Ordem, Dons e Estrutura da Igreja - Ministério de Jesus

É hora de permitir que o Senhor Jesus ministre através de nós e reforme Sua igreja. O Senhor deseja reformar Sua igreja e reestruturá-la em Sua ordem.

Ministério de Cristo

Em 17/05/23, o Senhor Jesus me disse: “A morte do seu ministério trouxe a vida do Meu ministério em você”.

Eu sabia que o Senhor estava se referindo a um período de três anos e meio (2016-2019) em que meu ministério foi colocado no altar. O ministério para o qual o Senhor me chamou morreu completamente em meu coração durante aquela época. Quando Cristo ressuscitou o ministério, ele não era mais meu, mas o ministério do Senhor Jesus Cristo em e através de mim. Obviamente, esta é uma progressão à qual Cristo se rende, de um grau a outro ao longo dos anos. Esta é a vontade do Senhor para nós. A morte de nossos próprios chamados e ministérios para que a vida e o ministério de Jesus brotassem de nós. As pessoas não precisam de nós; eles precisam do ministério do Senhor Jesus Cristo vindo através de nós.

Permitindo que Jesus Ministre

Minha esposa e eu estávamos numa conferência no norte de Idaho, em fevereiro de 2012. James Maloney estava ministrando na reunião e o dom da fé estava em operação. O nível de fé era tão alto na reunião que você simplesmente sabia que as pessoas seriam curadas. James Maloney estava ministrando em um nível próximo ao de William Branham. As pessoas estariam diante dele e ele teria uma visão aberta de suas vidas, e o Senhor mostraria a Tiago pelo que orar. As pessoas foram curadas instantaneamente de traumas e receberam milagres. Foram as curas e milagres mais notáveis que já vi em uma reunião americana.

O Senhor Jesus estava ministrando através de James Maloney e curando pessoas. O ministério do Senhor Jesus Cristo estava sendo liberado. Um ministério de televisão internacional esteve presente na reunião, transmitindo-a. Eles disseram ao ministério anfitrião que precisavam retirar todo o seu equipamento no início da segunda noite para que pudessem partir. Eles perguntaram ao ministério anfitrião se James Maloney poderia encurtar o tempo de seu ministério para que pudessem obter o equipamento. James Maloney gentilmente concordou.

O Senhor me ensinou muito através desse incidente. O ministério anfitrião fez com que James Maloney encurtasse o tempo do seu ministério para que pudessem atender ao ministério da televisão internacional, que impulsionou o seu próprio ministério ao transmitir a conferência. Vamos colocar isso em perspectiva. Jesus estava ministrando e realizando milagres através de James Maloney porque o povo de Deus precisava desesperadamente de cura. E outros ministérios pediram que o tempo de cura e milagre fosse encurtado!

Essencialmente, esses ministérios estavam dizendo a Jesus (que estava curando através de Maloney) que Ele precisava parar de fazer milagres quando eles queriam, porque a prioridade deles era cuidar do equipamento do ministério. Esta rede de televisão internacional preocupava-se mais consigo mesma do que com as pessoas que precisavam de cura e da libertação do ministério de Jesus. O ministério anfitrião deveria ter dito ao ministério da TV que eles poderiam arrumar seu equipamento antes da reunião, caso precisassem sair, ou poderiam esperar até que o Senhor terminasse de ministrar. Mas o ministério anfitrião curvou-se e obedeceu ao seu verdadeiro mestre.

Jesus não será colocado em segundo lugar. Ele deve ser tido em alta estima e honrado acima de tudo. Se quisermos que o ministério de Jesus Cristo seja totalmente liberado na igreja, então valorizaremos melhor o Seu ministério quando ele estiver sendo liberado. Nós O desonramos quando O afastamos por nossa própria vontade, tempo e agenda. Jesus deve ter permissão para fazer o que Ele quiser, quando Ele quiser. Nós nos curvamos a Ele; Ele não se curva para nós.

A Igreja Carismática demonstrou nesta conferência que eles realmente gostam de profetizar sobre curas e milagres, não permitindo realmente que Jesus ministre curas e milagres. Quando Jesus é desonrado, isso entristece o Espírito Santo. O terceiro dia de folga da conferência não foi nada comparado aos dois primeiros, pois grande parte da graça do Senhor se foi (enquanto uma pessoa diferente ministrava).

