tudo o que é impuro. Assim também vós por fora pareceis justos e retos para com os homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e iniqüidade.” (Mateus 23:27-28 AMP)

Duro, Condenado e Julgador

Tiago afirma que a religião pura e a verdadeiramente religiosa têm sua fala sob o controle do Espírito Santo. Em contraste, os pretendentes falsos ou religiosos não podem controlar sua boca. Os hipócritas religiosos estão cheios de amargura e acusações. Falta-lhes o fruto do Espírito porque nunca foram despojados da cruz. Essas pessoas atacam e atacam com sua teologia rígida ou uma maneira rígida de pensar. Cegos para a visão geral das escrituras, eles veem apenas certos pontos em que escolhem se posicionar. Eles são míopes, concentrando-se em um ponto da palavra escrita em vez da totalidade das escrituras.

Os fariseus conheciam as escrituras, mas não conheciam a Deus (João 5:39-40). Se você não tem um relacionamento com o Deus que escreveu a Bíblia, então é muito fácil interpretar mal ou aplicar mal as escrituras. Como você pode entender os escritos de alguém se você não conhece o coração daquele que os escreveu? Devemos conhecer através da experiência, o amor, misericórdia, bondade, gentileza, severidade e julgamento do Pai, se quisermos dividir a palavra com precisão.

O espírito religioso tem uma natureza condenatória, dura, acusadora, amarga, julgadora e mesquinha. Ele tentará destruí-lo através de palavras se você discordar de sua doutrina, ou se você pregar algo diferente do que ele acredita. As pessoas sob a influência desse espírito lhe dirão que Deus o julgará por ensinar algo diferente da doutrina deles. Eles não podem deixar de atacá-lo com a língua. Alguns podem fazer comentários arrogantes ou condescendentes, enquanto outros com esse espírito vão pegar você para começar uma briga verbal.

Jesus estava falando sobre essas pessoas quando disse para não julgar (Lucas 6:37-38). Pois com o padrão que você usa para medir e julgar os outros, ele será medido em troca. Os influenciados pelo espírito religioso devem tomar nota dessa advertência de Jesus e considerar como estão julgando os outros. Muitas vezes eles vão justificar seu julgamento para si mesmos. Mas, na realidade, falta-lhes a misericórdia e o amor do Pai:

“Seja misericordioso (responsivo, compassivo, terno) assim como seu Pai [celestial] é misericordioso.” (Lucas 6:36 AMP)

Jesus, Paulo e João Batista realmente repreenderam as pessoas controladas ou influenciadas pelo espírito religioso. O Espírito Santo às vezes tratará duramente com este espírito, porque este espírito trata duramente com Seu precioso povo. Os crentes devem ser capazes de discernir o espírito religioso do Espírito Santo simplesmente pela maneira como alguém está falando com eles. Uma pessoa falando pelo Espírito Santo estará manifestando o fruto do Espírito:

“Mas o fruto do Espírito [o resultado de Sua presença dentro de nós] é amor [preocupação altruísta pelos outros], alegria, paz [interior], paciência [não a capacidade de esperar, mas como agimos enquanto esperamos], bondade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra tais coisas não há lei." (Gálatas 5:22-23 AMP)

Em contraste, aqueles que falam pelo espírito religioso estão cheios de palavras venenosas:

“E a língua é [em certo sentido] um fogo, o próprio mundo da injustiça e da injustiça; a língua é posta entre nossos membros como aquela que contamina todo o corpo, e incendeia o curso de nossa vida [o ciclo da existência do homem], e é incendiada pelo inferno (Geena). Pois todas as espécies de animais e pássaros, de répteis e criaturas marinhas, são domadas e foram domadas pela raça humana. Mas ninguém pode domar a língua humana; é um mal inquieto [indisciplinado, instável], cheio de veneno mortal. Com ela bendizemos a nosso Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca saem bênçãos e maldições. Essas coisas, meus irmãos, não deveriam ser assim [pois temos a obrigação moral de falar de uma maneira que reflita nosso temor a Deus e profundo respeito por Seus preceitos]. Uma fonte emana da mesma abertura água doce e água amarga? Pode uma figueira, meus irmãos, produzir azeitonas, ou uma videira produzir figos? Nem a água salgada pode produzir água fresca.” (Tiago 3:6-12 AMP)

Nosso Mestre, como sempre, coloca as coisas em perspectiva:

