Principados (Anjos Caídos)

Este ensino abordará o que a Bíblia chama de principados e potestades. Principados e potestades não são demônios, são anjos caídos. Os anjos caídos têm um nível de autoridade muito maior do que os demônios. O Espírito Santo diz através de Paulo: "Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais" (Efésios 6:12 NKJV).

Um principado é definido como: “Um estado governado por um príncipe, geralmente um estado relativamente pequeno ou um estado que cai dentro de um estado maior, como um império. A posição ou autoridade de um príncipe ou governante principal; soberania; poder supremo."

Portanto, um principado não é um anjo caído em si. Um principado é, na verdade, a sede da autoridade ou a região sobre a qual o anjo caído tem autoridade. Um príncipe governa um principado. O capítulo dez de Daniel deixa bem claro que os anjos caídos e os anjos de Deus são chamados de príncipes:

Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos principais príncipes, veio para me ajudar, pois eu havia ficado sozinho ali com os reis da Pérsia. (Daniel 10:13 NKJV)

Nesta escritura, um anjo do Senhor visita Daniel. Este não é o anjo Gabriel que visitou Daniel nos capítulos oito e nove (pois Daniel já conhecia Gabriel e se referiu a ele pelo nome). O anjo diz a Daniel que o príncipe (anjo caído) da Pérsia resistiu a ele por 21 dias. Então o anjo afirma que o príncipe Michael veio para ajudá-lo.

Quando Satanás se rebelou contra o trono, ele seduziu um terço dos anjos para acompanhá-lo. Esses anjos não têm o mesmo lugar no céu. No entanto, eles mantêm seus assentos de autoridade em um lugar celestial sobre a terra. A seguinte escritura em Apocalipse nos mostra que um terço dos anjos caiu. No entanto, esta escritura é para uma data futura. Os anjos ainda não caíram e foram confinados à terra. Esses anjos ficarão confinados na terra pelos últimos três anos e meio desta era que é conhecida como a grande tribulação. A leitura do contexto completo desta escritura (Apocalipse capítulos 11-13) revela o período de três anos e meio.

E a guerra estourou no céu: Miguel e seus anjos lutaram com o dragão; e o dragão e os seus anjos lutaram, mas não prevaleceram, nem mais se achou lugar para eles no céu. Assim foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi lançado na terra, e seus anjos foram lançados com ele. (Apocalipse 12:7-9 NKJV)

Principados ainda detêm autoridade

Devemos observar que Paulo diz em Efésios 6:12 que lutamos contra os principados nas regiões celestiais. Meu primeiro ponto é que estamos atualmente em conflito com eles. Meu segundo ponto é que esta escritura foi escrita depois que Jesus ressuscitou dos mortos. Meu terceiro ponto é que esses principados ainda estão nos lugares celestiais e ainda não foram presos na terra. A palavra para principado no grego também significa magistrado, poder e governo. A palavra para poderes no grego também significa autoridade, jurisdição, poder, direito e força. Principados e potestades claramente ainda detêm poder e autoridade como seus nomes implicam.

Há muitas pessoas no corpo de Cristo que não entenderam as escrituras. Essas pessoas acreditam que Jesus removeu o poder e a autoridade de Satanás na cruz e que os principados foram destituídos de poder. Isso simplesmente não é verdade, e essa falsa doutrina pode prejudicar o corpo de Cristo. Examinaremos as escrituras para determinar a verdade:

Pois Ele não colocou o mundo vindouro, do qual falamos, em sujeição aos anjos. Mas alguém testificou em certo lugar, dizendo: “Que é o homem para que te lembres dele, ou o filho do homem para que cuides dele? Você o fez um pouco menor que os anjos; De glória e de honra o coroaste, e o constituíste sobre as obras das tuas mãos. Tu puseste todas as coisas em sujeição debaixo de seus pés.” Porque, visto que tudo lhe sujeitou, nada deixou que não lhe estivesse sujeito. Mas agora ainda não vemos todas as coisas sujeitas a ele. (Hebreus 2:5-8 NKJV)

A escritura afirma que o homem foi feito um pouco menor que os anjos, e todas as coisas foram submetidas ao homem. Mas atualmente não vemos todas as coisas (incluindo os anjos caídos) colocadas sob seus pés. O homem está atualmente lutando contra principados e potestades como Paulo afirma.

