Sistema de Controle Religioso

Existe um sistema de controle na igreja que funciona como uma cela de prisão para os crentes. Este sistema foi implantado pelo espírito religioso e pelo espírito político. O espírito de Jezebel também está em operação em algumas circunstâncias por meio de manipulação e controle. Em outras situações, a ambição e a construção do ministério estão mantendo os crentes presos. Muitos crentes não sabem que estão presos na prisão. O propósito deste ensino é iluminar e expor as trevas (Efésios 5:11-13). Também, "a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos" (Isaías 61:1).

O Espírito Político

Os pastores de algumas congregações têm familiares ou amigos em cargos de liderança. Muitas vezes, familiares ou amigos do pastor são chamados para o ministério e devem ocupar posições-chave de liderança; mas às vezes não são. Eles simplesmente têm a posição porque o pastor os colocou lá. Às vezes, o membro da família ou amigo é chamado para uma posição de liderança, mas não está espiritualmente maduro o suficiente (não está pronto) para ocupar essa posição. No entanto, porque a pessoa tem um relacionamento próximo com o pastor ou líder; a pessoa consegue a posição de qualquer maneira.

Outro exemplo é quando um amigo ou familiar do pastor está vivendo em pecado e precisa ser removido de sua posição de liderança para passar pelo arrependimento e restauração. Mas o pastor ou líder não vai lidar com a situação por causa dos laços estreitos com essa pessoa. Esses cenários são sinais do espírito político em ação na igreja. Os líderes que estão sob o controle do espírito político irão encobrir ou ignorar os pecados de sua própria família ou amigos, assim como Eli fez. Eli desprezou o Senhor ao permitir que seus filhos continuassem no ministério enquanto viviam em pecado impenitente. Portanto, Eli era pouco estimado por Deus (1 Samuel 2:30).

Os pastores que colocam um líder imaturo em um cargo de autoridade estão, na verdade, levando esse líder imaturo ao fracasso. Levará três vezes mais tempo para o líder atingir o lugar de maturidade ministerial se isso ocorrer. Também será muito prejudicial para os crentes da congregação, pois muitos se machucarão. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata do ministério de jovens. A geração mais jovem precisa de um líder que tenha atingido um nível mais alto de maturidade. A geração mais jovem precisa de um pai e uma mãe espirituais.

O Espírito Religioso

O espírito religioso trabalha lado a lado com o espírito político. Quando a maioria das pessoas pensa no espírito religioso, elas pensam em rejeitar os dons e o ministério de poder do Espírito Santo. Embora isso seja verdade, experimentei outro aspecto do espírito religioso. Esse espírito é a fonte da mensagem da graça distorcida na igreja. Esse espírito fará guerra contra os verdadeiros discípulos do Senhor.

É bom que os discípulos de Jesus estejam livres dos estilos de vida mundanos. Filmes carnais contaminam a alma, e a maioria dos filmes produzidos por Hollywood são da Babilônia. Programas de TV mundanos, revistas, música, amigos e um estilo de vida social mundano estão todos separados deste sistema babilônico. Quando coisas mundanas são colocadas em sua alma, ela se torna monótona e mundana. Testemunhei a liderança na igreja que está presa a esses estilos de vida mundanos pela Babilônia, com um espírito religioso influenciando-os.

Qualquer um que esteja carregando sua cruz e negando as concupiscências deste mundo, é um alvo para este Espírito. A pressão é liberada contra os discípulos do Senhor no reino espiritual. Os discípulos são levados a se sentirem mal por estarem buscando o Senhor em santidade. Esse espírito religioso atacará o discípulo e o acusará de ser religioso ou de ter um espírito religioso. É um ataque fisiológico reverso que visa fazer os discípulos duvidarem de si mesmos em relação ao que o Senhor lhes ensinou. O discípulo deve permanecer forte na graça do Senhor contra esse espírito maligno.

Existem muitas congregações sob o controle do espírito religioso. Este espírito está no controle das reuniões, não o Espírito Santo. A agenda do espírito religioso é impedir que os crentes experimentem a presença do Senhor e se aprofundem na intimidade com Ele. O Senhor está extremamente zangado com isso. Ele odeia quando Seu povo está sendo mantido nesta escravidão. Ele deseja ter um relacionamento íntimo conosco e trará julgamento contra esse espírito para libertar Seu povo. O julgamento se manifestará no natural com ministérios dissolvendo ou se arrependendo e permitindo que o Espírito Santo se mova.

