Preparando-se e Sustentando o Avivamento

O Espírito Santo quer preparar nossos corações para um derramamento de Seu poder, graça e unção. Ele deseja que nossos corações estejam prontos para que Ele se mova, para que possamos administrar adequadamente o avivamento. Se formos odres velhos, romperemos quando Ele liberar Seu vinho fresco nos dias que virão. O Senhor deseja liberar um avivamento entre Seu povo que não desapareça após um curto período de tempo, mas continue até a plenitude da medida da estatura de Cristo.

História do Reavivamento

O Espírito Santo soprou sobre a igreja em momentos críticos ao longo da história. Estamos em mais um desses momentos. As trevas estão cobrindo as nações, e a glória do Senhor deve surgir e ser vista sobre o Seu povo. Grande parte da igreja está adormecida até à hora em que nos encontramos e à proximidade do regresso de Cristo. Grande parte da igreja está seca como ossos mortos porque a glória do Senhor partiu, assim como aconteceu com Israel sob a liderança de Eli. Quando o pecado e o mundanismo forem permitidos ou tolerados, a presença gloriosa do Senhor acabará por desaparecer.

Como em tempos passados, a igreja está tão seca como o vale de ossos em Ezequiel capítulo 36. O Senhor deve ter a Sua igreja viva com a vida renovada do Espírito de Deus. Inúmeras multidões da geração mais jovem estão à beira do precipício do Inferno eterno, quando o Céu é o seu destino eterno. Agora é a hora do vento fresco do Espírito soprar vida nos ossos mortos e reavivar a igreja.

“De novo Ele me disse: “Profetiza a estes ossos e dize-lhes: ‘Ó ossos secos, ouvi a palavra do Senhor! Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: “Certamente farei entrar em vós o espírito, e vivereis”. (Ezequiel 37:4-5 NVI)

Desespero

Estamos realmente desesperados para que o Espírito Santo se mova em nosso meio, ou estamos satisfeitos com a nossa maneira atual de fazer igreja? Devemos fazer com que o Senhor nos transmita o desespero pelo Espírito Santo. Tudo muda quando o Espírito Santo está entre nós de forma tangível. Nossa pregação e ensino só podem impactar as pessoas até certo ponto quando há apenas uma pequena medida do Espírito Santo entre nós.

Quando o Espírito Santo habitar entre nós como uma chama ardente, as pessoas encontrarão Jesus e nascerão de novo. Os crentes entregarão suas vidas a Jesus e passarão de convertidos a discípulos. As pessoas serão curadas, libertadas e transformadas muito rapidamente. O ministério do Espírito Santo é necessário mais do que nunca e devemos ter desespero por Ele. A verdadeira humildade piedosa nos ajuda a ver nosso estado espiritual atual e nos ajuda a compreender que não podemos de forma alguma chegar onde deveríamos estar sem o Espírito Santo.

Honramos o Espírito reconhecendo Sua importância. O Espírito Santo responde quando vê os crentes humilhando-se diante dele e confessando a sua necessidade desesperada dele. Algumas igrejas e crentes simplesmente querem mais do Espírito Santo. Irmãos e irmãs, deveríamos ir muito além de apenas desejá-Lo. Devemos ver nossa necessidade desesperada por Ele. Sem Ele habitar entre nós de uma forma significativa e tangível, não chegaremos à plenitude da medida de Cristo nem seremos preparados como a noiva de Cristo.

Se pudermos viver sem ter o Espírito Santo em poder entre nós, então certamente viveremos dentro Dele. Talvez todas as nossas atividades religiosas precisem parar para que possamos fazer do Espírito Santo a nossa principal prioridade. Ou conduziremos o ministério de acordo com o que as pessoas querem ou o conduziremos de acordo com o que o Senhor quer.

