Transmissão

Neste artigo, discutiremos o fundamento bíblico para a transmissão, juntamente com exemplos de minhas experiências pessoais recebendo transmissão. Também examinaremos equívocos, abusos, erros e foco impróprio na transmissão.

Fundação Bíblica

A transmissão é uma verdade nas escrituras. Transmissão significa: “dar, doar e conceder uma parte ou parte de”. A escritura a seguir nos dá um exemplo da transmissão de autoridade para a liderança:

“Disse o Senhor a Moisés: Toma Josué, filho de Num, homem em quem há o Espírito, e impõe-lhe a mão; e faça com que ele esteja diante de Eleazar, o sacerdote, e diante de toda a congregação, e lhe dê uma comissão à vista deles. Você porá sobre ele um pouco de sua autoridade e honra, para que toda a congregação dos israelitas lhe obedeça”. (Números 27:18-20 AMP.)

Josué também estava cheio do espírito de sabedoria da transmissão também (Deuteronômio 34:9). O Senhor poderia ter escolhido transmitir diretamente essa graça a Josué como fez com Moisés, mas escolheu fazê-lo através da imposição das mãos de Moisés. Aqui estão alguns exemplos dos dons do Espírito sendo transmitidos na era da igreja do Novo Testamento:

Pois desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual, para que sejais confirmados – (Romanos 1:11 NKJV)

Por isso, lembro-lhe que desperte o dom de Deus que está em você pela imposição de minhas mãos. (II Timóteo 1:6 NKJV)

Não desprezes o dom que há em ti, que te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. (1 Timóteo 4:14 KJV)

Testemunho Pessoal de Comunicações

A primeira vez que recebi uma transmissão pela imposição de mãos foi em fevereiro de 2009. Eu estava em um pequeno ministério em Kalispell, Montana, e Leif Hetland estava ministrando. Durante a oração, Leif colocou as mãos em mim e parecia que um fogo queimava meu corpo. Tudo o que eu podia fazer era gritar como muitos outros fizeram. Um fogo santo do Senhor estava sendo liberado, e doía (mas de um jeito bom). Depois desse tempo o Senhor se moveu em mim em santidade. As coisas mundanas não tinham o mesmo apelo que antigamente. O fogo do Senhor me purificou dos desejos mundanos. A melhor definição que posso dar para o que experimentei é o batismo de fogo.

Durante essas mesmas reuniões, Todd Bevan (um dos filhos espirituais de Leif Hetland) orou por mim também. Lembro-me de deitar no chão no altar por cerca de vinte minutos. Tudo o que eu podia fazer era gemer quando Todd estava colocando as mãos em mim. O Espírito Santo estava se movendo em mim com tanto poder. Todd me disse que o Senhor estava liberando para mim a unção apostólica que progrediria com o tempo. Essas primeiras comunicações mudaram e moldaram minha jornada com o Senhor, e me colocaram no caminho para buscá-Lo com todo o meu coração. Cada transmissão é um convite para buscar o Senhor de uma maneira maior. Se não usarmos a transmissão para nos impulsionar mais profundamente na busca do Senhor, então o propósito principal da transmissão foi desperdiçado.

A primeira série de comunicações me deixou com fome de mais. Agora eu tinha fome misturada com fé, que é uma combinação mortal (por assim dizer). Eu sabia que quando alguém colocasse as mãos em mim eu receberia o que estava pedindo. É bom desejar dons espirituais (1 Coríntios 14:1), mas devemos lembrar que é o Espírito Santo quem distribui os dons como Ele quer (1 Coríntios 12:11). Muitas vezes Ele coloca um desejo em seu coração por certas dádivas, e vai liberar essa dádiva para você em Seu tempo enquanto você O busca. Às vezes, é simplesmente nossa vontade própria e desejo de um presente, e não é Sua vontade que o tenhamos. Em última análise, Ele está no comando e devemos nos conformar à Sua vontade. Nem todos terão todos os dons do Espírito (1 Coríntios 12:28-30).

Em abril de 2009, recebi outra conferência em um ministério em Kalispell, Montana. Ian Andrews estava ministrando e ensinando sobre cura. Após a reunião, fui até Ian e perguntei se ele me daria o dom da cura. Eu disse a ele que sabia que o receberia se ele orasse. Eu era incrivelmente imaturo no Senhor, mas minha fome espiritual e minha fé eram extremamente altas. Ian pegou minhas duas mãos e rezou. O fogo atravessou meu corpo. Comecei a cair no chão, mas segurei as mãos de Ian com tanta força que comecei a levá-lo comigo. Ele disse: “Minhas mãos, minhas mãos”, e eu soltei e me enrolei como uma bola no chão enquanto o fogo de Deus queimava em mim. Eu tenho a transmissão.