Mas, ainda que o nosso evangelho esteja encoberto, está velado para os que perecem, cujas mentes o deus deste século cegou, aos quais não crêem, para que não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. , deve brilhar sobre eles. (II Coríntios 4:3-4 NKJV)

Esta escritura foi claramente escrita depois que Jesus morreu na cruz. O Espírito Santo falando por meio de Paulo chama Satanás de deus desta era. Ou seja, Satanás manterá seu status como o "deus desta era" até que Jesus Cristo o remova pessoalmente no final desta era (Romanos 16:20).

Mas cada um na sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo na sua vinda. Então vem o fim, quando Ele entrega o reino a Deus Pai, quando põe fim a todo domínio, e a toda autoridade e poder. Pois Ele deve reinar até que tenha colocado todos os inimigos debaixo de Seus pés. (I Coríntios 15:23-25 NKJV)

A escritura acima indica que Jesus não porá fim aos poderes e autoridades do mal (principados e potestades) até Seu retorno à terra.

Ora, a besta que vi era semelhante a um leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. O dragão deu a ele seu poder, seu trono e grande autoridade.

E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias, e foi-lhe dado poder para agir por quarenta e dois meses.

Foi-lhe concedido fazer guerra aos santos e vencê-los. E foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, língua e nação. (Apocalipse 13:2, 5, 7 NKJV)

Esta escritura mostra que Satanás ainda tem "grande autoridade" até o fim desta era. Satanás dará ao anticristo seu trono e poder. O anticristo terá essa autoridade sobre o mundo inteiro por três anos e meio. Ele fará guerra contra os crentes e os derrotará matando-os durante esse período. Está muito claro nas escrituras que o Senhor ainda não tirou o poder e a autoridade de Satanás.

Falando Mal de Anjos Caídos

Eu ouvi vários líderes bem conhecidos na igreja insultarem Satanás. Já ouvi esses líderes fazerem declarações como "Satanás é estúpido" e insultos ainda piores. Para líderes experientes fazerem declarações como essa é tolice. A escritura nos informa que isso é muito perigoso. Satanás está longe de ser estúpido, pois foi criado por Deus. Ele é muito habilidoso em eliminar líderes conhecidos. Ele usou uma mulher para derrubar o gigante espiritual Rei Davi, e Satanás fez isso repetidas vezes ao longo dos séculos. Falar mal de uma majestade angelical caída é completamente estúpido.

Da mesma forma, esses sonhadores contaminam a carne, rejeitam a autoridade e falam mal de dignitários. No entanto, o arcanjo Miguel, ao contender com o diabo, quando ele discutiu sobre o corpo de Moisés, não ousou trazer contra ele uma acusação injuriosa, mas disse: “O Senhor te repreenda!” (Judas 1:8-9 NKJV)

e especialmente aqueles que andam segundo a carne na concupiscência da impureza e desprezam a autoridade. Eles são presunçosos, obstinados. Eles não têm medo de falar mal de dignitários, enquanto os anjos, que são maiores em poder e poder, não trazem uma acusação injuriosa contra eles perante o Senhor. (II Pedro 2:10-11 NKJV)

Michael, que é maior em poder e poder do que Satanás, não falou mal de Satanás. Michael simplesmente disse a Satanás: "O Senhor te repreenda!" No entanto, os homens na igreja que não são maiores em poder e força não têm medo de apresentar uma acusação injuriosa contra Satanás. Isso é tolo e perigoso. Essas pessoas estão desrespeitando as escrituras para seu próprio risco.

Elias e Jezabel

Para entender a seriedade dos principados vamos olhar para a vida de Elias. Elias desafiou o príncipe caído sobre Israel zombando de Baal e matando os profetas de Baal (1 Reis 18). Aqui está a conta após esses eventos:

E Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias havia feito, e também como ele havia executado todos os profetas com a espada. Então Jezabel enviou um mensageiro a Elias, dizendo: “Que os deuses façam comigo, e mais ainda, se eu não tornar a sua vida como a vida de um deles até amanhã a esta hora”. E quando ele viu isso, ele se levantou e correu para salvar sua vida, e foi para Berseba, que pertence a Judá, e deixou seu servo lá. (I Reis 19:1-3 NKJV)

Elias tirou os olhos do Senhor e colocou os olhos no príncipe maligno (principado nacional). A pressão desse anjo caído deve ter sido extremamente severa para causar confusão e medo nesse profeta experiente. Não vou justificar as ações de Elias. No entanto, se estivéssemos na mesma situação, como faríamos? Muito poucas pessoas enfrentaram um principado nacional. Muitos cristãos não conseguem resistir nem mesmo contra demônios fracos. Você poderia imaginar todo o poder e força do governo dos Estados Unidos vindo atrás de você? Isso é exatamente o que Elias enfrentou.