Ministério do Espírito Santo

““Mas quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade que procede do Pai, Ele dará testemunho de mim.” (João 15:26 NVI)

“No entanto, quando Ele, o Espírito da verdade, vier, Ele os guiará a toda a verdade; pois Ele não falará por Sua própria autoridade, mas tudo o que Ele ouvir, Ele falará; e Ele lhe dirá coisas que estão por vir. Ele me glorificará, pois tomará do que é meu e vo-lo anunciará”. (João 16:13-14 NVI)

A função principal do Espírito Santo é testificar de Jesus e glorificar Jesus. Se tirarmos nossa atenção e foco de Jesus, o Espírito Santo se elevará e o avivamento cessará. Devemos honrar e respeitar o Espírito Santo no temor do Senhor. Contudo, Seu foco estará em Jesus e, portanto, o nosso também deverá estar. Devemos nos associar ao Espírito Santo para glorificar Jesus.

Em segundo lugar, o Espírito Santo nos guiará em toda a verdade. Se uma igreja ou movimento começar a se afastar da verdade que o Espírito Santo está dirigindo e começar a se concentrar em sua própria doutrina, o Espírito Santo encerrará o avivamento. Temos que obedecer ao que Ele está ensinando, revelando nas escrituras e falando sobre as coisas que estão por vir. Alguns crentes incrédulos não acreditam que o Espírito Santo dá nova revelação. Estes já bloquearam o mover e falar do Espírito Santo com as suas falsas doutrinas e tradições de homens.

Manifestações do Espírito Santo

Se quisermos reavivamento, então devemos permitir que o Espírito Santo se mova com poder. Testemunhei muitos tipos diferentes de manifestações e também as experimentei. Quando o Senhor toca as pessoas com Seu poder, o corpo humano lida com esse poder de maneira diferente. As pessoas caem, tremem, desmaiam, ficam fracas, gritam, riem, choram, gemem, etc. Experimentei o fogo do Espírito Santo, no qual tudo que pude fazer foi gritar porque Seu fogo era muito intenso. Fiquei inconsciente (brevemente) pelo poder do Espírito Santo. Deitei-me no chão e gemi enquanto ondas de Seu fogo varriam sobre mim.

Certa vez, em uma reunião de Randy Clark, eu estava clamando interiormente pelo Espírito Santo e pela unção. Eu estava entregando o controle ao Espírito Santo. Ao fazer isso, eu e várias outras pessoas começamos a ter manifestações violentas e poderosas do Espírito Santo. Ele estava tremendo e movendo nossos corpos físicos enquanto cedíamos o controle a Ele. Devemos permitir que o Espírito Santo se mova livremente se quisermos avivamento. As escrituras que mostram o Espírito Santo dominando o corpo físico com poder para que ele não possa mais ficar de pé são 1 Reis 8:10-11, Daniel 10:7-11 e João 18:4-5).

Existem alguns ministros que chamam todas essas manifestações de demoníacas. Isto é muito perigoso. Existem manifestações demoníacas, mas precisamos discernir a diferença. O inimigo irá falsificar tudo o que o Senhor está fazendo, assim como os mágicos conseguiram falsificar algumas das pragas que o Senhor fez através de Moisés. Existem línguas reais provenientes do Espírito Santo e existem línguas falsas provenientes de espíritos demoníacos. Poderia haver risos verdadeiros do Senhor e risos falsos dos demônios. Não podemos chamar tudo de mal. Devemos crescer e discernir a diferença.

Recentemente, tem havido uma série de ministros mais jovens criticando o reavivamento da Bênção de Toronto que começou em 1994. Alguns o chamaram de obra de espíritos demoníacos em vez do Espírito Santo. É extremamente perigoso chamar a obra do Espírito Santo de demoníaca. Existem muitas pessoas semelhantes aos fariseus no corpo de Cristo que criticam todas as coisas consideradas carismáticas. Você pode identificá-los por seu espírito amargo e envenenado, bem como por sua zombaria. Na verdade, eles têm demônios de zombaria neles.

Não estou sugerindo que tudo o que aconteceu no reavivamento de Toronto foi uma manifestação do Espírito Santo. Quando o Espírito Santo se move, os demônios se manifestam nas pessoas, e as pessoas podem se comportar de maneira carnal. Às vezes as pessoas rolam no chão ou agem como tolas por causa dos demônios que se manifestam nelas. Idealmente, esses demônios precisam ser expulsos assim que começarem a se manifestar em um ambiente público. Foi exatamente isso que Jesus fez, e devemos seguir Seu exemplo.