Tenho participado de reuniões em que o culto de adoração é interrompido, para que um vídeo promocional possa ser reproduzido. Já participei de cultos em que eles param e leem as escrituras no meio do culto como uma tradição, e não por inspiração do Espírito. Quando essas coisas acontecem, posso sentir a intimidade e a unção sendo sugadas para fora da sala. É claro que as escrituras podem ser lidas durante o culto, mas somente sob a direção do Espírito Santo. A adoração é um momento para entrar profundamente na presença do Senhor e tornar-se um com Ele. Você poderia imaginar fazer amor com seu cônjuge e alguém continuar interrompendo você? Mas é exatamente isso que o espírito religioso faz. Isso impede que os crentes se aproximem do Senhor por meio das tradições dos homens e outras distrações.

O espírito religioso controla os líderes ao não permitir que os dons do espírito operem na igreja. O líder pode até dizer que acredita nos dons, mas se o líder for controlado pelo espírito religioso; ele não permitirá que operem na igreja. Os líderes que são controlados por esse espírito não permitirão que o Espírito Santo seja livre e se mova entre as pessoas. Eles manterão o serviço em "sua" definição de ordem (não na definição de Deus). Eles controlarão o Espírito de Deus. Assim, na maioria das vezes, o Espírito de Deus não virá e visitará aquela congregação, pois Ele não será controlado.

Às vezes, o Espírito Santo deseja vir sobre Seu povo de tal maneira que as pessoas tremem (até mesmo algumas no chão). Às vezes, Ele deseja vir e tocar as pessoas com tanto de Seu poder que elas não conseguem mais ficar de pé. O Senhor pode fazer o que Ele quiser. Quem é o homem para dizer a Ele, o grande Rei, o que Ele pode e não pode fazer? No entanto, a liderança controlada pelo espírito religioso faz exatamente isso. Isso é um grande erro e um profundo orgulho da parte dos líderes. O Senhor tratará disso em Sua igreja.

Manipulação e Controle

Onde a manipulação e o controle são encontrados entre a liderança, é provável que um espírito de Jezebel esteja por trás disso. Os mesmos espíritos que controlavam a Jezabel original (durante o tempo de Elias), ainda estão em operação hoje. Tenho notado que a confusão e os mal-entendidos prevalecem em uma congregação na qual a liderança opera com controle e manipulação. Esse tipo de liderança nunca pode confiar nas pessoas e, portanto, os segredos costumam ser mantidos. Os crentes podem "bagunçar as coisas", então são tratados mais como escravos do que como filhos.

Os líderes que estão sob a influência de Jezabel dificilmente capacitam alguém (com exceção de sua própria família). Eles simplesmente mantêm um controle firme de sua posição, para que ninguém a tire deles. Eles temem perder sua influência. Eles temem que alguém que é chamado para o ministério, aumente sua influência e roube "suas" ovelhas. Esses líderes podem falar sobre equipar e capacitar os crentes, mas só falam. Freqüentemente, eles operam com orgulho, pensando que ninguém mais pode exercer um ministério tão bom quanto eles. Outros, se tivessem a oportunidade de liderar, simplesmente bagunçariam as coisas; esses líderes controladores raciocinam. Estes são os ministérios que têm exatamente a mesma liderança ano após ano. Nada muda. Nenhum movimento. Sem liberdade. Sem capacitar e liberar. Só estagnação.

Ministérios controladores como esses usarão manipulação para manter os crentes em "suas" igrejas. Se alguém deixar “sua” congregação, criará uma atmosfera de vergonha para que outros crentes se sintam mal por sair. A liderança retratará as pessoas que deixam seu ministério como "infiéis". A liderança controladora também marcará as pessoas que saem como "não submissas à autoridade" e "só querendo fazer o que querem". Esses líderes terão "visões" ou "palavras proféticas" de natureza manipuladora. Tais como: "Eu vi pessoas saindo da igreja. Logo depois que algumas pessoas saíram, o Senhor começou a se mover em curas e poder. O Espírito Santo foi derramado. Você não quer perder o que o Senhor vai fazer."