“Ou torna a árvore boa e o seu fruto bom, ou torna a árvore má e o seu fruto mau; pois uma árvore é conhecida por seus frutos. Raça de víboras! Como você pode, sendo mau, falar coisas boas? Pois da abundância do coração fala a boca. Um homem bom do bom tesouro do seu coração tira coisas boas, e um homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda palavra frívola que os homens disserem, dela darão conta no dia do juízo. Porque pelas tuas palavras serás justificado e pelas tuas palavras serás condenado.” (Mateus 12:33-37 NKJV)

Jesus revela que as pessoas controladas por um espírito religioso falam da abundância do mal em seus corações. Suas palavras são como veneno. Em vez de uma repreensão edificante da verdade, as palavras do espírito religioso são sombrias e amargas. Seus comentários são como ondas escuras que passam por você, deixando você se sentindo enojado e poluído. As palavras ociosas e não solicitadas dessas pessoas serão julgadas, e aqueles que persistirem nesse caminho serão condenados como Jesus afirma.

Ataques, Raiva e Assassinato

Jesus estava sob constante ataque de pessoas controladas pelo espírito religioso. Jesus falou a verdade que revelou o pecado no coração dos líderes religiosos. Os espíritos religiosos que os controlavam ficaram furiosos e não queriam que Jesus falasse a verdade. Então eles influenciaram os líderes religiosos a dizer que Jesus tinha um demônio (João 8:48-52). Esta é uma tática clássica do inimigo: “Acusar o mensageiro de Deus de ter um demônio para desviar a atenção de si mesmo, aquele que realmente tem um demônio”. O inimigo ainda usa os mesmos truques hoje. Ele tenta trazer condenação através de suas palavras. Os ministros de Deus trazem vida através de suas palavras (mesmo quando trazem correção). É assim que você discerne a diferença.

Jesus pregou uma mensagem poderosa no início de seu ministério. Em vez de se humilhar e se arrepender, as pessoas controladas pelo espírito religioso ficaram enfurecidas. Eles tentaram matar Jesus jogando-o de um penhasco (Lucas 4:25-30). O espírito religioso não suporta ser repreendido. Isso fará com que instantaneamente as pessoas que está influenciando fiquem com raiva, e até mesmo as empurre para acessos de raiva; quando é repreendido. Não pode tolerar a verdadeira autoridade de Deus, porque quer ser a autoridade. Em seu orgulho, pensa que conhece a palavra de Deus melhor do que o ministro designado. O problema é que não conhece a Deus.

Uma vez que este espírito aumenta sua força em uma pessoa, torna-se raivoso e violento. Este é o espírito que matou Estevão, matou Jesus e tentou matar Paulo apedrejando-o. Pessoas controladas por espíritos religiosos podem começar a postar comentários arrogantes, condenatórios, condescendentes, rancorosos e abusivos nas mídias sociais; mas se permanecerem impenitentes, o espírito religioso neles aumentará em poder. Em breve eles vão odiar outros crentes ou ministérios que pregam ou se opõem à sua doutrina ou modo de pensar. A raiva finalmente aumenta tanto que eles podem se tornar violentos.

Falta de Autoridade

Os verdadeiros ministros de Deus têm autoridade para trazer correção e repreensão. Alguns crentes e incrédulos influenciados pelo espírito religioso pensam que têm autoridade para trazer correção e repreensão a vários ministérios ou ministros. Eles são enganados e não têm autoridade. Paulo repreendeu Pedro publicamente porque Pedro era um presbítero e pecou publicamente (Gálatas 2:11-14, 1 Timóteo 5:19-20). No entanto, Paulo tinha o direito e autoridade para fazê-lo como apóstolo. Ele foi influenciado a fazê-lo pelo Espírito Santo. Muitas pessoas com espírito religioso querem trazer correção e repreensão, então se encarregam de fazê-lo. Eles não são mensageiros de Deus ou estão sob Sua mão. Eles estão presos em sua própria ilusão, e tomaram um chamado e uma posição para si mesmos; quando não é chamado por Deus para fazê-lo (Hebreus 5:4).

O espírito religioso argumentará que tem o direito de trazer correção. O espírito está influenciando a pessoa a tal ponto, que a pessoa dificilmente pode controlá-lo. Eles realmente acreditam que é sua responsabilidade repreender e corrigir. Quanto mais eles fazem isso, mais enganados eles se tornam. Somente perceber a verdade, humilhar-se diante de Deus e arrepender-se; libertará a pessoa.

