A maior coisa que alguém pode realizar nesta vida é estar diante do Rei e ser conhecido por Ele. Já conquistei grandes coisas aos olhos do homem, e tudo isso não vale nada comparado a estar diante Dele. Encontramos paz e descanso na presença do Senhor. Todas as ocupações, cuidados, preocupações, estresses e preocupações desaparecem quando Sua presença chega. Estar na presença do Senhor parece que você acabou de entrar no céu. É neste lugar secreto que você conhece verdadeiramente o Senhor. Assim como você conhece outra pessoa estando com ela. O mesmo acontece com o Senhor.

Outras coisas como carreiras, entretenimento, esportes, dinheiro, casas e pessoas podem se tornar ídolos que nos distraem de Jesus. Até mesmo o chamado para o ministério pode se tornar um ídolo se permitirmos. Mas o Senhor é extremamente misericordioso para julgar nossos ídolos e remover tudo o que impede o amor. O ministério nunca pode ser comparado à beleza do Senhor no lugar secreto. Nada se compara a Ele.

Motivos Purificadores do Coração

O orgulho da vida encontrou seu caminho na igreja. Alguns querem fazer um nome para si mesmos, a fim de serem conhecidos e reconhecidos. Podemos nos orgulhar de quem conhecemos, onde estudamos na escola do ministério, com quem estamos conectados, quem nos conhece, quem nos vê e como somos aceitos pela igreja ou liderança. Alguns querem mais o louvor dos homens do que o louvor de Deus. Alguns crentes preferem passar tempo com um líder de "grande nome" do que com o Senhor. Este é um grande engano.

Todos devemos entender que estar diante do Senhor em Sua presença é maior do que estar diante de qualquer outro homem. Na verdade, não há comparação. No entanto, alguns valorizam mais o reconhecimento do homem do que o reconhecimento do Senhor. O Senhor não deveria nos ver no lugar secreto? Por que precisamos que o homem nos veja? Nossos corações precisam ser purificados e o orgulho da vida precisa ser removido. Isso só pode acontecer carregando nossas cruzes e no lugar secreto de Sua presença. Geralmente leva anos para que este processo de purificação tenha pleno efeito.

Estar diante do Senhor é maior do que estar diante de qualquer presidente, ator ou líder de igreja. Eu vi isso tão claramente uma vez quando eu estava profundamente em Sua presença. Eu não posso efetivamente colocar a experiência em palavras, mas vou tentar. Eu estava no Espírito, perdido na presença manifesta do Senhor. Senti como se fosse um com Ele. Compreendi Sua grandeza por revelação. A majestade do grande Rei. Eu vi como ninguém se comparava a Ele. Foi-me mostrado como as pessoas na terra me conhecendo era um lixo completo comparado a Ele me conhecer. Então compreendi com clareza que Ele me conhecia, porque eu vinha a Ele continuamente. Ele me viu. E quando Ele me viu, era tudo o que importava. Para que o grande Rei me conheça e me veja. Ter acesso ao Deus de tudo. Nada se compara. Ninguém se compara. Eu vi tão claramente que a maior coisa que alguém poderia realizar nesta vida, era estar diante do grande Rei. Para conhecê-lo e ser conhecido por ele. Isso é realização total.

Nesta vida, muitas pessoas estão se esforçando para ser alguém, para realizar algo e ser um sucesso. As pessoas estão lutando por significado. Muitos crentes estão lutando pelo ministério, pela liderança ou para serem aceitos na igreja. Mas tudo isso leva a mais vazio. O lugar secreto, estar a sós com Cristo, é a satisfação de todas as necessidades e desejos.