Porém Elias já havia sido protegido e escondido uma vez pelo Senhor (1 Reis 17). Elias esqueceu que Aquele que o protege é muito maior do que o anjo caído que vinha atrás dele. Ele esqueceu que o Senhor quebra as montanhas com Seu grande poder, causa terremotos e envia fogo sobre a terra. Ninguém ou nenhum principado pode permanecer diante do Senhor Deus Todo-Poderoso.

Espinho na Carne

E para que eu não fosse exaltado acima da medida pela abundância das revelações, um espinho na carne foi dado a mim, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, para que eu não fosse exaltado acima da medida. (II Coríntios 12:7 NKJV)

Tem havido muito debate na igreja sobre o "espinho na carne" de Paulo. Devemos olhar para o significado da palavra grega "mensageiro" e o contexto da escritura para determinar o que era o espinho. A palavra grega usada para mensageiro é "aggelos". Esta palavra significa anjo. Esta palavra grega é traduzida como "anjo" 178 vezes no Novo Testamento. É traduzido apenas como "mensageiro" sete vezes. Esta palavra deveria ser traduzida como "anjo" em 2 Coríntios 12:7.

Um anjo caído de Satanás foi enviado por Satanás para perseguir Paulo. O Senhor permitiu isso para manter Paulo humilde. O contexto da escritura define o "espancamento" ou aflições que este anjo caído estava causando na vida de Paulo:

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Pois quando estou fraco, então sou forte. (2 Coríntios 12:10 WEB)

O espinho na carne não era uma doença física. O anjo de Satanás desencadeou perseguição e tumulto em todos os lugares que Paulo foi. Paulo foi expulso das cidades, espancado, apedrejado e passou por muito sofrimento físico por causa desse anjo caído.

Referindo-se a Satanás

Existe uma teologia circulando na igreja que afirma que não devemos falar sobre Satanás ou o "inimigo". Jesus nunca ensinou esta doutrina. Na verdade, Jesus menciona Satanás e o inimigo várias vezes nos evangelhos. Obviamente não focamos no inimigo; nos concentramos em Cristo. No entanto, qualquer guerreiro ou exército lhe dirá que conhecer o inimigo é essencial para a guerra. Se um exército não conhece seu inimigo, esse exército corre grande risco de perder a batalha e ser esmagado. Ignorar o inimigo é exatamente o que o inimigo quer que os crentes façam e permite que o inimigo vença batalhas que não deveriam estar acontecendo.

Satanás tem poder para criar?

Vários líderes dizem que Satanás não tem poder criativo. Esses mesmos líderes dizem que doenças e enfermidades não são de Deus, porque Ele não pode dar o que não tem. Se doenças e enfermidades não são de Deus, então devem ser de Satanás. Mas como eles podem ser de Satanás, se Satanás não tem poder para criar? Quem então criou doenças e enfermidades? Então, as doenças e enfermidades são de Deus ou de Satanás? Satanás tem poder para criar ou não? Claramente, a doutrina ensinada na igreja não faz sentido e é confusa.

O Senhor criou Satanás e sabia que Satanás escolheria (por sua própria vontade) transformar o mal e trair a Deus. Portanto, o Senhor foi a fonte do mal desde que criou Satanás. Se o Senhor não tivesse criado Satanás, o mal não existiria atualmente. Isso é difícil para alguns crentes aceitarem, mas o Senhor tem uma razão para tudo o que faz e faz tudo por amor. Às vezes não conseguimos entender tudo o que Ele faz, mas podemos confiar que Ele é bom mesmo que não entendamos? Este é um teste que todos devemos passar ou falhar. As escrituras a seguir revelam quem é o Senhor e esclarecem o que quero dizer:

“….Eu sou o Senhor, e não há outro. Eu formo a luz e crio as trevas: eu faço a paz e crio o mal: eu, o Senhor, faço todas essas coisas. (Isaías 45:6-7).

