Poder do alto

Está próximo o tempo em que o poder virá do alto e revestirá os vasos escolhidos do Senhor, os filhos maduros, os ardentes, os mensageiros e os discípulos. Um grupo de testemunhas receberá poder para dar testemunho do Cordeiro de Deus e preparar uma noiva para a Sua vinda.

“Mas você receberá poder quando o Espírito Santo descer sobre você; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.”” (Atos 1:8 NKJV)

As testemunhas do primeiro século não poderiam pregar Cristo adequadamente sem o poder de Deus. A sua mensagem de Cristo não teria sido levada a sério se não tivesse sido apoiada pelo poder de Deus.

“Porque o nosso evangelho não vos chegou somente em palavras, mas também em poder e no Espírito Santo, e com muita certeza; como vocês sabem que tipo de homens éramos entre vocês por sua causa. (1 Tessalonicenses 1:5 KJV)

A amorosa bondade e misericórdia de Deus serão mais uma vez estendidas a todos durante estes anos finais da era. Em meio ao caos e ao abalo global, o Senhor revelará Sua grande misericórdia enviando Suas testemunhas carregando o poder de Deus. Ele sabe que muito mais pessoas escolherão segui-Lo quando encontrarem o amor de Deus demonstrado em poder. Ele deseja que todos conheçam Seu amor e não deseja que ninguém pereça.

Jesus Nosso Exemplo

Jesus começou Seu ministério com demonstrações do Espírito Santo e de poder. Ele é a marca do verdadeiro ministério e o nosso exemplo. Jesus esperou até que chegasse a plenitude dos tempos antes de ser enviado pelo Pai. Antes de assumir o poder, Jesus passou por um período de testes no deserto. Todas as testemunhas devem ser aprovadas por Deus através de testes antes que lhes seja permitido levar o poder de Deus. Sem o deserto de testes e provações, não haverá poder de Deus do alto.

“Então Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo.” (Mateus 4:1 NVI)

O Pai não tentou Jesus com o pecado, mas Ele conduziu Jesus a um lugar onde Satanás teria permissão para tentá-Lo com o pecado. O Pai testou Jesus através da tentação de Satanás. O deserto de provações e testes é um lugar onde o Senhor prova Suas testemunhas para ver se resistirão à pressão dos ataques e tentações de Satanás ou se entrarão em colapso. As testemunhas que passarem nos testes receberão poder do alto. Os que são derrotados pelas tentações do inimigo no lugar secreto não serão considerados testemunhas dotadas do poder de Deus.

O Espírito Santo não conduzirá todos os crentes a este tipo de provação no deserto porque Ele sabe que alguns não têm uma medida interna de Cristo grande o suficiente para passar nos testes. Ele não quer que Seu povo seja destruído pelo inimigo se não estiver pronto. A temporada de testes no deserto deve ser superada pelas testemunhas para provar que não entrarão em colapso sob a pressão do inimigo quando forem mais conhecidas. O poder de Deus faz com que os vasos sejam mais conhecidos na igreja, mesmo que o vaso deseje permanecer desconhecido. O Senhor não quer que mais nenhum de Seus líderes conhecidos desmorone publicamente devido ao pecado e ao escândalo.

“Ora, tendo o diabo acabado com todas as tentações, afastou-se Dele até o momento oportuno. Então Jesus voltou no poder do Espírito para a Galiléia, e notícias dele se espalharam por toda a região circunvizinha.” (Lucas 4:13-14 NVI)

Depois que o período de provações terminou para Jesus, Ele emergiu no poder do Espírito. Ele não tinha esse mesmo poder quando foi batizado no Espírito Santo no rio Jordão. O poder estava com Ele depois que Ele passou pelas provações.

“como Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo, porque Deus estava com ele”. (Atos 10:38 NVI)

Jesus começou Seu ministério com milagres e poder. As notícias de Jesus se espalharam por toda a região por causa do poder de Deus que O reveste. Jesus muitas vezes disse às pessoas que Ele curou para não dizerem nada sobre isso porque Ele não queria que isso se espalhasse. As testemunhas devem seguir o exemplo do seu Mestre Jesus para permanecerem livres do orgulho.