Em junho de 2009 (três semanas depois que minha esposa e eu nos casamos), o Senhor usou Seu servo James Goll para nos chamar para o ministério durante uma reunião campal em Hungry Horse, Montana. James Goll colocou as mãos sobre minha esposa e eu e profetizou. O fogo queimava em minha cabeça, e eu mal conseguia ficar de pé. O vídeo que temos da transmissão mostra minha cabeça inteira ficando vermelha escura. A experiência foi impactante e me levou ainda mais a buscar o Senhor e Sua presença.

Em agosto de 2009 recebi uma concessão para o dom de discernimento de espíritos. Eu estava em uma reunião de Matt Sorger em Aberdeen, Dakota do Sul. Pedi-lhe que orasse por mim depois de uma reunião, na qual havia pregado sobre o dom de discernimento de espíritos. Ele colocou a mão na minha barriga e rezou. O fogo queimou em meu estômago quando o Senhor liberou a transmissão. O fogo era tão grande que me curvou, com as mãos nos joelhos.

Em julho de 2010, minha esposa e eu estávamos em uma série de reuniões em Red Deer, Alberta, Canadá. Um homem chamado Charlie Robinson estava ministrando. A presença de Deus era densa e ele andava por aí ministrando profeticamente. De repente, ele gritou: “Quem quer uma unção de reavivamento?” Fui instantaneamente carregado de fome e fé. Eu não disse nada, mas meus olhos mostravam minha fome desesperada pela unção de Deus. O olhar de Charlie encontrou o meu. De repente, ele ficou animado e começou a apontar para mim e gritou: “Você, venha aqui!” Rapidamente me movi para o final da fila e estendi a mão para ele. Quando eu peguei sua mão, a unção queimou em mim poderosamente. Caí no chão gritando. Tudo o que eu podia fazer era gritar com o poder intenso. Provavelmente durou cerca de 10 segundos. Eu mal podia funcionar pelos próximos 30 minutos, por causa do intenso peso do Espírito Santo sobre mim.

A transmissão final que mencionarei neste artigo ocorreu em setembro de 2010 em uma reunião de Randy Clark em Kalispell, MT. Randy fez uma chamada alternativa para aqueles que foram chamados para o ministério. Ele pediu às pessoas que se apresentassem e recebessem uma transmissão para ajudar a capacitá-las para o chamado. Fui cheio de fé. Quando Randy colocou as mãos em mim, parecia que um relâmpago misturado com um vento impetuoso entrou pela minha boca por cima de mim. Meu corpo inteiro tremeu violentamente quando eu caí para trás e fui pega por alguém. Desci até o chão e continuei a tremer com violência por cerca de 15 segundos. Foi uma experiência poderosa que não pode ser colocada em palavras. A única maneira de explicar verdadeiramente a transmissão é experimentá-la.

Erros e lições aprendidas

Um erro que cometi em meus primeiros anos como crente foi que me concentrei demais nos ministros de Deus e em seus ministérios. Uma certa quantidade disso é tolerada pelo Senhor quando somos imaturos, mas Ele espera que cresçamos. O Senhor não quer que nos movamos para a idolatria, que é exatamente para onde iremos, concentrando-nos em líderes e ministérios. Nosso foco deve estar no Senhor. Lembro-me de esperar na fila para receber a transmissão e me concentrar no ministro. Isso estava errado, e meu foco deveria ter sido direcionado para o Senhor ao receber a transmissão do Espírito Santo. Os ministros devem fazer todo o possível para manter a atenção das pessoas no Senhor.

O maior erro que cometi em relação à transmissão foi pensar que o Senhor faria coisas comigo como fez com os outros. Como um jovem crente, ouvi histórias de como a transmissão pode capacitá-lo para o ministério. A história ensinada na igreja carismática foi mais ou menos assim: “Randy Clark recebeu uma poderosa transmissão de Rodney Howard Browne, e então o Senhor o usou para desencadear a Bênção de Toronto. John e Carol Arnott, Roland e Hedi Baker, Bill e Beni Johnson, Leif Hetland e Ché Ahn, todos receberam contribuições poderosas na Bênção de Toronto. Então o Senhor capacitou seus ministérios e milagres começaram a ocorrer com frequência. O avivamento estourou.”

Embora possa haver verdade no relato acima, há muito mais nessas histórias. Esses homens e mulheres de Deus já tinham uma longa história de caminhada com Deus. Eles estavam em uma jornada com Ele por algum tempo e experimentaram o oposto do sucesso. Eles estavam experimentando o quebrantamento que vem da cruz de Cristo. O Senhor passou anos preparando seu caráter para receber e manejar a unção. Então, no tempo do Senhor e à Sua maneira, Ele de repente os capacitou com a unção para ministérios frutíferos.

