Trindade (Trinitarianismo) vs Doutrina da Unidade – O Espírito Santo é uma Pessoa?

Este artigo examinará diversas doutrinas falsas que se infiltraram na igreja no passado e continuam a persistir nos nossos dias. O inimigo está tentando turvar as correntes puras da verdade cristã ortodoxa nas escrituras, introduzindo heresias sutis. Alguns podem não considerar estas diferentes doutrinas como uma questão importante e afirmar coisas como: “Enquanto tivermos pontos em comum na crença em Jesus, então está tudo bem”. O problema é que as heresias na verdade causam uma infecção gangrena no corpo de Cristo. Se não for tratada, esta gangrena matará o corpo de Cristo.

“e o ensino deles se espalhará como gangrena. O mesmo acontece com Himeneu e Fileto, que se desviaram da verdade. Eles afirmam que a ressurreição já ocorreu e minam a fé de alguns.” (2 Timóteo 2:17-18AMP)

A escritura acima mostra como os ministérios apostólicos abordam doutrinas falsas. Paulo não disse: “Não importa que eles estejam ensinando o engano, porque todos nós amamos Jesus”. Ele disse que a heresia deles era como gangrena, que se espalha e mata o corpo. As heresias têm o potencial de minar a fé através da sua confusão e engano.

A Divindade – Trinitarismo

Uma compreensão fundamental de Deus que tem sido ensinada desde a igreja do primeiro século é uma doutrina conhecida como “Trinitarismo”. Esta palavra não é encontrada na Bíblia, mas é usada para explicar o que a palavra de Deus revela ao longo de numerosos versículos. O Trinitarismo é a crença de que existe apenas um Deus composto por três pessoas distintas. As três pessoas são o Pai, o Filho (Jesus) e o Espírito Santo. Eles são coeternos, coiguais e desvinculados em um único ser. As três pessoas que constituem um Deus são conhecidas como a Divindade.

“Pois Nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade”; (Colossenses 2:9 NVI)

Nossas mentes naturais não podem compreender a Divindade. Como pode haver três pessoas em um só Deus? Como pode Deus ter sempre existido? Existem algumas questões que não temos a capacidade de compreender nesta vida, mas receberemos conhecimento dessas coisas na era vindoura. Às vezes, o Senhor exige que confiemos Nele e andemos pela fé quando certas verdades não foram totalmente reveladas.

A maioria das heresias começou quando os homens desenvolveram uma doutrina a partir do seu próprio entendimento, em vez de a partir da iluminação do Espírito Santo. Às vezes, o Senhor não revela a plenitude de uma verdade, mas o homem encontra uma maneira de explicar uma verdade espiritual com o intelecto ou raciocínio humano. Doutrinas ou tradições de homens criadas pelo homem nascem e se espalham pelo corpo de Cristo como gangrena.

Conhecendo a Deus

Compreender Deus é muito importante para o coração do Pai. Você pode imaginar como dói o Seu coração quando os crentes só se preocupam em serem salvos e não estão realmente preocupados em conhecê-Lo? A melhor coisa sobre a jornada espiritual com o Senhor é conhecê-Lo e tornar-se semelhante a Ele. Não nos tornaremos como Ele se não O conhecermos. Compreender e conhecer a Divindade não é apenas uma questão doutrinária; é uma questão de relacionamento.

Se estivermos confusos sobre quem é a Divindade, isso é uma indicação de que não O conhecemos realmente. Se pudermos ser enganados pelos ensinamentos dos homens, então ainda seremos espiritualmente imaturos. Existem alguns crentes que não acreditam que o Espírito Santo seja uma pessoa. Visto que o único Deus é composto de três pessoas, as pessoas que não acreditam que o Espírito Santo é Deus estão essencialmente acreditando apenas em dois terços de Deus. Essas pessoas na verdade não acreditam em um terço de quem Deus é. Você consegue ver como isso machucaria o coração de Deus? Não machucaria seu coração se as pessoas dissessem que te amavam, mas não acreditassem realmente em grande parte de quem você é?

Os pregadores que se recusam a discutir a sua visão da Divindade em prol da unidade em torno da mensagem de salvação sobre Jesus não deveriam pregar ou ensinar. Os professores que estão confusos quanto à sua visão da Divindade não deveriam ensinar o corpo de Cristo. A fé cristã é baseada na crença na Divindade – Pai, Filho e Espírito Santo. Se pregadores e professores não estão revelando quem é Deus em plenitude, que negócio eles têm em falar por Deus? Novamente, esta não é simplesmente uma questão doutrinária. É uma questão de quem é Deus, que é o fundamento da fé cristã. Se a fundação estiver defeituosa, toda a casa pode desabar.