Essencialmente, "sua revelação" manipula as pessoas que estão pensando em sair, para ficar em "sua igreja". Qualquer revelação de natureza manipuladora não é do Senhor. O líder que recebeu a revelação pode pensar que vem do Senhor, mas na verdade é do espírito que o está controlando. Como o coração do líder não é puro, a revelação que eles recebem é distorcida.

Líderes controladores também farão com que os crentes se sintam mal por não irem à igreja ou a uma determinada reunião. Eles vão escrever e dizer coisas que condenam um crente por não aparecer. Esse tipo de tratamento é muito manipulador e pode ser extremamente prejudicial para o crente. Esses líderes não são realmente líderes ou, na melhor das hipóteses, são líderes imaturos. Jesus não usou manipulação para levar as pessoas às suas reuniões. Ele estava tão cheio da presença e poder do Espírito Santo, e milhares escolheram vir. Talvez se esses líderes controladores passassem mais tempo na presença do Senhor por causa do relacionamento, eles não precisariam recorrer a táticas superficiais de manipulação para aumentar a frequência.

Edifício Ambição e Ministério

Jesus demonstrou excelente liderança quando disse: "E quem de vós quiser ser o primeiro, será escravo de todos. Porque o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos. ” (Marcos 10:44-45 NKJV)

Jesus deu tempo, revelação, poder, autoridade e Sua própria plataforma aos 12 apóstolos; e os 70 discípulos. Ele se derramou para capacitar e liberar os outros. Ele fez tudo o que pôde para impulsionar as pessoas em seus chamados dados por Deus. Jesus serviu. Alguns líderes da igreja evangélica e carismática aparentemente se esqueceram disso. Esses líderes procuram construir seu ministério e aumentar sua influência.

Em vez de liberar outros para plantar e pastorear igrejas, eles mesmos lideram uma nova igreja à distância por meios tecnológicos. Em vez de liberar outros líderes para iniciar seu próprio ministério, esses líderes apenas acrescentam algo ao seu ministério. Cada nova igreja plantada recebe o nome de seu próprio ministério. Isso permite que seu ministério se torne grande e bem-sucedido aos olhos da igreja americana. Então o líder começa a se conectar com outros líderes conhecidos da igreja americana. Agora eles têm reconhecimento. Seu ministério continua a crescer e eles alcançaram o sucesso. Claro que tudo é feito 'para Jesus'.

Isso, no entanto, é sucesso de acordo com o orgulho da vida; não o reino de Deus. Vejamos como o Senhor vê o sucesso da liderança:

E ele deu alguns, apóstolos; e alguns, profetas; e alguns, evangelistas; e alguns, pastores e professores; Para o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo: (Efésios 4:11-12 KJV)

Jesus mede o sucesso de um líder em uma série de coisas. Vamos abordar duas dessas coisas aqui. Primeiro, o líder usou seu dom ministerial para levar os santos a um nível de perfeição? O crente se tornou maduro sentado sob o ministério do líder? Em segundo lugar, o crente foi preparado para a obra do ministério para o qual foi chamado? O foco da liderança na igreja deve ser levar os crentes à medida da estatura da plenitude de Cristo e capacitá-los para cumprir seus chamados. Os líderes que se concentram em construir seu próprio ministério sofrerão grande perda no dia do julgamento.

Tenho visto algumas coisas muito tristes na igreja em relação à construção do ministério. Já ouvi um líder dizer à congregação que "algumas pessoas não servem na igreja porque são preguiçosas". Esses tipos de líderes estão sempre colocando o foco nas pessoas que servem ao seu ministério. Assim, o ministério está sendo construído para o líder. O foco do líder nunca é servir, amadurecer, capacitar e liberar as pessoas para seus chamados. O foco do líder está em si mesmo e em seu ministério sendo servido e capacitado. A vida própria do líder nunca foi crucificada no deserto pela cruz de Cristo. Esse tipo de liderança manterá os crentes cegos e em cativeiro.

