Os Dons do Espírito Santo

Os dons do Espírito são dados aos crentes para benefício de todos e edificação do corpo de Cristo. Certas partes do corpo de Cristo não acreditam que os dons estejam em uso atualmente. Alguns membros da igreja acreditam nos dons do Espírito, mas não operam nos dons durante as reuniões da igreja. Existem também elementos da igreja carismática que operam nos dons, mas possuem doutrina incorreta sobre os dons. Este ensino abordará o básico para o crente que tem pouco entendimento sobre os dons, e também expandirá a doutrina imprópria ensinada na igreja para o crente que tem mais entendimento sobre o assunto.

Alguns na igreja não acreditam que os dons do Espírito estejam em operação hoje. A Bíblia, porém, não diz isso. Portanto, qualquer ensinamento que afirma que os dons não estão em operação atualmente veio do homem. Os apóstolos da igreja do primeiro século nunca ensinaram que os dons do Espírito cessariam. Jesus nos advertiu sobre acreditar na doutrina dos homens ensinada pelos líderes religiosos. O aviso ainda é muito relevante hoje.

Há partes da igreja que confessam que acreditam nos dons do Espírito, mas na verdade nunca falam sobre eles, os ensinam ou permitem que os crentes operem neles. Suas reuniões são conduzidas de tal forma que não há liberdade para os dons do Espírito operarem. O serviço da igreja está repleto de programas e uma programação predeterminada. Os crentes simplesmente não recebem espaço para funcionar nos dons do Espírito.

Confusão sobre Dons Espirituais

Há diversidades de dons, mas o mesmo Espírito.

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para proveito de todos: porque a um é dada a palavra de sabedoria pelo Espírito, a outro a palavra de conhecimento pelo mesmo Espírito, a outro fé pelo mesmo Espírito, para a outro dons de cura pelo mesmo Espírito, a outro operação de milagres, a outro profecia, a outro discernimento de espíritos, a outro variedade de línguas, a outro a interpretação de línguas. Mas um e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, distribuindo a cada um individualmente como Ele quer. (I Coríntios 12:4, 7-11 NKJV)

Esta escritura lista nove dons espirituais. Embora apenas nove estejam listados, pode haver muito mais dons espirituais. Romanos 12:3-8 menciona alguns outros dons espirituais nos quais os crentes podem operar. Outros dons espirituais são mencionados em Êxodo 31:1-7.

Devemos observar o contexto de 1 Coríntios 12. Paulo está dizendo: "a um crente é dado um dom. A outro crente é dado um dom diferente". Paulo não diz que todo dom é dado a todo crente. A escritura diz que os dons são distribuídos "individualmente como Ele (o Espírito Santo) deseja". Não diz "os presentes são distribuídos como queremos". Somos ordenados a desejar sinceramente os melhores dons espirituais (1 Coríntios 12:31), mas isso não significa que receberemos todos os dons que desejamos. O Espírito Santo dá os dons como Ele deseja.

Um crente pode operar em mais de um dom espiritual. De fato, talvez alguns crentes tenham recebido todos os nove dons mencionados em 1 Coríntios 12:1-11. Deus pode fazer o que Ele quiser fazer. Pode haver alguns crentes que funcionam apenas em um ou dois dons do Espírito, enquanto outros crentes operam em três ou quatro dons. O ponto que precisa ser enfatizado é que nem todo crente receberá todos esses nove dons. Na verdade, a maioria dos crentes não funciona em todos esses nove dons. Paulo elabora mais:

E a estes Deus constituiu na igreja: primeiro apóstolos, segundo profetas, terceiros mestres, depois milagres, depois dons de curar, socorros, ministrações, variedades de línguas. Todos são apóstolos? Todos são profetas? todos são professores? Todos são operadores de milagres? Todos têm dons de cura? Todos falam em línguas? Todos interpretam? (I Coríntios 12:28-30 NKJV)

O ponto que Paulo está enfatizando é que nem todos os crentes são chamados para funcionar no dom de um apóstolo. Nem todo mundo é chamado para ser profeta ou mestre. Paulo para com três dons ministeriais, mas a lista poderia continuar. Nem todo crente é chamado para ser pastor. E nem todos os cristãos são chamados para atuar como evangelistas.

