Revelação da Divindade Eterna – Mudando Nossa História

A Divindade está fora do tempo e, portanto, não é controlada por ele. Pai, Filho e Espírito Santo (onipresente) sentam-se no Céu e visualizam nossa linha do tempo (passado, presente e futuro) como uma tela de televisão. As três pessoas da Divindade têm controle total e são capazes de fazer qualquer coisa. Às vezes, a nossa mente natural nos impede de andar na plenitude do Espírito e de receber a plenitude de Deus nesta vida. À medida que o Senhor é revelado interiormente, podemos alcançar uma medida maior de Sua graça.

Por volta de 2014-2015 eu estava esperando no Senhor em Sua presença densa. Eu estava abrindo meu coração diante dele e chorando. Fiquei triste por ter perdido tanto tempo focando no ministério em vez de no Senhor. Eu estava me arrependendo, pedindo perdão e dizendo ao Senhor que gostaria de ter aproveitado melhor meu tempo. Eu disse a Ele que gostaria de poder voltar e fazer tudo de novo. Então o Senhor falou comigo. Não consigo lembrar as palavras exatas porque foi há muito tempo, mas foi mais ou menos assim:

“Todo o tempo que você gastou focando no ministério será registrado como se você tivesse passado focando em Mim. Estou mudando seu passado.

Sua glória me cercou tão intensamente que tudo que pude fazer foi chorar. Sua bondade, misericórdia e amor foram infundidos em todo o meu ser.

Eu soube em um momento que a Divindade Eterna havia reescrito minha história. Deus Todo-Poderoso brilhou Sua luz em mim e me mostrou que nada é impossível para Ele. Aquele que está fora do tempo e tem os mundos nas mãos, revelou-se a mim interiormente. Imediatamente entendi as escrituras sobre as quais eu tinha dúvidas. Sempre me perguntei por que o livro de Hebreus traz um relato diferente sobre Sara e Moisés do que realmente aconteceu. A Divindade Eterna mudou suas histórias porque eles compreenderam esse entendimento sobre Ele.

Esses santos aprenderam a julgar a si mesmos durante sua vida terrena para que não tivessem que ser julgados diante do Seu trono (negativamente) no dia do julgamento (1 Coríntios 11:31, 2 Coríntios 5:10). Eles permitiram que o Senhor julgasse os motivos de seu coração e sua fé enquanto estavam em seus corpos terrenos e permitiram que o Senhor fizesse correções neles durante suas vidas na terra. À medida que se arrependeram e permitiram que o Senhor os julgasse, foram perdoados e Deus reescreveu o seu fracasso para que mostrasse o Seu triunfo neles e através deles. O testemunho do Senhor em Sara e Moisés está registrado nas escrituras:

Sara

“Então lhe perguntaram: “Onde está Sara, sua mulher?” E ele disse: “Ali, na tenda”. Ele disse: “Certamente retornarei a vocês nesta época no próximo ano; e eis que Sara, tua mulher, terá um filho. E Sara estava escutando na porta da tenda, que ficava atrás dele. Ora, Abraão e Sara eram velhos e de idade avançada; ela já havia passado da idade de ter filhos. Então Sara riu consigo mesma [quando ouviu as palavras do Senhor], dizendo: “Depois de envelhecer, terei prazer e deleite, sendo meu Senhor (marido) também velho?” E o Senhor perguntou a Abraão: “Por que Sara riu [para si mesma], dizendo: ‘Devo realmente dar à luz [uma criança] quando sou tão velha?’ Existe alguma coisa muito difícil ou muito maravilhosa para o Senhor? No tempo determinado, quando chegar a época [do parto], voltarei para você e Sara terá um filho.” Então Sara negou, dizendo: “Eu não ri”; porque ela estava com medo. E Ele (o Senhor) disse: “Não, mas você riu.”” (Gênesis 18:9-15 AMP)

Vemos na escritura acima que Sara não acreditou na promessa de Deus e realmente riu do fato de que isso era impossível. Isto contradiria o ensinamento do movimento “Palavra de Fé”, mas Deus cumpriu a Sua promessa apesar da incredulidade de Sara. Ele é maior que a nossa falta de fé. Sua graça abunda em nossa fraqueza.