No entanto, muitas vezes, os demônios não são expulsos das pessoas que se manifestam nos avivamentos. Isto foi um erro, e o Senhor tem enfatizado a libertação desde 2020, a fim de corrigir este erro e nos preparar para o próximo avivamento. Não deveríamos permitir que demônios fizessem um show. O amor de Deus é demonstrado expulsando os demônios e libertando a pessoa.

Alguns crentes carnais podem entrar na carne durante as reuniões de avivamento. Eu testemunhei uma mulher fazer “chifres de touro” colocando os dedos na cabeça enquanto cambaleava bêbada através de um “túnel de fogo”. Foi extremamente tolo e carnal. Minhas palavras não podem expressar adequadamente a memória em minha mente! Temos que fazer o nosso melhor para discernir o comportamento carnal e desligá-lo.

É difícil permitir que o Espírito Santo se mova e ao mesmo tempo pôr fim às manifestações demoníacas e carnais. Quanto maior a reunião, mais difícil será. Digamos, por exemplo, que haja 30 manifestações demoníacas ou carnais numa reunião de 1.000 pessoas. A maioria das pessoas está sendo tocada pelo Espírito Santo e impactada de forma positiva. O primeiro-ministro está ministrando às pessoas e não vê todas as manifestações ímpias. Ou talvez o primeiro-ministro simplesmente não consiga parar de ministrar às pessoas para lidar com certas coisas. É mais complicado do que os críticos entendem. Idealmente, haveria uma equipe designada para tratar das manifestações carnais e demoníacas.

O inimigo tentará trazer manifestações demoníacas e carnais para um avivamento para que ele possa fazer as pessoas pensarem que não é de Deus. Satanás tem tido muito sucesso em impedir que os crentes abracem as manifestações do Espírito Santo. Não podemos permitir que Satanás vença. A geração mais jovem precisa conhecer e experimentar o Espírito Santo. Quando você encontra o Espírito Santo, tudo muda. Ele transmite uma fome e um ardor por Jesus. O Espírito Santo faz com que sigamos Jesus e desejemos conhecê-lo de uma maneira maior. Todo encontro de poder com Ele é importante.

Não podemos controlar o Espírito Santo. Temos que permitir que Ele se mova e ministre como achar melhor. Não podemos interromper Seu movimento só porque ele pode ofender nossas mentes carnais. Muitas das coisas que Ele faz e a maneira como as faz são incomuns, mas temos que confiar Nele. Se nos preocuparmos com o que os outros pensam ou como as pessoas nos julgarão, tomaremos decisões baseadas no medo do homem. Devemos temer o Espírito Santo porque Ele é nosso Mestre. Tenho medo do que a geração mais jovem se tornará se não tivermos o Espírito Santo vindo à Sua igreja com poder.

O Espírito Santo sabe que não somos perfeitos. Enquanto nos rendermos a Ele e permitirmos que Ele se mova entre o Seu povo, Ele concederá graça. Podemos permitir que a carne opere quando deveríamos desligá-la. A graça dada pelo Espírito permitirá alguns erros e nos dará tempo para fazer correções. Ele nos guiará e nos guiará para que tomemos boas decisões e julgamentos. Ele entende que haverá uma “curva de aprendizado” para Seus líderes e Ele os conduzirá a toda a verdade. Ele é fiel e confiável.

Valorizando a Unção

Eliseu é um exemplo para nós no que diz respeito à valorização da unção. Geazi era servo de Eliseu e estava em treinamento para potencialmente assumir o ministério profético de Eliseu. O filho de uma mulher havia morrido, então Elias disse a Geazi para ir ressuscitá-lo dentre os mortos.

