Vencendo a Tribulação

Jesus nos diz no capítulo 24 de Mateus que os dias que antecedem a Sua vinda (o fim dos tempos) serão cheios de guerras, rumores de guerras, nação se levantando contra nação e reino contra reino. Jesus também diz que haverá fomes e pestilências. Eu creio nas palavras do profeta Jesus acima de qualquer outro profeta na igreja moderna. Mas existem alguns “profetas” que estão profetizando que as coisas vão melhorar no fim dos tempos. Você terá que decidir em qual profeta quer acreditar; Jesus ou os outros.

O caos está no horizonte. Os desastres "naturais" estão aumentando. A guerra nuclear é uma possibilidade muito boa, junto com nações sendo invadidas. A economia mundial é um castelo de cartas e pode entrar em colapso a qualquer momento. Quando isso acontecer, os governos cairão. Motins, saques, violência, agitação civil e guerra civil podem seguir. E isso inclui os Estados Unidos. Vejamos o que as escrituras nos mostram sobre a severidade dos dias que virão:

Quando Ele abriu o quarto selo, ouvi a voz do quarto ser vivente dizendo: “Venha e veja”. Então olhei, e eis um cavalo amarelo. E o nome daquele que estava sentado nele era Morte, e Hades o seguia. E foi-lhes dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar com a espada, com a fome, com a morte e com as feras da terra. (Apocalipse 6:7-8 NKJV)

Então o sexto anjo tocou a trombeta: E ouvi uma voz das quatro pontas do altar de ouro que está diante de Deus, dizendo ao sexto anjo que tinha a trombeta: “Solte os quatro anjos que estão presos junto ao grande rio Eufrates”. Assim, os quatro anjos, que haviam sido preparados para aquela hora, dia, mês e ano, foram soltos para matar um terço da humanidade. Ora, o número do exército dos cavaleiros era de duzentos milhões; Eu ouvi o número deles. E assim eu vi os cavalos na visão: aqueles que estavam sentados neles tinham couraças de vermelho ardente, azul jacinto e amarelo enxofre; e as cabeças dos cavalos eram como cabeças de leões; e de suas bocas saía fogo, fumaça e enxofre. Por essas três pragas, um terço da humanidade foi morta - pelo fogo, pela fumaça e pelo enxofre que saiu de suas bocas. (Apocalipse 9:13-18 NKJV)

Um terço da população global será completamente exterminado em uma guerra que acontecerá nos próximos dias. Os tempos que estão chegando neste país e no mundo são perigosos. Devemos nos preparar com seriedade para o fim desta era, pois está sobre nós. O momento mais difícil que o mundo já experimentou são os últimos três anos e meio da idade. Este período de tempo é referido como a grande tribulação por Jesus em Mateus capítulo 24.

A Grande Tribulação

"Eu estava olhando; e o mesmo chifre fazia guerra contra os santos, e prevalecia contra eles, até que veio o Ancião de Dias, e foi feito um julgamento a favor dos santos do Altíssimo, e chegou o tempo de os santos possuírem o reino. “Assim ele disse: ‘O quarto animal será um quarto reino na terra, que será diferente de todos os outros reinos, e devorará toda a terra, pisoteá-la e quebrá-la em pedaços. Os dez chifres são dez reis que surgirão deste reino. E outro se levantará depois deles; Ele será diferente dos primeiros, E subjugará três reis. Ele falará palavras pomposas contra o Altíssimo, Perseguirá os santos do Altíssimo, E pretenderá mudar os tempos e a lei. Então os santos serão entregues em suas mãos por um tempo, tempos e meio tempo. (Daniel 7:21-25 NKJV)