Autoridade de Jesus

Os cinco dons de liderança de Efésios capítulo 4 nunca tiveram a intenção de funcionar com sua própria autoridade. Sua verdadeira autoridade vem de Cristo, o apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre, ministrando através deles à igreja. Aqueles chamados a atuar nesses dons devem morrer para a sua própria vida, para que o dom que Cristo deu à pessoa possa vir para o corpo de Cristo. O dom que Cristo recebe é Ele mesmo e Seu ministério. Ele é o único que pode edificar Sua igreja e trazê-la ao homem maduro que Ele é.

A autoridade governamental de Cristo está retornando à Sua igreja. Esta autoridade governamental fluirá de Jesus através dos Seus apóstolos e profetas para trazer restauração à igreja. Esta é a autoridade para provocar a obediência da fé e fazer discípulos de Jesus.

“É através dele que recebemos graça e [nosso] apostolado para promover a obediência à fé e fazer discípulos por amor do Seu nome entre todos os gentios” (Romanos 1:5 AMP)

A verdadeira autoridade é a medida de Cristo num líder ou crente. Somente aqueles que têm o governo de Cristo tendem a reconhecer a autoridade de Cristo em Seus líderes. Aqueles que não estão sob a autoridade de Cristo não terão o Seu governo neles. Estas pessoas lutarão contra ou rejeitarão a autoridade de Cristo que surgirá dos líderes designados por Cristo.

Ordem da Igreja

“Agora vocês são o corpo de Cristo e membros individualmente. E Deus os designou na igreja: primeiro apóstolos, segundo profetas, terceiro mestres, depois milagres, depois dons de cura, socorros, administrações, variedades de línguas. Todos são apóstolos? Todos são profetas? Todos são professores? Todos são operadores de milagres? Todos têm dons de cura? Todos falam em línguas? Todos interpretam? (I Coríntios 12:27-30 NVI)

O Senhor nos deu Seu projeto, estrutura e ordem para Sua igreja do Novo Testamento. Para que a igreja do Senhor seja bem-sucedida (de acordo com a definição celestial), ela deve conformar-se à vontade do Senhor revelada em Sua palavra. A igreja está fora da vontade de Deus há tanto tempo que nem sequer reconhece a Sua vontade. Muitos são tão cegos que rotulam este tipo de ensino como Nova Reforma Apostólica (NAR), quando o que realmente é é simplesmente arrepender-se por não seguir a palavra de Deus e submeter-se humildemente à Sua vontade revelada.

A escritura acima indica que apóstolos, profetas e mestres/pastores devem constituir o presbitério de uma igreja (a reunião de certos crentes em um determinado local). A igreja em Antioquia prova que o presbitério (líderes ou superintendentes) consistia nesses três ministérios, pois sabemos que Paulo e Barnabé foram enviados como apóstolos.

“Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo”. (Atos 13:1 NVI)

Apóstolos, profetas e professores/pastores funcionavam juntos para supervisionar a igreja. A convergência deles liberou a graça e o poder de Jesus Cristo na igreja. O Senhor deseja nos trazer de volta ao Seu modelo e à Sua estrutura de liderança. A autoridade e a graça do Senhor fluem através de Sua liderança para o corpo de Cristo. Um profeta ou pastor que supervisiona sozinho uma igreja não será capaz de levar um grupo de pessoas à “unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, a um homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo;” (Efésios 4:13 NVI)

Líderes humilhando-se e trabalhando juntos em unidade é a única maneira de a igreja chegar à plenitude. A graça foi liberada em Antioquia e será liberada em todas as igrejas que abraçarem o projeto do Senhor. Os pastores que tentam liderar uma igreja sozinhos “baterão num muro” e não serão capazes de fazer um verdadeiro progresso espiritual. Uma monotonia se instalará na congregação. O impulso virá para aqueles que escolherem estabelecer o seu próprio ministério e fazer parceria com outros líderes para compor o presbitério do Senhor. A vida de Jesus será liberada para Sua igreja à medida que obedecermos à Sua vontade.

