Organizações de Missões e a Grande Comissão

O comissionamento do Senhor a Seus discípulos no ministério ou na colheita tem sido muito mal interpretado pela igreja na América. Esse mal-entendido tem causado dano espiritual a muitos crentes e tem espalhado muita confusão por toda a igreja. Este artigo estabelecerá um fundamento adequado para o verdadeiro comissionamento do Senhor e examinará como essa poderosa realidade tem sido mal utilizada e mal ensinada pela igreja ou pelas organizações missionárias. Antes de enviarmos nossos jovens com uma missão, devemos nos certificar de que o Senhor os está enviando com essa missão. Se enviarmos nossos jovens crentes para a colheita (campo de batalha) que não estão prontos ou não foram comissionados pelo Senhor, o sangue deles cairá em nossas mãos.

Escritura vs Palavra Pessoal

As palavras de Deus registradas na Bíblia são obviamente verdadeiras, mas isso não significa que essas palavras sejam verdadeiras para uma determinada pessoa em qualquer momento.

“E JESUS chamou os seus doze discípulos e deu-lhes poder e autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsá-los e para curar todo tipo de doença e todo tipo de fraqueza e enfermidade.

Jesus enviou estes doze, ordenando-lhes: Não fiquem entre os gentios e não entrem em nenhuma cidade dos samaritanos; Mas vá antes às ovelhas perdidas da casa de Israel. E, indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus! Cure os enfermos, ressuscite os mortos, limpe os leprosos, expulse os demônios. De graça (sem pagar) você recebeu, de graça (sem custo) dê.” (Mateus 10:1, 5-8 AMPC).

Este comissionamento parcial para o ministério foi dado por Jesus a Seus discípulos próximos. Não foi dado a todos que o seguiram na época, mas apenas àqueles que Ele considerou prontos para carregar esse fardo. Eram homens que estiveram com ele por um período de tempo e que atingiram um certo nível de maturidade espiritual. Um dos maiores erros que a igreja moderna cometeu foi pegar esta escritura e aplicá-la a cada crente no tempo presente. Isso pode ser uma verdade nas escrituras, mas não é verdade para todos os crentes agora. Jesus não está falando esta escritura para todos os cristãos agora. Se não entendermos isso, corremos grande risco de naufrágio espiritual.

Esta escritura se aplica apenas aos crentes que seguiram o Senhor como Seus discípulos por um período de tempo que o Senhor considera necessário para que determinado indivíduo seja aprovado por Deus. Se em certo ponto do relacionamento o Senhor decidir que o discípulo está pronto, Ele falará com o discípulo de maneira clara. Em outras palavras, Ele fará a escritura acima viva no coração do crente, ou trará esta revelação de alguma outra forma. O Senhor não comissionará, ungirá, dará poder e autoridade para curar os enfermos e expulsar demônios, ou enviar crentes para a colheita até que estejam prontos. Muitos crentes nunca estarão prontos porque não pegam suas cruzes e O seguem como discípulos. Outros são discípulos, mas não chegaram a um estado de maturidade em que o Senhor os julgue prontos para serem enviados.

Um crente não deve ler a escritura acima e pensar que se aplica a eles, simplesmente porque é uma verdade na Bíblia. Ela só pode ser aplicada a um crente, quando o Espírito Santo decide fazer com que seja aplicada. O Senhor deseja que tenhamos um relacionamento com Ele, não palavras em uma página. Devemos ter certeza de que estamos ouvindo a pessoa de Deus, e não nosso próprio desejo de fazer algo para Deus. Os desejos do nosso coração podem facilmente ofuscar a verdadeira vontade de Deus. Para estar em alinhamento com a vontade de Deus, devemos estar no tempo certo de Deus. Estar fora de Seu tempo é estar fora de Sua vontade.