Então adoraram o dragão que deu autoridade à besta; e adoraram a besta, dizendo: “Quem é como a besta? Quem é capaz de fazer guerra com ele?” E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias, e foi-lhe dado poder para agir por quarenta e dois meses. Então ele abriu a boca em blasfêmia contra Deus, para blasfemar contra Seu nome, Seu tabernáculo e aqueles que habitam no céu. Foi-lhe concedido fazer guerra aos santos e vencê-los. E foi-lhe dada autoridade sobre toda tribo, língua e nação. (Apocalipse 13:4-7 NKJV)

Essas duas escrituras deixam bem claro que o anticristo (a besta) recebe autoridade global nos últimos três anos e meio de sua idade. Sabemos que são os últimos três anos e meio da era, porque quando Jesus voltar, o anticristo será destituído de sua autoridade e lançado no inferno (Apocalipse 19:19-20). Além disso, quando Jesus voltar, a nova era começará. Assim, por três anos e meio, o anticristo receberá autoridade para guerrear contra os crentes e vencê-los, matando-os. A pressão destes últimos anos será extrema. Mas os crentes que andam perto do Senhor o vencerão “pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho, e não amaram as suas vidas até à morte”. Isso significa que, não amando nossa vida terrena e abraçando o martírio; venceremos a besta.

Há uma grande diferença entre ser morto e ser martirizado. Muitos cristãos simplesmente serão mortos porque são fracos e despreparados. Estes não são mártires. Os cristãos que atualmente vivem em transigência não serão espiritualmente fortes o suficiente para sobreviver à tribulação.

Todos os pecadores do meu povo morrerão à espada, os quais dizem: O mal não nos alcançará nem nos impedirá (Amós 9:10).

Esses crentes provavelmente serão eliminados pelas calamidades que virão sobre a terra e podem não cumprir seus chamados. Os cristãos que não andam intimamente com o Senhor podem se afastar da fé sob a pressão do sistema da besta e da perseguição. Cristãos morrendo de fome podem ceder sob a pressão e receber a marca da besta para alimentar sua família. Qualquer um que receber a marca sofrerá a condenação eterna (Apocalipse 14:9-12).

marca da besta

O anticristo só terá controle total por três anos e meio. Este é o momento em que ele poderá implementar o sistema da marca da besta. Durante esse período, nenhum crente poderá ir à loja para comprar alimentos ou suprimentos.

Ele faz com que todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, recebam uma marca na mão direita ou na testa, para que ninguém compre ou venda, exceto aquele que tem a marca ou o nome da besta. , ou o número do seu nome. (Apocalipse 13:16-17 NKJV)

a esposa de Ló

É extremamente importante não nos ofendermos com o Senhor nos próximos dias. A esposa de Ló ficou ofendida e com raiva do Senhor em seu coração. Por causa disso, ela não sobreviveu à tribulação que viria sobre a terra. Examinemos a escritura a respeito disso.

E como foi nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do Homem: Comiam, bebiam, casavam, davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio e os destruiu a todos. Assim também foi nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, edificavam; mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e destruiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem for revelado. “Naquele dia, quem estiver no eirado, tendo os seus bens em casa, não desça para os tirar. Da mesma forma, quem estiver no campo, não volte atrás. Lembre-se da esposa de Ló. Quem procura salvar a sua vida vai perdê-la, e quem perde a sua vida vai preservá-la. (Lucas 17:26-33 NKJV)

Gênesis 19:4-8 na KJV afirma que Ló tinha duas filhas morando com ele e sua esposa. Eram virgens que ainda não haviam se casado. Gênesis 19:14-16 afirma que Ló teve pelo menos duas outras filhas que se casaram com seus genros. As mulheres casadas não podem ser virgens, então a escritura está falando de filhas adicionais àquelas que vivem com Ló. Ló tentou avisar seus genros sobre o julgamento vindouro, mas eles não acreditaram nele. Haverá muitos cristãos de mentalidade mundana que não acreditarão que o julgamento também está chegando e sofrerão o mesmo destino. De qualquer forma, como os genros e as filhas casadas de Ló não acreditaram nele, eles permaneceram na cidade.