Família Espiritual

As famílias espirituais têm que se tornar a nossa realidade. Os líderes da igreja devem tornar-se filhos espirituais de Deus para que saibam como ser pais espirituais. Uma vez que a igreja é liderada a partir de uma perspectiva de “realidade familiar”, a rígida hierarquia de liderança que separa “clero” e “leigos” é abolida. Isto não quer dizer que não reconhecemos a autoridade de Cristo vinda dos líderes, mas significa que nos relacionamos uns com os outros como amigos, irmãos e família espiritual. A igreja não deve ser dirigida com uma mentalidade organizacional, mas com uma mentalidade familiar.

O apóstolo se relacionaria com o profeta e mestre como um membro da família ou amigo próximo. O superintendente-chefe deve liderar com a mentalidade de: “Esses outros líderes não estão aqui para me servir e cumprir minha visão; Estou aqui para servi-los e concretizar a visão do Senhor (o que inclui ver a visão do Senhor concretizada através do Seu povo). Isso então chega a todos os crentes presentes na reunião. Os crentes não são tratados como participantes, mas como familiares e amigos. Os crentes são então capacitados para fazer o trabalho do ministério.

Nossa mentalidade não deve ser a de ver até que ponto podemos tornar nossa igreja bem-sucedida ou como podemos fazer com que as pessoas voltem. Nossa missão deve ser ver Cristo formado em Seu povo e preparar uma noiva para Ele. Nossa tarefa também deve ser preparar e liberar os crentes para os ministérios para os quais o Senhor os chamou, e não simplesmente focar em conseguir que os crentes compareçam para ouvir um sermão. Devemos permitir que o Senhor nos dê uma mentalidade de reino em vez de continuarmos numa mentalidade institucional. Não devemos simplesmente tornar os participantes da igreja. Os discípulos de Jesus Cristo devem ser levantados e enviados para promover o reino de Deus.

Importância dos presentes fora de ordem

Devemos também notar que I Coríntios 12:27-30 lista os dons de operação de milagres e dons de cura antes de ajudas ou administrações. Os ministérios e dons estão listados em ordem de importância por uma razão. Grande parte da igreja colocou o ministério e as administrações de ajuda antes dos milagres e da cura. De acordo com o Senhor, isso está fora de ordem. Porque estivemos fora de ordem, a graça e a unção de Deus fluíram apenas em um nível baixo. Quando nos arrependemos e nos conformamos com a palavra de Deus, Sua graça e vida fluirão na igreja e causarão crescimento espiritual.

Nem todos os crentes podem operar nos dons de operar milagres e curas (1 Coríntios 12:29-30). Esses dons são distribuídos conforme a vontade do Espírito Santo, e não como nós (1 Coríntios 12:11). Mesmo assim, muitos líderes constroem uma equipe de oração composta por crentes que completaram seu treinamento ou escola de oração de cura. E poucas pessoas que vêm orar estão sendo curadas. Temos que esquecer a nossa formação ministerial humanista e permitir que os crentes orem pelos enfermos que receberam o dom de operar milagres e os dons de cura pelo Espírito Santo.

Começamos nos arrependendo do nosso pecado de fazer a igreja à nossa maneira, em vez de à maneira de Deus. Depois, os líderes devem convocar todos os crentes que desejam receber os dons do Espírito e impor-lhes as mãos em oração. Quando nos aproximamos do Senhor com arrependimento e humildade, tenho fé que Ele responderá e concederá dons de cura e operação de milagres. O Senhor dará a outros o dom de profecia para que os crentes possam ser fortalecidos e encorajados na igreja pelo dom. Isto trará vida espiritual às nossas reuniões, eliminando a monotonia do nosso atual cristianismo organizacional.

Devemos reservar tempo para que os dons do Espírito operem em nossas reuniões. Se não permitirmos que o Espírito Santo ministre através dos Seus dons durante as nossas reuniões, então iremos entristecê-Lo. Grande parte da igreja diz acreditar nos dons do Espírito, mas não abre espaço para que Ele se mova. Isto fez com que o Espírito minimizasse o Seu ministério nas nossas igrejas. Ele só estará presente onde for acolhido e recebido. Quando demonstramos que queremos que o Espírito Santo esteja em nossas reuniões através de ações de esperar que Ele se mova, orando para que Ele se mova e dando tempo para que os dons operem, Ele responderá à nossa fé.