Doutrina da Unidade (Não-trinitarianismo)

A “Doutrina da Unidade” nega que existam três pessoas em um Deus. Esta doutrina também é chamada de “não-trinitarianismo”. Essencialmente, as pessoas que aderem a esta doutrina acreditam que Deus opera de diferentes modos. Por exemplo, Ele às vezes é o Pai e depois se manifesta de maneira diferente e funciona como o Filho. Esta teologia nasceu do Movimento Pentecostal e também é conhecida como teologia “Só Jesus”, uma vez que os seguidores só acreditam que uma pessoa pode ser batizada em nome de Jesus (apesar da ordem real de Jesus aos Seus seguidores):

“E Jesus aproximou-se e falou-lhes, dizendo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” Mateus 28:18-19 NKJV

Doutrina do Macedonismo (Pneumatomachiana)

Esta doutrina nega a plena personalidade do Espírito Santo, negando-O assim como Deus. Esta heresia começou no século IV, mas foi modificada e adaptada para o nosso tempo. Há uma modificação nesta doutrina que basicamente afirma que o Espírito Santo não é uma pessoa e que Ele é apenas o Espírito de Deus.

A Igreja Unida de Deus ensina que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas a natureza, presença e expressão do poder de Deus. Isto é muito semelhante à doutrina das Testemunhas de Jeová, que afirma que o Espírito Santo é a “força activa” de Deus e não uma pessoa na Divindade.

Trindade

Existem várias escrituras que revelam a Divindade como uma Trindade (três pessoas em um Deus).

“E Jesus aproximou-se e falou-lhes, dizendo: “Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:18-19 NKJV)

A escritura acima é muito clara. Jesus nos ordena a batizar os convertidos nos nomes das três pessoas da Divindade. Jesus não disse apenas Seu próprio nome ou o nome de Seu Pai. É extremamente imprudente ignorar ordens diretas de Jesus. Alguém só pode ser batizado em Deus, então se o Espírito Santo não fosse Deus, por que Jesus diria para ser batizado também em Seu nome? Jesus poderia ter dito: “Batize somente em meu nome”. Se houvesse apenas duas pessoas que constituíssem Deus, Jesus não teria simplesmente ordenado aos seus discípulos que batizassem em nome do Pai e do Filho.

No entanto, Jesus nomeou todas as três pessoas da Divindade. Jesus estava instruindo que os novos crentes deveriam ser batizados na plenitude de quem é a Divindade. Ele estava revelando a Trindade. Jesus até usou a palavra “nome”, indicando que o Espírito Santo tem nome. Isso prova que Ele é uma pessoa e não apenas uma força ou poder de Deus.

Os Três no Céu

“Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um.” (I João 5:7 NVI)

No versículo bíblico acima, vemos a Divindade revelada como uma Trindade de três pessoas mais uma vez. João é inspirado a listar todas as três pessoas que estão no Céu como um só Deus. João não lista anjos de nenhum outro ser criado. Ele só fala de Deus no Céu. Esta é uma das escrituras mais claras e convincentes que descrevem a Divindade Trina.

A Trindade é revelada por Paulo:

“esforçando-nos por manter a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; um Senhor, uma fé, um batismo; um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, por meio de todos e em todos vocês”. (Efésios 4:3-6 NVI)

“Existem diversidades de dons, mas o mesmo Espírito. Existem diferenças de ministérios, mas o mesmo Senhor. E há diversidade de atividades, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.” (I Coríntios 12:4-6 NVI)

Nas escrituras acima, vemos que Paulo é inspirado a mencionar todas as três pessoas da Divindade. Ele se refere ao Espírito Santo como o Espírito, Jesus como o Senhor e o Pai como Deus. Paulo claramente acreditava e ensinava que a Divindade é uma trindade. A igreja primitiva não estava confusa sobre esta doutrina. Alguns professores disseram que a igreja primitiva não acreditava na Trindade. As escrituras mostram o contrário.

Espírito Santo – Personalidade e Divindade

“Quando todo o povo foi batizado, aconteceu que Jesus também foi batizado; e enquanto Ele orava, o céu se abriu. E o Espírito Santo desceu em forma corporal como uma pomba sobre Ele, e uma voz veio do céu que disse: “Tu és meu Filho amado; em Ti me comprazo.” Lucas 3:21-22 NVI

O Espírito Santo é claramente uma pessoa porque Ele desce em forma corporal. As pessoas têm corpos. Se Ele fosse simplesmente uma força poderosa, Ele não teria um corpo. Mas Ele faz. Devemos notar que o Espírito Santo não estava assumindo a forma de um pássaro, como comumente se prega. Esta frase é uma “símile”. É uma simples comparação de como o Espírito Santo desceu (como uma pomba desceria em movimento). Claramente, Ele estava em forma corporal. Nós carregamos a forma da Divindade que nos criou:

“Então Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine eles sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre o gado, sobre toda a terra e sobre todo réptil que rasteja sobre a terra.” Então Deus criou o homem à Sua imagem; à imagem de Deus Ele o criou; homem e mulher Ele os criou.” (Gênesis 1:26-27 NVI)

Seria importante notar que Deus disse “Nosso” e “Meu”, indicando múltiplas pessoas dentro da Divindade.