A colheita

“Jesus disse-lhes: Minha comida (alimento) é fazer a vontade (prazer) daquele que me enviou e realizar e terminar completamente a sua obra. Você não diz: Ainda faltam quatro meses para a colheita? Veja! Eu lhes digo: levantem os olhos e observem os campos e vejam como já estão brancos para a colheita”. (João 4:34-35 AMPC)

As organizações missionárias nos Estados Unidos usam esta escritura para justificar os crentes que vão para a colheita imediatamente. No entanto, esta escritura não pode ser usada por si só para justificar missões. Ele deve ser acoplado com a escritura abaixo para ser preciso.

“Então disse a seus discípulos: A seara é realmente grande, mas os trabalhadores são poucos; Rogai, pois, ao Senhor da messe que mande trabalhadores para a sua messe”. (Mateus 9:37-38 KJV)

Somente o Senhor pode enviar trabalhadores para Sua colheita. A colheita não é nossa e não temos autoridade para enviar pessoas. A escritura afirma claramente que o Senhor enviará trabalhadores. Somente o Senhor tem o discernimento adequado para saber quando um crente está pronto para ser enviado para a colheita. Ele então deixará os líderes saberem, e eles enviarão os crentes, como fizeram com Paulo (Atos 13:1-4). Deve-se notar que Paulo foi enviado na direção específica do Espírito Santo, e não simplesmente porque ele completou uma escola de treinamento de discipulado.

Paulo tinha quase 40 anos quando foi enviado para a colheita. Demorou muitos anos para o Senhor preparar Paulo. O caráter interior precisava ser formado em Paulo antes que ele pudesse lidar com o estresse e a guerra sombria do campo de batalha. Ele se enviou ou foi enviado por uma organização de missões americanas; ele provavelmente teria acabado gravemente ferido (espiritualmente). Ele poderia ter deixado o ministério e desistido de seu chamado.

Muitos jovens crentes estão sendo prejudicados porque estão sendo enviados pelo homem, e não por Deus. Esses jovens estão sendo devastados espiritualmente nos campos de batalha de países estrangeiros, porque não receberam um comissionamento do Senhor. Uma missão de curto prazo ainda é uma missão. E leva apenas um curto período de tempo para o Diabo ferir alguém que não está protegido pelo comissionamento do Senhor. Com o comissionamento do Senhor, vem a graça do Senhor para a missão. A missão sempre terminará em fracasso sem a graça de Deus. Não podemos fazer nada sem Ele.

Existe uma crença na igreja que é mais ou menos assim: “Se um crente está fazendo um trabalho para Deus no campo missionário, Deus o protegerá”. Isso é simplesmente uma presunção. O Senhor não opera por presunção, mas pela fé. Satanás testou Jesus da mesma maneira. Ele tentou fazer com que Jesus operasse independentemente da vontade de Deus sendo presunçoso:

“Então ele o levou a Jerusalém e o colocou na empena do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui; Pois está escrito: Ele dará a Seus anjos a responsabilidade de protegê-lo e zelar por você de perto e com cuidado; E eles o sustentarão nas mãos, para que você não tropece em alguma pedra. [Sl. 91:11, 12.] E Jesus respondeu-lhe: [A Escritura] diz: Não tentarás (tentarás, testarás excessivamente) o Senhor teu Deus. [Deut. 6:16.]” (Lucas 4:9-12 AMPC).

Satanás usou uma escritura geral da Bíblia para tentar fazer Jesus fazer algo que o Pai não estava dizendo para Ele fazer. Isso é exatamente o que o movimento missionário moderno está fazendo com os jovens crentes. Claramente, só porque está nas escrituras não significa que seja a vontade imediata de Deus. O Diabo ainda está fazendo com que os crentes ajam independentemente da vontade e do tempo de Deus, correndo para o campo missionário sem estarem totalmente preparados pelo Espírito de Deus. Satanás sabe que se puder fazer isso, muitos crentes serão prejudicados e retirados do ministério.