A administração da igreja é importante e necessária. Diáconos, servidores e ministérios de ajuda são extremamente importantes e necessários na igreja. Mas devemos nos curvar à ordem de importância do Senhor. Muitos crentes estão atualmente doentes e enfrentando doenças que mudam suas vidas porque a igreja não colocou a operação de milagres e os dons de cura na ordem adequada da igreja.

Discernimento de Espíritos

Acredito que o Senhor está destacando o dom de espíritos com discernimento para nós agora. Ele convocou alguns para receberem este dom que ainda não estão andando nele. Estamos num momento crucial e à beira da grande apostasia. O Senhor deseja liberar esse dom aos Seus seguidores para que possam ajudar suas igrejas a permanecerem livres do engano e dos espíritos sedutores. Alguém com o dom de discernir espíritos pode distinguir entre os espíritos malignos e o Espírito Santo. Isto será fundamental nos próximos dias.

Apóstolos

O Espírito Santo, através de Paulo, diz que os apóstolos devem ser os primeiros na igreja (1 Coríntios 12:28). A palavra grega para primeiro significa “primeiro no tempo, em primeiro lugar, primeiro em dignidade e importância, antes de todas as coisas, antes, no início, principalmente, em qualquer sucessão de coisas ou pessoas, primeiro em posição, influência e honra .” Isto não significa que um apóstolo seja melhor ou mais importante que outros líderes ou crentes. É simplesmente mostrar a importância da função ou ministério para a igreja. O Senhor usa apóstolos como sábios mestres construtores ou arquitetos na igreja. Como pode um templo ser construído adequadamente sem um arquiteto?

“De acordo com a graça de Deus que me foi dada, como um sábio mestre de obras, lancei o alicerce, e outro constrói sobre ele. Mas que cada um preste atenção em como desenvolve isso.” (I Coríntios 3:10 NVI)

A palavra grega usada para “mestre construtor” também significa “arquiteto, construtor-chefe, construtor-chefe e superintendente na construção de edifícios”.

Jesus, o Apóstolo, funciona através de alguém com o chamado de apóstolo. Jesus mostra ao apóstolo como Ele deseja que Sua igreja seja construída e estruturada. O arquiteto ou apóstolo recebe uma compreensão de como o Senhor deseja que Sua igreja seja estruturada. Com as plantas do Senhor em mãos, ele supervisiona a construção do edifício (pedras vivas sendo moldadas no templo de Deus). O apóstolo é o primeiro entre os líderes por causa de seu papel no lançamento dos alicerces e na supervisão da construção da estrutura.

Muito do que tem acontecido na igreja moderna tem sido pastores plantando igrejas sem estarem ligados a apóstolos e profetas. Os pastores são extremamente importantes e necessários para a vitalidade da vida da igreja, mas não são arquitetos. Não se trata de um ser melhor que o outro ou da concorrência; trata-se de papéis e funções. Os líderes têm papéis e funções diferentes, mas são completos quando optam por trabalhar em equipe.

Os apóstolos têm a graça de ver a intenção original do Senhor nas escrituras. Eles receberam o entendimento para ver o “quadro geral” nas escrituras (Lucas 24:45). Eles compreendem o plano eterno do Senhor para a igreja. Os apóstolos entendem como a reunião da igreja deve fluir para que o Senhor seja exaltado e glorificado. Eles operam como os maestros de uma orquestra.

Os apóstolos reúnem os crentes para transmitir visão, destino e propósito. Eles levam a igreja a cumprir o seu propósito; reconhecem dons e habilidades; eles colocam as coisas em ordem; e unem partes do corpo e articulações. Os apóstolos aguardam com expectativa o plano de longo prazo do Senhor. A visão na qual um líder apostólico prospera, falando do que ainda não é realidade, como se fosse. Uma visão apostólica é fluida, flexível e mutável à medida que as pessoas e as circunstâncias mudam dentro do quadro geral, mantendo o objetivo final em mente.

Profetas

Os profetas são listados em segundo lugar na igreja porque trabalham em estreita colaboração com os apóstolos. Eles são fundamentais porque recebem uma palavra “agora” do Senhor e lideram a igreja na direção do Senhor. Eles carregam a visão do Senhor e usam esse conhecimento para ajudar os apóstolos a construir a estrutura no tempo adequado. Os profetas dão advertências, trazem correções e funcionam como vigias na igreja.