A pessoa do Espírito Santo veio sobre Jesus em forma corporal, que era a forma de um homem. Assim, vemos a Divindade funcionando em conjunto como uma só:

“como Deus ungiu Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo, porque Deus estava com ele”. (Atos 10:38 NVI)

O Pai ungiu Jesus com o Espírito Santo. Claramente, o Espírito Santo não é simplesmente uma força de poder porque o Pai ungiu Jesus com o Espírito Santo e com poder. A passagem a seguir também mostra o Espírito Santo como pessoa:

“Essas coisas eu lhes falei enquanto estava presente com vocês. Mas o Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu nome, Ele vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de todas as coisas que eu vos disse”. (João 14:25-26 NVI)

A escritura não diz que “isso” lhe ensinará todas as coisas. Diz que “Ele” vai te ensinar. O Espírito Santo quer nos ensinar e revelar Cristo para nós. Uma pessoa é alguém que ensina. Uma “força” ou um “isso” não pode ensinar. O Espírito também ora e pode orar através de nós. Somente uma pessoa pode orar por nós. Uma “coisa” ou força não pode orar:

“Da mesma forma, o Espírito também ajuda nas nossas fraquezas. Porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis”. (Romanos 8:26 NVI)

Espírito Santo é Deus

“Mas Pedro disse: “Ananias, por que Satanás encheu o seu coração para mentir ao Espírito Santo e reter para si parte do preço da terra? Enquanto permaneceu, não era seu? E depois que foi vendido, não ficou sob seu controle? Por que você concebeu isso em seu coração? Você não mentiu para os homens, mas para Deus.”” (Atos 5:3-4 NKJV)

Estes versículos mostram que Ananias mentiu para Deus. Para quem Pedro disse que Ananias mentiu? Jesus ou o Pai? Não, ele disse que Ananias mentiu ao Espírito Santo (Deus).

A Autoridade do Espírito como Deus

“Então o Espírito me disse para ir com eles, sem duvidar de nada. Além disso, estes seis irmãos me acompanharam e entramos na casa daquele homem.” (Atos 11:12 NVI)

“Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. Enquanto ministravam ao Senhor e jejuavam, o Espírito Santo disse: “Separai-me agora Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. Então, tendo jejuado e orado, e imposto as mãos sobre eles, eles os mandaram embora”. (Atos 13:1-3 NVI)

As escrituras acima mostram que o Espírito Santo dá ordens e comandos como Deus. Ele disse aos superintendentes da igreja em Antioquia que separassem Saulo e Barnabé para o trabalho para o qual Ele os havia chamado. O Espírito Santo estava supervisionando a igreja como Deus e comissionando líderes para fazerem Sua obra. As escrituras revelam especificamente o Espírito Santo como Deus com autoridade aqui por uma razão. Alguns professores optam por ignorar essas verdades vitais ou tentam explicá-las com seus raciocínios astutos que parecem sabedoria para os imaturos.

Jesus e o Pai

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” (João 1:1-4 NVI)

Jesus (o Verbo e o Filho) é revelado como o Deus eterno junto com Deus Pai. As escrituras afirmam que Jesus é Deus e estava com o Pai (mostrando duas pessoas distintas).

“Mas Jesus respondeu-lhes: “Meu Pai tem trabalhado até agora, e eu tenho trabalhado”. Por isso os judeus procuraram ainda mais matá-lo, porque Ele não só violou o sábado, mas também disse que Deus era Seu Pai, fazendo-se igual a Deus.” (João 5:17-18 NVI)

“Vocês não acreditam que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que vos falo não as falo por Minha própria autoridade; mas o Pai que habita em Mim faz as obras. Acredite em Mim que estou no Pai e o Pai em Mim, ou então acredite em Mim por causa das próprias obras. “Em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que eu faço; e obras maiores do que estas fará, porque eu vou para Meu Pai.” (João 14:10-12 NVI)

Os versículos acima destroem a Doutrina da Unidade. Jesus revela que Ele é igual ao Pai por ser o Filho. Ele também afirma que o Pai está Nele, indicando que Ele é um Deus com o Pai. Além disso, Jesus diz que irá para o Pai, o que também mostra que a pessoa do Pai está no Céu, num local separado de onde Jesus está na terra.