Outros ficarão tão gravemente feridos que se afastarão do Senhor todos juntos. Jesus operou na sabedoria de Deus e não mordeu a isca de Satanás. Em vez disso, Ele respondeu: “Não tentarás o Senhor teu Deus”. Em outras palavras, você não deve abusar de Deus e se colocar na posição de esperar que Ele o proteja de todo mal. A lição é clara. Devemos esperar até que o Senhor dê uma ordem, e então Seus anjos estarão presentes para nos sustentar, para que não tropecemos em alguma pedra. Seríamos sábios em seguir nosso Mestre, não tentando o Senhor nosso Deus.

Missões Organizações

Qual é a diferença entre as organizações missionárias e a igreja? Segundo o Senhor, nada. Qualquer crente está separado da igreja, e onde os crentes se reúnem é a igreja. A igreja americana pode ver as organizações missionárias como diferentes da igreja, mas o Senhor não compartilha dessa visão.

O foco principal de qualquer líder dentro da igreja deve ser levar as pessoas a um relacionamento íntimo com Cristo e ver Cristo formado em uma pessoa. O líder deve seguir o exemplo de Paulo e pregar a Cristo, e Ele crucificado (a vida de cruz). Em vez disso, estive em uma reunião em que o co-fundador de uma grande organização missionária para jovens pregou sobre seu ministério. A maior parte da mensagem centrou-se em vir e servir o ministério e estar separado do que o ministério estava fazendo. A mensagem destacada segue uma organização de missões, não Cristo.

Existe um problema real quando os crentes de uma certa organização missionária são conhecidos ou chamados pelo nome dessa organização. Isso é um grande fracasso por parte da igreja neste país. Devemos ser conhecidos e referidos como seguidores ou discípulos de Jesus Cristo. O Senhor não quer que nosso foco, devoção ou lealdade a qualquer ministério ou organização o ofusque. Algo está terrivelmente errado quando estamos sendo chamados por qualquer outro nome que não seja Cristo (cristãos).

A verdade da colheita

Jesus está muito mais preocupado com a qualidade do que com a quantidade. Seu objetivo não é salvar o maior número possível de pessoas, embora Ele queira que todos sejam salvos. O objetivo de Jesus é ver as pessoas conformadas à Sua imagem (Romanos 8:29), transformadas à Sua imagem (2 Coríntios 3:18) e chegarem ao homem maduro; a medida da estatura da plenitude de Cristo (Efésios 4:13). Simplificando, o Pai deseja que a semente incorruptível de Cristo que foi depositada em cada crente no novo nascimento, chegue à maturidade (1 Pedro 1:23). A colheita (igreja) só pode ser colhida (arrebatada ou arrebatada), quando estiver totalmente madura. Seria incrivelmente tolo colher uma safra que não está totalmente madura ou pronta (de acordo com qualquer agricultor).

Jesus define a colheita como o trigo (crentes) e o joio (incrédulos) chegando à plena maturidade; não um certo número de pessoas sendo salvas. A colheita definida por Jesus são os crentes sendo reunidos no celeiro (Céu) e os incrédulos sendo reunidos para serem queimados (Inferno). A colheita é a reunião tanto dos justos como dos injustos (Mateus 13:24-42). Grande parte da igreja atualmente ensina que a colheita é o reavivamento ou a reunião de almas para a vida eterna. Isso é apenas parcialmente verdade. Para toda a verdade, por favor, veja o que Jesus ensina em Mateus capítulo 13.

Tem havido muitas profecias afirmando que bilhões ou a maioria do mundo serão salvos na colheita do tempo do fim. Sei que o Senhor gostaria que isso fosse verdade, pois a escritura afirma que é Sua vontade que todos sejam salvos. A profecia de Jesus, no entanto, é diferente de muitas profecias que estão circulando atualmente na igreja moderna.

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram. Cuidado com os falsos profetas, que vêm até vocês disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores”. (Mateus 7:13-15 KJV).