O Senhor deseja remodelar nossa definição de profeta e adaptá-la à Sua definição de profeta. Uma pessoa é profeta porque o Senhor disse que o é, não porque tem visões ou sonhos. Os verdadeiros profetas revelam Cristo e falam da vinda de Cristo. Eles carregam o testemunho de Jesus e liberam esse testemunho quando ministram.

João Batista foi chamado de profeta por Jesus, mas não falou de sonhos e visões. João apenas testificou de Cristo. Certa vez, João viu o Espírito Santo descer sobre Jesus em forma corporal (personalidade), e essa é a única operação de “vidente” registrada nas Escrituras. João não realizou milagres (João 10:41), mas foi um profeta.

Os profetas certamente podem ter sonhos e visões e fazer milagres. Muito provavelmente sim. Mas não são essas coisas que fazem de alguém um profeta. Muitos na igreja fizeram dessas coisas a marca registrada do ministério profético. Mas João demonstrou que revelar o Cordeiro de Deus e testificar da Sua vinda era a marca registrada do ministério profético.

Somos ordenados por Jesus e pelo Espírito Santo, através de Paulo, a julgar com justiça. Deixar de tomar uma decisão sobre um ministério ou de julgar de forma imprecisa (injustamente) pode fazer com que sejamos enganados. Um verdadeiro ministério profético apresentará Jesus Cristo, enquanto um falso ministério profético apresentará a si mesmo ou ao seu ministério. O versículo seguinte é crucial para discernir ministérios proféticos puros e santos:

“E eu caí a seus pés para adorá-lo. Mas ele me disse: “Cuidado para não fazer isso! Sou conservo seu e de seus irmãos que têm o testemunho de Jesus. Adorar Deus! Pois o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.”” (Apocalipse 19:10 NKJV)

A palavra grega usada para 'testemunho' significa “registro, relatório, testemunha, prova judicial, declaração sobre uma questão de fato ou doutrina, atestação de caráter e reputação”.

Um verdadeiro profeta de Deus ministra no espírito de profecia, não no dom de profecia. Um verdadeiro profeta tem dentro de si o testemunho e a evidência judicial de Jesus Cristo. Um verdadeiro profeta de Deus tem a prova do caráter e da natureza de Cristo neles e fluindo deles. Somente quando um profeta tem o caráter, o testemunho e o testemunho de Cristo dentro de si em uma medida suficientemente grande é que o Espírito de profecia é liberado através dele. E o Espírito de profecia sempre revelará Cristo interiormente em Seu povo. O foco estará na Divindade eterna e em Seus planos, vontade, propósito e desejos. O Espírito de profecia não exaltará um homem ou uma mulher ou o seu ministério.

Os profetas reúnem os crentes com o propósito de transmitir dons, falar da perspectiva de Deus e esclarecer a visão ou revelação do propósito divino para hoje e amanhã. Eles ajudam os crentes a ouvir a Deus, a ver o que Deus vê, a se arrepender dos pecados e das obras mortas, a lidar com a carne e a seguir e mover-se obedientemente com o Senhor. Os profetas liberam a unção espiritual, mantêm as pessoas na linha e no alvo e se aproximam cada vez mais do Senhor. Muitas vezes são vigias e reportam à igreja quando vêem o julgamento de Deus chegando sobre a terra. O ministério do vigia também envolve alardear o que o inimigo está fazendo para alertar a igreja, o que pode incluir chamar falsos ministros que estão prejudicando o corpo de Cristo.

Administração de Presentes do Ministério

Algumas pessoas podem atuar em dois ou mais dons ministeriais. João (um dos 12) funcionou como apóstolo, mas mais tarde como profeta. Isto é evidente desde que lhe foi mostrado o livro de Apocalipse. Acredito que Pedro atuou apenas como apóstolo, enquanto as escrituras mostram que Paulo atuou como apóstolo e mestre (1 Timóteo 2:7).

O Senhor me mostrou que algumas pessoas têm um chamado principal como apóstolo e um chamado secundário como profeta. Por exemplo, eles entendem a estrutura e o governo da igreja como um apóstolo, mas também dão avisos de julgamento e cumprem um papel de vigia (como faria um profeta). Estes seriam mais fortes no chamado primário e ligeiramente mais fracos no chamado secundário. Por exemplo, eles podem não ter sonhos ou visões, não ter encontros angélicos ou ser levados para o céu, como pode acontecer com alguém que tem o ministério principal de um profeta.