Quando a esposa de Ló viu o julgamento de Deus caindo sobre a cidade, algo aconteceu em seu coração. Ela pensou em suas filhas na cidade e a raiva encheu seu coração. Ofensa e amargura cresceram em seu coração. "Como você pode ser tão cruel Deus", ela pode ter pensado. A esposa de Ló procurou salvar a vida que tinha naquela cidade com suas filhas (sua vida terrena natural), e perdeu a vida. O que faríamos ou pensaríamos se o Senhor permitisse a destruição de uma cidade onde moram nossos familiares ou entes queridos? Como reagiríamos ao Senhor? Como foi nos dias de Ló, assim será no dia em que o Filho do Homem se manifestar. Lembre-se da esposa de Ló.

Vencendo a Tribulação

1. A obediência é a primeira chave para sobreviver à grande tribulação.

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica, eu o compararei a um homem sábio que edificou a sua casa sobre a rocha; e não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. “Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será como um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu. E grande foi a sua queda.” (Mateus 7:24-27 NKJV)

Somente aqueles que realmente "fazem" as coisas que Jesus diz poderão resistir ao tumulto que está por vir.

2. Relacionamento / Permanência em Sua palavra e Presença (primeiro amor)

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: “Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza; Deus meu, nele confiarei”. Certamente Ele te livrará do laço do passarinheiro E da pestilência perigosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; Sua verdade será seu escudo e broquel. Não terás medo do terror noturno, nem da flecha que voa de dia, nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia. Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita; Mas não chegará perto de você. Somente com os teus olhos olharás, E verás a recompensa dos ímpios. Porquanto fizeste do Senhor, que é o meu refúgio, do Altíssimo, a tua morada, nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda; Pois Ele dará ordens aos Seus anjos a seu respeito, Para guardá-lo em todos os seus caminhos. Eles te sustentarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra. Pisarás o leão e a cobra, pisarás aos pés o filho do leão e a serpente. “Porque ele me amou, eu o livrarei; pô-lo-ei no alto, porque conhece o meu nome. Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; Eu o livrarei e o honrarei. Com longa vida o satisfarei e lhe mostrarei a minha salvação”. (Salmos 91:1-16 NKJV)

Aqueles que habitam no lugar secreto da presença do Senhor serão protegidos da pestilência, do terror noturno e da destruição ao meio-dia. Milhares podem ser mortos ao seu redor, mas eles permanecerão. Nenhum mal cairá sobre aqueles que fazem do Altíssimo sua morada. Essa promessa é somente para aqueles que andam na intimidade com o Senhor. Não se aplica ao crente casual.

3. Liberte-se de qualquer escravidão ou pecado

Os pecadores em Sião estão com medo; O temor se apoderou dos hipócritas: “Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as chamas eternas?” Aquele que anda em retidão e fala com retidão, que despreza o ganho da opressão, que gesticula com as mãos, recusando suborno, que tapa os ouvidos para não ouvir falar de derramamento de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal: ele habitará nas alturas; Seu lugar de defesa será a fortaleza de rochas; Pão lhe será dado, Sua água será certa. (Isaías 33:14-16 NKJV)

Aqueles que andam em retidão receberão comida e água nos próximos dias. Esta promessa não é dada aos cristãos que vivem em pecado.

4. Escravo

Depois de chamar a si o povo, juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: «Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la, mas quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho vai salvá-la. (Marcos 8:34-35 NKJV)

Qualquer crente que segue a Jesus como Seu discípulo aprenderá como perder sua vida terrena. Ao fazer isso, ele garantirá sua vida celestial. O Senhor chamará muitos de Seus discípulos ao martírio na tribulação. Isso é vencer a tribulação, assim como aqueles que a superam.