A importância do poder

Quando alguém encontra o poder de Deus, é um convite para buscar e conhecer o Senhor. Um encontro poderoso com o Senhor tem o potencial de despertar não-crentes e crentes. Atribuo onde estou hoje em minha jornada espiritual com o Senhor a um encontro de poder que tive com o Espírito Santo através da imposição de mãos logo após ter nascido de novo. Muitos jovens desta geração emergente poderiam ser atraídos para o Reino de Deus depois de experimentarem demonstrações do Espírito Santo e de poder. Esta é uma questão de vida e morte espiritual para muitos. As testemunhas dotadas de poder do alto devem surgir.

Poder do alto

“Eis que sobre vós envio a Promessa de Meu Pai; mas fique na cidade de Jerusalém até que você seja revestido de poder do alto.” (Lucas 24:49 NKJV)

Por que os discípulos tiveram que esperar pelo poder quando já o possuíam? Jesus já lhes havia dado poder e autoridade para curar os enfermos e expulsar demônios (Lucas 9:1-2). Os apóstolos só carregaram uma certa medida de poder até o ponto em que foram dotados dele do alto. Eles poderiam curar os enfermos com a medida que tivessem, mas o Senhor lhes daria uma medida maior.

“E com grande poder os apóstolos deram testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E grande graça estava sobre todos eles.” (Atos 4:33 NVI)

“de modo que levavam os enfermos para as ruas e os colocavam em camas e sofás, para que pelo menos a sombra de Pedro que passava caísse sobre alguns deles. Também uma multidão das cidades vizinhas se reuniu em Jerusalém, trazendo enfermos e atormentados por espíritos imundos, e todos foram curados”. (Atos 5:15-16 NVI)

Pedro carregava um nível de poder semelhante ao de Jesus (Lucas 5:15-17). Pessoas que tinham enfermidades terríveis e demônios atormentadores eram curadas quando Pedro passava por elas devido ao enorme nível de poder que emanava dele. Muitas pessoas teriam acreditado em Jesus depois de testemunharem estas demonstrações de poder.

Discípulos Ministrando com Poder

“E Estêvão, cheio de fé e poder, fazia grandes prodígios e sinais entre o povo.” (Atos 6:8 NVI)

O poder não foi dado apenas aos apóstolos. Foi dado a discípulos humildes como Estêvão quando as testemunhas oraram por ele. Em nossos dias, muitos discípulos cheios de fé e de bom caráter ministrarão no poder de Deus. Os apóstolos pensaram que Estêvão estava apenas sendo comissionado como diácono (servidor) na igreja. Mas o Senhor tinha outros planos sobre como Estêvão O serviria: demonstrações do Espírito Santo e de poder enquanto testemunhava com ousadia de Jesus Cristo.

Poder e Milagres Validam

“Homens de Israel, ouvi estas palavras: Jesus, o Nazareno, homem confirmado por Deus a vós com milagres, prodígios e sinais que Deus fez por meio dele no meio de vós, como vós mesmos também sabeis” (Atos 2:22 NKJV). )

Jesus foi autenticado por Deus através dos sinais, maravilhas e milagres que Deus fez através dele. O Pai usa o poder como um selo de aprovação ou um selo de validação de que Ele enviou as suas testemunhas. Jesus era obviamente perfeito e sem pecado. As outras testemunhas do Pai não terão necessariamente uma doutrina perfeita ou não terão pecado. No entanto, estas testemunhas foram e serão atestadas por Deus à Sua igreja através de demonstrações de poder.

Nota: Já escrevi extensivamente sobre julgar a árvore (pessoa) pelos seus frutos (caráter de Cristo e frutos do Espírito Santo). Obviamente, o fruto de um testemunho precisa corresponder às demonstrações externas de poder para que sejam considerados “atestados por Deus”. Jesus é o nosso exemplo do cumprimento disso, enquanto Judas seria o nosso exemplo de fracasso nisso. Judas ministrava sinais e maravilhas, mas seu caráter interior deteriorava-se diariamente. Judas era uma árvore má que produzia frutos ruins na carne.

Jesus trabalhará com Suas testemunhas em nossos dias, assim como fez com Suas testemunhas no primeiro século. Em nenhum lugar da Bíblia o Senhor afirma que Ele deixará de fazer milagres e de se mover com poder através de Seus discípulos. O poder de Jesus estará com as Suas testemunhas para validar a sua mensagem de Jesus Cristo, o Messias. O poder estará sobre estas testemunhas ao pregarem Cristo e a vida crucificada. O Senhor confirmará Sua palavra por meio de manifestações de poder.