“Então ele disse a Geazi: “Prepare-se, pegue meu cajado e vá embora. Se você encontrar alguém, não o cumprimente; e se alguém te cumprimentar, não lhe respondas; mas coloque meu cajado no rosto da criança.” E a mãe da criança disse: “Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei”. Então ele se levantou e a seguiu. Ora, Geazi foi adiante deles e colocou o cajado sobre o rosto do menino; mas não havia voz nem audição. Portanto ele voltou ao seu encontro e lhe disse: “A criança não acordou.”” (II Reis 4:29-31 NKJV)

Geazi não foi capaz de ressuscitar a criança dentre os mortos e Eliseu teve que fazê-lo. A unção não estava em Geazi para realizar este milagre, como estava em Eliseu. Em 2 Reis 5, Eliseu ministra a um leproso chamado Naamã e ele é curado. Naamã oferece dinheiro a Eliseu para a cura. Elias recusou-se a aceitar dinheiro para realizar um milagre. Ele não era um profeta com fins lucrativos. Ele não permitiria que o desejo pelas coisas terrenas corrompesse a unção (como tantos fazem em nossos dias). Contudo, Geazi falhou em um teste importante e perdeu seu chamado para se tornar um profeta e ministro no poder milagroso de Deus.

“Mas Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: “Olha, meu senhor poupou Naamã, este sírio, sem receber de suas mãos o que ele trouxe; mas tão certo como vive o Senhor, correrei atrás dele e tirarei algo dele”. Então Geazi perseguiu Naamã. Quando Naamã o viu correndo atrás dele, desceu da carruagem para encontrá-lo e disse: “Está tudo bem?” E ele disse: “Está tudo bem. Meu senhor me enviou dizendo: ‘Na verdade, há pouco dois jovens dos filhos dos profetas vieram a mim, vindos dos montes de Efraim. Por favor, dê-lhes um talento de prata e duas mudas de roupa.’”” (II Reis 5:20-22 NKJV)

Geazi cedeu à sua vida própria (a carne) e cobiçou as coisas mundanas. Ele provou ao Senhor que se importava mais com as coisas mundanas do que com o poder e a unção do Espírito Santo. Por causa disso, o Senhor nunca poderia confiar nele o verdadeiro poder e autoridade como havia confiado em Eliseu. O Senhor fez com que Eliseu profetizasse lepra em Geazi por causa de seu pecado, e ele nunca prosseguiu com o Senhor até a plenitude.

A igreja está sendo testada como Geazi foi. Cederemos à concupiscência da carne, à concupiscência dos olhos e ao orgulho da vida, ou provaremos que desejamos a unção e o poder de Deus mais do que qualquer coisa neste mundo? O remanescente escolherá a unção e o poder de Deus. Infelizmente, grande parte da igreja já escolheu buscar dinheiro e fama e assim participar da lepra de Geazi. Aqueles que escolhem as coisas mundanas em vez do Espírito de Deus começarão a decair, assim como a lepra destrói o corpo. Ainda vivo, mas definhando dia após dia.

Aqueles que escolhem o Espírito serão saudáveis e inteiros sob Sua unção. O poder da ressurreição da era vindoura será confiado à igreja remanescente, que, como Eliseu, deseja as coisas do Espírito acima das coisas da carne.

Arrependimento

Muitos reavivamentos passados começaram com arrependimento. Uma função do Espírito Santo é convencer as pessoas do pecado (João 16:8-11). Jesus saiu do deserto de provações e começou a pregar o reino de Deus.

“A partir daquele momento, Jesus começou a pregar e a dizer: “Arrependei-vos, porque o reino dos céus está próximo.”” (Mateus 4:17 NKJV)

Uma das primeiras mensagens de Jesus ao povo foi a de arrependimento. Jesus não pregou uma falsa mensagem de graça como a que tem permeado a igreja hoje. Jesus não pregou que não havia problema em continuar no pecado porque todos são apenas um bando de pecadores que não conseguem realmente vencer. Ele não desculpou o pecado, mas ensinou o arrependimento pela graça de Deus. Jesus ministrou avivamento em três cidades realizando sinais e maravilhas poderosas. Estas cidades não conseguiram arrepender-se dos seus pecados, e Jesus deu-lhes uma severa repreensão.