Então Paulo passa para os dons espirituais. Todos os crentes não operarão na operação de milagres. Alguns crentes irão, mas todo crente não. Todos os crentes não operam em dons de cura. Alguns sim, mas nem todos. Paulo menciona apenas quatro dos nove dons na passagem. No entanto, isso pode ser aplicado ao restante dos dons, assim como é aplicado aos cinco dons do ministério. Nem todo crente funcionará na palavra de sabedoria, palavra de conhecimento, discernimento de espíritos, dom de fé e dom de profecia.

Nem todo crente pode profetizar, mesmo que a igreja carismática ensine que todos podem. A Bíblia não diz isso. O Espírito Santo através de Paulo diz exatamente o oposto em 1 Coríntios 12:28-30. No entanto, sempre haverá líderes na igreja que interpretam as escrituras fora de contexto, porque seus corações querem que elas digam algo que elas não dizem. Infelizmente a igreja carismática é horrível nisso. Devemos estar alicerçados na palavra para não cairmos no engano.

Em 1 Coríntios 14:1, Paulo nos diz para desejarmos especialmente que possamos profetizar. Ele continua dizendo no versículo cinco que gostaria que todos nós pudéssemos profetizar. Paulo não diz que todos nós podemos profetizar, mas apenas que ele gostaria que pudéssemos.

Como é então, irmãos? Sempre que vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, tem um ensinamento, tem uma língua, tem uma revelação, tem uma interpretação. Que todas as coisas sejam feitas para edificação. Se alguém falar em línguas, sejam dois ou quando muito três, cada um por sua vez, e haja um que interprete. Mas, se não houver intérprete, cale-se na igreja e fale consigo mesmo e com Deus. Que falem dois ou três profetas, e que os outros julguem. Mas se alguma coisa for revelada a outro que está sentado, cale-se o primeiro. Pois todos vocês podem profetizar um por um, para que todos aprendam e todos sejam encorajados. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Pois Deus não é o autor de confusão, mas de paz, como em todas as igrejas dos santos. (I Coríntios 14:26-33 NKJV)

Primeiro devemos entender o contexto que Paulo estabeleceu. Paulo está falando no contexto de quando toda a igreja da cidade se reúne (1 Coríntios 14:23). Teria havido milhares de crentes, assim como há milhares de cristãos em qualquer cidade da América hoje. Paulo diz: "Deixe dois ou três profetas falarem. Pois todos vocês podem profetizar um por um." Paulo está dizendo que os dois ou três profetas podem todos profetizar um por um (três no máximo). Ele não está dizendo que a igreja da cidade com milhares de pessoas pode profetizar uma a uma. Se fosse esse o caso, a reunião da igreja teria durado uma semana. No entanto, muitos na igreja carismática insistem que "todos vocês podem profetizar". Essas pessoas pegam a escritura completamente fora do contexto para fazê-la dizer o que querem.

Também observarei que Paulo está falando sobre profetas na passagem acima. Ele não está se referindo àqueles que operam no dom de profecia. A palavra grega que o Espírito Santo inspirou Paulo a usar em 1 Coríntios 14:29-32 significa “profeta” (não dom de profecia). A palavra grega usada para profetizar no restante de 1 Coríntios 14 significa simplesmente "profetizar" (ou o dom de profetizar). Há uma grande diferença entre um profeta e alguém que opera no dom de profecia. Paulo foi inspirado a usar uma certa palavra grega nos versículos 29-32. O Espírito Santo queria falar sobre profetas nesses versículos, não crentes que operam no dom de profecia. O Espírito Santo faz as coisas por uma razão e Ele não comete erros.