Sara teria se arrependido diante do Deus vivo por duvidar Dele e rir de Sua promessa. Ela se humilhou e se julgou. Assim, a Divindade Eterna mudou a história de Sara e fez com que ela nunca tivesse acontecido. Ele registrou uma versão diferente do testemunho de Sara daquela que vemos em Gênesis. Aqui está o testemunho eterno de Sara no Céu:

“Pela fé, até a própria Sara recebeu a capacidade de conceber [um filho], mesmo [quando ela já havia passado] da idade normal para isso, porque ela considerava Aquele que lhe havia dado a promessa como confiável e fiel [à Sua palavra] . Assim, de um homem, embora ele estivesse [fisicamente] praticamente morto, nasceram tantos descendentes quanto as estrelas do céu, e inumeráveis como a areia da praia.” (Hebreus 11:11-12AMP)

Hebreus não menciona que Sara duvidou de Deus e riu. Diz que ela considerava o Senhor confiável e verdadeiro! A Divindade eterna é maior que nossos fracassos. Ele está apontando para Aquele em nós que pode ter fé e andar em retidão. O Pai está procurando o testemunho de Jesus em nós para que possa glorificar Seu Filho através de nós. Recebemos crédito por nos rendermos a Cristo em nós e permitirmos que Ele faça o que não podemos fazer! Não podemos viver uma vida perfeita, mas Cristo em nós pode vencer à medida que nos rendemos à Sua perfeição!

Moisés

“E o homem disse: Quem te constituiu príncipe e juiz sobre nós? Você pretende me matar como matou o egípcio? Então Moisés teve medo e pensou: Certamente isto é conhecido. Quando Faraó soube disso, procurou matar Moisés. Mas Moisés fugiu da presença de Faraó e refugiou-se na terra de Midiã, onde se sentou junto a um poço”. (Êxodo 2:14-15 AMPC)

As escrituras nos revelam que Moisés ficou com medo quando descobriu que o rei provavelmente sabia que ele havia matado um egípcio. Moisés temeu a ira do rei e fugiu do Egito porque o rei iria matá-lo. Moisés fugiu do medo do homem e do medo da morte. Ele não estava deixando o Egito por fé e vivendo pela revelação da proteção do Senhor sobre ele. Moisés foi movido pelo medo e pela ação de Satanás para destruí-lo.

Mas algo aconteceu com Moisés na parte de trás de uma montanha no deserto. A vida pessoal de Moisés foi crucificada com Cristo e o Moisés do Êxodo, capítulo 2, não existia mais. Moisés se arrependeu por tentar fazer as coisas com sua própria força, à sua maneira e no seu próprio tempo. Deus quebrou Moisés e Moisés conheceu a Divindade que tem a capacidade de mudar nossa história:

“Pela fé ele deixou o Egito, sem medo da ira do rei; pois ele perseverou [firmemente], como quem vê Aquele que é invisível.” (Hebreus 11:27 AMP)

Os livros históricos do Senhor no Céu mostram agora um testemunho diferente de Moisés. Ele deixou o Egito andando pela fé e não pela visão natural. Ele estava olhando para a Divindade eterna que é invisível e, portanto, confiava em Deus e não temia a ira do rei.

Nota: Para esclarecer qualquer confusão, salientarei que os eventos do capítulo 11 de Hebreus foram escritos em ordem cronológica. Portanto, Hebreus 11:27 está falando sobre a primeira vez que Moisés saiu do Egito, como mencionei. Hebreus 11:27 não está falando da segunda vez que Moisés deixou o Egito. Hebreus 11:28 mostra que Moisés está de volta ao Egito (depois de estar ausente por 40 anos) o que traz clareza ao assunto, já que os relatos estão em ordem cronológica. Então Hebreus 11:29 mostra Moisés saindo do Egito pela segunda vez. Aqui está a passagem inteira em contexto e ordem cronológica:

“Pela fé Moisés, quando nasceu, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era uma criança linda; e não tiveram medo da ordem do rei. Pela fé Moisés, quando atingiu a maioridade, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo sofrer aflição com o povo de Deus do que desfrutar os prazeres passageiros do pecado, tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros em Egito; pois ele esperava a recompensa. Pela fé ele abandonou o Egito, não temendo a ira do rei; pois ele suportou como se estivesse vendo Aquele que é invisível. Pela fé celebrou a Páscoa e a aspersão do sangue, para que aquele que destruiu os primogênitos não lhes tocasse. Pela fé, eles passaram pelo Mar Vermelho como por terra seca, ao passo que os egípcios, tentando fazê-lo, afogaram-se.” (Hebreus 11:23-29 NVI)

Conclusão

O que está escrito sobre o nosso presente e passado pode ser reescrito no Céu. Não devemos colocar nossas limitações naturais na Divindade eterna.

Estamos diante do Deus que chama as coisas que não são como se fossem (Romanos 4:17 KVJ). Oro para que a Divindade eterna seja revelada em você. Que Ele chame aquelas coisas que não existiam (em você) e as faça como se existissem! Que possamos realmente compreender que a Divindade tem todo o poder e autoridade sobre o tempo e sobre o nosso passado. Ele mudou a história de Sara e Moisés e pode mudar a sua. Sua jornada ou história ainda não acabou! Há tempo para buscar o Deus vivo e obter Sua graça. Que a paz e a presença do Senhor Jesus Cristo estejam com você.

-Ty Unruh (maio de 2023)