A Verdadeira Igreja

De acordo com as escrituras, existe apenas uma igreja em uma cidade ou região; não igrejas. Muitas igrejas diferentes em uma cidade são obra das divisões de homens. Uma vez que a igreja foi plantada em uma cidade ou região, ninguém mais pode plantar uma igreja. Os crentes são a igreja. A igreja só pode ser acrescentada depois de inicialmente plantada. Nenhum pastor pode "ter" uma igreja. Só Jesus tem a igreja, porque Ele é o Mestre e Dono. Um pastor só pode administrar o ministério que lhe foi dado.

A igreja de Cristo é o Seu povo, não um edifício ou um determinado ministério. Você não pode se tornar membro de uma igreja assinando um contrato ou fazendo um convênio. Você só pode se tornar um membro da igreja nascendo de novo. Uma vez que uma pessoa nasce do Espírito de Deus, ela se separa da igreja. Os crentes são livres para frequentar qualquer congregação em uma cidade ou região para a qual forem guiados pelo Espírito Santo, pois há apenas uma igreja.

Os líderes nunca devem controlar ou manipular as pessoas para ficarem longe de sua congregação. Sua congregação é apenas uma parte do corpo de Cristo, ou uma parte da igreja em uma cidade. Deve haver liberdade na igreja para seguir a Cristo e amadurecer Nele. Às vezes, isso significa deixar uma congregação e frequentar outra congregação. Um líder tem muito a oferecer a qualquer grupo de pessoas.

Eventualmente, os crentes que estão sob o ministério de um determinado líder param de amadurecer, porque receberam tudo o que podiam receber daquele líder. Os crentes devem então ser livres para serem guiados pelo Espírito e frequentar outro ministério para que possam começar a crescer espiritualmente novamente. O controle na igreja buscará manter as pessoas em determinado ministério mesmo quando elas não estiverem mais crescendo. Se esse controle for cedido, ocorrerá um efeito semelhante à estagnação.

Alguns crentes podem ser levados a permanecer sob certa liderança por um longo período de tempo. O Senhor pode reunir líderes que estão crescendo consistentemente e trazendo uma nova revelação de Jesus Cristo. Isso ajuda os crentes a progredir em sua jornada espiritual. Quando um grupo de pessoas é reunido pelo Espírito Santo e permanece junto sob a direção do Espírito, a família é formada. O Senhor usará Seus líderes não controladores para estabelecer famílias espirituais. Os crentes desejarão permanecer plantados em uma determinada reunião com base em relacionamentos familiares espirituais.

Conclusão

Este sistema de controle está afastando muitos crentes da perfeita vontade do Senhor para suas vidas. Muitos crentes morreram (espiritualmente) por estarem presos neste sistema e nunca chegaram à plenitude. Esses crentes ocuparão um lugar inferior no Céu, porque não tiveram com o Senhor o relacionamento que deveriam ter. Isso entristece profundamente o Senhor. Ele odeia esse sistema de controle.

Um dos mandatos deste ministério é ver este sistema de controle incendiado. Nossa missão é que esse sistema seja destruído, para que as pessoas conheçam o Senhor e andem intimamente com Ele. O Senhor está prestes a julgar todo este sistema. Seria melhor se os líderes controlados por este sistema se humilhassem e se arrependessem. A alternativa a isso não é uma boa opção. O Senhor libertará Seu povo, pois ouviu seus gemidos (Êxodo 2:24). Os libertadores e reformadores do Senhor estão sendo libertos.

Eu encorajaria todo crente que faz parte de uma congregação que está sob o controle deste sistema; para sair da cela da prisão. Você nunca alcançará seu potencial se ficar na prisão. Na verdade, você morrerá lá (espiritualmente). Existem lugares seguros para você ir e o Espírito Santo irá direcioná-lo. Não permita que controle, manipulação ou medo o mantenha naquela congregação ou ministério. O inimigo virá contra você e dirá que você não é leal. Mas você deve permanecer na força e coragem do Senhor; e saia!

Em uma palavra final, devo escrever que às vezes o Senhor permite que os crentes permaneçam no sistema de controle por um tempo. Ele pode usar o sistema para treinar e amadurecer o crente. Portanto, sempre siga a direção e o tempo do Espírito Santo. Obedeça a Ele, não ao homem. É um grande passo simplesmente entender o tipo de ministério sob o qual você está sentado.

-Ty Unruh (2015)