Portanto assim diz o Senhor Deus de Israel: Eis que estou trazendo tal mal sobre Jerusalém e Judá, que todo aquele que o ouvir sentirá formigamento em ambas as orelhas. (2 Reis 21:12)

Portanto assim diz o Senhor: Eis que trarei mal sobre eles, de que não poderão escapar; e ainda que clamem a mim, não os ouvirei. (Jeremias 11:11)

O Senhor diz que Ele cria o mal e traz o mal sobre as pessoas como julgamento. Este não é o Deus que é ensinado na maioria das igrejas americanas amigáveis aos buscadores. A maioria das pessoas só quer ir tão longe com o Senhor. Os crentes podem se sentir bem quando o “Bom Pai” é pregado, mas eles recuam quando a severidade do Senhor é ensinada. Nossa disposição de aceitar quem Ele diz que é determina até onde iremos com Ele. Os verdadeiros soldados de Cristo aceitarão seu Mestre e O amarão por quem Ele é. Estes irão até o fim com Jesus. Outros apenas acampam em torno de certos aspectos de Deus que os fazem se sentirem confortáveis, enquanto rejeitam aspectos dEle de que não gostam.

É óbvio pelas escrituras que Satanás tem algum poder e autoridade e pode trazer doenças e enfermidades sobre as pessoas (Atos 10:38 e Apocalipse 13:2). Também está claro que o próprio Senhor pode colocar doenças (como a lepra) em Seu próprio povo como uma forma de julgamento (Número 12:9-10, 2 Crônicas 26:19-21 e 2 Reis 5:27). O Senhor até usou Eliseu para profetizar a lepra sobre Geazi, e isso aconteceu instantaneamente. As escrituras sempre superam as doutrinas dos homens.

Decepção

Uma das principais armas de Satanás contra nós é o engano. A decepção é um poder. Alguém só pode ser enganado por Satanás, se Satanás tiver o poder de enganar. Uma vez que um crente é enganado em qualquer área de compromisso, a autoridade pode ser exercida sobre o crente por Satanás. Foi exatamente isso que aconteceu com Eva.

Obstáculo ao Avivamento

Principados sobre cidades, regiões e nações estão impedindo o avivamento. Esses anjos caídos promovem entorpecimento, escuridão e letargia espiritual. A razão pela qual a igreja não está experimentando "Céus abertos" é por causa desses anjos. Os principados não enfrentarão seu julgamento final até que Jesus volte à terra. No entanto, eles podem ser julgados temporariamente às vezes nesta era. Um anjo caído sobre uma região ou país pode ser preso por um tempo, se os tribunais do Céu assim determinarem.

O grande reavivamento na Argentina ocorreu porque o principado estava ligado à nação. As pessoas de repente se abriram para o evangelho. Pastores e evangelistas estavam se movendo em milagres notáveis. As pessoas corriam para reuniões, cruzadas e igrejas para serem curadas e salvas. A nação deixou de ser endurecida para Deus e passou a ser aberta ao evangelho. Era como um interruptor de luz. Uma vez que o anjo caído foi amarrado, os céus se abriram sobre a Argentina e a luz brilhou por toda a nação. Ligar principados é uma chave importante para o avivamento.

Principados envolventes

Nunca devemos envolver principados em guerra espiritual por conta própria. A exceção a isso seria se o Senhor ordenasse que você envolvesse o principado. Esses príncipes das trevas estão sendo permitidos pelo Senhor para operar. Somente em Seu tempo perfeito esses anjos podem ser amarrados. Tentar amarrar um anjo caído à nossa maneira e em nosso próprio tempo é agir independentemente do Senhor.

Engajar-se em uma batalha contra um principado sem uma palavra direta do Senhor pode ser perigoso. Se alguém está agindo independentemente do Senhor, Ele pode não proteger a pessoa. Isso pode levar a pessoa a sofrer um acidente, desenvolver uma doença, cair em pecado ou perder a vida. Se você enfrentar um principado e o inimigo tiver algo em você; esse principado vos peneirará como o trigo e caireis em pecado. Se você enfrentar um anjo caído sem a permissão e proteção de Deus, o inimigo pode ter o direito legal de atingi-lo com uma doença.