“Então Ele começou a repreender as cidades nas quais a maioria de Suas obras poderosas foram realizadas, porque elas não se arrependeram: “Ai de você, Corazim! Ai de você, Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em você tivessem sido feitos em Tiro e em Sidom, eles já teriam se arrependido há muito tempo, com saco e cinza. Mas eu vos digo que no dia do juízo haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós. E você, Cafarnaum, que está exaltada ao céu, será levada ao Hades; porque se os milagres que foram feitos em ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela teria permanecido até hoje. Mas eu vos digo que no dia do julgamento será menos tolerável para a terra de Sodoma do que para vós.” (Mateus 11:20-24 NVI)

Quando Jesus ministra milagres entre nós, Ele espera arrependimento. Demonstrações do poder de Deus provam que o Deus da Bíblia é real. Quando as manifestações físicas do Seu poder são manifestadas, é preciso menos fé para acreditar Nele. Por causa disso, Ele espera obediência a Ele e à Sua palavra. Quando milagres poderosos são demonstrados, o Senhor exige que permaneçamos em Sua graça que é liberada e que nos capacita ao arrependimento. Se não nos arrependermos, o poder do Senhor se dissipará e Ele partirá. O avivamento terminará. Vemos isso claramente com a igreja em Éfeso.

“No entanto, tenho contra você o seguinte: você abandonou seu primeiro amor. Lembre-se, portanto, de onde você caiu; arrependa-se e pratique as primeiras obras, caso contrário irei até você rapidamente e removerei o seu candelabro do seu lugar, a menos que você se arrependa”. (Apocalipse 2:4-5 NVI)

É interessante como o Jesus da Bíblia prega uma mensagem muito diferente da dos falsos mestres da graça de hoje. Qualquer evangelho que tolere o pecado ou dê desculpas para ele é um falso evangelho. Muitos usam o exemplo de Jesus perdoando a mulher pega no ato de adultério para defender que Deus entende o nosso pecado e que podemos continuar nele apenas pedindo perdão.

Devemos compreender que a mulher que comete adultério ainda não experimentou o amor e a misericórdia de Deus. Ela não tinha o Espírito Santo nela e, portanto, não conseguia vencer o pecado. Ela vivia sob a lei que só podia apontar o que era o pecado, mas não lhe dava o poder de vencê-lo. Jesus trouxe uma revelação da amorosa bondade e misericórdia de Deus. Através da crença Nele, veio a graça necessária para vencer o pecado da mulher. Um encontro com Jesus deu à mulher o poder que ela precisava para viver em retidão. Jesus até lhe disse para não pecar mais (João 8:11).

Assim, podemos ver as expectativas de Jesus quando encontramos Sua graça, misericórdia e perdão. Ele espera que permaneçamos nessa graça e nos arrependamos de nossos pecados. Obviamente, nenhum de nós jamais será perfeito e ainda pecamos. Especialmente em nossos pensamentos ou com nossas palavras. O homem totalmente maduro e espiritual é aquele que conquistou a sua fala. A maioria de nós ainda não é perfeita, inclusive eu. Portanto, quando cometemos um erro e pecamos, temos Jesus como nosso advogado e temos perdão em Seu nome quando nos arrependemos e pedimos Seu perdão (1 João 2:1-4).

No entanto, há uma diferença entre cometer um erro e pecar e viver um estilo de vida de pecado impenitente. Jesus permitirá isso até certo ponto quando formos espiritualmente imaturos e ainda precisarmos de tempo para nos libertar dos demônios e do pecado. Mas quando atingimos uma certa idade (espiritualmente), Ele espera que nos arrependamos de um estilo de vida de pecado habitual.