“E eles saíram e pregaram por toda parte, o Senhor trabalhando com eles e confirmando a palavra através dos sinais que os acompanham. Amém." (Marcos 16:20 NVI)

Dons de poder retornando à igreja

“Agora vocês são o corpo de Cristo e membros individualmente. E Deus os designou na igreja: primeiro apóstolos, segundo profetas, terceiro mestres, depois milagres, depois dons de curar, socorros, administrações, variedades de línguas.” (I Coríntios 12:27-28 NVI)

O Senhor nos revela uma certa posição e ordem de liderança, dons e serviço na igreja. Quando Sua ordem for ignorada ou revisada pelos homens, Sua igreja ficará fora de ordem e não alcançará a plenitude. Se os pastores forem os primeiros na igreja, então a liderança de Deus estará fora de ordem. Se os dons de serviço como diáconos (ajudantes) e administradores estiverem posicionados em um papel maior do que aqueles que operam no dom de operar milagres e aqueles com dons de cura; a igreja não funcionará adequadamente.

A igreja americana está atualmente fora da ordem de Deus (em grande parte). Colocamos o ministério do pastor em primeiro lugar na igreja, a administração em segundo lugar, seguido pelo ministério de ajuda (ministérios de serviço, por vezes referidos como diáconos). Somente o orgulho do homem reorganiza a igreja para se adequar à sua própria maneira de fazer as coisas. Os homens fazem isso porque ou não acreditam na palavra de Deus ou não gostam dela e querem fazer a sua própria vontade. Mudar a estrutura da igreja de Deus é na verdade uma rebelião contra Deus e nada mais do que o homem fazer o que é certo aos seus próprios olhos.

A igreja deve arrepender-se e permitir que os dons de poder retornem à ordem e posição designadas por Deus dentro da igreja. O Senhor removeu muitos destes dons da igreja porque a liderança não os valorizou adequadamente e colocou dons de serviço e administrativos antes deles. O arrependimento deve ocorrer para a plena restauração da operação de milagres e dos dons de cura. O Senhor está levantando novos líderes que realmente desejam obedecer ao Seu plano para a Sua igreja. Ele abençoará os ministérios que O obedecem com crentes que funcionam nestes dons de poder. Esta estrutura piedosa da igreja voltará à ordem à medida que os apóstolos trouxerem mais restauração à igreja nos dias que virão.

Poder seguido de sabedoria

Jesus ministrou com poder porque as pessoas estavam sofrendo e precisavam ser tocadas pelo amor de Deus. O amor e a compaixão de Deus foram demonstrados através do poder. Em segundo lugar, o poder foi usado para atrair pessoas imaturas para Ele. O mesmo é verdade hoje. Os crentes imaturos são atraídos por demonstrações de poder. Paulo começaria a ministrar àqueles que eram imaturos ou mais carnais, ministrando com poder.

“E eu, irmãos, quando fui ter convosco, não fui com excelência de palavra ou de sabedoria, declarando-vos o testemunho de Deus. Pois decidi não saber coisa alguma entre vós, exceto a Jesus Cristo e este crucificado. Estive convosco em fraqueza, com medo e com muito tremor. E a minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus. No entanto, falamos de sabedoria entre aqueles que são maduros, mas não a sabedoria desta era, nem dos governantes desta era, que estão dando em nada. Mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, a sabedoria oculta que Deus ordenou antes dos tempos para nossa glória.” I Coríntios 2:1-7 NKJV

É importante que os imaturos experimentem o poder de Deus. Isto é fundamental e ajuda a consolidar a sua fé na realidade de Deus. Desenvolve uma fé inabalável no Senhor que será capaz de resistir aos testes e provações. À medida que o crente amadurece, a sabedoria de nível superior pode ser revelada. O crente imaturo e carnal às vezes tem dificuldade em compreender as coisas mais profundas e importantes do Reino. O Senhor revela verdades espirituais à medida que estamos prontos para elas. Se Ele nos revelar certas coisas quando não estivermos prontos, iremos rejeitá-las, desperdiçá-las ou utilizá-las indevidamente.

Veja também Hebreus 5:9-14 e Hebreus 6:1-3 para a progressão de verdades espirituais elementares para uma compreensão espiritual mais profunda.