O Lugar Secreto

"Você é o meu esconderijo; Tu, Senhor, protege-me dos problemas; Você me cerca com canções e gritos de libertação. Selá.” (Salmos 32:7 AMP)

A palavra hebraica usada neste versículo para “esconderijo” também traduz “lugar secreto”. O lugar secreto não é simplesmente um lugar que você vai para ficar a sós com o Senhor em particular. O lugar secreto é a Divindade. Ele é isso e Ele quer se tornar isso para nós. O lugar secreto vive dentro de nós, e Ele nos deu acesso a Ele:

“Portanto, crentes, uma vez que temos confiança e plena liberdade para entrar no Santo Lugar [o lugar onde Deus habita] por [por meio] do sangue de Jesus, por este novo e vivo caminho que Ele iniciou e abriu para nós através do véu [como no Santo dos Santos], isto é, através de Sua carne” (Hebreus 10:19-20 AMP)

Temos acesso ao Santo dos Santos através da carne de Cristo que foi dilacerada. Foi rasgado por nós para que o véu entre nós e o Pai fosse removido. Quando Adão e Eva pecaram, eles se esconderam da presença física manifesta do Senhor (Gênesis 3:8). Então o Senhor os mandou embora do jardim (o lugar secreto) onde Ele havia escolhido para Sua presença se manifestar (Gênesis 3:23). Para o crente nascido de novo, o lugar secreto está dentro. Por causa do sacrifício de Cristo, podemos entrar no véu que antes nos separava da presença manifesta de Deus.

A Presença de Deus

Minha jornada para o lugar secreto começou em 2008. Li a Bíblia pela primeira vez. Começo a passar mais tempo em oração e estudo. Em 2009, ouvi algumas pessoas falarem sobre esperar em Deus. Eu tentei isso uma mão cheia de vezes com resultados negativos. Eu não conseguia superar meus próprios pensamentos e nunca senti a presença do Senhor. Então, em setembro de 2009, veio o avanço. Fui a algumas reuniões em Dakota do Sul que me mudaram para sempre. O ministro orou e a presença manifesta do Senhor encheu a sala (por presença manifesta, quero dizer que você realmente sente a presença do Senhor em seu corpo físico). A presença do Senhor parece que o Céu está dentro de você; porque é. Jesus disse que "o reino de Deus está dentro de vocês" (Lucas 17:21). Este encontro com a presença de Deus colocou em mim uma fome que só se intensificou ao longo dos anos. Depois dessa reunião, coloquei meu coração para esperar no Senhor até me tornar um portador da presença do Senhor.

Comecei esperando no Senhor por 2-3 horas por dia. Naqueles primeiros dias, eu ouvia música de adoração, enquanto hoje não. A prática de esperar em Deus foi adicionada ao meu estilo de vida preexistente de jejum, oração, estudo e meditação nas escrituras. Após cerca de três semanas de espera no Senhor, Sua presença começou a chegar. Não era forte, mas estava lá. Até este ponto da minha vida, eu tinha sentido sua presença principalmente em um ambiente corporativo (culto público).

Por pouco mais de um ano Sua presença esteve comigo, mas em um nível inferior. No final de 2010, o Senhor removeu Sua presença de mim. Passei por uma temporada de um ano e meio de stripping. É uma miséria completa ter Sua presença no lugar secreto e depois deixá-lo ir embora. Durante aquele período de um ano e meio, continuei a esperar no Senhor, embora não sentisse Sua presença a maior parte do tempo. Depois da minha temporada de stripping, a presença do Senhor retornou na primavera de 2012. Quando 2013 chegou, Sua presença havia aumentado em minha vida para outro nível. Ele continuou aumentando em 2014. Agora, em 2015, estou andando no nível mais alto de Sua presença em que já entrei. Provavelmente cinco dias por semana e na maior parte de cada dia. É lindo.

Não estou falando sobre minha experiência com o Senhor para chamar a atenção para mim ou falar sobre o quão grande eu sou. Estou contando minha experiência para que outros fiquem famintos por Ele e entrem em Sua presença por si mesmos. Minha intenção é levar as pessoas a Ele. A presença do Senhor está disponível para todo crente. Estar em Sua presença é simplesmente estar próximo a Ele. Tão perto que você O sente ou sente. Se o Senhor me deu Sua presença, Ele a dará a você. Não sou nada especial e o Senhor não faz acepção de pessoas. As condições para andar na presença manifesta de Deus é passar tempo com Ele e obedecê-lo.