Profecia - Edificação e Repreensão

Mas aquele que profetiza fala edificação, exortação e conforto aos homens. (I Coríntios 14:3 NKJV)

Na maior parte do tempo, o dom de profecia operará por meio dos crentes para trazer edificação. O dom funcionará para edificar os crentes e fortalecê-los. Isso inclui encorajar palavras de conforto e paz, como falar sobre o destino que o Senhor deseja trazer através de um crente. O Senhor demonstrará Seu profundo amor e compaixão por meio desse presente. Minha esposa e eu fomos profundamente abençoados pelo dom de profecia operando através dos crentes ao longo dos anos.

Se, pois, toda a assembléia se reunir e todos falarem em outras línguas, e entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão porventura que estais loucos? Mas, se todos profetizarem, e entrar algum incrédulo ou indouto, por todos é repreendido e julgado por todos. E assim os segredos do seu coração são revelados. Então ele se prostrará com o rosto em terra e adorará a Deus, declarando que Deus está realmente entre vocês. (1 Coríntios 14:23-25 WEB)

A escritura também indica que o dom de profecia pode às vezes ser usado para reprovar uma pessoa. A palavra grega usada em sua passagem para “reprovado” também significa: condenar, convencer, denunciar, repreender, reprovar. A escritura afirma que se um incrédulo entra na igreja, e ele é criticado por um crente que funciona no dom de profecia; o incrédulo será discernido, julgado ou examinado. Os segredos de seu coração sendo revelados, e ele se prostrará sobre seu rosto e adorará a Deus.

Paulo demonstra o uso de uma profecia "negativa" de repreensão em Atos 13:6-12. Paulo foi "cheio do Espírito Santo" e profetizou julgamento sobre um incrédulo que estava operando em feitiçaria. O julgamento de Deus caiu sobre o feiticeiro e ele ficou cego por um tempo. Essa palavra profética de repreensão abriu o procônsul para o evangelho, que influenciou toda a região. O Espírito Santo sabe o que está fazendo e é maior do que todas as nossas doutrinas. Nunca devemos colocar o Espírito Santo em uma caixa com nossas doutrinas tolas.

Existem alguns líderes influentes na igreja que ensinam que o dom de profecia é apenas para edificação, exortação e conforto. Como se pode ver nas escrituras, isso não é verdade. O dom pode operar na maioria das vezes de forma edificante, mas pode claramente ser usado para trazer uma repreensão. É um grande erro ignorar certas escrituras porque não gostamos delas. É assim que a falsa doutrina é criada. Devemos amar a palavra de Deus mais do que amamos nosso próprio caminho ou opiniões. Se amarmos nossas próprias crenças mais do que o que a palavra diz, modificaremos a Palavra para se adequar às nossas crenças. Devemos ter cuidado com os líderes que fazem isso nestes últimos tempos.

O dom das línguas

Há uma diferença entre o dom de línguas que funciona diante de toda a igreja e a oração de línguas que vem com o batismo no Espírito Santo. Quando um crente é batizado no Espírito Santo, ele recebe uma oração em línguas. Todo crente pode ter essa experiência. Para saber mais sobre isso, por favor, veja meu ensinamento sobre o “Batismo do Espírito Santo”.

Nem todo crente funcionará no dom de línguas que opera diante de toda a igreja. O Espírito Santo distribuirá este dom como Ele quiser. Quando este dom opera na igreja, deve haver uma interpretação que o acompanhe. O Espírito Santo dará a interpretação ao crente que deu a língua, ou Ele a dará a outro crente na igreja. Os líderes devem reservar tempo para que esses dons funcionem na igreja. A fé sem obras é morta.

Decentemente e em Ordem

Entendemos através da epístola de Paulo que três crentes não devem falar ao mesmo tempo, ou não deve haver várias pessoas profetizando para toda a igreja ao mesmo tempo. As pessoas que operam nesses dons não devem interromper o orador. Estas são basicamente questões de senso comum que temos um entendimento na igreja hoje. No entanto, se as coisas realmente devem ser feitas com decência e ordem, os dons do Espírito devem ter espaço para operar na reunião corporativa. Se os presentes não puderem funcionar, eu sugeriria que tudo não está sendo feito decentemente e em ordem.