Orgulho

“Ai de vocês, fariseus, porque gostam dos melhores lugares nas sinagogas e de serem saudados com respeito nas praças”. (Lucas 11:43 AMP)

Alguns crentes estão presos ao orgulho religioso, que pode ser um espírito religioso. Eles desejam ser vistos diante de outros na igreja. Seus corações anseiam ser exaltados entre o povo de Deus. Eles apreciam os holofotes de estar no palco e liderar a adoração. O espírito religioso anseia por reconhecimento. Gosta quando os outros o elogiam e lisonjeiam. Além disso, os espíritos religiosos adoram promover outros que estão sob a influência do mesmo espírito. Espíritos em diferentes crentes se conectam uns aos outros e, ao fazê-lo, seu poder é multiplicado pela força. É por isso que os fariseus tinham tal fortaleza ou forte influência sobre o povo.

Líderes controlados pelo espírito religioso tentam então formar uma hierarquia na liderança. Seu grupo exclusivo só se comunicará entre si. Eles vão excluir os crentes ou ministros que eles sentem que estão abaixo deles. O líder orgulhoso não tem tempo para conversar com “pequenos” pastores ou crentes “normais”. Esses ministros exaltados têm seu círculo de amigos (outros ministros bem conhecidos) com os quais se associam. O mesmo é verdade para os líderes de adoração. Muitos pastores ou líderes de louvor não fazem sua parte porque não são suficientemente influentes na igreja. Se você não tem muitos seguidores, então você não se qualifica para ser amigo deles. Soa como o orgulho da vida e a popularidade do sistema mundial para você?

Se outro ministro conhecido estendesse a mão para se comunicar com um desses exaltados, eles responderiam e entrariam em contato com eles com prazer. Se um pastor de crente desconhecido tentasse entrar em contato com um desses ministros conhecidos, o ministro conhecido não “perderia seu tempo” tentando se comunicar. Obviamente, não podemos responder a todas as pessoas ou tentativas de comunicação. Mas os líderes devem ser guiados pelo Espírito Santo, e permitir o contato com aqueles que o Senhor envia. Líderes exaltados em orgulho não dão tempo para os “ninguém” aos seus olhos. É assim que Jesus operou Seu ministério? Eu acho que não.

Alguns líderes espirituais arrogantes e líderes de adoração só veem outros líderes e crentes como seus seguidores. Devemos discernir essas pessoas e ficar longe delas. Podemos aprender com os líderes, mas devemos ser apenas seguidores de Jesus. Todos nós precisamos lembrar que não éramos nada antes de Cristo, nada sem Cristo, e nada podemos fazer a menos que Ele o faça através de nós.

Ananias e Safira foram mortos pelo Espírito Santo por causa do orgulho espiritual. Influenciados pelo espírito religioso, desejavam ser tidos em alta estima entre o povo de Deus como Barnabé. Então eles fizeram parecer para a igreja que eles estavam dando todo o dinheiro que eles conseguiram com a venda de suas terras como uma oferta, quando na realidade eles estavam apenas dando parte do dinheiro (Atos 5:1-11). Sim, eles mentiram, mas seu principal pecado foi querer parecer exaltado na frente de toda a igreja por causa do que eles deram financeiramente.

Poder, controle e manipulação

Aqueles presos pelo espírito religioso desejam poder e controle. Os fariseus e outros líderes religiosos queriam ter autoridade:

“dizendo: “Os escribas e fariseus se sentaram na cadeira de Moisés [de autoridade como mestres da Lei];” (Mateus 23:2 AMP)

Se aqueles controlados pelo espírito religioso puderam ter acesso aos lugares de autoridade quando Jesus estava na Terra, certamente podem fazê-lo agora. Quase qualquer um pode ascender nas fileiras do sistema religioso na América. Eles podem optar por ir para o seminário e obter um diploma. Se eles forem inteligentes e carismáticos, os lugares mais altos da autoridade estarão abertos para eles. O sistema religioso na América opera no intelectualismo e no dom, não no comissionamento e no caráter.

Os crentes influenciados pelo espírito religioso ficarão perturbados com sua liberdade no Senhor e sua caminhada de integridade diante do Senhor. Eles procurarão ser seu líder em um esforço para controlá-lo e colocá-lo sob a escravidão do espírito religioso. Eles vão lhe oferecer conselhos e conselhos indesejados. Eles lhe dirão o quanto são mais sábios do que você, em uma tentativa de ganhar o controle. Essas pessoas se envolverão em sua vida, mesmo quando você não as pediu ou deu permissão. Eles estão tentando tomar um lugar de autoridade que não lhes foi dado por direito.

O espírito religioso tentará manipular suas ações. Se ele conseguir que você ceda à sua manipulação, ele se alegrará com seu sucesso em controlar você e suas ações. Você não deve ceder um centímetro à manipulação deste espírito. Pode haver muita guerra quando você resiste à vontade de outra pessoa. Mas valerá a pena porque você não quer ficar sob seu controle tentando apaziguá-lo para que a guerra pare. Fique firme contra isso.