Eu aprendi esta lição da maneira mais difícil. Certa vez, enfrentei um principado com a intenção de causar um avivamento. Eu não ouvi de Deus para fazer isso. Por dez dias, eu estava extremamente fraco em meu corpo. Houve momentos em que eu mal conseguia sair do sofá. Durante esse tempo, os Céus eram como bronze. Eu não conseguia orar, minha mente não conseguia se concentrar e perdi a presença do Senhor. Tenho muita sorte de que algo pior não tenha acontecido comigo.

No final de 2015 realizei a primeira reunião pública da Geração Escolhida em Kalispell, MT. Algo parecia errado na reunião. Um poder satânico de alto nível estava lutando comigo. Parecia que era o principado daquela região. Também senti que minha pregação estava atingindo uma parede e minha mensagem não estava saindo bem. Eu estava tentando pregar contra o poder demoníaco que estava me atacando, mas isso fez com que minha mensagem errasse o alvo com as pessoas de lá. Senti o medo me atingir como uma tonelada de tijolos, a ponto de quase me paralisar. Isso foi muito incomum, porque eu nunca havia lutado contra o medo antes.

Quando entrei em minha caminhonete para voltar para casa depois da reunião, comecei a tremer. Eu nunca tinha me sentido tão esgotado na minha vida. Eu tremi todo o caminho para casa. Senti como se um trem tivesse passado por cima de mim. Começou uma nuvem de confusão e depressão da qual levei quase dois meses para sair. Eu tinha cometido o mesmo erro que John Mark. Entrei no ministério antes do que deveria. Eu havia me adiantado ao Senhor. A cobertura do Senhor não estava sobre mim para me proteger, porque eu não estava em Sua vontade e tempo. João Marcos fez uma viagem missionária com Paulo e Barnabé antes de ser comissionado pelo Senhor a fazê-lo. Ele não aguentou a pressão e deixou o time por causa disso (Atos 13:13). Aprenda com nossos erros (Nota: esses dois últimos parágrafos foram adicionados em 2020).

No tempo e nos caminhos do Senhor, Ele usará Sua noiva madura para derrubar principados e potestades. Isso será feito quando Seu remanescente tiver um alto nível da medida de Cristo operando neles. Quando Cristo estiver verdadeiramente operando em Seus vencedores, as seguintes escrituras se tornarão realidades que vivenciamos, e não apenas doutrinas que citamos.

Sentado com Cristo

que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, muito acima de todo principado, e potestade, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também em aquilo que está por vir. (Efésios 1:20-21 NKJV)

e juntamente nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus, (Efésios 2:6 NKJV)

Cristo, como homem, foi classificado muito acima dos principados e potestades. Somos ressuscitados para sentar no Céu com Cristo (a palavra "lugares" é acrescentada pelo tradutor). Portanto, os crentes (a quem o Senhor tornou esta revelação real em seus corações) superam os anjos caídos, porque Cristo vive no crente. É por isso que estamos lutando contra principados e potestades. Eles ainda têm autoridade e nós temos autoridade. Os anjos caídos estão lutando para manter seus tronos e domínios, e nós somos vasos imperfeitos tentando aprender como operar em nossa autoridade. Também devemos entender que Cristo deixou esses principados capacitados por uma razão (nosso treinamento e amadurecimento). Devemos usar nossa autoridade apenas sob a orientação direta do Espírito Santo.

Jesus poderia ter tomado todo o poder e autoridade de Satanás e seus anjos, mas em Sua sabedoria Ele permitiu que Satanás os retivesse até o fim dos tempos. Todos nesta terra poderão escolher a quem servirão e a quem amarão. Porque Satanás manteve sua autoridade, a noiva remanescente vitoriosa será preparada. As pressões malignas e turbulências desta era produzirão uma noiva remanescente que é madura e capaz de governar com Cristo no milênio. Cristo vai demonstrar ao Diabo e seus anjos maus que seres humanos humildes (com o Cordeiro dentro) podem vencer as trevas mais profundas.

-Ty Unruh (2015)