Segundo Jesus, poucos entrarão na vida eterna e muitos escolherão a destruição eterna. Jesus está profetizando a verdade. Não temos que gostar, mas precisamos concordar com Ele. Obviamente, precisamos nos posicionar para ser usados por Deus, para que através de nós Ele possa trazer tantas almas quanto possível para o Seu Reino. Mas se não ouvimos o Senhor, não devemos correr para o campo de colheita. Somente o Senhor pode nos enviar verdadeiramente, não uma organização missionária. Ele nos ama demais para permitir que sejamos eliminados pelo inimigo no campo de batalha. É por isso que Ele não nos enviará até que estejamos prontos. Seu principal desejo é que tenhamos um relacionamento íntimo com Ele (conhecê-Lo e estar em Sua presença). Ele deseja remover a vida própria dentro de nós, para que Ele possa viver através de nós. Quando for permitido a Cristo chegar a um certo nível de maturidade em nós, Ele nos enviará para realizar Seus negócios do Reino.

É interessante notar que Jesus adverte contra os falsos profetas logo após fazer a declaração sobre muitas pessoas indo para o inferno e poucas pessoas indo para o céu. Os falsos profetas ou falsos proféticos estarão dizendo exatamente o contrário de Jesus. Em outras palavras, eles estarão dizendo isso na próxima colheita; muitos irão para o Céu, e apenas alguns irão para o Inferno. Em quem vamos acreditar, em Jesus ou naqueles que dizem o contrário Dele?

Qualificações para Liderança

As organizações missionárias estão colocando pessoas em posições de liderança que não estão qualificadas para serem líderes. Algumas dessas pessoas são muito jovens e só recentemente se formaram em um programa básico de treinamento de discipulado. Um líder não deve ser nomeado pelo homem, a menos que tenha sido aprovado e nomeado por Deus. Os líderes nomeados pelo homem que não estão prontos para liderar são uma receita para o desastre. O Espírito Santo ensinou muito a Paulo sobre liderança em suas viagens missionárias registradas no livro de Atos. Essa sabedoria nos é revelada nos livros de 1 Timóteo e Tito.

Alguém pode argumentar que as qualificações em 1 Timóteo 3:1-7 são apenas para líderes seniores ou presbíteros de um ministério ou organização missionária. Embora isso possa ser verdade, todos os líderes do povo de Deus devem ter um caráter sólido. Nos faria bem observar que o Espírito Santo não considera uma pessoa qualificada para ser um líder espiritual com base em seus dons do Espírito. É o caráter da pessoa que qualifica para a liderança de acordo com 1 Timóteo e Tito.

Os diáconos também são mantidos em um alto nível de caráter. Os diáconos são crentes na igreja que são chamados para um ministério de serviço, como servir comida ou distribuir bens aos pobres. Portanto, se o Espírito Santo estabeleceu um certo padrão para os diáconos, quanto mais para qualquer líder da igreja que está sobre o povo de Deus. No mínimo, qualquer pessoa que lidera o povo de Deus deve atender aos mesmos requisitos de um diácono encarregado do ministério de serviço na igreja (uma vez que liderar o povo de Deus exige um grau maior de responsabilidade). Vamos dar uma olhada nas qualificações dos diáconos para determinar o nível mínimo de qualificação para liderança em qualquer nível da igreja (isso inclui sub-líderes ou líderes de nível inferior em uma organização missionária).

“Da mesma forma, os diáconos devem ser reverentes, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não gananciosos por dinheiro, guardando o mistério da fé com uma consciência pura. Mas que estes também sejam primeiro testados; então sirvam como diáconos, sendo considerados irrepreensíveis. Da mesma forma, suas esposas devem ser reverentes, não caluniadoras, temperantes, fiéis em tudo. Que os diáconos sejam maridos de uma só mulher, governem bem seus filhos e suas próprias casas. Pois os que servirem bem como diáconos alcançarão para si uma boa posição e muita ousadia na fé que há em Cristo Jesus”. (I Timóteo 3:8-13 NKJV).

A escritura afirma que qualquer pessoa chamada para o ministério de serviço na igreja deve primeiro ser testada antes de ser aprovada para o ministério. Durante um período de tempo, depois de serem considerados inocentes, eles podem servir como líderes. Qualquer pessoa que recebe autoridade sobre jovens crentes deve ser aprovada em seu caminho. Caso contrário, estamos preparando nossos jovens para serem prejudicados por líderes que não estão prontos para a liderança.