Como discutimos, orar em línguas como uma linguagem de oração é diferente de operar no dom do Espírito. Se o pastor ou líder pedir a toda a igreja para orar em voz alta, um crente pode orar em sua língua de oração. Se um crente deseja orar ou cantar em sua língua de oração durante o culto, isso também é totalmente aceitável (desde que não perturbe os outros). Paulo estava se dirigindo a reuniões que estavam fora de ordem na igreja da cidade de Corinto.

Também devemos sempre abrir espaço para o Espírito Santo. Ele pode escolher vir para uma reunião como fez em Atos, capítulo dois, com uma explosão de fogo espiritual e caos. Às vezes, a definição de Deus de "com decência e ordem" é diferente da nossa definição de "com decência e ordem". Devemos estar sempre dispostos a ceder a Ele. Se o Senhor decidir entrar na sala e fazer as pessoas tremerem e caírem sob o poder do Espírito; esse é o direito Dele. Ele é o Rei e Ele faz o que Lhe agrada. Quem somos nós para dizer a Ele o que Ele pode ou não fazer?

Amor

Se não amarmos, os dons de nada nos servirão, e nós mesmos não somos nada. O amor é a chave.

Amor nunca falha. Mas se houver profecias, elas falharão; se houver línguas, elas cessarão; se houver conhecimento, ele desaparecerá. Porque em parte conhecemos e em parte profetizamos. Mas, quando vier o que é perfeito, então o que é em parte será aniquilado. Quando eu era criança, falava como criança, compreendia como criança, pensava como criança; mas, quando me tornei homem, acabei com as coisas de menino. Pois agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face. Agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. (I Coríntios 13:8-12 NKJV)

Atualmente o corpo de Cristo é como uma criança. Porque geralmente ainda somos imaturos, só conhecemos em parte e profetizamos em parte. No entanto, quando deixamos de lado as coisas infantis e nos tornamos maduros por meio do amor aos outros; veremos mais claramente (como face a face). Agora só conhecemos em parte, mas uma vez que chegamos à maturidade (plena idade); o que é em parte será eliminado. O dom de profecia, o dom de línguas e a palavra de conhecimento serão eliminados quando chegarmos à maturidade (veio o que é perfeito).

Quando estamos verdadeiramente operando em amor, Cristo nos permite ver com clareza a vida de outras pessoas. Não mais profetizaremos em parte ou operaremos em uma palavra parcial de conhecimento. Veremos suas vidas como se estivéssemos olhando para o rosto de alguém. Quando o amor for aperfeiçoado em nós, profetizaremos plenamente e conheceremos plenamente. Uma vez que amamos, o Senhor pode confiar em nós com plenitude. Já que não estamos andando plenamente em amor e maturidade, Ele só pode confiar em nós para conhecer em parte e profetizar em parte. Presentes sem amor e maturidade podem causar grandes estragos.

Jesus operou na plenitude do Espírito porque Ele amava e era maduro. Jesus havia desistido de Seu poder e teve que ser ungido pelo Espírito Santo, assim como nós (Atos 10:38). No entanto, Jesus não funcionou na palavra de conhecimento. Ele se moveu no Espírito de conhecimento. Jesus não se moveu nos dons do Espírito, Ele foi ungido com os sete espíritos de Deus:

O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito de sabedoria e entendimento, o Espírito de conselho e força, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor. (Isaías 11:2 NKJV)

Este é o reino no Espírito que está aberto para aqueles que andam em amor e maturidade. Que sejamos aqueles que seguem os passos de Cristo. Devemos buscar a Cristo em primeiro lugar. Ao fazer de Cristo nossa principal busca, Ele nos transformará à Sua imagem. Ao sermos transformados à Sua imagem, começaremos a amar como Ele ama. Isso nos levará à maturidade e a plenitude do Espírito se abrirá para nós. Cristo só liberará plenitude para Seus filhos e filhas maduros.

-Ty Unruh (2015)