A vida sem fim

“Pois é evidente que nosso Senhor surgiu de Judá, tribo de cuja tribo Moisés nada falou a respeito do sacerdócio. E é ainda mais evidente se, à semelhança de Melquisedeque, surgir outro sacerdote que veio, não segundo a lei de um mandamento carnal, mas segundo o poder de uma vida sem fim.” (Hebreus 7:14-16 NVI)

O maior poder de todos é a vida de Cristo em nós. Esta “vida sem fim” continua produzindo vida e frutos dentro de nós. Esta é a vida que cresce até a plenitude até amarmos como Jesus ama. É a vida que contém alegria e bondade. A vida que Cristo é fluirá de nós à medida que nos rendermos a Ele, e vencerá o mundo através de nós. A vida de Cristo engole todas as nossas preocupações e preocupações; vence o medo da morte através de nós. Desbloqueamos esta vida infinita em nós sendo o sacerdócio real.

A promessa do poder de uma vida sem fim é para todos os crentes. Esta é a jornada de seguir Jesus como discípulo até sermos crucificados com Cristo. Quando não estivermos mais vivos, Cristo viverá em nós. Devemos orar e buscar ao Senhor sobre esta promessa. Ele quer viver e manifestar Sua vida infinita através de nós. Este é o maior poder que já pode ser liberado, e é a vontade do Senhor que todos nós caminhemos em Seu poder de vida.

“Graça e paz vos sejam multiplicadas, no conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor, assim como o seu divino poder nos deu todas as coisas que dizem respeito à vida e à piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela glória e pela virtude, pela que nos foram dadas promessas extremamente grandes e preciosas, para que através delas vocês possam ser participantes da natureza divina, tendo escapado da corrupção que há no mundo pela luxúria.” (II Pedro 1:2-4 NVI)

Rendendo-se ao Espírito Santo

“Então lhes contou uma parábola: “Ninguém põe remendo de roupa nova em roupa velha; senão o novo rasga, e também o pedaço que foi retirado do novo não combina com o antigo. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; caso contrário, o vinho novo romperá os odres e se derramará, e os odres ficarão estragados. Mas o vinho novo deve ser colocado em odres novos, e ambos serão conservados. E ninguém, tendo bebido vinho velho, deseja imediatamente o novo; pois ele diz: ‘O velho é melhor.’” (Lucas 5:36-39 NKJV)

O Senhor me fez orar recentemente a respeito de me render ao Espírito Santo. O Espírito Santo pode mover-se de maneiras que nunca O vimos mover antes. Se o Espírito Santo deseja liberar poder de uma maneira nova e não fomos transformados em odres novos, então desperdiçaremos Sua unção e poder. A época da liberação do poder está chegando e devemos ser odres novos para podermos conter o vinho novo. Que coisa dolorosa e terrível seria desperdiçar o vinho fresco do Espírito Santo que Ele deseja derramar em Seus vasos. Ou rejeitar o vinho novo porque somos odres velhos e dizer: “O que o Senhor fez nos avivamentos passados foi incrível, mas não consigo entender por que Ele fez isso. O vinho velho era melhor. Eu nem tenho certeza se este é Ele.”

Não podemos dizer ao Espírito Santo como Ele se moverá. Ele pode nos dizer como Ele se moverá. Se tentarmos controlá-Lo, Ele não se moverá em nosso meio. Se colocarmos limitações nele, ele não se moverá. Devemos nos render a Ele e permitir que Ele esteja no comando de Sua igreja.

Oração

“Espírito Santo, eu me rendo a você. O que você quiser fazer. Eu devo fazer parte disso. Não passe por mim. Desejo ser um vaso que contenha o seu vinho novo. Faça-me entrar naquele navio. Custe o que custar, Espírito Santo. Mesmo que as pessoas zombem de mim e falem contra mim, devo ter você a qualquer custo! Mantenha-me sob sua mão. Dobre-me à sua vontade. Derrama um novo batismo do Espírito Santo. Libere Seu poder do alto! Dote Suas testemunhas com poder do alto! Pai, assim como você ungiu Jesus com o Espírito Santo e poder, você me ungiria com o Espírito Santo e poder”?

“E depois de orarem, o lugar onde estavam reunidos tremeu; e todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam a palavra de Deus com ousadia”. (Atos 4:31 NVI)

-Ty Unruh (outubro de 2023)