Alguém poderia ter o chamado principal de profeta e o chamado secundário de apóstolo. O Senhor Jesus pode fazer coisas diferentes com pessoas diferentes. Ele pode dar uma mistura de dons ministeriais, se quiser, ou pode dar a uma pessoa um dom para atuar. Lembro-me de um profeta certa vez dizendo que ele foi chamado apenas como profeta, e o Senhor lhe disse para não atuar como profeta. pastor.

Pastores

Pastores ou pastoras têm o coração de Deus para com Suas ovelhas. A graça, a misericórdia e o amor de Deus são suas principais mensagens e foco. Os pastores são hábeis em dar leite aos novos crentes. Isso faz parte de seu chamado de “nutrir”. Os pastores estão preocupados com a restauração, o aconselhamento e a saúde geral das ovelhas. O papel de um pastor é crucial e os ministérios mensageiros (apóstolos e profetas) são muitas vezes muito pobres no pastoreio. Os pastores também protegem as ovelhas dos lobos. Infelizmente, alguns pastores são espiritualmente enfadonhos e têm dificuldade em discernir os mensageiros do Senhor. Alguns pastores realmente veem os mensageiros como ameaças. Devemos orar para que os olhos espirituais dos pastores estejam abertos.

Se quisermos ver a igreja reformada e conformada com o projecto do Senhor, os pastores terão de fazer parceria com ministérios apostólicos e proféticos. Esta convergência criará o impulso no Espírito que é necessário para levar as igrejas à plena medida. Todos os dons de liderança precisam uns dos outros para levar a cabo o plano do Senhor para a Sua igreja.

Anciãos

Os presbíteros são superintendentes de uma igreja. O Novo Testamento usa essas palavras de forma intercambiável com bispo, superintendente e presbítero. Estes são simplesmente títulos para liderança na igreja (Atos 20:17-28). A liderança deve sempre consistir daqueles que são chamados ao dom de apóstolo, profeta, mestre ou pastor em Efésios 4. Os apóstolos faziam parte dos presbíteros da igreja (1 Pedro 5:1, 2 João 1:1). Cada igreja deve ter vários presbíteros ou superintendentes e não deve ser liderada por apenas um pastor (embora haja um superintendente líder). A igreja que é supervisionada por um pastor está fora de ordem de acordo com o modelo encontrado nas Escrituras. Já discutimos a igreja em Antioquia em Atos capítulo 13. Aqui está outro versículo:

“Por esta razão te deixei em Creta, para que pusesses em ordem o que falta, e nomeasses presbíteros em cada cidade, como te ordenei...” (Tito 1:5 NKJV)

Vários líderes deveriam liderar uma igreja se quisermos estar em alinhamento com Deus e se quisermos que Sua graça flua plenamente. Além disso, os líderes não foram nomeados porque tinham diploma de seminário. Eles foram nomeados com base no chamado e no caráter (1 Timóteo 3:1-7). A igreja americana desviou-se das escrituras e conformou-se com o sistema mundial ao permitir uma liderança que não foi aprovada por Deus. A vontade do Senhor nas escrituras é um modelo para nomear líderes, não uma faculdade bíblica.

Nunca se pretendeu que os líderes fossem eleitos ou recebessem um cargo por uma organização denominacional. Eles deveriam ser nomeados por presbíteros comprovados e testados na igreja. Paulo fez com que Tito nomeasse a liderança da igreja. Paulo não disse a Tito para nomear superintendentes com base em seu GPA no seminário, em suas personalidades carismáticas ou em suas habilidades de oratória. Paulo não disse a Tito para nomear anciãos por meio de votação na congregação. Paulo fez com que os líderes nomeassem outros líderes com base no chamado e no caráter.

Se continuarmos a fazer as coisas à nossa maneira, a igreja não se tornará a cidade gloriosa sobre uma colina como deveria ser. Os caminhos do Senhor liberam luz e graça, enquanto os caminhos do homem trazem morte e estagnação.

Nota: Os diáconos não foram eleitos pela igreja em Atos, Capítulo 6, como numa democracia. Os apóstolos delegaram autoridade e disseram à igreja para selecionar homens de bom caráter e reputação. Então os apóstolos aprovaram os diáconos impondo-lhes as mãos e orando. Os apóstolos poderiam ter selecionado os diáconos se quisessem; no entanto, eles não tinham tempo, então capacitaram outros para fazer a seleção. Em última análise, eles poderiam ter optado por não comissionar um diácono se o seu caráter não fosse piedoso.