“Quem comete pecado também comete ilegalidade, e pecado é ilegalidade. E você sabe que Ele se manifestou para tirar os nossos pecados, e Nele não há pecado. Quem permanece Nele não peca. Quem peca não o viu nem o conheceu. Filhinhos, ninguém vos engane. Aquele que pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo. Quem peca é do diabo, porque o diabo peca desde o princípio. Para este propósito o Filho de Deus se manifestou, para destruir as obras do diabo. Quem nasceu de Deus não peca, porque a sua semente permanece nele; e ele não pode pecar, porque nasceu de Deus. Nisto se manifestam os filhos de Deus e os filhos do diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem quem não ama o seu irmão”. (I João 3:4-10 NVI)

Jesus veio para nos guardar de um estilo de vida de pecado impenitente. Se escolhermos viver em pecado habitual, praticamos a iniquidade e provamos que realmente não O conhecemos. Se não praticarmos a justiça, estaremos demonstrando pelas nossas obras que somos filhos do diabo. Se permanecermos em Jesus, Ele nos dará a graça para vencer o pecado habitual e nos capacitará a andar em santidade. A vida de Cristo em nós vence o pecado e o mundo através de nós, se nos rendermos a Ele.

Até a plenitude de Cristo

Escrevi extensivamente sobre o seguinte, mas deve ser mencionado brevemente para encerrar este artigo. O avivamento não continuará se nos concentrarmos em manifestações de poder, cura e milagres. Essas coisas são boas, mas teremos que seguir em frente com o Senhor se quisermos que as demonstrações externas de poder continuem e aumentem.

Para manter o avivamento, devemos permitir que o Espírito Santo nos torne discípulos de Jesus. É carregando nossas cruzes que nossa vida pessoal é crucificada. À medida que nossa vida própria é crucificada, Cristo cresce em nós. De um grau de glória (aumento de Sua vida) para um nível mais elevado de Sua glória. Este processo continua até chegarmos à medida da estatura da Sua plenitude.

Jesus quer que tenhamos profunda intimidade com Ele. Ele deseja que Seus crentes (pedras vivas) sejam construídos em um templo para Ele habitar e descansar. O Pai quer nos preparar como noiva para Seu Filho, e nosso destino é nos tornarmos Seu sacerdócio real. O Senhor está colocando grande ênfase no sacerdócio real porque é hora de ele surgir. O sacerdócio real é nosso elevado chamado celestial. É maior do que qualquer chamado ministerial terreno.

Se nos concentrarmos apenas no avivamento como vimos demonstrado no passado, e nos recusarmos a caminhar com o Senhor para os aspectos mais elevados da vida espiritual, o Espírito Santo acabará com o avivamento. É mais importante do que nunca permitirmos que o Espírito Santo nos leve a Cristo e nos transforme à Sua imagem. É hora de avançar para a maturidade e a plenitude. Se os nossos corações estiverem devidamente preparados para o avivamento, não resistiremos ao Espírito Santo e O entristeceremos. Ele continuará a liderar-nos e a revelar a vontade de Cristo à medida que O seguimos de perto no avivamento.

O sacerdócio real é considerado “plenitude” porque o foco do sacerdócio é ministrar ao Senhor e não ser ministrado por Ele. O sacerdócio coloca a vontade e o propósito do Senhor acima de seu próprio desejo ou necessidade. Para alcançarmos a plenitude, devemos primeiro fazer com que o Espírito Santo reavive e incendeie os nossos corações com paixão por Jesus. Que a igreja arda por Jesus Cristo, mais brilhante e mais quente do que nunca!

“Pois assim diz o Alto e Sublime, que habita na eternidade, cujo nome é Santo: “Eu habito no alto e santo lugar, com aquele que tem o espírito contrito e humilde, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos”. (Isaías 57:15 NVI)

“Então não vamos nos afastar de você. Reviva-nos e invocaremos o seu nome.” (Salmos 80:18 WEBUS)

“Você não nos reviverá novamente, para que seu povo se regozije em você?” (Salmos 85:6 WEBUS)

“Minha alma está arrasada no pó. Reaviva-me segundo a tua palavra!

Desvie meus olhos de olhar para coisas inúteis. Reviva-me em seus caminhos.” (Salmos 119:25, 37 WEBUS)

-Ty Unruh (novembro de 2023)