Ouvi um pregador bem conhecido questionar se realmente veremos ou não o único Deus revelado como três pessoas no Céu. A seguinte escritura mostra as pessoas distintas do Pai e do Filho no Céu:

““Eu estava observando nas visões noturnas, e eis que alguém como o Filho do Homem, vindo com as nuvens do céu! Ele veio ao Ancião de Dias, e eles o fizeram chegar diante dele. Então a Ele foi dado domínio e glória e um reino, para que todos os povos, nações e línguas O servissem. O seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o que não será destruído.” (Daniel 7:13-14 NVI)

Esta escritura mostra Jesus (Filho do Homem) vindo diante de Deus Pai (Ancião de Dias) no Céu - duas pessoas distintas. Jesus (Deus e Filho de Deus) recebeu então todo governo, poder e autoridade (Mateus 28:18, Apocalipse 2:26-27, 3:21 e 5:11-14). É evidente que Jesus se sentará ao lado do Pai Celestial:

“Então, depois que o Senhor lhes falou, Ele foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus.” (Marcos 16:19 NVI)

O Pai Fala

“Enquanto ele ainda falava, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e de repente uma voz saiu da nuvem, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo. Ouça-O!”” (Mateus 17:5 NVI)

O Pai estava no Céu falando sobre Jesus, o que demonstra que as pessoas do Pai e do Filho estavam em locais separados naquele momento (duas pessoas distintas).

Espírito Anticristo

“Quem é mentiroso senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Ele é o anticristo que nega o Pai e o Filho. Quem nega o Filho também não tem o Pai; quem reconhece o Filho tem também o Pai.” (I João 2:22-23 NVI)

Aqueles que negam as pessoas distintas do Pai e do Filho estão na verdade operando num espírito anticristo. Alguém poderia argumentar que o mesmo é verdade para o Espírito Santo. Esta escritura obviamente tem múltiplas camadas de revelação, mas uma camada revela que o espírito anticristo está tentando destruir a doutrina fundamental da Trindade. Se este espírito anticristo puder negar que o Pai e o Filho são duas pessoas distintas, poderá ocultar quem Deus realmente é e impedir-nos de conhecê-Lo de uma forma maior. A prioridade de Satanás é impedir-nos de conhecer o Senhor.

O espírito do anticristo está atualmente cegando o povo judeu para que não reconheça Jesus como parte da Divindade. Ele sabe que se conseguir manter o povo judeu cego da verdade sobre Jesus, então eles também não terão Deus Pai. Quem nega o Filho, não tem Deus Pai. Quem não tem Deus, não tem a vida eterna. Jesus é o único caminho para o Pai. O principal ataque do espírito anticristo é contra a pessoa da Divindade.

Blasfêmia Contra o Espírito Santo

““Portanto, eu vos digo: todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. Qualquer que disser alguma palavra contra o Filho do Homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, isso não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro”. (Mateus 12:31-32 NVI)

Por que o Pai e o Filho perdoariam falar mal de si mesmos, mas não o Espírito Santo? É muito interessante como o Pai e o Filho dão preferência e protegem o Espírito Santo. Dizer que o Espírito Santo não é Deus seria considerado uma blasfêmia contra Ele? Dizer que o Espírito Santo não é uma pessoa seria considerado blasfêmia? Chamá-lo de coisa, coisa ou força não seria desrespeitoso com Ele? Acho que precisamos ter muito cuidado sobre como falamos em relação ao Espírito Santo e como o chamamos. Devemos tratá-Lo com honra e tê-Lo em alta estima.

Quando Jesus estava pendurado na cruz, os homens falavam mal dele:

“Então um dos criminosos que foram enforcados blasfemou dele, dizendo: “Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo e a nós.”” (Lucas 23:39 NKJV)

Vemos o que o Senhor está considerando como blasfêmia nas escrituras? Os homens zombaram de Jesus de uma forma incrédula sobre Ele ser Deus. Eles estavam negando que Jesus era Deus ou uma pessoa da Divindade. Então, se é considerado blasfêmia negar Jesus como Deus, então não seria considerado blasfêmia negar o Espírito Santo como Deus? E a blasfêmia contra o Espírito Santo é um dos únicos pecados que não será perdoado (juntamente com receber a marca da besta – Apocalipse 14:9-11).

Se dissermos a Deus que Ele não é Deus, estaremos falando mal de Deus e, portanto, blasfemando contra Ele. Este é um assunto muito sério. O Deus triúno precisa ser tratado com o máximo respeito, e isso inclui o Espírito Santo. O Pai e o Filho honram grandemente o Espírito Santo e não perdoam blasfêmias contra Ele.

Que as falsas doutrinas dos homens sejam esmagadas à medida que reconhecemos a verdade na Palavra de Deus e defendemos a Sua verdade.

-Ty Unruh (outubro de 2023)