Os líderes devem ser marido de uma só mulher e governar bem seus próprios filhos e lares. Como um líder pode ser aprovado para liderança se não é casado e, portanto, não foi comprovado nessa área? Como um líder pode ser aprovado para liderança quando não foi testado em liderar seus próprios filhos e governar bem sua própria casa? A escritura não está fazendo sugestões para nós. O Espírito Santo está nos dizendo o que funciona e como nomear bons líderes que são aprovados por Ele.

Se continuarmos a ignorar as escrituras e nomear líderes jovens que não foram comprovados, ou porque são dotados espiritualmente; seremos responsabilizados pelos danos causados aos jovens crentes. O Senhor nos deu Sua orientação e espera que a sigamos. Se não o fizermos, estaremos em desobediência a Ele e lutando contra a Sua vontade. Só os arrogantes ignoram a vontade do Senhor através da Sua palavra, para fazerem o que querem.

Líderes que não são aprovados por Deus podem ter problemas de controle. Eles não estarão confiantes em si mesmos ou em seu relacionamento com Deus. Eles tentarão controlar os jovens crentes por causa disso. Todo aquele que não foi quebrantado pelo Senhor, por meio da cruz-vida; terão muita vida própria para liderar o povo de Deus adequadamente. Isso aparecerá em várias formas de orgulho. O ponto principal é que, se continuarmos a nomear líderes sobre nossos jovens, que não estão prontos para a liderança; a nomeação prematura terá um alto potencial de destruir seu chamado para a liderança. O líder não terá tempo para se tornar o líder que o Senhor deseja que ele seja. Se você colocar um bolo no forno antes de adicionar todos os ingredientes, ele não ficará como deveria. Pode até ficar horrível.

Conclusão

Por favor, espere o tempo do Senhor para você. Não te deixes enviar, a menos que seja o Senhor que te envia. Você não pode trazer o Reino de Deus ou pregar o Evangelho sem o poder e a autoridade que Deus lhe deu. Você não pode obter Seu poder e autoridade porque leu as escrituras e as confessou. Você só receberá essa graça quando estiver pronto para ela. O Senhor não quer ver sua caminhada espiritual com Ele destruída e esperará até que você alcance um certo ponto em Seu programa de treinamento de discipulado antes de comissioná-lo no campo da colheita.

Os militares dos Estados Unidos não mandam crianças para a guerra. É preciso ter pelo menos 18 anos antes de se alistar nas forças armadas. Por que os líderes da igreja acham que não há problema em enviar crianças espiritualmente imaturas para lutar contra Satanás e seu exército? Estamos prejudicando a geração mais jovem ao enviá-los para a guerra antes que o Senhor termine de prepará-los. A idade natural de alguém não determina sua idade espiritual. Os líderes devem operar no discernimento do Espírito para discernir a era espiritual dos crentes.

O Senhor levou 80 anos para preparar Moisés para seu comissionamento. Elias apareceu no ministério público até ficar mais velho. Jesus não entrou nos campos de colheita até os 30 anos de idade. Houve um certo tempo para o início de Seu ministério, que foi determinado pelo Pai. Ele só começou depois que foi ungido pelo Espírito Santo no poder. Seríamos sábios em seguir o exemplo de nosso Mestre. Não somos melhores que nosso professor, então devemos esperar até o comissionamento de Deus como Ele fez.

Se Jesus tivesse tomado a escritura de Isaías 61 quando tinha 20 anos de idade e a usado para justificar o início de Seu ministério público; Ele teria perdido o tempo de Deus e estaria operando independentemente do Senhor. Isso é exatamente o que muitos crentes e organizações missionárias estão fazendo agora; usando as escrituras para justificar o envio de todos os crentes agora para a colheita. Se continuarmos a perder a vontade e o tempo de Deus, os crentes continuarão a ser muito feridos. O envio e o comissionamento devem ser feitos, mas no Espírito do Senhor.

-Ty Unruh (2019)