Ninguém na igreja jamais ensinou sobre a cruz, o deserto ou o processo que o Senhor usa para preparar uma pessoa para a unção. Então, erroneamente, pensei que se eu pudesse obter uma transmissão poderosa, o Senhor começaria a me usar com grande poder. Na minha imaturidade, eu não sabia nada melhor. No entanto, essa maneira de pensar me levou a uma profunda decepção e desânimo dos quais mal consegui me recuperar. Essa é a razão pela qual estou escrevendo este artigo, e porque o Senhor está restaurando o verdadeiro apostolado na igreja. O foco deve retornar ao Cordeiro de Deus, e doutrinas como a transmissão devem ser explicadas completamente e apresentadas em um contexto apropriado. Se essas doutrinas não forem bem apresentadas, podem prejudicar os crentes.

Só porque o Senhor deu a Randy Clark uma poderosa transmissão de Rodney Howard Browne que provocou um avivamento, não significa que Ele fará assim com você ou comigo. O Senhor pode e muitas vezes faz as coisas de maneira diferente com pessoas diferentes. Moisés nunca recebeu uma concessão para o ministério de um homem. O Senhor simplesmente o visitou como fez com Elias e Paulo. O próprio Senhor capacitou esses homens quando eles estavam prontos. Jesus faz o que Lhe agrada e no Seu tempo.

Outro dos maiores erros que cometi foi tentar fazer com que o Senhor me comissionasse no meu tempo e no meu caminho através da transmissão. Quando as coisas não aconteceram do meu jeito e no meu tempo, isso quase destruiu minha fé. Falsas expectativas que se disfarçam de fé podem levar a um naufrágio espiritual. Eu não entendia que o Senhor tem que preparar o caráter de uma pessoa primeiro. Uma pessoa deve experimentar a vida de cruz e atravessar o deserto antes de poder lidar com a unção. Isso geralmente leva muitos anos ou mesmo décadas. Também uma pessoa tem que ter um chamado específico para o Senhor liberar um alto nível da unção. A falha em entender essas verdades pode enviar os crentes em espiral para um buraco negro do qual terão grande dificuldade em se recuperar.

Tempo de Liberação dos Presentes

O Senhor muitas vezes libera concessões para dons espirituais, mas não os ativa imediatamente. Muitas vezes os dons concedidos a nós são adiados pelo Senhor. Uma vez que estamos espiritualmente maduros (tendo continuado a segui-Lo como discípulos), Ele ativa os dons que nos foram concedidos. Alguns presentes podem levar anos ou décadas antes de serem liberados. Muitas vezes os crentes recebem uma transmissão, e porque o dom não opera imediatamente; ficam desanimados. Sua fé e relacionamento com o Senhor estão danificados. Como mencionado anteriormente, eu só sei disso por experiência própria.

Vamos seguir o Senhor por causa de quem Ele é, ou por causa do que Ele nos dá? Temos a disciplina de esperar pelo Seu tempo perfeito para que os dons que nos foram concedidos sejam liberados? Ele sabe com o que podemos lidar e quando estamos prontos. Concentre-se na intimidade com Ele e Sua Cruz (a vida de um discípulo). O Senhor o fará no Seu tempo e à Sua maneira.

Maturidade

À medida que caminhamos com o Senhor, aprendemos a progredir das formas externas de receber para as formas internas de receber. Em vez de receber uma transmissão pela imposição de mãos, podemos receber diretamente do próprio Senhor. À medida que crescemos Nele, aprenderemos como acessar a graça Dele dentro de nossos próprios corações. Quando Jesus está pronto para sermos usados ​​de uma maneira particular, podemos acessar a graça de Deus daquele que vive dentro de nós. Os maduros aprendem a ir para dentro, onde Cristo habita, e recebem do Rei eterno.

A Maior Transmissão

A maior transmissão de todas é a liberação da fome e paixão por Jesus. É um fogo ardente buscá-Lo e conhecê-Lo. Este foi o maior presente que o Senhor já me deu. Concentrei-me demais em dons de poder e não o suficiente no maior presente que eu poderia ter (ter um coração segundo Deus). Um dos meus maiores desejos é poder liberar esta transmissão como o Senhor deseja. O desejo do meu coração é ver as pessoas ardendo de paixão pelo Senhor e andando em um relacionamento íntimo com Ele. A transmissão é uma verdade espiritual muito poderosa. Deve ser ensinado adequadamente, e o foco deve permanecer no Senhor Jesus.

- Ty Unruh (2020)