Àquele que tem tempo (com o Senhor), mais será dado. Àquele que não tem tempo (com o Senhor), até o que tem lhe será tirado. Passe o tempo que você tem meditando nas escrituras e esperando em Deus, e Ele lhe dará mais. Não há fórmula para entrar na presença do Senhor no lugar secreto. É baseado no relacionamento e na sua busca por Ele. Estou simplesmente dando testemunho do que funcionou para mim. Pode ser que o Senhor esteja conduzindo você na mesma direção, e é por isso que você está lendo este escrito.

Há alguns cristãos que podem dizer: "Não se trata de sentimento. Trata-se de fé, e basta saber que Ele está sempre com você". Esta afirmação e afirmações semelhantes a ela são formadas por ignorância. Se as pessoas soubessem o nível de intimidade que vem ao sentir a presença do Senhor, elas nunca diriam tais coisas. Você poderia imaginar se casar com alguém e depois dizer a eles que você nunca precisa sentir sua presença física? "Você não precisa me abraçar, ou me beijar, ou fazer amor comigo. Apenas saber que você está na sala comigo é o suficiente." Que tipo de casamento seria esse? Um casamento sem vida, sem intimidade. Mas quantos cristãos têm um relacionamento monótono e seco com o Senhor? E porque? Porque eles nunca O tocaram fisicamente ou sentiram Sua presença. Muitos cristãos na América carecem de intimidade com o Senhor.

Esperando em Deus

A oração silenciosa do coração é algo que grande parte da igreja perdeu. Vivemos em um mundo ocupado e perturbador. Em nossa sociedade é difícil esconder-se com o Senhor. No entanto, se você quiser se aprofundar na intimidade com Ele, isso deve ser feito. Ele só liberará Sua presença para aqueles que O valorizam o suficiente para passar tempo com Ele. Qualquer crente que foi batizado no Espírito Santo pode sentir a presença do Senhor durante o culto corporativo. Somente aqueles que O buscam no lugar secreto conhecerão a presença manifesta do Senhor em sua vida diária. Se você quiser uma referência bíblica de 'esperar em Deus', consulte Salmos 25:5, 59:9 e 62:5.

Nos meus primeiros dias de busca do Senhor, eu teria que meditar nas escrituras ou esperar que Ele viesse Sua presença. Agora, já que progredimos em nosso relacionamento, Sua presença começará a me encher "de repente". Mas isso não significa que eu negligencie meditar nas escrituras e esperar em Deus. Sei que, à medida que continuar a buscar o Senhor, Sua presença aumentará. Eu quero andar em um nível muito maior de Sua presença no futuro. Eu devo ter mais Dele.

Esperar em Deus pode ser um desafio quando você está apenas começando. O objetivo é aquietar sua mente e sentar-se em silêncio diante Dele. Espere nEle até que Sua presença o encha. Então fique em um lugar de comunhão o maior tempo possível. Indo cada vez mais fundo até que você esteja perdido Nele. Este processo não pode ser facilmente explicado. É melhor aprendido do Espírito Santo através da experiência.

Esperar no Senhor exigirá disciplina e determinação. Depois de anos esperando em Deus, senti que não havia feito muito progresso. Há sempre a tentação de desistir. Seu progresso deve ser medido em anos ou décadas em vez de meses. Ao olhar para trás em minha jornada, posso ver que percorri um longo caminho. É claro que, ao olhar para frente, posso ver que estou tão longe de onde deveria estar. Estou honestamente ainda andando com o Senhor em um nível inferior. A pobreza de espírito o manterá humilde. Mas anseio andar com o Senhor como Enoque andou.

Esperar na presença manifesta de Deus com foco em Jesus nos transformará à Sua imagem. Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor (II Coríntios 3:18 NKJV). Enquanto esperamos em Sua presença, somos transfigurados de um grau de glória para outro grau de glória. Ou seja, cada vez que contemplamos Sua glória, nos tornamos um pouco mais como Ele. Assumimos um pouco mais de Sua natureza e imagem.