Diáconos - Ajuda no Ministério de Dom ou Serviço

“Pois assim como em um corpo [físico] temos muitas partes, e essas partes não têm todas a mesma função ou uso especial, assim nós, que somos muitos, somos [embora apenas] um corpo em Cristo, e individualmente [nós são] partes uma da outra [mutuamente dependentes uma da outra]. Visto que temos dons que diferem de acordo com a graça que nos foi dada, cada um de nós deve usá-los de acordo: se [alguém tem o dom de] profecia, [deixe-o falar uma nova mensagem de Deus ao Seu povo] em proporção ao fé possuída; se serviço, no ato de servir; ou quem ensina, no ato de ensinar; ou quem incentiva, no ato de encorajar; quem dá, com generosidade; quem lidera, com diligência; aquele que mostra misericórdia [ao cuidar dos outros], com alegria.” (Romanos 12:4-8 AMP)

O Pai escolheu dar a certos crentes o dom de servir. As pessoas com esses dons devem ser identificadas para que possam desempenhar suas funções. As pessoas que possuem esse dom ficam energizadas e satisfeitas quando atuam na capacidade de serviço. Pessoas sem esse dom odeiam absolutamente servir. Eles sentem que estão tentando carregar mil libras ao tentar funcionar como servidores. A graça de Deus não está com eles para servir, e tudo o que fazem parece uma luta.

Pastores e líderes nunca deveriam colocar crentes num ministério de serviço que não tenham o dom de Deus para funcionar dessa maneira. Isso cria insatisfação desnecessária no corpo. Os líderes nunca devem manipular as pessoas para servirem na igreja. Se houver muita atividade acontecendo na igreja onde faltam servidores, então há muita atividade acontecendo. As atividades e programas precisam ser cortados. O líder deve retornar aos princípios básicos da oração e da adoração para que o fogo do Espírito Santo arda na igreja e leve as pessoas a uma revelação maior de Jesus Cristo. Atividades sem o fogo do Espírito e a presença de Deus não têm sentido.

Servir é um dom muito importante, e a igreja não funcionaria adequadamente sem pessoas que operassem nesses dons. Pessoas com o dom de “ajuda” são muito leais a um líder e à igreja. Eles se orgulham de servir bem e de concluir uma tarefa corretamente. Contudo, os líderes devem ter cuidado para não promover essas pessoas à liderança. Um crente não é aprovado para liderança porque serviu bem na igreja. Eles são nomeados por causa de dons, chamado e caráter.

Ministérios - Presentes - Operações

“Agora, existem variedades e distribuições distintas de investiduras (dons, poderes extraordinários que distinguem certos cristãos, devido ao poder da graça divina operando em suas almas pelo Espírito Santo) e elas variam, mas o Espírito [Santo] permanece o mesmo. E existem variedades distintas de serviço e ministério, mas é o mesmo Senhor [Quem é servido]. E existem variedades distintas de operação [de trabalhar para realizar coisas], mas é o mesmo Deus Quem inspira e energiza todos eles.” (1 Coríntios 12:4-6 AMPC)

O Senhor tem diferentes graças ou dons que deseja dar a cada membro individual do corpo de Cristo. Se você nunca perguntou ao Senhor qual é a Sua vontade e propósito para você dentro da igreja, talvez agora seja hora de orar e buscá-Lo a respeito disso. O Senhor deseja que todos nós sejamos o corpo de Cristo e operemos na igreja. Então Seu corpo crescerá junto como deveria.

“Mas falando a verdade em amor [em todas as coisas — tanto nossa fala quanto nossas vidas expressando Sua verdade], cresçamos em todas as coisas Naquele [seguindo Seu exemplo] que é a Cabeça — Cristo. Dele todo o corpo [a igreja, em todas as suas diversas partes], unido e firmemente unido pelo que cada junta fornece, quando cada parte está funcionando corretamente, faz com que o corpo cresça e amadureça, edificando-se em amor [altruísta]. .” (Efésios 4:15–16 AMP)

-Ty Unruh (novembro de 2023)