Nega o poder de Deus

O Espírito Religioso odeia o poder de Deus e não quer que ele se manifeste. Usará qualquer desculpa ou raciocínio para impedir que o poder de Deus seja exibido. Esse espírito até injetou uma doutrina na igreja moderna que afirma que o Senhor não cura, liberta, faz milagres ou opera nos dons do espírito. Agora, a Bíblia nunca declara nenhuma dessas coisas, mas o espírito religioso decretou isso. Portanto, muitos crentes que estão sob a influência de vários espíritos religiosos, ou minimizam o poder do Senhor ou o ensinam como história.

O espírito religioso se manifestou inúmeras vezes e de diferentes formas durante o ministério de Jesus. Não queria que o poder de Deus fosse revelado:

“Mas o chefe da sinagoga, indignado porque Jesus havia curado no sábado, começou a dizer à multidão em resposta: “Há seis dias em que se deve trabalhar; então venha naqueles dias e seja curado, e não no dia de sábado.” (Lucas 13:14 AMP)

O líder controlado por um espírito religioso usará qualquer desculpa que puder para impedir que o poder de Deus surja. Alguns líderes estão tão enganados que estão escrevendo livros contra a manifestação do poder de Deus. Portanto, eles estão escrevendo contra Deus e contra Sua palavra. Esses líderes estão, na verdade, pregando e se opondo à operação do Espírito Santo. Isso é assustador. Parte da motivação para negar o poder de Deus vem do ciúme. Alguns líderes têm ciúmes de que Deus está usando outros no poder, mas não eles.

Inveja

“Pois ele sabia que os principais sacerdotes haviam entregado Jesus a ele por inveja e ressentimento”. (Marcos 15:10 AMP)

Aqueles controlados por um espírito religioso têm inveja daqueles que o Senhor chama. O espírito religioso quer destruir seus ministérios. Os líderes religiosos estavam cheios de inveja de Jesus. O poder do Senhor estava sendo liberado e o Espírito Santo estava se movendo quando Jesus tinha reuniões. Isso era o oposto da liderança religiosa estabelecida. Multidões maciças seguiam Jesus, e isso enfureceu os líderes de Israel. Os líderes religiosos queriam a influência e atenção para si mesmos.

Falsa Graça

Muitos influenciados por um espírito religioso são apanhados na mensagem da falsa graça. Esta mensagem é uma perversão do amor, graça e misericórdia de Deus. Ensina que não temos que nos separar do mundo e que um estilo de vida mundano é aceitável. Ensina que podemos viver como queremos, porque “Papai Deus” nos ama, não importa o quê. Esta doutrina permite pecado sexual impenitente na igreja, uso de drogas (incluindo embriaguez) e aborto.

Este aspecto do espírito religioso é muito único. Ele irá acusá-lo e condená-lo se você pregar sobre santidade e justiça. Isso o chamará de espírito religioso se você aderir ao padrão justo de Deus. Este aspecto do espírito religioso odeia pregar sobre o julgamento de Deus. Isso se oporá à realidade do julgamento de Deus e a você também, se você for chamado para esse tipo de ministério. Jeremias, Ezequiel, Elias, João Batista, Jesus e João, o apóstolo, todos pregaram ou profetizaram sobre o julgamento de Deus. O espírito religioso se opôs a eles por isso. Deseja manter o povo de Deus preso no engano de que Deus não julga. Se puder fazer isso com sucesso, poderá impedir que os crentes se arrependam e vivam vidas santas e eficazes para o Senhor. Além disso, perverte as escrituras e a plena revelação de quem é Deus, pois esse espírito maligno nega a própria natureza do Senhor como o justo Juiz.

Até agora, tenho enfrentado mais oposição deste aspecto do espírito religioso do que qualquer outro aspecto. Ele realmente deseja prender os crentes em um estilo de vida mundano para que eles percam seu alto chamado de se tornarem a noiva e serem vencedores. Resiste aos mensageiros que são chamados a preparar um povo para o Senhor. Este espírito tem uma forte influência no noroeste de Montana, onde vivi por mais de 11 anos. Ele lutou comigo durante a maior parte desse tempo por meio de líderes e crentes na igreja.

Tradições rígidas de homens

Por fim, mencionaremos o “espírito religioso clássico”. Este é o espírito que Paulo lutou ao longo de seu ministério. Especificamente, funcionou em crentes judeus que ainda queriam guardar toda a lei. Eles tentaram forçar Paulo e outros crentes a manter todas as ordenanças e observâncias cerimoniais.