Caminhando com o Senhor

A presença de Jesus é viciante. Se eu passar alguns dias sem andar na presença do Senhor, então não estou bem. Eu sinto falta Dele e desejo me esconder com Ele. A presença do Senhor vai arruiná-lo para todo o resto. Tudo no mundo parece tão monótono quando você não está na presença Dele. Além disso, não aproveito a vida quando não estou em Sua presença. Isso é parte do preço que você pagará se andar na presença do Senhor. Eu entendo porque Abraão estava procurando uma cidade que tivesse fundamentos, cujo construtor e artífice é Deus. Abraão ansiava pela Nova Jerusalém no Céu, onde a presença de Deus nunca desaparece.

Nosso propósito é andar com o Senhor em Sua presença manifesta e conhecê-Lo. O Senhor criou o homem porque desejava intimidade com o homem. Somente quando Sua presença for restaurada para nós, teremos intimidade como Adão e Eva tiveram. O objetivo na igreja não pode ser a salvação. Deus não nos criou para a salvação. Ele nos criou para a intimidade. A salvação é um primeiro passo necessário, mas quando todo o foco da igreja vai para a salvação, caímos na armadilha de Satanás. Se Satanás pode enganar líderes e cristãos a acreditar que o objetivo é a salvação, então ele venceu até certo ponto. O objetivo é o céu dentro de nós antes de chegarmos ao céu. Temos Deus vivendo dentro de nós, e devemos dar-Lhe posse. Devemos experimentar o que Jesus experimentou quando Ele andou na terra (João 3:13).

Enoque encontrou o que Adão havia perdido. O lugar secreto e a presença de Deus. Algo aconteceu quando Enoque teve seu primeiro filho aos 65 anos. Ele encontrou seu caminho de volta para o jardim (o lugar de comunhão íntima com o Senhor). Refleti sobre a caminhada de Enoque com Deus. Muito provavelmente, com o passar dos anos, a presença de Deus aumentou na vida de Enoque. O Senhor começou a mostrar a Enoque coisas no céu quando eles entraram em um relacionamento de amizade. Com o passar do tempo, Enoque se esconderia com o Senhor por mais e mais tempo. A princípio, ele ia ao lugar secreto três dias por semana. Depois, cinco dias por semana. Mais tarde, Enoque passaria quase um mês inteiro em comunhão com o Senhor. Enoque entrou em um relacionamento nupcial com o Senhor. Os dois foram feitos um. Depois de um tempo disso, o Senhor não aguentou ficar longe de Enoque nem por um dia, então "Deus o levou".

Experiências

Enquanto esperava no Senhor, tive uma experiência em que estava completamente perdido em Cristo. Não senti nada além de Sua presença espessa. Tudo o que eu podia fazer era chorar, porque eu sabia que esse encontro não duraria e eu queria que durasse para sempre. Eu queria que o Senhor apenas mantivesse meu espírito no céu. O próprio pensamento de voltar e lidar com a vida cotidiana me deixou doente. Chorei porque não suportava sair daquele lugar de intimidade. Eu estava cercado por Sua glória.

Outra vez, enquanto esperava no Senhor, me senti como se estivesse diante do Seu trono. Então Seu fogo queimou através de mim. Tudo que eu podia fazer era gritar. Não consigo colocar a intensidade em palavras. Ele me queimou com Sua santidade e o temor do Senhor foi infundido em meu espírito.

Contei sobre alguns de meus encontros para transmitir fome espiritual a outros. O Senhor visitará quem O busca e não desiste. Ele não faz acepção de pessoas. Certa vez, o Senhor me disse claramente que devo ajudar a trazer as pessoas até Ele no lugar secreto. Ele quer que Seus filhos venham diante Dele em Sua presença. Quando Ele me disse isso foi uma ordem, e senti um tom sério em Sua voz. O Senhor tem ciúmes de Seu povo e deseja um relacionamento apaixonado com eles.

O Lugar Secreto

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso habitará. (Salmos 91:1 NKJV)

A maior coisa que você pode realizar nesta vida é sentar-se diante do grande Rei. A busca pelo significado termina quando você tem o carinho total do Único que é significativo. Ele anseia que venhamos e estejamos com Ele. Ele realmente deseja isso mais do que nós. E aqui está o chamado para o lugar secreto...

- Ty Unruh (2015)