5. Dar aos pobres

Bem-aventurado aquele que atende ao pobre; O SENHOR o livrará na hora da angústia. O SENHOR o preservará e o conservará em vida, e ele será abençoado na terra; Você não o entregará à vontade de seus inimigos. Salmo 41:1-2 NKJV)

6. Justiça

Ajuntai-vos, sim, ajuntai-vos, ó nação indesejável, Antes que o decreto seja emitido, Ou o dia passe como a palha, Antes que o furor da ira do Senhor venha sobre vocês, Antes que o dia da ira do Senhor venha sobre vocês! Busquem o Senhor, todos os mansos da terra, que sustentam a sua justiça. Busque a justiça, busque a humildade. Pode ser que você seja escondido No dia da ira do Senhor. (Sofonias 2:1-3 NKJV)

7. Respeitar, honrar e temer ao Senhor

Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, para os livrar da morte e os conservar vivos na fome. (Salmos 33:18-19 NKJV)

8. Prepare-se

Preparar-se no espiritual é a coisa mais importante que podemos fazer. No entanto, também devemos nos preparar no natural para sobreviver ao que está por vir.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. Pois por ela os anciãos obtiveram um bom testemunho.

Mas sem fé é impossível agradá-lo, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam. Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, movido pelo temor de Deus, preparou uma arca para a salvação de sua família, pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que é segundo a fé. (Hebreus 11:1-2, 6-7 NKJV)

Noé recebeu um bom testemunho do Senhor porque construiu um barco quando foi avisado de coisas ainda não vistas. Noé demonstrou sua fé por suas obras. Noé também armazenou comida para o tempo de angústia:

De toda a comida que se come, tomarás para ti, e ajuntarás para ti; e será alimento para vocês e para eles”. Assim fez Noé; conforme tudo o que Deus lhe ordenara, assim o fez. (Gênesis 6:21-22 NKJV)

Joseph também operou na sabedoria de Deus e se preparou para o tempo de severa prova que viria sobre a Terra.

José tinha trinta anos quando se apresentou a Faraó, rei do Egito. E José saiu da presença de Faraó, e percorreu toda a terra do Egito. Ora, nos sete anos de fartura, a terra produziu abundantemente. Ajuntou, pois, todo o mantimento dos sete anos que houve na terra do Egito, e pôs o mantimento nas cidades; ele depositou em cada cidade o alimento dos campos que as cercavam. José ajuntou muitíssimo grão, como a areia do mar, até que parou de contar, pois era imensurável. (Gênesis 41:46-49 NKJV)

O capítulo 47 de Gênesis registra que a fome era tão ruim que as pessoas davam seu dinheiro, gado, terras e até se vendiam por comida. Por favor, não seja uma dessas pessoas. A escritura nos diz claramente o que está por vir. Fomos divinamente advertidos de coisas ainda não vistas. Quando agimos com fé, recebemos um testemunho favorável do Senhor. Aqueles que não agem, não acreditam realmente na Bíblia ou no Senhor. Esses crentes não receberão um testemunho favorável do Senhor.

Os suprimentos básicos necessários nos próximos dias são: comida, equipamento de purificação de água, produtos de higiene, suprimentos médicos, uma maneira de cozinhar e ferver água, roupas, sapatos, abrigo e armas e munição (para defesa, caça ou troca). Há muito mais suprimentos necessários para a sobrevivência. Não vou listá-los aqui. Este assunto pode ser pesquisado online.

9. Vigiar e Orar

“Acautelai-vos, porém, para que o vosso coração não fique sobrecarregado com glutonarias, embriaguez e cuidados desta vida, e aquele dia venha sobre vós inesperadamente. Pois virá como um laço sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, portanto, e orai sempre para que sejais considerados dignos de escapar de todas estas coisas que hão de acontecer e de estar em pé diante do Filho do Homem”. (Lucas 21:34-36 NKJV)

A palavra grega para "vigiar" também significa estar insone ou ficar acordado. Não podemos permitir que a monotonia desta vida nos faça adormecer espiritualmente. Devemos ficar acordados. Devemos permanecer fervorosos em espírito. Ardendo para o Senhor. O tempo está próximo.

-Ty Unruh (2015)