“Os escribas e fariseus amarram cargas pesadas [difíceis de carregar] e as colocam nos ombros dos homens, mas eles mesmos não levantam um dedo [para torná-las mais leves]. (Mateus 23:4 AMP)

Os crentes influenciados por esse aspecto do espírito religioso dirão coisas como: “As mulheres não podem usar calças, maquiagem ou arrumar o cabelo. Você só pode adorar a Deus em reuniões públicas no sábado. Você só pode comer certas carnes. Você nunca pode assistir a um filme. Você não pode possuir um veículo ou usar eletricidade.” Aqui está o que o Espírito Santo tem a dizer:

“Se você morreu com Cristo para os princípios elementares do mundo, por que, como se ainda estivesse vivendo no mundo, você se submete a regras e regulamentos, tais como: “Não manuseie [isto], não prove [ isso], não [nem] toque!”? (todas essas coisas perecem com o uso) – de acordo com os mandamentos e ensinamentos dos homens. Essas práticas, de fato, têm a aparência [que popularmente passa como isso] de sabedoria na religião autocriada e humildade simulada e tratamento severo do corpo (ascetismo), mas não têm valor contra a indulgência pecaminosa [porque não honram a Deus]. ” (Colossenses 2:20-23 AMP)

As tradições externas são feitas por si mesmas e têm apenas alguma aparência de santidade. Mas essa aparência é apenas uma fraude, porque vem da vida do eu. É auto-humilhação que é: “humilhação de si mesmo, especialmente como resultado de culpa, vergonha ou algo semelhante”. Qualquer coisa que venha de nossa vida própria não oferece nenhum valor contra o pecado ou o mundanismo. Só o Jesus que vive em nós tem valor, e a solução.

Os fariseus obedeciam a todo tipo de regras externas, mas por dentro ainda eram perversos. Eles ansiavam em seus corações por poder e posição, e eram consumidos pela raiva e inveja. Esses pecados internos resultaram no assassinato de Jesus. As escrituras alertam para um ressurgimento desse espírito profano nos últimos dias:

“Mas o Espírito [Santo] declara explícita e inequivocamente que em tempos posteriores alguns se desviarão da fé, prestando atenção em espíritos enganosos e sedutores e doutrinas de demônios, [enganados] pela hipocrisia de mentirosos cujas consciências estão cauterizadas como com um ferro em brasa [deixando-os incapazes de funcionamento ético], que proíbem o casamento e defendem a abstenção de [certos tipos de] alimentos que Deus criou para serem compartilhados com gratidão por aqueles que acreditam e têm [um claro] conhecimento da verdade. Pois tudo que Deus criou é bom, e nada deve ser rejeitado se for recebido com gratidão; pois é santificado [separado, dedicado a Deus] por meio da palavra de Deus e da oração”. (1 Timóteo 4:1-5 AMP)

De acordo com o Espírito Santo, todos os alimentos podem ser consumidos agora. O Espírito diz que o casamento não deve ser proibido, como no caso dos padres católicos. As escrituras mostram que a igreja se reunia diariamente para adorar, orar e pregar (Atos 5:42). Então sabemos que qualquer coisa que proclame que a igreja só pode se reunir no sábado é um espírito religioso. O Espírito Santo sempre faz brilhar a verdade sobre a falsa doutrina que é liberada pelo espírito religioso.

Conclusão

O espírito religioso tem uma fortaleza em muitos crentes. Alguns crentes podem ter apenas um aspecto do espírito religioso trabalhando neles. Alguns crentes ou líderes podem ter muitos ou todos os aspectos do espírito religioso trabalhando neles. É hora de orarmos para que o Senhor expulse o espírito religioso de Sua igreja. Se vamos entrar na plenitude do Senhor, esse espírito maligno deve ser tratado. Está no caminho da igreja de entrar em sua terra prometida. Essa terra prometida é Cristo, e um relacionamento íntimo com Ele.

O espírito religioso está tentando cortar a presença e o poder de Deus da igreja do fim dos tempos. Devemos entrar em guerra espiritual com esses demônios, para que o Senhor possa ter a igreja que Ele deseja. Isso começa com a revelação do que o espírito religioso realmente é e como ele funciona. Com entendimento, podemos seguir adiante na direção do Espírito Santo. Agora podemos ser libertos do espírito religioso e libertar outros. Que o Senhor mantenha esse espírito maligno fora de Sua casa, em nome de Jesus.

-Ty Unruh (2021)